Call To Action

: 4 dicas para criar CTAs incríveis e aumentar suas vendas
Call To Action

Por Comunicação Liguesite. Postado em 02/10/2017. Última atualização em 02/10/2017.

Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

Quem possui ou está pensando em criar um e-commerce já deve ter ouvido falar no termo call to action, o famoso CTA.

Trata-se de um recurso que, como o próprio nome indica, chama o visitante da sua página ou blog para realizar alguma ação, como entrar em contato com a empresa, curtir as redes sociais ou conferir outro artigo do blog, por exemplo.

Esse recurso é uma forma de indicar, dentro do próprio site da empresa, qual deve ser o próximo o passo que o visitante deve seguir.

Dessa forma, você não só mantém o visitante interessado no conteúdo que está oferecendo, mas também cria maneiras de torná-lo seu cliente fiel.

Mas como usar os CTAs para aumentar as minhas vendas na prática? Para descobrir, veja o que falamos a seguir sobre essa ferramenta tão fundamental para garantir sua presença online e conquistar de vez o consumidor:

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1. Quem você quer atrair?

Antes de elaborar um call to action, é preciso pensar que tipo de visitante você quer em seu site.

Antes de criar o conteúdo, pergunte-se:

  • Esse material é voltado para alguém que se interessa pelo assunto tratado em seu blog, mas não necessariamente está interessado em fazer compras?
  • O conteúdo é relevante para alguém que já o conhece e tem interesse em fechar negócio?
  • Está produzindo material para um leitor que já é cliente seu?

Observe que em cada item, o internauta está em um estágio diferente de interesse sobre o que você vende.

O primeiro apenas quer entender melhor sobre o assunto que o conteúdo apresenta, mas, por enquanto, não está pensando em comprar.

O segundo já conhece a sua loja, mas ainda precisa se convencer sobre o fechamento da compra.

O terceiro já é cliente e precisa ser fidelizado.

Para cada um dos estágios, é preciso apresentar um call to action diferente.

Isso porque não é nada agradável oferecer um produto ou serviço, mesmo que seja uma oferta imperdível, para aquele visitante que acabou de conhecer o seu blog e que talvez nem conheça bem a sua marca.

Do mesmo modo, se o visitante já é seu cliente, as chances de ele ir direto ao ponto — que é solicitar um serviço, um produto, ou mesmo aceitar aquela super oferta — são maiores.

O CTA nos ajuda a levar o visitante no próximo passo: primeiro ele deve ser atraído para o nosso conteúdo, depois deve ser conquistado e, após efetuada a venda, fidelizado.

2. Como criar um call to action campeão?

Call to action campeão é aquele que dá resultado, certo? Mas, por onde começar? Depois que você já definiu para quem direcionar o conteúdo, pense qual será o próximo passo.

Por exemplo, se sua franquia é de ensino de idiomas, inicialmente você deve apostar em conteúdos gerais, algo como "(X) dicas para aprender inglês com séries de TV".

Nesse caso, o CTA pode ser a solicitação para que ele diga se o conteúdo foi relevante ou mesmo indicar outro texto que complemente o conhecimento adquirido.

Se o conteúdo é para um cliente seu, que tal oferecer alguma oferta ou apresentar um produto que está sendo lançado para que ele seja o primeiro a experimentar? O call to action pode estar no seu blog, mas também em vídeos no YouTube e até no e-mail marketing.

Aliás, essa ferramenta é essencial para enviar um conteúdo personalizado, no caso de um remetente que já é seu cliente.

O importante é que você consiga saber se eles estão sendo eficientes ou não.

A seguir, veja como garantir que o seu leitor ou visitante consiga encontrar facilmente o CTA.

Observe as cores e o tamanho dos CTAs

Existem vários tipos de call to action, mas é importante que eles apareçam de fato para quem estiver acessando o seu conteúdo.

Portanto, identifique:

  • se as cores chamam a atenção na página;
  • se o design facilita a identificação;
  • se os comandos são claros para o leitor (baixe o e-book, compre agora, clique aqui).

Escolha muito bem onde eles aparecerão para os visitantes

A partir do objetivo do seu call to action, você pode inseri-lo:

  • no sidebar do seu site (ou seja, nas extremidades laterais dele);
  • ao longo do post, seja como um link no texto, seja como uma imagem de destaque.

3. O que você espera de cada call to action?

Todo CTA deve ter um objetivo bastante claro para você.

É claro que o objetivo maior de qualquer e-commerce é vender.

Mas, antes de chegarmos neste ponto, é preciso fisgar o cliente e fazer com que ele sinta-se sempre motivado a voltar, pois o site, muito mais do que vendas, possui informações que o interessam.

Há muitas maneiras de manter o seu visitante envolvido pelo conteúdo que oferece.

Veja só.

Tornando-o fiel

Quanto mais relevante o seu conteúdo for, mais garantia vai ter de que o visitante irá voltar.

Procure criar materiais com o perfil do seu cliente.

Conheça-o, trace um estilo ideal de quem está tentando atrair e conquistar. Procure saber exatamente do que ele precisa, identifique quais são os assuntos que mais o interessam e concentre-se neles.

Engajando o consumidor

A melhor propaganda do seu produto ou serviço é a que o seu cliente faz.

Conteúdos que são voltados para o visitante que já é seu cliente ou que tem muito interesse no que você publica, podem ter chamadas que o convidem a compartilhar o material nas redes sociais ou com amigos.

Garantindo que ele navegue pelo blog

A chamada para a ação proporciona que o visitante do seu site possa passar mais tempo navegando ali.

Para isso, crie posts que possam direcionar para outros conteúdos do seu próprio blog.

No caso da franquia de ensino de idiomas, por exemplo, o texto que dá dicas para aprender outro idioma assistindo séries, pode indicar como segunda leitura; "(X) dicas para aprender inglês ouvindo música" ou "(X) dicas para se concentrar nos estudos".

Direcionando-o para uma página de conversão

Também chamadas de landing pages, elas normalmente são mais simples do que as demais de um site.

Em geral possuem um formulário e convidam ao download de algum material rico.

O objetivo com elas é conseguir se certificar de que o leitor ou visitante tem muito interesse em determinado conteúdo e é um cliente potencial.

Por meio das páginas de conversão, você pode oferecer algum conteúdo mais aprofundado e que tenha a ver com o seu negócio, além de obter informações valiosas sobre quem está acessando.

Veja mais dicas para decolar seu negócio.

4. Como saber se os CTAs estão dando resultado?

É preciso acompanhar frequentemente a performance dos seus CTAs.

Compare os números dentro de um período de tempo.

Veja se a taxa de cliques está caindo ou se tem aumentado.

Identifique se o problema é de design (como mencionamos no item 2) ou se são os seus visitantes que estão mudando.

Isso significa que provavelmente seus interesses também estão.

Se está em dúvida sobre a eficiência dos seus CTAs, faça testes.

Muitas vezes, pequenas alterações já trazem grandes resultados.

Para ajudá-lo nisso, conte com o Google Analytics, e com o Google Search Console que fazem as análises quantitativas para você.

O call to action, quando bem utilizado, pode ser o detalhe essencial para transformar um simples visitante em um futuro cliente.

Gostou das dicas?

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