8 dicas incríveis para otimizar a taxa de conversão do seu site

Taxa de conversão do site

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 12/03/2018. Última atualização em 12/03/2018.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Um dos grandes mitos difundidos entre setores de vendas é o de que a geração de leads — potenciais clientes — é o principal componente para melhorias nos negócios.

Contudo, o certo seria que vendedores e gestores lançassem foco sobre o ROI (retorno sobre investimento) das conversões!

De nada adianta ter várias pessoas interessadas no seu conteúdo, se apenas algumas delas se dispõem a adquirir seus produtos e serviços.

Daí a importância de acompanhar a taxa de conversão do site.

Quer entender como um site bem estruturado pode ajudar sua empresa e o que fazer para melhorar a taxa de conversão? Confira!

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Como um site bem estruturado pode ajudar na conversão?

A taxa de conversão do site mede quantas vendas você é capaz de fazer. No marketing, esse sentido se expande para os objetivos da campanha.

Se o objetivo de uma determinada ação é atrair mais curtidas para uma página no Facebook, sua taxa de conversão passa a se referir a esse objetivo. O importante é entender quais tipos de conversão amparam os resultados que você deseja.

O CRO (otimização da taxa de conversão ou otimização de conversão) é um sistema com métodos e práticas para aumentar a porcentagem de conversões de uma página. Nem sempre isso envolve aumentar o tráfego que você já tem.

Imagine que você tem uma landing page de um e-book que recebe cerca de 10 mil acessos mensais. Contudo, apenas 300 desses acessos geram downloads do material. Com aplicação de técnicas de CRO, sua landing page pode aumentar o número de downloads do e-book, movendo os visitantes pela régua de relacionamento.

Um site bem estruturado motiva a permanência dos usuários, o que faz com que eles entrem em contato com as propostas de valor da sua empresa. Ou seja, ele faz com que o usuário veja valor na sua oferta.

Por maior que seja sua credibilidade, se sua proposta de valor não está clara, o usuário não vê razão para consumir seus conteúdos ou seus produtos e serviços.

Além disso, com informações bem-dispostas e claras, o potencial cliente ganha mais disposição para percorrer pelo ciclo de vendas. Procure se diferenciar e proporcionar uma experiência única!

Como aumentar a taxa de conversão do site?

O crescimento da taxa de conversão do site depende da sua disposição para coletar e analisar dados, bem como de aprimoramentos na experiência do usuário. Entenda como algumas estratégias de CRO funcionam!

1. Mantenha o controle sobre o processo

É muito importante que você mantenha o controle sobre o processo de vendas. Por isso, se, após seu discurso de vendas, o potencial cliente pedir uma apresentação, é preciso que você o questione sobre o tipo de informação que ele deseja ver.

Nessas situações, é comum que, ao receber o retorno, ele diga ao vendedor que não teve tempo para olhar o material. Em geral, isso acaba com uma venda perdida.

Por isso, sempre que o potencial cliente pedir qualquer tipo de material, pergunte: o que você deseja ver e que não ficou claro até o momento?

2. Monitore seus resultados

Não podemos melhorar o que não medimos. Muitos gestores e empreendedores preocupados com resultados esquecem de monitorar suas métricas periodicamente. Isso é muito grave, pois faz com que deixem de aproveitar o processo para aprender e aprimorar.

Por isso, fique atento a índices como a rentabilidade da operação, tempo do ciclo de vendas, o valor do ciclo de vida do cliente etc.

Dessa forma, você compreende seu processo de vendas e ganha mais parâmetros para saber onde precisa melhorar.

3. Realize testes A/B

Um dos elementos mais conhecidos de CRO é o teste A/B. Para que eles gerem informações pertinentes, é preciso se organizar!

Liste quais são os elementos da sua página que precisam ser testados, nomeie o teste e faça uma breve descrição, de modo que você entenda, no futuro, quais são as variáveis testadas.

Procure testar diferentes fatores, como cores, botões, chamadas para ação, tamanho da fonte, título etc.

Em seguida, defina a quantidade de usuários que vai receber a versão diferente da sua página. Lembre-se também de isolar o tráfego que não se encaixa nos objetivos da sua campanha.

Um dos segredos do sucesso dos testes A/B é mudar apenas um item de variação para variação. Ou seja, se você mudar o posicionamento de um botão entre uma versão e outra, mantenha o texto e as imagens.

Assim, saberá o que funcionou! Em outras oportunidades, você testa os demais elementos.

4. Conte com as ferramentas certas

Cada tipo de campanha demanda uma ferramenta apropriada. A escolha da ideal traz impactos diretos sobre as informações que serão coletadas.

Para analisar métricas, o Google Analytics é uma das mais indicadas, contando com um recurso próprio para testes A/B. O Mixpanel e o Kissmetrics também são bem avaliados nesse quesito.

O SurveyMonkey é uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de questionários com usuários. Já os testes com as páginas podem ser feitos com o Crazy Egg, que aponta como os usuários se comportam em sua página, e o Optimizely, que cria testes e personaliza a experiência de navegação.

5. Entenda como interpretar seus testes

Após montar os testes, é importante que você saiba como interpretar os dados coletados.

Procure conhecer a significância estatística das suas variações (as que foram estabelecidas nos seus testes A/B, lembra?) e entenda quais são os recursos oferecidos por suas ferramentas.

Ferramentas utilizadas às cegas podem oferecer dados distorcidos. Daí a importância de contar com um profissional qualificado para essa tarefa.

6. Melhore o tempo de resposta do seu site

Uma pesquisa feita pela Gomez.com e citada pela Kissmetrics apontou que 50% dos usuários entrevistados esperam que o site carregue em 2 segundos ou menos.

Esses mesmos entrevistados também afirmaram que tendem a abandonar a página quando ela passa de 3 segundos para carregar.

Por isso, busque por estratégias de otimização da sua página.

Diminuir o tamanho das imagens, bem como contar com um servidor de qualidade, pode ajudar nessa missão.

Aumentar a velocidade do seu site acrescenta pontos na experiência do usuário, fazendo com que sua página seja melhor posicionada nos resultados do Google.

7. Invista na segurança do site e mostre aos usuários

Mesmo que seu site já tenha uma reputação boa, é importante que os usuários se sintam seguros ao navegar por ele.

Além de investir em certificados de segurança que assegurem ao usuário que ele está em um ambiente confiável, é importante que você conte também com depoimentos de clientes satisfeitos.

Declarações simples, bem como aparições na mídia, passam uma sensação maior de credibilidade.

8. Disponibilize um conteúdo personalizado

Não adianta ter um site bem estruturado sem que seu usuário veja valor no que você oferece. Portanto, ofereça um conteúdo diferenciado, voltado para as necessidades do seu público!

Que ótimo que chegou até aqui, isso mostra que você já tem vários recursos sobre “Taxa de conversão do site”, é hora de você mesmo avaliar sua situação e ajustá-la.

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Agora se você pretende aplicar nossas dicas para melhorar a taxa de conversão do site e precisa de ajuda para ter sucesso nessa tarefa ou implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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