Como melhorar a

captação de clientes

na minha empresa?
captação de clientes

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 19/12/2017. Última atualização em 19/12/2017.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Manter um nível estável de vendas é fundamental para a sobrevivência qualquer empresa, independentemente de porte ou segmento.

Mesmo que sua base atual seja bem sólida, sempre haverão pessoas entrando e saindo da sua lista de leads.

Por isso, é importante investir na captação de clientes novos regularmente.

A questão que muitos levantam diante disso é: como?

A resposta nem sempre é simples, já que diferentes empresas podem precisar seguir diferentes estratégias para captar seu público-alvo.

Felizmente, existem alguns conceitos mais elementares que podem ser aplicados em quase qualquer contexto.

Entendendo o básico, você pode experimentar e se aprofundar no que for mais relevante para o sucesso da sua empresa.

Para lhe ajudar um pouco nesse processo, trouxemos aqui 7 dicas para melhorar a sua captação de clientes e aumentar o desempenho do seu negócio. Acompanhe!

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1. Estabeleça o perfil do seu cliente

O primeiro passo em qualquer campanha de captação de clientes é saber para quem você está criando sua mensagem.

Você não se dirige às pessoas de diferentes idades, profissões e grupos de interesses da mesma maneira, pois, sabe que cada grupo tem preferência por um tipo de diálogo diferente.

A mesma ideia se aplica à divulgação da sua empresa.

Comece listando informações básicas sobre sua atual base de clientes.

Faixa etária, nível de poder aquisitivo, restrição de localidade etc.

À medida que você reunir esses dados, você poderá criar materiais de divulgação que chamem a atenção desse tipo de pessoa, o que facilitará seu trabalho de conversão no futuro.

2. Segmente seu público

Depois de estabelecer alguns parâmetros gerais para o seu público-alvo, é hora de dividi-lo em categorias menores.

Com uma análise mais profunda, você poderá ver que há vários outros grupos, com características mais particulares.

Por exemplo, pessoas de determinada faixa etária dentro da sua base têm preferência por certos produtos específicos.

O propósito dessa segmentação é tornar sua captação de clientes mais eficiente.

Tentar agradar a todo o público de forma geral, raramente, é uma boa ideia, justamente por que as preferências são diferentes.

Para evitar desperdiçar recursos, o melhor que você pode fazer é focar em grupos, direcionando seus investimentos para que obtenham o maior retorno possível.

3. Tenha uma postura proativa

Todo bom profissional sabe que você nunca consegue mais um cliente ficando sentado e esperando que ele apareça.

Seu negócio precisa estar presente no dia a dia do seu público, mantendo sua relevância aos olhos de todos.

Ao invés de apenas colocar um cartaz ou outdoor, você deve estar nas casas, TVs e smatphones dos seus leads.

Para que isso aconteça, você deve investir em anúncios bem direcionados, montando uma campanha para manter a atenção do público.

Além disso, entrar em contato com leads que já fazem parte da sua base, seja por telefone, e-mail ou redes sociais, pode ser uma boa forma de mantê-los fiéis à sua marca.

4. Automatize tarefas menos estratégicas

O processo de captação de clientes, como você já deve saber, não consiste apenas em criar propagandas e anúncios para redes sociais.

Há muitas pequenas tarefas administrativas que precisam ser cumpridas, mas que são monótonas e sem muito valor estratégico.

Além disso, um ser humano pode ter muita dificuldade em manter o ritmo necessário nesse tipo de trabalho.

Para evitar esse problema, uma alternativa é automatizar essas tarefas por meio de softwares de gestão.

Coisas como a organização de arquivos, envio em massa de e-mails e notificações, programação de postagens em redes sociais, entre outras coisas, são mais eficientes quando realizadas por uma máquina.

Isso libera sua equipe para que atuem de forma estratégica e criativa.

5. Crie uma meta de conversões

Como você pode dizer se sua campanha obteve sucesso se não havia um objetivo claro desde o início?

Apenas “captar clientes” pode ser um princípio de meta, mas não é suficiente para caracterizar uma.

Neste caso, é importante definir quantas conversões você espera obter, em quanto tempo, qual será o tamanho do investimento inicial e quanto você quer obter de retorno.

Com uma meta bem delimitada, você pode criar planos ao redor dela, já prevendo quanto terá que investir para atingi-la dentro do prazo.

Além disso, ter algo para nortear suas ações dentro do período das campanhas é muito útil, já que boa parte da sua agenda terá que ser adaptada de acordo com certas eventualidades.

6. Foque na experiência do cliente

Em muitos aspectos, a captação de clientes depende da qualidade do produto ou serviço em questão.

Porém, esse não é o único fator que entra em jogo nesse processo.

Hoje em dia, boa parte da decisão de compra dos seus leads depende da qualidade do atendimento e da satisfação que o ato de compra em si proporciona.

Por exemplo, comprar um produto exclusivo com um desconto especial e que oferece outros benefícios atrelados.

Esses componentes são agrupados no que chamamos de “experiência do cliente”.

Quanto mais positiva ela for, maiores serão as chances de que seus vendedores fechem um contrato.

Além disso, clientes que tiverem uma experiência consideravelmente boa tendem a se fidelizarem, retornando até você com muito mais frequência.

7. Capacite sua equipe para alcançar resultados

Por fim, mas não menos importante, seu time deve estar preparado para receber esse fluxo de novos clientes, ou todo o esforço até então terá sido em vão.

Isso não só em relação ao seu time de vendas e atendimento, mas também à produção, entregas e qualquer outra área que afete a experiência do cliente, direta ou indiretamente.

Se você tem pouca experiência atuando como empreendedor, pode ser que ainda esteja lidando com um time bem pequeno.

Na verdade, isso facilita seu trabalho, pois há menos pessoas a serem treinadas e mais espaço para experimentação.

Porém, com o tempo, você terá que desenvolver protocolos mais elaborados para facilitar a entrada de novos membros na equipe.

Agora que você tem essas dicas, é hora de começara a alavancar sua captação de clientes, certo?

Portanto, não deixe que a sua concorrência domine o seu mercado. Coloque nossas instruções na prática e aumente as suas vendas!

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