Como abrir uma franquia

abrir uma franquia

Por Artigo de João Cesar. Postado em 21/12/2016. Última atualização em 21/12/2016.

Tempo estimado de leitura: 41 minutos.

O mundo das franquias é algo fascinante e ao mesmo tempo desafiador, por isso resolvemos criar esse artigo para lhe dar um panorama sobre:

  • O que é Franchising
  • Diferença de Franquia para Microfranquia
  • Como abrir uma franquia veja o checklist e minimize Riscos
  • Comprar uma franquia ou montar meu negócio próprio do zero
  • Franquias baratas e rentáveis
  • Descubra os pontos positivos ao abrir uma Franquia Digital, você pode ganhar dinheiro em casa
  • Como abrir uma franquia sem entender conceitos importantes do Franchising?
  • O que são royalties?
  • Porque um franqueado paga royalties?
  • O que é Fundo de propaganda ou taxa de marketing de uma rede de franquias
  • Veja como abrir uma franquia em relação a investimentos
  • Franqueado: Qual o perfil para as Franquias de Sucesso
  • Franqueado: Processo Seletivo em Franquia
  • Antes de abrir uma Franquia, veja as considerações gerais para as Franquias de Sucesso

O que é Franchising

Franchising é uma estratégia, que utilizando a administração, vende licenças de uso, normalmente essa estratégia é formada por duas empresas:

  • Uma empresa chamada de franqueador e que é o detentor da marca e sede o uso para a segunda empresa.
  • A outra empresa chamada de franqueado é autorizada a explorar a marca, tem o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou não de produtos ou serviços.

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O franqueado, investe e trabalha na operação da franquia, e paga parte do faturamento ao franqueador sob forma de royalties.

O franqueador pode também ceder ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

mercado de franquias de sucesso

Segundo o Portal do Franchising mesmo com toda a crise no Brasil o Mercado de Franquias cresceu 8,3% em 2016, aumentando o faturamento para 151.247 em 2016 contra 139.593 de 2015.

Diferença de Franquia para Microfranquia

Muitos desconhecem o termo microfranquia, focaremos este artigo nessa modalidade, e discorreremos alguns pontos sobre a modalidade de franquias. Ambas são regidas pela Lei nº 8.955/94, a Lei de Franquias, e a maior diferença entre elas está no porte e no custo para o Futuro Franqueado. As microfranquias costumam ser franquias baratas em comparação as franquias convencionais. Como os conceitos grande, pequeno, médio são subjetivos, foi estabelecido como critério de avaliação o valor de investimento inicial, sendo:

  • Microfranquia até R$ 90.000,00.
  • Franquia acima de R$ 90.000,00.

Existem atualmente no mundo do Franchising, algumas franquias com um investimento inicial superior a R$ 1.000.000,00 para iniciar suas operações. Visto isso podemos dizer que uma grande vantagem de uma microfranquia é permitir que empreendedores com menos capital abram sua franquia. Outra vantagem é que na maioria das vezes a microfranquia não necessita de um ponto comercial. São as chamadas home based que funcionam na própria casa do franqueado, e isso justifica um custo operacional menor. Uma desvantagem da microfranquia é que normalmente o retorno é proporcional ao investimento, mas isso não é apenas em Franchising. Então não espere lucros gigantes vindos de microfranquias. A Franquia Digital Liguesite está enquadrada no segmento de microfranquia. E com isso a Franquia Digital Liguesite oportuniza para mais pessoas realizarem o sonho de ter o seu próprio negócio. Mas lembre-se, é necessário que você esteja disposto a trabalhar com dedicação e persistência. Ou será que você ainda acredita que existe um tesouro no final do arco íris? Isso é mito!!!

Recomendações

O Brasil é gigante e nem sempre o que funciona em Curitiba, irá funcionar exatamente igual em São Paulo.

Vamos passar adiante alguns pontos que você precisa checar, mas por hora queremos lembrar que não existe uma fórmula mágica, a melhor franquia, o melhor retorno.

Franquia é um negócio e como negócio você precisa trabalhar muito, ser dedicado, transparente, pró ativo, confiar no franqueador e entender o mercado que você irá trabalhar. Fuja do mito que vou trabalhar pouco e ganhar muito, isso não existe nem mesmo em franquias de grande porte.

Treinamento franquias de sucesso

Avalie alguns fatores antes de comprar uma franquia ou microfranquia

A tomada de decisão sobre adquirir uma microfranquia depende de alguns fatores:

  • O primeiro deles é você obter o máximo de informações sobre Franchising e principalmente sobre a franquia em si.
  • Antes de assinar o contrato, estude bem o modelo, seja bastante sincero no processo de seleção e não tenha pressa.
  • Outro fator é a empatia com a marca no nosso caso a Liguesite
  • Construa desde o começo uma boa relação entre Franqueado e Franqueadora, bom relacionamento é base de sucesso para qualquer negócio.
  • Você precisará gostar de dar atenção especial e o cuidado no atendimento aos clientes, isso também será fundamental.
  • E lembre-se como em qualquer negócio, o sucesso de uma Franquia Digital ou não, depende de muita dedicação e persistência.

Como abrir uma franquia veja o checklist e minimize Riscos

Riscos de montar uma franquia são menores do que montar um negócio próprio.

Dados disponibilizados pelo SEBRAE e ABF, mostram que em 2 anos 27% dos negócios próprios fecham, neste mesmo período apenas 3% das franquias fecham. Em 10 anos cerca de 90% dos negócios próprios fecham, neste mesmo período apenas 15% das franquias fecham.

Ou seja o risco ainda existe porém ele é bem menor.

CheckList

Para diminuir riscos, recomendamos que você pesquise bastante, e faça um checklist:

  • Dentre as milhares de opções de franquias existentes no mercado, escolha um ou dois segmentos
  • Se a escolha ainda é a Liguesite se aprofunde no nosso segmento ou no segmento escolhido.
  • Depois verifique se você tem engajamento para com o negócio escolhido.
  • Verifique ainda os números apresentados para você.
  • Com os números em mãos, fale com um contador de sua confiança sobre esses números.
  • Converse com outros franqueados ativos ou não, e veja o comportamento do Franqueador para com Franqueados.
  • Avalie o histórico, e principalmente falando de Franquia Digital, qual foi a evolução da Franqueadora.
  • Avalie a condição da taxa de franquia, que é paga no início e na renovação do contrato.
  • Pergunte sobre taxas mensais conhecidas como: Royalties, o fundo de propaganda também pago mensalmente, e outros custos mensais existentes.
  • Avalie custos dos fornecedores homologados, pondere os custos fixos.
  • Verifique qual o capital de instalação, e capital de giro (até chegar no famoso ponto de equilíbrio).
  • Quais os custos do treinamento inicial, some aos custos de deslocamento, hospedagem, alimentação e outros envolvidos neste treinamento inicial.
  • Por fim verifique o tempo do contrato e a área de atuação.

Recomendações

Não tem outra maneira, pesquise muito, mas muito mesmo. Existem variáveis que não temos controle, então vamos dominar ao máximo aquelas que estão em nossas mãos para minimizar riscos. Faça a união da sua dedicação como franqueado com o apoio da franqueadora, isso também diminui os riscos.

Comprar uma franquia ou montar meu negócio próprio do zero

Muitas pessoas nos perguntam se devem investir em uma franquia ou montar seu negócio do zero. Sinceramente não acredito que tenha certo ou errado. Ambos te ajudarão a realizar o sonho de ter um negócio próprio, porém com características completamente diferentes. Uma coisa é certa em ambos você precisará realizar estratégias digitais, então recomendamos para você dois de nossos artigos:

  1. Quais as vantagens do Marketing Digital para minha empresa?

  2. 5 dicas poderosas para fazer a estratégia digital do seu negócio

Comprar uma Franquia

Uma franquia já possuí um modelo formatado, com uma equipe de suporte por trás, com anos de desenvolvimento de softwares concebidos para aquele negócio, com fornecedores mapeados e parcerias feitas, com direcionamentos e dicas de situações já vividas pelo franqueador e por outras dezenas, centenas ou milhares de franquias da Rede.

Além disso existe a construção da marca. Ao abordar os primeiros clientes, você poderá utilizar do artificio que você faz parte de uma rede de franquias.

A maior desvantagem é se você não tem perfil ou não gosta de seguir regras. Outra desvantagem é que faça “chuva ou sol”, existem compromissos financeiros assumidos em contrato para com a franqueadora.

Montar o Negócio do zero

Em contrapartida para montar um negócio do zero você precisará desenvolver tudo isso que acabamos de falar acima, do zero.

Lembre-se que a franqueadora ainda conta com profissionais que para contratá-los no começo de um negócio próprio é muito custoso.

Mapear fornecedores será outra atividade que deve estar em sua lista. Abrir mercado, falando que você está começando agora e que não tem nenhuma experiência, nenhum caso bem-sucedido é outra preocupação.

A grande vantagem do negócio próprio, é que você poderá fazer testes e estratégias próprias, sem seguir orientações do franqueador. Se o negócio não der certo você não precisará seguir um contrato que normalmente são de 5 anos.

Recomendações

Avalie qual desses modelos você se encaixa melhor, para você realizar o sonho de ter um negócio próprio. Isso é perfil, não tem certo ou errado, você pode escolher em fazermos juntos o sonho de ter seu negócio próprio em nossa Franquia Digital, ou caminhar sozinho.

A escolha é totalmente sua.

Leia nossos artigos independente de sua escolha: Orientações práticas para pequenos negócios deslancharem na internet (1) e Orientações práticas para pequenos negócios deslancharem na internet (2-Continuação)

Franquias baratas e rentáveis

Uma pergunta bem comum é: Qual a melhor franquia para se investir? Muitas pessoas esquecem que preços de franquias é diferente do valor de franquias, parece que todos buscam uma "porção mágica", vamos dar algumas dicas abaixo para você meditar nesse tema antes de abrir uma franquia.

Primeiro, você se identifica com o que a Franquia faz.

Não se iluda apenas em você gostar de consumir uma marca, mas você se sentirá feliz operando aquele negócio.

Por exemplo, se não quiser trabalhar sábado, domingo e feriados, cuidado com as Franquias de Shopping.

Verifique se você gosta de administrar estoques, se a resposta for não, opte por uma franquia de Serviços, a Franquia Digital para este caso se encaixa bem.

Depois avalie se existe mercado onde você quer abrir uma Franquia, afinal de contas será necessário ganhar dinheiro para o sonho não se tornar um pesadelo.

Conseguiu compreender a diferença de preço e valor? Se ainda tiver dúvidas segue abaixo um e-book gratuito com mais dicas!

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Descubra os pontos positivos ao abrir uma Franquia Digital, você pode ganhar dinheiro em casa

Vamos discorrer abaixo sobre algumas vantagens do modelo de uma franquia digital, que é o caso da Liguesite:

  1. Nos dias atuais o modelo de negócio conhecido como home based, home office ou trabalhar e ganhar dinheiro em casa está cada vez mais consolidado, e a franquia digital se enquadra perfeitamente neste modelo de negócio.
  2. No modelo trabalhar e ganhar dinheiro em casa, você pode unir a sua experiência com a experiência de sua esposa por exemplo.
    1. Hoje temos casos em que o esposo trabalhava como comercial e a esposa como designer, e atualmente eles trabalham juntos em uma franquia da Liguesite.
    2. Também temos franqueado que passam agora mais tempo com a família por ter esse modelo de negócio, o que eles nos dizem é que isso não tem preço.
  3. Outra vantagem é ter em alguns momentos, horários mais flexíveis, é claro que isso não quer dizer que não precisa trabalhar, isso é um grande equívoco.
  4. O mercado digital também lhe oferece uma ótima expansão, de forma simples e descomplicada, com valor agregado bem interessante.
    1. No caso da Liguesite, podemos ter a visão de que “TODAS” as empresas podem consumir nossos produtos. Afinal quem não precisa da criação de sites, lojas virtuais, redes sociais e Google Adwords?
  5. O Custo operacional normalmente é baixo, e para microfranquias o valor de investimento também é bastante viável.
  6. O valor dos produtos e serviços comercializados normalmente são bem atraentes.
  7. Normalmente existe diversidade de produtos e serviços, no nosso caso, Criação de Sites, Lojas Virtuais, Portais, Adwords, Facebook Ads, Redes Sociais, Hospedagem e outros.
  8. A maioria das franquias digitais envolve a Internet, e a comercialização de serviços B2B, com a possibilidade de prospecção tanto de forma digital como de forma presencial.
  9. Por fim, em serviços digitais e é o caso da Liguesite, normalmente existe receita recorrente, o que é isso?

Se quiser pode ler nosso artigo Ideias para ganhar dinheiro em casa.

Receita Recorrente para Franquia Digital pode ser uma realidade

É um modelo bastante interessante no qual a empresa obtém lucro escalável por períodos contínuos, com assinaturas ou planos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Empresas como Netflix, Microsoft, Liguesite, por exemplo, se valem deste sistema de receitas recorrentes.

Isso tem mudado a forma tradicional de venda, que foca na aquisição definitiva de um produto ou serviço.

Empresas, ou no nosso caso Franquias Digitais, que possuem formas recorrentes de receitas como planos, mensalidades e assinaturas têm maiores chances de sustentabilidade em relação àquelas que precisam fazer a venda única todas as vezes.

Recomendamos a leitura de nosso artigo Tire sua ideia do papel: Guia completo para começar a empreender.

Como abrir uma franquia sem entender conceitos importantes do Franchising?

Para abrir uma franquia, é importante que você conheça alguns conceitos que giram em torno do "mundo do Franchising", vejamos abaixo: Franqueador é o dono da marca que desenvolve o negócio, sistemas, receitas, práticas e outros. O franqueador é quem detém o registro da Marca.

O franqueador é quem seleciona quem serão seus franqueados. Franquia é a unidade propriamente dita, e você pode ter uma ou mais.

Pode ser uma loja física um ponto comercial ou você trabalhar no modelo home office ou home based (em casa).

Franqueado é o operador da franquia.

É quem terá o direito de fazer uso da marca, explorar o território, com a assinatura do contrato de franquia.

Território é a área ou região onde o franqueador permite que você como franqueado explore e opere sua franquia.

Pode ser exclusivo ou preferencial, sendo:

  • Exclusivo, apenas você poderá operar em um território.
  • Ou preferencial, poderá ser aberto outras unidades em um território, mas você terá a preferência de abertura.

Rede é o conjunto de todas as Franquias. Isso é o grande benefício de estar em uma franquia, todos multiplicando resultados.

Para a Liguesite o que mais se busca são excelentes operadores da franquia com excelência em relacionamento com os clientes, uma entrega assertiva dos projetos, o dia a dia de uma boa operação, isso tudo se transforma no maior ativo de um Franqueador, muito maior que taxas de entrada é essa vontade de fazer sua franquia acontecer bem, isso chamamos a franquia de sucesso.

Fornecedores Homologados são fornecedores de produtos ou serviços mapeados, avaliados e aprovados pelo franqueador para beneficiar a todos.

COF dedique muito tempo nela

COF a Circular de Oferta da Franquia é um documento desenvolvido pelo franqueador que apresenta:

  • As condições gerais do negócio.
  • A descrição do negócio franqueado.
  • Os aspectos legais.
  • Histórico resumido
  • A exclusividade ou não de território
  • Concorrência após o término do contrato
  • Características do “Franqueado Ideal”.
  • Valores de investimentos e taxas.
  • Prazo de retorno
  • Relação dos franqueados ativos e desligados da rede
  • Canais de comunicação da rede com seus franqueados
  • Suporte oferecido
  • Direito de preferência de compra.
  • Registro da marca no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
  • Obrigações, deveres e responsabilidades das partes.
  • Verifique cuidadosamente alguns pontos como:
    • A Solidez do franqueador, através de balanços contábeis.
    • Quadro societário.
    • Pendências jurídicas.

Solicite a COF que é o documento exigido pela Lei 8955/94 e prevê que Franqueadores antes de formalizar a assinatura do contrato disponibilizem a COF, nela é apresentado as informações e critérios exigidos pela Lei, não se precipite, além de ser previsto em Lei, não assine nenhum contrato antes de 10 dias que você recebeu a COF, isso é um tempo mínimo para que você futuro franqueado tenha condições de avaliar em detalhes sua futura franquia.

Leia atentamente o contrato e tire todas as dúvidas quantas vezes for necessário.

Enfim, avalie cuidadosamente os documentos que não são apenas burocracia, a COF é muito importante.

O que são royalties?

Para exemplificar podemos fazer um paralelo entre um clube e o sistema de Franchising.

No clube paga-se um título dando direito de entrar, isso seria taxa inicial ou de entrada, para usar a marca.

Na taxa inicial pode ou não estar incluso o projeto arquitetônico, apoio técnico para montagem e inauguração da loja.

Para se manter no clube você paga uma mensalidade, isso seriam os royalties, que podem ser fixos, ou variáveis.

Vale lembrar que no clube existem regras, por exemplo, não posso usar tênis de futebol suíço em quadra futebol salão.

Em Franchising também existem regras do franqueador, que o franqueado precisa seguir, ele é o dono do negócio e marca.

Porque um franqueado paga royalties?

O Franqueador concede o direito para um franqueado explorar a marca, utilizar sua comunicação visual na loja, folders, propostas, embalagens... Também lhe dá o direito de distribuir produtos e serviços em um determinado território.

Além de permitir o uso de receitas criadas, modelos estabelecidos, sistema de gestão, e rede de fornecedores homologados.

Para a criação de tudo isso o investimento do franqueador é alto, no nosso caso, esses investimentos estão em 7 dígitos.

Esses são alguns motivos que o franqueado faz pagamentos mensais de royalties.

O que é Fundo de propaganda ou taxa de marketing de uma rede de franquias

Nada mais é do que a contribuição paga por cada franqueado para custear ações de marketing da rede.

Com isso aumentar as possibilidades da franquia em captar novos clientes.

Normalmente esse dinheiro é administrado pela franqueadora ou por quem ela delegar.

Essa taxa é variável e definida por cada franqueadora, e precisa constar na COF.

Veja como abrir uma franquia em relação a investimentos

Após pesquisar o mercado, escolher um ou dois segmentos, estudar bastante inclusive a Liguesite, você já está com uma série de informações, com bastante números para analisar, é hora de falarmos sobre investimentos.

Já vimos acima sobre royalties, fundo de propaganda e taxa inicial, então vamos detalhar alguns outros pontos importantes. Como essa parte é bem sensível, gostaríamos de salientar mais uma vez que além da taxa inicial, procure ter:

  1. Capital de instalação, usado no ponto de partida, listamos alguns itens:
    1. Moveis e equipamentos.
    2. Fachada ou reforma se for loja física, e neste caso pode existir uma luva que você precisará pagar para um shopping por exemplo.
    3. Estoque inicial caso o franqueador exija.
    4. Outros.
  2. Capital de giro, usado para manter sua operação e pagar as despesas do dia a dia como:
    1. Salários.
    2. Alugueis.
    3. Estoque (caso tenha).
    4. Impostos.
    5. Royalties.
    6. Taxas gerais.
    7. Outras Despesas.

Enfim todos os investimentos envolvidos até sua franquia alcançar o ponto de equilíbrio (Receitas igual ou maior que as despesas).

Financiamento

Existem linhas de créditos específicas para comprar uma franquia, procure se informar com o franqueador. Nós da Liguesite permitimos que busque um financiamento, mas não recomendamos, principalmente se esse for seu primeiro empreendimento.

O que recomendamos fortemente é que você poupe até ter todos os recursos para montar sua franquia.

Se insistir em pegar um financiamento você terá um esforço ainda maior para fazer seu negócio acontecer.

Você pode optar em ter um sócio para viabilizar os investimentos e dividir tarefas da sua Franquia de Sucesso.

Fuja do financiamento, clique aqui e veja em nosso artigo outras maneiras de levantar capital para abrir um negócio! Mas se realmente você for pegar um financiamento, cuidado com os números. Tome cuidado com os números, para este financiamento não impactar em seu estudo de viabilidade financeira. Resumindo some:

  1. Taxa Inicial ou taxa de entrada da Franquia +
  2. Capital de Instalação +
  3. Capital de Giro +
  4. Despesas previstas na COF +
  5. Opcionalmente Financiamento +
  6. Opcionalmente Estoque

Não tenha pressa e espere o momento oportuno, comprar sua franquia é um sonho pessoal, profissional.

“De passos do tamanho de sua perna, e um passo de cada vez”.

Franqueado: Qual o perfil para as Franquias de Sucesso

Será que eu tenho perfil para ser um franqueado? Você sabia que um franqueado não é nem um funcionário, nem sócio da franqueadora? Estranho esse conceito, mas é a realidade, o franqueado terá um perfil híbrido.

Perfil híbrido

Vamos falar de algumas características do perfil híbrido que o franqueado precisa ter. Veja na COF o perfil que a franqueadora busca para seus franqueados, e converse com a equipe de expansão.

Como pessoa, avalie seus pontos fortes, características mais marcantes, converse com quem está a sua volta, eles te ajudarão nisso.

Não se engane, reflita no que as pessoas que te amam falam, avalie interiormente quais são seus pontos predominantes.

É muito importante você ser motivado, porque haverá percalços, você terá que gerir projetos e conviver muito em equipe.

Ter uma “veia” comercial forte lhe dará um grande diferencial, como franqueado você precisará fazer prospecções, captar e manter clientes.

Claro você pode ser um excelente gestor e montar uma ótima equipe comercial.

Vamos lembrar que a área comercial é o que gira qualquer negócio e franquia não é diferente.

Recomendamos uma rápida leitura em nosso artigo: As 3 dicas mais efetivas para líderes de pequenas empresas!

Dia a dia de uma Franquia, você se enquadra nisso para abrir a sua?

O processo de uma franquia ou negócio funciona mais ou menos nessa ordem:

  1. Captação de clientes.
  2. Depois de captar o cliente, dê a ele uma boa experiência, com a entrega do serviço ou produto vendido.
  3. Se for um serviço, o prazo é importante e qualidade fundamental.
  4. Se for um produto, o tempo de atendimento é primordial, nem precisamos falar da qualidade na operação.
  5. Alinhar a expectativa entre o vendido e o que será entregue, proporcionará uma excelente experiência e consequentemente resultados.
  6. Depois de conquistar seu cliente você precisa ter um bom relacionamento interpessoal para manter seus clientes.
  7. Se relacione de forma amigável e inteligente com os fornecedores homologados e com a franqueadora.
  8. Seja organizado, equilibrado e disciplinado nas finanças.
  9. Utilize o software de gestão da franqueadora, assim você não perderá dinheiro esquecendo de realizar as cobranças e controles.
  10. Monitore os números e resultados de sua franquia.
  11. Siga padrões, orientações e regras que a franqueadora transmitir, ela já passou por muitos cenários e obstáculos, aproveite isso.
  12. E por fim seja persistente, isso é uma característica de todos os empreendedores de sucesso.
  13. Seja organizado e disciplinado com seus horários você precisará:
    • Estudar, praticar e aprender sobre os produtos e serviços comercializados.
    • Efetuar as visitar ou atendimentos.
    • Produzir serviços ou comprar produtos.
    • Ir ao banco.
    • Realizar reuniões, priorizando sempre o horário comercial para as prospecções, captação e manutenção de clientes.

Veja nosso Blog sobre como parar de perder tempo e produzir mais.

Franquia é a replicação de um modelo de negócio, o interesse é mutuo, ou seja, o sucesso da rede é o sucesso do franqueador e o sucesso do franqueador é o sucesso da rede.

Franqueado: Processo Seletivo em Franquias

O Processo seletivo é algo normal, e quanto mais criterioso for o processo é sinal de que o franqueador escolhe bem quem entra e quem não entra na rede, e que não está preocupado apenas com a taxa de entrada e sim com o negócio em si.

Normalmente o caminho do processo de seleção se dá através de:

  • Cadastros do franqueado.
  • Avaliações e entrevistas do franqueador.
  • Avaliações dos documentos pelo franqueado como COF, Pré-contrato, contrato, plano de negócios e outros documentos.
  • Algumas aprovações ou não do franqueado.
  • Busca e aprovação do ponto comercial (caso exista).
  • Pagamento da taxa inicial.
  • Assinatura dos documentos exigidos.
  • Treinamento inicial.
  • Inauguração quando se trata de loja física.

Antes de abrir uma Franquia, veja as considerações gerais para as Franquias de Sucesso

Comprar uma franquia não é sinônimo de sucesso ou de retorno garantido.

Existe o know-how, a marca, softwares, fornecedores, experiências alcançada por anos de labor, suporte..., mas não esqueça que abrir uma franquia, também existem riscos, se os riscos fossem zero, não existiria nenhuma franquia gigante em repasse ou fechada, e os dados estatísticos seriam de 0% para franquias fechadas.

Qual é sua expectativa de investimento x remuneração desejada, você tem tempo e capital para esperar a maturação do negócio.

O retorno em microfranquia é mais limitado, pois se investe menos.

Retorno do investimento precisa ser alinhado, pois isso não é um emprego onde mês a mês vai ganhar X.

Se prepare, pois, em um empreendimento pode ter meses que mesmo depois da maturação, diminua seu retorno, ou até seja negativo, empreendimento é assim que funciona.

Uma microfranquia dificilmente aparecerá em um comercial do fantástico, e isso é simplesmente por conta do alto custo.

Possivelmente a franqueadora de uma microfranquia não conseguirá manter um suporte 24 horas por dia, 7 dias na semana (24x7).

E o candidato a franquia precisa saber quais são as limitações de cada franqueadora.

Normalmente não existe falta de vontade, mas sim por recursos mais limitados.

Afinal todos gostariam de ter e administrar um “Google”.

É importante salientar que podem existir estratégias de marketing digital, inbound e outbound, porém o trabalho, a dedicação e a persistência do franqueado é fundamental para a franquia ter sucesso.

Você já ouviu falar no ditado que “o olho do dono engorda a boiada”!

É possível você ter um emprego e abrir uma franquia?

É possível você ter outro negócio e abrir uma franquia?

Para as duas perguntas a resposta é sim, porém alguém precisa tocar a operação do dia a dia de sua Franquia, e ninguém melhor para tocar essa operação que o dono dela, por isso acreditamos que é muito importante o dono a frente do negócio.

Se pudesse resumir tudo o que falamos para sua franquia ter sucesso em duas frases, seriam:

ANTES DA COMPRA: Muita Pesquisa e alinhamento das expectativas!

DEPOIS DA COMPRA: Muita Dedicação!

Bastante informação? Faça o cadastro e receba o contato de um especialista em como abrir uma franquia.

Desejo Sucesso em sua busca!

Palestrante e pós graduado em tecnologia, vem empreendendo há 20 anos em diversos segmentos do mercado, atualmente participa como voluntário do ITFB e ICM, é conselheiro da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

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