Briefing

para criação de sites
Briefing

Por Comunicação Liguesite. Postado em 01/08/2017. Última atualização em 01/08/2017.

Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

O briefing é um assunto muito importante para alinhar a expectativa do cliente com o que ele realmente irá receber ao final do projeto.

Vamos abordar alguns conceitos do briefing, mas queremos levar você a um entendimento prático.

Acompanhe conosco e ótima leitura.

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Briefing significado

Briefing ou comumente como se lê brífingue é uma palavra inglesa que podemos traduzir para resumo em português.

Na prática ela significa coletar um conjunto de informações de forma organizada, com o objetivo de desenvolver trabalho alinhados aos anseios do cliente com a entrega do fornecedor.

O briefing é muito utilizado no mundo digital na área do design para criação de logotipo ou de uma peça publicitária, ou no web design para criação de sites ou lojas virtuais.

Mas também pode ser utilizado em documentos, na criação de um produto físico, em engenharia, arquitetura ou qualquer projeto que tenha necessidade de coletar informações para transformá-la em uma entrega.

O que é briefing

Colete informações em uma reunião, com elas planeje e desenvolva um projeto, e, entregue ao cliente exatamente aquilo que ele pediu, isso é um briefing.

Nele deve contém informações claras e objetivas para que as expectativas do cliente estejam bem alinhadas, e você escolha a melhor estratégia para o projeto.

Tenha certeza que se a expectativa não estiver bem alinhada haverá um grande problema, vejamos na pratica.

Como fazer um briefing

briefing

Se observarmos a imagem acima, ele apresenta bem como fazer um briefing e alguns cuidados que você precisa ter.

 

O cliente explica os detalhes do projeto, suas expectativas – um balanço com três alturas de madeira, do lado direito da árvore.

O vendedor com um briefing ruim estende – um balanço de uma altura, de madeira, no meio da árvore.

O Design projeta – um balanço de uma altura, de madeira, muito sofisticado cortando a árvore ao meio.

O programador por sua vez construiu – um balanço de uma altura, de madeira, completamente seguro a prova de tombos.

O marketing descreveu o seguinte projeto – um balanço com um sofá superconfortável, com diversas funcionalidade.

A documentação do projeto – absolutamente nada.

Quais as funcionalidades foram instaladas – nenhuma.

Quais os custos envolvidos no projeto – o preço de uma montanha russa.

A manutenção do projeto – nenhuma.

E o que o cliente realmente queria – Um balanço com um pneu para relembrar sua infância.

Seu briefing precisa ser muito claro, pois isso é o que acontece na comunicação diária.

Então entenda se o cliente entendeu o que você entendeu. Certo?

Trabalhe com um briefing de tal forma que todos entendam o que é um balanço, com isso as expectativas ficarão alinhadas.

Modelo de briefing

Então recapitulando, o briefing visa coletar todas as informações importantes para a construção do projeto, em nosso caso em particular a criação de uma loja virtual ou de um site.

Vamos entender como inserir um briefing em um projeto, vamos ver agora algumas etapas importantes.

Reunião inicial

Será coletado a ideia do cliente, a expectativa e as necessidades.

Em um site por exemplo: Quantidade de páginas, complexidade, linguagem a ser utilizada e outros elementos.

Evite excesso de reuniões.

Proposta

Aqui deixe tudo claro para o cliente o que irá e o que não irá conter no projeto, e pergunte se ele entendeu, e o que ele entendeu.

Briefing de criação

Em um briefing é importante coletar:

  • Objetivo do projeto e da empresa
  • O conteúdo de cada página
  • A preferência visual do cliente
  • Informações sobre o cliente
  • Detalhes de produtos e serviços
  • Concorrentes
  • Público-alvo e seu perfil
  • Quais os diferencias do cliente

Não faça um briefing muito longo e preencha o briefing detalhadamente para não existir erros de interpretação, retrabalho, atrasos e prejuízos.

Design

Neste momento fazer desenhos e layouts é uma ótima opção, afinal mais de 80% da população é visual.

Nesta etapa solicite uma aprovação do cliente, isso garantirá problemas futuros.

Colete de uma só vez todas as alterações do cliente, se isso não acontecer pode ter certeza que o projeto não terá fim.

Mãos na massa

Após o briefing pronto é hora de ir para a implementação do projeto.

Briefing pronto

Tenha algo objetivo como: Briefing pronto

Esse exemplo de briefing precisará ser adequado para cada tipo de projeto, mas já dá para ter uma ideia do que conter.

O que não deve ter em um briefing

Não tenha muita formalidade, ou seja, muito técnico, e tenha em mente que o documente deve seguir de uma boa conversa para o entendimento de tudo, nada substitui a humanização.

Nunca seja apenas receptivo, ou seja, entenda se o que o cliente está lhe transmitindo é aquilo que você está entendendo, e vice-e-versa.

Não tenha o briefing como um trilho, mas uma trilha, ou seja, pode existir informações que você coletou na reunião que não está especificado no briefing, anote-a.

Não seja extremista, o equilíbrio é algo fundamental em projetos. E sempre seja muito verdadeiro, se você não conseguirá atender uma funcionalidade, uma demanda, ou uma expectativa, deixe isso muito claro e documentado.

Esperamos que você tenha gostado, agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

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