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Chat

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Por Comunicação Liguesite. Postado em 22/01/2018. Última atualização em 17/01/2019.

Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

O que é Chat?

O chat é uma das melhores invenções que vieram com a internet.

Trata-se de um meio de comunicação no qual se utiliza texto, majoritariamente, assim como as mensagens pelo celular.

Em alguns casos, é possível também incluir vídeo-chamadas, ou chamadas por áudio, mas o grande atrativo está justamente na escrita.

Ela não deixa muito espaço para dúvidas, pode ser a mais detalhada possível, é mais segura e pode ser recuperada facilmente se for necessário.

Além disso, a maioria das pessoas prefere se comunicar assim.

Se o público se sente mais à vontade e com menos reservas ao conversar por chat, por que não são todos os empreendimentos que possuem essa função em seus sites?

Porque nem todos percebem a vantagem dessa função, ou não souberam utilizá-la do jeito certo.

O chat pode ser um diferencial, justamente por estar em falta em muitas empresas.

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Chat Online

O chat é essencialmente online, mas ele pode ser utilizado de formas diversas.

Por exemplo, muitas empresas usam ferramentas de chat para a comunicação interna.

É muito útil para os maiores empreendimentos, quando é difícil que todas as pessoas estejam presentes fisicamente no mesmo lugar.

Lojas com muitas filiais também podem aproveitar esse recurso, e mesmo as menores empresas poderiam acessar um chat interno para discutir projetos e novidades.

Veja algumas opções de chat online para comunicação interna: Skype e o Hangouts do Google são muito utilizados para essa finalidade.

Chat para Site

Entretanto, estamos falando principalmente do chat online destinado ao público final, ou seja, um chat para site.

Esses podem ser aplicativos como os citados acima, mas isso traz um problema neste caso: a impressão de pouca profissionalidade.

Ninguém confia muito quando um site manda clicar para ir para uma página externa, não é?

O mesmo vale para o chat online.

As empresas que querem fazer uso dessa função, devem usar um chat para site integrado.

Ele dá mais segurança para o consumidor e é bem mais prático.

Para que o chat para site serve?

Para o público, o chat pode servir para uma série de finalidades.

Ao conhecer a empresa pela primeira vez, os mais leigos podem preferir perguntar diretamente sobre o que se trata, para garantir que não haverá nenhum erro de interpretação.

Muitas vezes, porém, o principal uso da ferramenta é para tirar dúvidas de quem já está familiarizado com o produto.

Por isso, o chat pode ser considerado uma extensão do trabalho de marketing.

O consumidor vai descobrir sobre a empresa através de alguma estratégia de marketing já aplicada.

Pode ser pelas redes sociais, telemarketing, SMS Marketing ou mesmo marketing tradicional, como panfletos e banners.

Ainda assim, é possível que ele não tenha total noção da mensagem transmitida com apenas esse único contato.

Então, ao procurar pela empresa e encontra o site, a pessoa ficará satisfeita em descobrir que pode conversar com alguém para resolver qualquer questão pendente.

O chat também serve como ferramenta de fidelização dos clientes.

Caso surja algum defeito no produto vendido, o serviço não seja prestado com a qualidade de sempre, ou qualquer outra reclamação que possa ser feita, o consumidor vai querer entrar em contato com a empresa.

Geralmente, fazer isso por telefone é mais cansativo e desestimulador.

Então, quando é necessário falar com a empresa, o primeiro lugar que o cliente vai procurar é um chat.

Se ele puder conversar pela internet e resolver o problema, vai economizar tempo, telefonia e paciência.

Isso o deixará satisfeito com a empresa e provavelmente o manterá como cliente.

Como colocar chat no meu site?

Existem no mercado diversos chats que podem ser incluídos nos sites, inclusive gratuitamente.

Em contrapartida, eles costumam vir com anúncios ou com destaque para a marca do chat, o que pode ser irritante, além de deixar o site um pouco bagunçado.

Por isso, a melhor opção é o chat integrado do próprio site.

Algumas empresas que desenvolvem sites incluem também esse serviço adicional, como é o caso da Liguesite.

Vantagens do chat para empresas

Oferece mais opções de comunicação

Manter a empresa acessível é interessante para todos.

Além das redes sociais, dos telefones e da presença física (quando for o caso), o chat abre mais uma porta para que o público possa se aproximar.

Reduz custos

Como grande parte das pessoas vai preferir conversar pela internet, os custos com atendimento telefônico provavelmente vão cair significativamente.

Além disso, se você possuir um call center, ele pode ficar congestionado facilmente.

O chat alivia o número de atendimentos por lá.

Facilita a compra

As dúvidas são parte comum do processo de compra.

Quando o cliente está em uma loja, falando com um vendedor, esse obstáculo é facilmente vencido; mas e quando ele está em casa, sozinho, navegando na internet?

Se ele tiver que ligar e passar por toda uma burocracia para tirar uma dúvida, as chances de desistência são bem grandes.

O chat diminui esse risco de perda.

Atendimento a qualquer hora

Com os custos reduzidos, é possível conseguir equipes para atendimento a qualquer momento.

Essa facilidade do "24 horas aberto" é um grande atrativo e conquista muitas vendas.

Histórico gravado

É mais fácil e mais barato manter as conversas por chat registradas do que as por telefone.

Os históricos ficam todos guardados, e se for necessário, é só pesquisar e encontrar o momento certo de determinada fala.

Isso é muito útil no caso de desavenças entre funcionário e cliente, informações erradas ou qualquer outro problema que venha a acontecer.

Mesmo que nada de ruim aconteça, é uma função importante para o controle da equipe e para a emissão de relatórios.

Chat é tudo de bom!

O chat só não dá certo quando cai em algum erro, como quando ele é externo ou quando surge com propagandas e poluição visual, atrapalhando mais do que atraindo o consumidor.

Se o site possui uma função de chat limpa e funcional, ela só tem a somar ao empreendimento.

Gostou do artigo e da ideia? Então veja como ter um site com chat já integrado!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de chat para site, criação de sites, marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

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