Warning: getimagesize(https://www.liguesite.com.br/images/blog/3-dicas-liderança-liguesite-criação-de-sites.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /var/www/html/public_site/1182/controllers/ctrl_news.class.php on line 80
As 3 dicas mais efetivas para líderes de pequenas empresas

As 3 dicas mais efetivas para líderes de pequenas empresas

As 3 dicas mais efetivas para líderes de pequenas empresas

Por Comunicação Liguesite. Postado em 11/10/2016. Última atualização em 11/10/2016.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos.

Líderes são fundamentais em todas as atividades, em especial para as empresas que querem prosperar em momentos difíceis da economia.

Sem líderes aptos, com um plano de desenvolvimento bem desenhado, são pequenas as possibilidades de um negócio expandir e prosperar.

Se empresas maiores chegam ao ponto de ter equipes autogerenciáveis, empresas pequenas não passam pelo mesmo processo e podem desmoronar se o líder não estiver constantemente presente.

CONTINUAR LENDO

1. Estabeleça e lembre o objetivo do negócio

Um pequeno negócio com uma missão bem definida é como uma corrida de bastões em que cada pessoa participa de um trecho, passando o bastão para a próxima, pois só se alcançará a linha de chegada se houver um esforço múltiplo.

Uma empresas sem claros objetivos, por outro lado, é como uma maratona sem nenhuma regra, na qual as pessoas usam qualquer meio para alcançar o fim da prova.

Vale tudo e assim não há processos, respeito ou etapas a serem vencidas com ética.

Alguns funcionários são autossuficientes e trabalham sem clara orientação porque sabem exatamente o objetivo do empreendimento e testam formas de contribuir com ele.

Mas mesmo esses precisam de constante motivação, reconhecimento e doses de direção diárias para não perder o foco.

Líder, deixe claro o objetivo de seu negócio e avalie se todos estão correndo para a linha de chegada, como uma equipe coesa.

2. Evidencie o clima do seu negócio

Além do objetivo que a empresa visa alcançar, seu fundador mostra como será o clima do trabalho e de que forma as metas serão alcançadas. Isso é manifesto desde o local onde a equipe atua até a forma como se vestem e conversam uns com os outros.

Há empresas descontraídas, com um estilo casual, e há empresas formais, rigorosas com relacionamentos e atividades. Uma não é melhor ou pior que a outra, mas as empresas precisam estar firmadas na figura de seu fundador e em suas diretivas para o que chamamos de clima organizacional, ou seja, para determinar a forma como as coisas acontecem, em um clima de plena harmonia e produtividade.

3. Mantenha a equipe motivada e colaborativa

As dicas 1 e 2 culminam com a terceira: Líderes sabem manter suas equipes motivadas e colaborando com o propósito estabelecido.

É importante que todos saibam o que estão fazendo na sua empresa e que todos façam da forma que você, empreendedor, vislumbrar como a mais eficaz.

Mas também é importante que as pessoas sejam ouvidas e tenham oportunidade de flexibilizar os processos e procedimentos da forma como identificaram ser a mais coerente, no decorrer de suas tarefas.

Se você não nasceu líder (como a maioria das pessoas) mas se tornou um gestor, olhe para pessoas como quem vê um patrimônio de alto valor, mas que não tem preço.

Aja de maneira flexível e se esforce para que todos estejam sempre unidos, em uma interação harmônica, sem a qual o negócio desanda.

Não permita que a sua equipe seja formada por profissionais que só executam ordens mas não tem autonomia para testar sugestões, opinar sobre formas de trabalhar e usar a sua criatividade e vigor em prol das metas, o que é especialmente importante no mundo dos pequenos negócios e orçamentos reduzidos.

Uma empresa que parece um exército mudo não aproveita o melhor potencial da Terra: o humano.

Curtiu essas dicas? Bora aplicá-las no dia a dia de seu negócio!

Para ler mais sobre empreeendedorismo clique aqui.

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.