7 dicas para começar a empreender com pouco dinheiro

7 dicas para começar a empreender com pouco dinheiro

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

O sonho de ter o próprio negócio e a possibilidade de ganhar mais, além de garantir mais tempo para se dedicar a outros interesses, faz com que muitas pessoas queiram trabalhar por conta própria.

Se você também quer tirar esse sonho do papel, mas ainda não tem uma alta verba para investir, não se preocupe! Hoje, existem negócios em que você pode empreender com pouco dinheiro.

Um exemplo disso são as franquias, conhecidas como microfranquias.

No entanto, para que você tenha sucesso em qualquer tipo de empreendimento, é necessário elaborar um bom plano de negócios.

Neste post, listaremos 7 dicas para ajudar na hora de viabilizar sua empresa.

Acompanhe a leitura e não tenha mais medo de se tornar um empreendedor!

CONTINUAR LENDO

1. Utilize recursos próprios para empreender com pouco dinheiro

Você já ouviu falar em bootstrapping? Trata-se de um termo em inglês que significa iniciar um negócio com pouco ou sem recursos externos — ou seja, é quando você começa a empreender com seus próprios recursos.

O dinheiro pode vir de uma reserva pessoal, por exemplo, do seu salário ou até mesmo da renda que será gerada a partir do seu trabalho com os primeiros clientes (neste caso, é um pouco mais arriscado).

Ao se autofinanciar a partir do bootstrapping, você não se torna dependente financeiramente de terceiros.

Isso é uma grande vantagem, pois não é preciso entregar parte de sua empresa a outras pessoas.

Se por um lado esse é um fator vantajoso, é importante lembrar que, caso o projeto não dê certo, todas as dívidas da empresa serão suas.

Portanto, muito cuidado na hora de empreender!

Outra vantagem de utilizar os próprios recursos é que, desde o início, você aprende a fazer mais com menos. Ou seja, como empreendedor, você sabe que precisará ser criativo e inovador já que seus recursos são limitados.

2. Ofereça aquilo que você conhece

Muitas pessoas pensam em abrir um negócio e logo querem cair em território desconhecido, oferecendo serviços ou produtos que não conhecem de verdade.

Não cometa esse erro! Ofereça às pessoas aquilo que você conhece, construindo seu negócio em torno de habilidades e conhecimentos concretos.

Ao fazer isso, você elimina a necessidade de consultores e assistência externa e não precisará gastar com serviços de outros profissionais — ao menos, não para todos os setores.

Além disso, ter o conhecimento sobre aquilo que você vai oferecer ao cliente é imprescindível para empreender com sucesso e ter mais autoridade nos negócios.

3. Divulgue seu negócio para família, amigos e contatos

Uma das boas maneiras de começar a empreender se você não tem muito dinheiro para investir é informar a seus familiares, aos amigos e aos contatos, principalmente os dos passado, o que está fazendo. Divulgue seu negócio entre eles!

Chame, envie e-mails, faça com que seu novo empreendimento fique conhecido nos seus perfis das redes sociais.

As redes sociais se tornaram um importante meio para divulgar qualquer tipo de produto ou serviço e, com a ajuda dos seus amigos e familiares, você fará com que mais pessoas conheçam sua nova atividade.

4. Não crie despesas desnecessárias

Lembre-se que, ao empreender, você terá diversas despesas, e algumas não poderão ser evitadas. No entanto, há formas de economizar e fazer seu pouco dinheiro render.

Tomemos como exemplo um simples cartão de visita.

Em vez de pagar um profissional para fazer a arte e outro para imprimir, que tal fazer uma arte e divulgar o cartão em suas redes sociais? Dessa maneira, você alcançará muito mais pessoas, não é mesmo?

Caso tenha realmente necessidade de fazer um cartão, negocie com a gráfica e, se compensar, imprima poucos.

Dessa forma, você evitará despesas desnecessárias no início do seu negócio.

Preste atenção também aos outros gastos, como o contrato com os funcionários, por exemplo. Se possível, seja uma espécie de "faz tudo" durante o inicio de seu próprio negócio.

Muitas empresas que vemos no mercado hoje nasceram dessa maneira, contando com o dono cuidando um pouco de tudo, do gerenciamento ao atendimento, passando até mesmo pela entrega dos produtos ou serviços.

5. Não faça dívidas no cartão de crédito

Nesse período inicial, nada de fazer dívidas no cartão de crédito. Se você tem pouco dinheiro para criar seu negócio, é de se esperar que não terá a curto prazo muito dinheiro para quitar dívidas, certo?

Caso precise investir em móveis para o escritório, telefones e até computadores, não os compre de uma vez no cartão.

Prefira comprá-los aos poucos, de acordo com o que sua receita permitir.

Nunca misture suas contas pessoais com as contas da empresa, isso é um grande problema. ,

Lembre-se ainda que evitar uma dívida lhe dará a chance de ter um negócio bem sucedido.

6. Trabalhe com entusiasmo e dedicação

Ao começar um negócio, é necessário trabalhar duro, ter entusiasmo e dedicação.

Se seu empreendimento começar com poucos recursos financeiros, dobre seu entusiasmo, dessa maneira, a vitória será mais gratificante.

Já imaginou olhar para o passado e perceber que tudo que você fez valeu a pena?

Para isso, é necessário ter coragem e trabalhar duro.

Você deve estar preparado para lidar com tudo que envolve sua empresa e isso lhe exigirá muito tempo, energia e força de vontade.

7. Invista em franquias que não precisam de muito capital inicial

Se você pensa em empreender com a abertura de alguma franquia, saiba que no Brasil há opções que não precisam de muito dinheiro — como aquelas focadas em pessoas que querem trabalhar de casa, por exemplo.

Outra opção são as franquias digitais, um mercado crescente e que costumam exigir um investimento inicial menor.

Para se ter uma ideia, com R$20 mil já é possível investir em uma franquia e obter um bom retorno financeiro.

Portanto, caso você tenha interesse em apostar nesse modelo de negócio, é importante se informar o máximo possível antes de tomar sua decisão.

As franquias de marketing online são uma boa opção para empreendedores que desejam atuar na internet.

Isso porque, além de precisar de menos funcionários, a franquia gera demanda até de empresas de pequeno porte, que precisam de auxílio na hora de montar estratégias para garantir sua visibilidade através de mídia paga e gestão de redes sociais, entre outras coisas que são oferecidas.

Além disso segundo dados do Sebrae e ABF o risco de uma franquia quebrar é bem menor em relação a você começar um negócio do zero.

Agora que você já sabe como começar a empreender com pouco dinheiro, não deixe que um capital reduzido o impeça de realizar seu sonho de ser um empreendedor.

Será difícil no início? Sim, mas sua dedicação será recompensada: você será dono do seu próprio um negócio e poderá, enfim, organizar sua rotina para se divertir e curtir momentos importantes!

Nosso artigo ajudou você?

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários!

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.