5 tendências do marketing digital para 2017 e 2018

5 tendências do marketing digital para 2017 e 2018

Por Comunicação Liguesite. Postado em 24/08/2017. Última atualização em 24/08/2017.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Em tempos modernos, prever o futuro deixou de ser algo místico.

Com a evolução da tecnologia, tornou-se possível usar as ferramentas existentes e as necessidades que surgem a cada dia para estimar aquilo que poderá causar um impacto nos próximos anos.

Recursos que até algum tempo atrás pareciam inalcançáveis, agora já começam a fazer parte de nossa realidade.

Por isso, é preciso compreender como eles podem se desenvolver.

É por essa razão que preparamos uma lista com 5 tendências marketing digital 2017 e 2018.

Confira:

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1. A presença on-line

Imagine-se em busca de qualquer informação (não necessariamente envolvendo uma compra).

Parece algo ineficaz se ela não passar por sites de pesquisa, não? O fato é que, com o avanço da tecnologia, tornou-se praticamente inevitável trabalhar com a internet diante de qualquer necessidade.

É por isso que ocupar presença em ambiente digital é a grande tendência para o futuro.

Hoje, somente o Google já recebe mais de 100 bilhões de buscas por mês, sendo que 81% dos compradores pesquisam on-line antes de fazer grandes compras.

O que isso significa?

Que se você não investir na criação de uma imagem qualificada da sua empresa na internet, facilitando o caminho até o seu produto ou o seu serviço, certamente ficará em desvantagem em relação aos concorrentes que investem no digital.

É por isso que você precisa trabalhar com a construção de um site ou de uma loja virtual de qualidade.

Com uma marca visível e sustentada em ações como o Search Engine Optimization (SEO ou otimização para mecanismos de busca), a tendência é que você atinja a atenção do seu público-alvo com maior facilidade do que nos meios mais tradicionais.

2. O conteúdo inteligente

Não pense que conteúdo inteligente pode ser qualquer coisa.

Conteúdo inteligente é o conteúdo rico o bastante para ser reutilizável, adaptado a outras plataformas digitais, podendo se desdobrar em diferentes canais e tamanhos automaticamente.

Ele é fruto do ambiente digital e nele se sustenta para chegar ao receptor.

Parece difícil entender?

Então pense em algo que permite a otimização do desempenho da equipe responsável pela sua criação e que tenha características como:

  • ser modular, ou seja, flexível e conveniente para diferentes canais;
  • ser reutilizável, isto é, desenvolvido para aparecer automaticamente no formato requerido;
  • ser mapeado independentemente do canal em que é gerado;
  • ser rico semanticamente, tendo recursos como metadados que descrevem o conteúdo para a construção de produtos customizados.

O conteúdo inteligente é uma tendência, pois, com ele, a comunicação de uma empresa em meio digital se torna mais eficiente, permitindo o trabalho com diferentes estratégias.

3. O Big Data

Você já pensou na imensa quantidade de dados que pode envolver um determinado tema?

E na importância que a coleta de dados relevantes pode ter dentro de um empreendimento?

O Big Data é justamente o grande volume de dados que envolve uma atividade no dia a dia.

O trabalho com esses dados é o recolhimento de um grande volume de informações para a análise e se tornou tendência com a quantidade de informações que vem sendo criada e armazenada na internet.

Nesse sentido, a grande tendência do momento seja o uso inteligente da informação.

No marketing, a modelagem e o tratamento de dados analíticos é fundamental.

Como planejar algo que envolva a concorrência, os consumidores e o mercado de uma maneira geral com a precisão necessária para evitar erros e garantir melhores resultados?

Por meio da identificação de padrões e de tendências para novas oportunidades.

O Big Data é a ferramenta que as empresas podem utilizar para tomarem decisões mais inteligentes, tornar as suas operações mais eficientes e assim terem condições de aumentar a sua taxa de lucro.

Para os próximos anos, esse deve ser um recurso presente nos mais diferentes segmentos, principalmente no que diz respeito a pequenos negócios.

4. O marketing de conteúdo

Não basta estar presente em ambiente on-line; é preciso, fundamentalmente, ser relevante dentro dele.

E, para tanto, o marketing de conteúdo se apresenta como uma alternativa das mais válidas.

O seu objetivo é engajar o público-alvo de maneira a fazer crescer a rede de clientes e potenciais clientes da empresa por meio da criação de conteúdo realmente útil.

A ideia é atrair, envolver e gerar valor para o público.

Tudo isso para que a maneira delas de ver a marca seja positiva e, consequentemente, isso gere um aumento no número de vendas.

O marketing de conteúdo permite benefícios como:

  • melhorar o relacionamento da empresa com os seus clientes;
  • aumentar o engajamento do público com a marca;
  • tornar a marca mais bem-vista no ambiente on-line;
  • criar meios para fidelizar clientes de tal forma que eles disseminem o conteúdo da marca;
  • nutrir o público com informações relevantes sobre o universo do produto ou do serviço;
  • aumentar o número de vendas.

5. O mobile

Você usa o seu aparelho celular somente para telefonar para outras pessoas?

Provavelmente não.

E essa mudança no uso dessa ferramenta precisa ser compreendida pelo potencial comercial que ela oferece.

É no comportamento do consumidor que está a chave para entender o mobile como uma tendência mesmo nos dias de hoje em que ele já é uma realidade.

Hoje, o número de pessoas que acessam a internet por meio de smartphones já é maior do que pelos computadores.

Sendo assim, é preciso que as empresas repensem a maneira como lidam com esse recurso para conquistarem mercado.

E isso vai além da responsividade. Pensando em 2017 e 2018, isso já é praticamente uma obrigação.

Quem não possui um site fácil de ser acessado e com recursos intuitivos dificilmente consegue manter a sua audiência por muito tempo.

É preciso ir além, pensando em aperfeiçoar as compras realizadas diretamente pelos smartphones.

Trabalhar nas formas de viabilizar e de facilitar transações via celulares é algo que deve, ainda mais, fazer parte da rotina das empresas nos próximos anos.

A tendência é que, em um futuro próximo, as vendas via telefones celulares superem as que ocorrem via desktop.

Quer saber como se beneficiar dessas tendências marketing digital 2017 e 2018? Entre em contato conosco!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

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