Como utilizar a

Cauda Longa na estratégia de SEO

?
Cauda Longa na estratégia de SEO

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 11/04/2018. Última atualização em 11/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

O Marketing Digital é a grande tendência do milênio, e é claro que você já sabe disso. Mas, será que você tem conseguido acompanhar a todos os avanços e novos estudos que ocorrem dia após dia nesse segmento? Entre as melhores estratégias SEO você por acaso já ouviu falar e sabe para que serve a Cauda Longa?

Assunto relativamente novo, para manter seu negócio a frente de seus concorrentes é preciso estar de olhos abertos. E sendo assim, nada melhor do que entender a fundo este conceito que tem melhorado os resultados de quem investe corretamente nas estratégias SEO.

Seja para você um tema novo ou já conhecido, neste artigo você poderá entender melhor como funciona a Cauda Longa.

Veja como esta teoria tem conquistado espaço no mundo virtual e entenda a sua importância! Continue lendo.

CONTINUAR LENDO

Cauda Longa: Saiba tudo sobre o assunto!

O uso de palavras-chave é verdadeiramente importante em meio ao Marketing Digital.

Responsáveis por fazer com que seu conteúdo seja encontrado nos mecanismos de busca, esses termos, palavras e frases devem ser tratados de forma estratégica.

Em resumo, a palavra-chave é aquilo que o internauta irá digitar nos mecanismos de busca a fim de encontrar páginas e links que lhe ofereçam respostas.

Para ter acessos, seu site precisa investir no uso dessa estratégia SEO, do contrário dificilmente terá os resultados desejados.

A cauda longa especifica o que o seu conteúdo oferece. Ela é perfeita para o lead que é bastante preciso no que está procurando na internet. Por exemplo, considere um site cujo ramo de negócio seja a venda de capinhas de celular.

Enquanto a palavra-chave “capinha de celular” pode ser ampla demais, usar uma cauda longa pode melhorar seus acessos.

Alguns modelos que poderiam ser usados para dar precisão são: capinhas de celular iPhone 6; capinhas de celular personalizada; capinhas de celular j7 em São Paulo e assim por diante.

Podemos dizer que a cauda longa é utilizar termos ou palavras-chave mais especificas, que normalmente tem menos buscas porém elas tem mais chances de efetivar uma venda, ou seja é utilizada mais no fundo do funil de vendas.

Infográfico de Cauda Longa

Por que usar a cauda longa na estratégia SEO?

Oferecer aquilo que você tem para quem está procurando e disposto a comprar ou contratar.

Essa é a lógica do uso da Cauda Longa: Investir exatamente em quem já está propenso a contratar seu negócio ou adquirir alguma de suas mercadorias.

Algumas das principais vantagens do uso da Cauda Longa podem ser observadas a seguir.

Repare que cada uma delas se encaixa perfeitamente aos seus objetivos e metas como empreendedor. Acompanhe:

É mais fácil alcançar os objetivos

Quando um internauta pesquisa por algo nos mecanismos de busca é comum que ele seja bem claro e específico sobre o que procura.

Desta forma, se a sua empresa oferece aquilo que ele quer, quanto mais precisa for a palavra-chave, melhores as chances de receber a sua visita.

Ao trabalhar com uma palavra-chave de cauda longa você simplifica a procura do internauta, possível cliente. Assim, você o direciona exatamente para o lugar que ele procura. E as chances de fazer um negócio como consequência são muito mais altas!

Excelente custo x benefício

Influenciando diretamente no ROI do seu empreendimento, trabalhar com caudas longas com certeza vale a pena.

Desta forma, saiba que se é custo x benefício que você procura, essa pode ser sim uma boa resposta e alternativa de estratégia.

Uma vez que mesmo que o número de pesquisas e cliques seja menor do que palavras-chave mais genéricas, a qualificação do internauta proporciona um bom resultado. É o lead perfeito para o seu produto ou serviço, portanto com altas chances de conversão.

Crescimento de busca no Google

Também é vantagem dizer que ao trabalhar com palavras-chave de cauda longa seu empreendimento virtual será melhor classificado pelo Google. E você já sabe que este tipo de posicionamento é determinante para o sucesso, não é mesmo?

Uma vez que os internautas que acessam seu conteúdo encontram aquilo de que precisam, automaticamente o mecanismo de busca lhe atribui um bom valor. Assim, assumindo uma melhor colocação na página de pesquisa, seu número de visitantes também cresce!

Taxa de rejeição menor

É claro que ter altos níveis de rejeição não é algo bom para o empreendimento, seja de qual segmento ele for. Por isso mesmo, trabalhar com palavras-chaves mais claras e precisas garante a diminuição deste acontecimento.

Os visitantes certos serão alcançados através da estratégia. Além de eles obterem a resposta de que precisam, sua página será mais acessada por leads qualificados. A possibilidade de ter os números finais melhorados no negócio são muitas!

5 dicas de como utilizar palavras-chave de Cauda Longa

dicas de como utilizar palavras-chave de Cauda Longa

1. Conheça bem o perfil do seu cliente

O que o seu cliente precisa que a sua empresa tem a oferecer?

Responder a esta pergunta é o primeiro passo para encontrar palavras-chave de cauda longa que realmente valem a pena.

Afinal, será necessário ter este conhecimento para escolher corretamente em que investir para melhorar a conversão. Crie sua buyer persona antes de tudo!

2. Crie variações apropriadas para o uso de palavras-chave

Não se prenda a apenas uma palavra-chave de cauda longa, por outro lado, procure variar para atingir a um número maior de internautas.

Sempre tomando por base a primeira dica dada neste artigo, crie opções que sejam do dia a dia do lead e as disponibilize.

3. Enquadre a palavra-chave nas medidas de long tail

A palavra-chave de cauda longa, long tail, deve ter ao menos quatro palavras, isso é indispensável. Do contrário essa palavra será considerada como outra qualquer, com menores chances de ranqueamento.

4. Ofereça um conteúdo de qualidade e condizente

Mais do que atrair o lead para dentro do seu site, preocupe-se em lhe oferecer exatamente o que a cauda longa sugere.

Utilizando ainda o mesmo exemplo dado anteriormente, de nada adianta o internauta pesquisar por “capinhas de celular iPhone 6” e ser redirecionado para uma página de vendas de celulares.

É preciso ter bom senso!

5. Mensure os resultados alcançados com a cauda longa

Por fim, não menos importante, garanta que todo uso de cauda longa será posteriormente mensurado.

A mensuração é indispensável dentro do Marketing Digital, por isso não abra mão dela independente do seu ramo de atuação.

Entender a performance de cada estratégia é a melhor forma de saber em quais delas investir novamente.

Agora você já sabe o que é uma palavra-chave de cauda longa e obteve dicas sobre como criá-la. Aproveite então para comentar qual a primeira cauda longa a ser usada pelo seu negócio e troque experiência com outros leitores!

Faça um curso rápido de SEO para leigos

Gostou do nosso artigo?

Então acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ ou no YouTube!

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.