Você tem ou irá criar um site, um blog ou uma loja virtual? O Google lançou o projeto AMP Accelerated Mobile Pages, veja o porquê e o que é esse projeto.

Segundo o gigante Google os Smartphones já são os preferidos dos brasileiros desde 2015, e em 2016 isso aumentou para 62%, esse número vem crescendo mais de quatro vezes nos últimos cinco anos.

Smartphones dominam o acesso à Internet no Brasil

Segundo pesquisa no Google Consumer Barometer os celulares inteligentes também conhecidos como smartphones são disparados a principal forma de acesso à internet no Brasil, em %, vejamos:

Estatistica AMP

Pensando sempre em melhorias o Google lançou o AMP Accelerated Mobile Pages, mas o que é isso?



CONTINUAR LENDO

Criação de Sites preparados para experiência do usuário

Pensando em atender essa demanda que só cresce o Google sempre se preocupou com a experiencia de navegação do usuário.

Lentidão de acesso

Se por um lado os smartphones crescem no Brasil, por outro sofremos com nossos planos de acesso à internet que ainda são muito limitados quando se fala em velocidade de navegação, e para piorar o ser humano está cada vez com menos tempo.

Quantas vezes você ficou minutos e minutos esperando um site ou loja virtual carregar em seu celular e acabou desistindo? Tem horas que precisamos ter muita paciência para navegar, segundo o Google 75% dos usuários em smartphones não ficam mais do que cinco segundos em uma página em branco, pense nisso!

Tela pequena

Diversos sites e lojas virtuais ainda não estão preparados para um celular com a tela pequena. É impossível ler os textos sem precisar dar zoom ou ter que virar o aparelho.

Para piorar é difícil clicar nos links desejados pois são muito pequenos ou estão próximos demais uns dos outros.

Se avaliar os menus de navegação desses sites e lojas iremos perceber que não conseguimos navegar corretamente, pois simplesmente só funcionam com um mouse, mas não com toques na tela.

Ajustes para experiência do usuário

Já falamos, mas não custa lembrar que muitas páginas demoram demais para carregar se estivermos utilizando acesso 4G e em alguns casos até utilizando o WIFI, e quando conseguimos acessar estes sites e lojas, o acesso consome muito do nosso plano de dados.

Tudo isto desestimula os acessos com celulares em sites e lojas virtuais não preparadas para estes dispositivos.

Já falamos acima da falta de tempo das pessoas e o que acontece é que simplesmente os visitantes desses sites e lojas procuram em outros sites e lojas que sejam mais rápidos.

Pensemos nessa linha que podemos perder muitos clientes se nosso site ou loja estiver com essas características.

Acelerados páginas móveis (AMP Accelerated Mobile Pages)

Como o Google é sempre um passo afrente e se preocupa demais com os usuários, criou o projeto AMP Accelerated Mobile Pages.

Desde 2015, o Google passou a priorizar em seus resultados de buscas os sites responsivos, esses que são melhores construídos para funcionar em celulares, e agora o Google está evoluindo as priorizações de busca feitas também em computadores.

Bem se o Google é o maior buscador do mundo e através dos links patrocinados e buscas orgânicas estão gerando muitos negócios na internet, todos os empresários devem se preocupar em otimizar seus sites e lojas para funcionarem de forma responsiva.

Recentemente, o Google lançou um projeto inovador chamado AMP Accelerated Mobile Pages.

Seu principal objetivo é acelerar a navegação web, principalmente nos acessos feitos por smartphones.

O AMP Accelerated Mobile Pages garante a melhor performance possível de navegação, mesmo para quem está acessando sem WIFI.

Os visitantes usando celulares antigos também notarão que os sites adaptados ao AMP Accelerated Mobile Pages carregam mais rapidamente.

Em média, uma página AMP Accelerated Mobile Pages carrega em menos de um segundo e transfere 10x menos dados!

AMP Accelerated Mobile Pages como funciona tecnicamente

O AMP é uma forma de construção de páginas, essas páginas são cacheadas em uma rede com estrutura de cache proxy, que entregará conteúdos baseando em documentos AMP válidos.

O AMP recupera todas as páginas em AMP HTML, armazenando-as em cache e melhorando o desempenho dos sites e lojas automaticamente.

Ao usar o AMP Cache, os documentos, arquivos JS e as imagens são carregadas a partir da mesma origem que está usando HTTP 2.0 para obter o máximo de eficiência.

Quando você fizer uma pesquisa no Google utilizando seu smartphone, o Google exibirá um ícone com um raio ao lado dos links que são compatíveis com o AMP.

Ao clicar nestes links, a abertura do site é praticamente instantânea!

Vamos ver um pouco mais sobre as buscas com AMP

Lembre-se se o seu site ou loja for compatível com o AMP, seu conteúdo será carregado da forma mais rápida possível ao ser acessado pelos smartphones.

Isto ocorre porque cada página AMP é cacheada, publicada e distribuída em um CDN (Content Delivery Network) do Google, e isso de forma mundial, diminuindo a latência de rede e usando a potência distribuída dos servidores do Google.

O Google faz o cache das páginas AMP, incluindo imagens, textos, arquivos JS, que geralmente são os arquivos mais pesados.

Para garantir a melhor experiência do visitante, as páginas compatíveis com o AMP devem seguir as diretrizes do projeto.

Isto inclui remover todo o Java Script, exceto os componentes do AMP HTML.

Cada página precisa ser aprovada pela validação do AMP para ser indexada pelo Google e assim seja exibida com destaque nos seus resultados de buscas.

Comunicação Visual um grande desafio para o AMP

Atualmente um grande desafio do AMP é deixar um site com o carregamento mais rápido – isso já entendemos que ele fará e muito bem, porém em virtude de alguns recursos mais limitados do AMP, criar um site bem funcional e com um design de tirar o folego fica praticamente inviável com o AMP.

Esse é um desafio que os programas para criar sites precisarão superar.

Já que estamos falando em programas para criar sites, vejamos algumas ferramentas que podem ajudar você a fazer o seu site ou loja virtual:

  • WIX

Plataforma para criar sites que tem a possibilidade de ser gratuita, se quiser saber mais acesso nosso artigo WIX: Criação de Sites passo a passo.

  • WORDPRESS

Uma das grandes ferramentas que contempla uma série quase ilimitada de plugins, e por conta disso uma grande complexidade de utilização, vejamos mais sobre essa gigante em WordPress: Criação de Sites passo a passo,

  • LigueSpeed (LS)

Um programa para criar sites desenvolvido pelas Franquias Liguesite, com uma metodologia diferenciada, foi montado uma oferta para atender o pequeno e médio empresário com Preço acessível, Qualidade e Tempo de entrega rápida.

A rede de franquias virtuais fazem toda a criação do seu site e você se preocupa com o seu negócio.

Se o seu site, loja ou portal ainda não é responsivo, atualize-o urgentemente, e se você precisar de ajuda para criar o seu site, implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.


Receba o contato de um especialista em Marketing Digital Liguesite

Comentários

comments

Posts recentes