6 caminhos para expandir sua empresa e aumentar os lucros

6 caminhos para expandir sua empresa e aumentar os lucros

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 7 minutos.

Cada negócio tem suas especificidades e é preciso avaliar bem que tipo de estratégia deve ser aplicada para expandir a empresa e aumentar os lucros. É preciso que o empreendedor saiba avaliar a real capacidade da sua companhia antes de tomar qualquer tipo de decisão.

Para expandir o negócio de forma consistente, é preciso certificar-se de que a equipe atual lidaria bem com as mudanças, de que o líder esteja disposto a resolver outros tipos de problemas e de que os processos atuais estejam muito bem alinhados.

Além disso, é essencial ter um capital reserva para investir no crescimento e para pagar eventuais emergências.

Caso contrário, o caminho escolhido nem sempre trará resultados positivos e o empreendedor ainda terá que arcar com os prejuízos da tomada de decisão precipitada.

Para te ajudar nesta tarefa, listamos abaixo 6 caminhos para expandir sua empresa e aumentar os lucros. Acompanhe!

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1. Invista em marketing para alavancar seu negócio

Um dos caminhos para expandir a empresa e aumentar os lucros é focar no marketing. Uma empresa pode crescer, faturar ainda mais e melhorar os processos do negócio só de investir em estratégias de marketing.

Se você ainda não tem um site, uma plataforma para levar conhecimento para seus consumidores ou uma loja virtual, sua empresa está deixando de ganhar dinheiro. Afinal, os consumidores hoje utilizam a internet para pesquisar sobre a empresa e para buscar soluções que resolvam seus problemas.

Caso seu negócio ainda esteja apenas no modo offline, invista em marketing para divulgar sua marca e aumentar os lucros!

2. Foque na experiência do seu cliente

Você pode aumentar os lucros simplesmente focando nas necessidades dos seus clientes. Vender sem prestar atenção na experiência do consumidor é um erro bastante comum.

Personalizar a experiência é uma forma de vender mais para os mesmos clientes, fidelizar e fazer com que eles divulguem sua empresa de graça para seus amigos e familiares.

Pequenas atitudes fazem toda a diferença, por isso comece prestando atenção ao seu processo de venda do começo ao fim.

Identificar gargalos como demora de entrega ou falta de informações no ato da compra e solucioná-los mostra aos clientes que você está prestando atenção e se preocupa com a experiência deles.

Aumentar os lucros sem levar em consideração o que seu cliente precisa é muito mais difícil. Por isso, um caminho é ouvir as críticas e sugestões das pessoas que frequentam sua empresa.

A partir daí, você pode desenvolver estratégias para novos serviços, novos produtos e melhorar, cada vez mais, a experiência de compra do seu cliente.

3. Abra novas unidades para expandir a empresa

Um dos caminhos mais comuns para expandir o negócio é abrir novas lojas. Mas, antes de tudo, o empresário precisa ter certeza de que as finanças estão saudáveis para realizar a expansão.

Podemos dizer que abrir filiais significa abrir novos negócios do zero. Afinal, você precisará contratar funcionários, investir em maquinários, realizar treinamentos, reformar o ponto de venda, entre outras tarefas.

Para aumentar os lucros, é indispensável que a busca pelo ponto de venda seja feita com muita cautela. Não adianta, por exemplo, ter uma nova unidade em um local que não tenha nada a ver com sua marca ou que seja de difícil acesso.

Mais do que expandir fisicamente, as novas unidades precisam ser sustentáveis, sem depender da matriz para garantir as vendas.

4. Diversifique o mix de produtos para aumentar os lucros

Antes de diversificar o mix, é preciso fazer um raio-x da sua empresa e descobrir quais os produtos têm mais saída, quais são mais difíceis de vender, e o que os clientes buscam em seu negócio e não conseguem achar. É possível expandir a empresa e aumentar os lucros com base nessa análise.

Você pode identificar, por exemplo, que alguns produtos poderiam ser agregados estrategicamente com outros na hora da venda, ou entrar em outros mercados sem a necessidade de abrir novas lojas.

Por exemplo, se você é especializado em produtos orgânicos e alimentação saudável, pode considerar diversificar o mix de produtos e incluir no portfólio produtos veganos.

Além de aumentar as opções, você chamará a atenção de outro segmento de consumidores e se tornará referência no mercado por oferecer um mix diferenciado de produtos.

5. Cresça por meio do sistema de franchising

É possível aprender muita coisa só de analisar cases de franquias de sucesso. Elas são verdadeiros exemplos de empresas que conseguiram se estruturar para crescer de maneira consistente e sem deixar de perder sua marca ou qualidade.

Nesse sentido, expandir a empresa por meio do sistema de franchising é um caminho bem interessante.

No entanto, antes é preciso responder algumas perguntas:

  • Seu negócio tem processos bem definidos?
  • É possível abrir lojas em larga escala?
  • Quais são os treinamentos que você pode oferecer para seus futuros franqueados?

A reflexão é necessária pois não basta ter produtos de qualidade e uma marca conhecida para que as franquias garantam o seu faturamento.

Aumentar os lucros por meio do franchising demanda que o empresário tenha bastante conhecimento sobre o mercado.

O conhecimento em gestão é importante para até mesmo instruir os próprios franqueados para expandir o negócio por regiões. Franqueados bem-sucedidos, por exemplo, poderiam abrir mais unidades de acordo com a sua localização.

6. Diversifique os canais de venda

E-commerce, delivery, representantes comerciais, distribuidores e até mesmo o licenciamento são formas de aumentar os canais de venda da sua empresa.

Cada caso demanda um tipo de estrutura, regras e suporte para que os clientes tenham o mesmo tipo de experiência com a marca.

Para expandir a empresa e aumentar os lucros de maneira consistente, é preciso fazer um planejamento, analisar o mercado, avaliar a quantidade de investimento necessária e a logística para que os produtos cheguem ao consumidor final.

Por isso, não deixe de estudar bem como funciona cada tipo de canal de venda e invista em treinamento da equipe antes de colocar em prática.

Sucesso e até breve.

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