Qual a importância da

arquitetura da informação para SEO

arquitetura da informação para SEO

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

A Era Digital trouxe consigo um gigantesco vocabulário de estratégias que podem ser aplicadas a fim de melhorar um espaço virtual.

Entre elas, a arquitetura da informação tem sido uma das mais faladas, mesmo que muita gente ainda não tenha ideia sobre o que trata.

Arquitetura, como você bem sabe, é uma matéria responsável por criar e organizar ambientes. Mas, qual a aplicação deste termo como estratégia digital? Como é possível ter uma boa arquitetura da informação a fim de otimizar e profissionalizar o seu negócio?

Se essas são algumas das suas dúvidas referentes ao assunto, neste post você terá a oportunidade de entender essa estratégia mais a fundo.

Saiba a seguir o que é arquitetura da informação e conheça seus principais componentes.

CONTINUAR LENDO

O que é arquitetura da informação?

Primeiramente, qual é a definição então, o conceito de arquitetura da informação?

Em resumo, entende-se por este termo a prática de organizar todas as partes de um sistema procurando criar um layout, uma estrutura que seja bastante compreensível e clara.

É deixar cada coisa em seu lugar seguindo padrões clássicos que possibilitam uma maior fluência entre os cliques.

Afinal, o seu cliente sabe exatamente para onde ir e qual é a próxima etapa para fazer uma compra ou tirar uma dúvida.

Vale destacar que a arquitetura da informação vai muito além do exclusivo mundo digital. Na verdade, ela está presente em todas as relações que são perceptíveis ao ser humano.

Uma vez que é necessário relacionar coisas para que elas façam sentido, dentro de um site a lógica é a mesma.

Portanto, em outras palavras, arquitetura da informação é como um desenho responsável por levar o visitante aonde ele queira ir.

E, será que essa técnica é nova?

Considerando que o termo está sendo aplicado as mídias sociais evidentemente você poderia dizer que sim.

Porém, a arquitetura da informação antecede ao fenômeno mundial conhecido como internet. Datada da década de 70, a arquitetura da informação é mais antiga até mesmo do que o conceito de UX user experience ou experiência do usuário.

Diferença entre arquitetura da informação e UX

Aliás, por falar em arquitetura da informação x UX é importante apontar algumas de suas diferenças.

Uma vez que muitos empreendedores e empresários como você confundem esses conceitos, é importante fazer algumas observações.

Enquanto a arquitetura da informação se baseia na estruturação de um conteúdo que pode tanto ser um texto quanto uma página de um site, a UX, ou seja, a experiência do usuário diz respeito a forma como o internauta percebe o seu ambiente virtual.

Em outras palavras, a arquitetura cuida para que o visitante não tenha problemas no trânsito entre as opções disponíveis na plataforma ou site. Enquanto isso a experiência assegura o apelo emocional existente por trás de um bom atendimento, que acontece até mesmo quando o internauta não precisa recorrer a qualquer tipo de ajuda nesse espaço.

A diferença entre os dois conceitos é estrutural.

A arquitetura da informação trabalha internamente para facilitar as idas e vindas no seu endereço eletrônico. A UX, todavia, preocupa-se com a melhor experiência que o visitante pode ter a fim de que seja convertido.

O que não pode faltar na arquitetura da informação?

o que não pode faltar na arquitetura da informação

Agora que você sabe a definição de arquitetura da informação e verificou suas diferenças quando comparada a experiência do usuário, é hora de ver mais alguns detalhes.

Evidentemente para que essa estratégia dê certo é necessário conhecer seus componentes, ou seja, aquilo que não pode faltar em sua estrutura.

A seguir estão os três principais grupos responsáveis por garantir uma arquitetura da informação eficiente e repleta de resultados.

Acompanhe cada uma delas procurando entender e encaixar no seu negócio a fim de ter mais profissionalismo e qualidade. Veja:

Escaneabilidade

A organização esquemática do site é um dos pontos iniciais com que se preocupar em arquitetura da informação.

Quanto mais fácil for aos visitantes encontrar aquilo que precisam, a partir de recursos simples, melhor.

Neste componente também vale citar os sistemas de rotulagem, ou seja, não adianta nada rebuscar a linguagem se o seu público não estiver adaptado a ela, apenas servirá para perder tempo e dinheiro, algo que você não quer que aconteça.

Navegação

Como o seu visitante navega pelo seu ambiente digital? Há um fluxo maior quando são levantadas as métricas sobre entradas e saídas? Será que o fluxo está suficientemente satisfatório?

A navegação é um dos importantes componentes da arquitetura da informação e deve ser levada realmente a sério.

Uma vez que cada internauta acessa o seu espaço pronto para navegar por ele até encontrar o que procura ou simplesmente sair, facilitar ao máximo o trânsito interno deve ser o primeiro objetivo para que o cliente fique mais tempo e siga pelo funil de vendas.

Pesquisa

Para que o internauta chegue até o seu ambiente interno é indispensável que a sua arquitetura da informação leve em consideração o momento da pesquisa.

Como o usuário questionará os mecanismos de busca de modo que você seja uma das primeiras opções?

Pense naquilo que o seu potencial lead quer e precisa, saiba o que você pode de fato oferecer a ele e então crie um layout estratégico e bastante assertivo sobre o assunto! Ofereça o melhor título e a melhor estrutura para atender as necessidades do leitor.

Exitem empresários que já entenderam que utilizar o mundo digital pode trazer resultados fantásticos para o mundo real.

Importância da arquitetura da informação para SEO

Depois de ler todo este post é evidente que você já sabe o porquê é tão importante investir na arquitetura da informação na sua página. Mas, será que este tipo de organização também possui valor perante as estratégias e mecanismos de SEO?

Evidentemente que sim! A otimização de site leva em conta absolutamente todos os recursos e ferramentas que são utilizados em sua estruturação. É justamente por isso que é tão importante investir na arquitetura da informação no seu ambiente interno.

Os mecanismos de busca, assim como seus visitantes, conseguem ler melhor um site que é minuciosamente organizado.

Devido a essa leitura é claro que a página ganha um valor mais elevado perante tais mecanismos e isso possibilita inclusive rankear entre os primeiros resultados toda vez que o layout for levado a sério.

O Marketing Digital é fundamental para que sua empresa se destaque dentro do segmento de que faz parte e esses pequenos cuidados são o que diferenciarão o seu negócio de outros que são apenas amadores. Portanto, não deixe de investir em boas estratégias digitais nunca!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital que realmente traz resultados ao seus negócios, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.