Qual a importância da

arquitetura da informação para SEO

arquitetura da informação para SEO

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 14/05/2018. Última atualização em 14/05/2018.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

A Era Digital trouxe consigo um gigantesco vocabulário de estratégias que podem ser aplicadas a fim de melhorar um espaço virtual.

Entre elas, a arquitetura da informação tem sido uma das mais faladas, mesmo que muita gente ainda não tenha ideia sobre o que trata.

Arquitetura, como você bem sabe, é uma matéria responsável por criar e organizar ambientes. Mas, qual a aplicação deste termo como estratégia digital? Como é possível ter uma boa arquitetura da informação a fim de otimizar e profissionalizar o seu negócio?

Se essas são algumas das suas dúvidas referentes ao assunto, neste post você terá a oportunidade de entender essa estratégia mais a fundo.

Saiba a seguir o que é arquitetura da informação e conheça seus principais componentes.

CONTINUAR LENDO

O que é arquitetura da informação?

Primeiramente, qual é a definição então, o conceito de arquitetura da informação?

Em resumo, entende-se por este termo a prática de organizar todas as partes de um sistema procurando criar um layout, uma estrutura que seja bastante compreensível e clara.

É deixar cada coisa em seu lugar seguindo padrões clássicos que possibilitam uma maior fluência entre os cliques.

Afinal, o seu cliente sabe exatamente para onde ir e qual é a próxima etapa para fazer uma compra ou tirar uma dúvida.

Vale destacar que a arquitetura da informação vai muito além do exclusivo mundo digital. Na verdade, ela está presente em todas as relações que são perceptíveis ao ser humano.

Uma vez que é necessário relacionar coisas para que elas façam sentido, dentro de um site a lógica é a mesma.

Portanto, em outras palavras, arquitetura da informação é como um desenho responsável por levar o visitante aonde ele queira ir.

E, será que essa técnica é nova?

Considerando que o termo está sendo aplicado as mídias sociais evidentemente você poderia dizer que sim.

Porém, a arquitetura da informação antecede ao fenômeno mundial conhecido como internet. Datada da década de 70, a arquitetura da informação é mais antiga até mesmo do que o conceito de UX user experience ou experiência do usuário.

Diferença entre arquitetura da informação e UX

Aliás, por falar em arquitetura da informação x UX é importante apontar algumas de suas diferenças.

Uma vez que muitos empreendedores e empresários como você confundem esses conceitos, é importante fazer algumas observações.

Enquanto a arquitetura da informação se baseia na estruturação de um conteúdo que pode tanto ser um texto quanto uma página de um site, a UX, ou seja, a experiência do usuário diz respeito a forma como o internauta percebe o seu ambiente virtual.

Em outras palavras, a arquitetura cuida para que o visitante não tenha problemas no trânsito entre as opções disponíveis na plataforma ou site. Enquanto isso a experiência assegura o apelo emocional existente por trás de um bom atendimento, que acontece até mesmo quando o internauta não precisa recorrer a qualquer tipo de ajuda nesse espaço.

A diferença entre os dois conceitos é estrutural.

A arquitetura da informação trabalha internamente para facilitar as idas e vindas no seu endereço eletrônico. A UX, todavia, preocupa-se com a melhor experiência que o visitante pode ter a fim de que seja convertido.

Quer saber mais sobre a Experiência do Usuário e como ela é importante para o seu negócio? Não deixe de conferir o post Tudo o que você precisa saber sobre experiência do usuário.

O que não pode faltar na arquitetura da informação?

o que não pode faltar na arquitetura da informação

Agora que você sabe a definição de arquitetura da informação e verificou suas diferenças quando comparada a experiência do usuário, é hora de ver mais alguns detalhes.

Evidentemente para que essa estratégia dê certo é necessário conhecer seus componentes, ou seja, aquilo que não pode faltar em sua estrutura.

A seguir estão os três principais grupos responsáveis por garantir uma arquitetura da informação eficiente e repleta de resultados.

Acompanhe cada uma delas procurando entender e encaixar no seu negócio a fim de ter mais profissionalismo e qualidade. Veja:

Escaneabilidade

A organização esquemática do site é um dos pontos iniciais com que se preocupar em arquitetura da informação.

Quanto mais fácil for aos visitantes encontrar aquilo que precisam, a partir de recursos simples, melhor.

Neste componente também vale citar os sistemas de rotulagem, ou seja, não adianta nada rebuscar a linguagem se o seu público não estiver adaptado a ela, apenas servirá para perder tempo e dinheiro, algo que você não quer que aconteça.

Navegação

Como o seu visitante navega pelo seu ambiente digital? Há um fluxo maior quando são levantadas as métricas sobre entradas e saídas? Será que o fluxo está suficientemente satisfatório?

A navegação é um dos importantes componentes da arquitetura da informação e deve ser levada realmente a sério.

Uma vez que cada internauta acessa o seu espaço pronto para navegar por ele até encontrar o que procura ou simplesmente sair, facilitar ao máximo o trânsito interno deve ser o primeiro objetivo para que o cliente fique mais tempo e siga pelo funil de vendas.

Pesquisa

Para que o internauta chegue até o seu ambiente interno é indispensável que a sua arquitetura da informação leve em consideração o momento da pesquisa.

Como o usuário questionará os mecanismos de busca de modo que você seja uma das primeiras opções?

Pense naquilo que o seu potencial lead quer e precisa, saiba o que você pode de fato oferecer a ele e então crie um layout estratégico e bastante assertivo sobre o assunto! Ofereça o melhor título e a melhor estrutura para atender as necessidades do leitor.

Exitem empresários que já entenderam que utilizar o mundo digital pode trazer resultados fantásticos para o mundo real.

Conheça um dos nossos cases de sucesso!

Importância da arquitetura da informação para SEO

Depois de ler todo este post é evidente que você já sabe o porquê é tão importante investir na arquitetura da informação na sua página. Mas, será que este tipo de organização também possui valor perante as estratégias e mecanismos de SEO?

Evidentemente que sim! A otimização de site leva em conta absolutamente todos os recursos e ferramentas que são utilizados em sua estruturação. É justamente por isso que é tão importante investir na arquitetura da informação no seu ambiente interno.

Os mecanismos de busca, assim como seus visitantes, conseguem ler melhor um site que é minuciosamente organizado.

Fale com um Especialista em SEO

Devido a essa leitura é claro que a página ganha um valor mais elevado perante tais mecanismos e isso possibilita inclusive rankear entre os primeiros resultados toda vez que o layout for levado a sério.

O Marketing Digital é fundamental para que sua empresa se destaque dentro do segmento de que faz parte e esses pequenos cuidados são o que diferenciarão o seu negócio de outros que são apenas amadores. Portanto, não deixe de investir em boas estratégias digitais nunca!

Se você gostou do nosso artigo sobre arquitetura da informação e quer ficar por dentro do mundo digital, siga nossos trabalhos nas redes sociais, estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ ou no YouTube!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital que realmente traz resultados ao seus negócios, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.