CNPJ

uma série prática de perguntas e respostas
CNPJ

Por Comunicação Liguesite. Postado em 22/09/2017. Última atualização em 22/09/2017.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

CNPJ é uma série que as Franquias de Sucesso Liguesite montaram, com perguntas e respostas práticas para você que deseja empreender no Brasil.

Nossa missão é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias, assim eles podem se capacitar e oferecer as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

O SEBRAE realizou uma pesquisa mostrando que ter um negócio próprio está em terceiro lugar nos sonhos comuns dos brasileiros.

O grande desafio é tornar esse sonho uma boa realidade, e não virar um pesadelo.

Para que o seu sonho seja realizado você que deseja empreender precisa se preparar.

Foi pensando nisso que realizamos esse artigo sobre o CNPJ.

Acompanhe o artigo e ótima leitura.

CONTINUAR LENDO

CNPJ o que é?

CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, toda empresa dever possuir este cadastro para o exercício de sua finalidade.

Criado em 01/07/1998, pela Instrução Normativa SRF nº 27/1998, ele foi uma evolução do antigo Cadastro Geral de Contribuintes ou CGC.

Saiba mais sobre as Instruções Normativas. Ele é como uma identidade da sua empresa.

Mais abaixo falaremos de alguns cuidados que você precisa ter com o CNPJ, acompanhe.

Cartão CNPJ

O cartão CNPJ contém o número de cadastro da empresa junto à Receita Federal, e todos os dados da empresa, sendo os mais usuais: Data de fundação, razão social, endereço, informações de contato.

Sem este cadastro a empresa não poderá exercer sua finalidade, não poderá abrir conta em banco, ou seja, ele é documento obrigatório para a vida da empresa.

Veja abaixo a figura completa de um cartão CNPJ:

cartão CNPJ

  • Número de inscrição: é o número do CNPJ em si.
  • Data de abertura: é a data de início de atividade da empresa.
  • Nome empresarial: é o nome da empresa ou a razão social.
  • Título do estabelecimento ou nome fantasia: é opcional, e é um nome normalmente utilizado para facilitar a identificação dos consumidores. Imagine que o nome empresarial é Empresa de Confecção, Produção e Vendas de Calçados Ltda, mas a empresa é conhecida por Loja HN, então você utiliza o nome de fantasia como Loja HN.
  • Código e descrição da atividade econômica principal ou CNAE: é o código informado pelo contador para a receita federal, em conjunto com as atividades secundarias abaixo é o que a empresa pode realmente fazer.
  • Código e descrição das atividades econômicas secundárias: é opcional e em conjunto com o CNAE acima compõe as atividades que a empresa pode fazer.
  • Código e descrição da natureza jurídica: é a classificação da empresa, se é empresa pública, Sociedade de Economia Mista, Sociedade Anônima Aberta ou a mais comum Sociedade Empresária Limitada. O seu contador lhe indicará a melhor opção, e você pode verificar todas as opções no site da receita federal.
  • Endereço: deve ser completo.
  • Situação, data e motivo de situação cadastral: se é ativa, inativa, a data e o motivo daquela situação.
  • Situação e data da situação: para casos especiais, veja a tabela de situações especiais.

Como fazer o cadastro do CNPJ

Para fazer o CNPJ deverá acessar o site da receita federal, e fazer o preenchimento do formulário conforme dados constantes no contrato social, requerimento de empresário, estatuto/ata de constituição conforme a natureza jurídica da empresa.

Após o preenchimento será gerado um código de acesso para acompanhamento e emissão do DBE Documento Básico de Entrada que irá acompanhar os demais documentos de abertura.

Agora tudo isso poderá ser feito por um contador especializado.

Consulta CNPJ

Para consultar um CNPJ é necessário ter o número do CNPJ, também conhecido como número de inscrição, e acessar o site da receita, conforme figura abaixo:

consulta CNPJ

Consulta CNPJ é algo bem simples, informe o CNPJ no campo indicado e ao lado digite as letras e números que aparecer na imagem de verificação, depois clique no botão consultar.

Após esse procedimento vai aparecer o Cartão CNPJ, descrito nas seções acima.

Emissão CNPJ

A emissão CNPJ é feita conforme explicado acima, em caso da primeira emissão, quando for solicitado o CNPJ será gerado um código de acesso, com esse código em mão é só entrar no site da receita federal, e ir acompanhando o andamento da emissão.

Diferença do CNPJ e inscrição estadual

O CNPJ é o cadastro junto à Receita Federal, ele é nacional, já a inscrição estadual é o cadastro junto a Receita do Estado sede da empresa.

O CNPJ é normalmente utilizado para empresas de prestação de serviços, e a inscrição estadual para empresas que vendem mercadorias.

Como manter o CNPJ adimplente

Para se manter adimplente a empresa deve efetuar os recolhimentos de seus tributos e encargos, bem como cumprir com suas obrigações acessórias.

Além disso manter o CNPJ atualizado é bem importante, veja como fazer abaixo.

Como manter o CNPJ atualizado

Para manter seu CNPJ atualizado a empresa deve proceder com alterações contratuais.

Isso é de extrema importância pois uma empresa com suas atividades incorretas poderá pagar tributos de forma errada ou em caso de endereço errado ter suas inscrições canceladas.

Outra dica bem importante é fazer um estudo tributário junto com o seu contador, para avaliar se você está enquadrado na melhor opção tributária.

De forma legal, pagar menos impostos significa mais lucro no caixa de sua empresa.

Fale com o seu contador.

Porque não emprestar seu CNPJ

Caso você empreste seu CNPJ a alguém, este alguém poderá fazer negócios em seu nome e não efetuar os pagamentos devidos, ficando a cargo do responsável pela empresa em fazê-lo.

Hoje em dia abrir uma empresa se tornou simples, você pode optar por ter uma MEI microempreendedor individual, e ficar regularizado junto aos governos, municipais, estaduais e federais.

Nunca trabalhe na modalidade informal, definitivamente não vale a pena os riscos.

Porque baixar CNPJ ao encerrar as atividades

Uma vez constituída a empresa, ela manterá seus cadastros até o seu encerramento, deste modo ela estará obrigada às obrigações acessórias e o não cumprimento desta acarreta multas.

Deste modo quando a empresa não estiver mais em funcionamento, o correto é proceder com sua baixa.

Como fechar uma empresa

Para fechar uma empresa é necessário baixar todos os seus cadastros, sendo: Municipal, estadual, federal (CNPJ) e junta comercial.

Recomendamos que busque um contador especializado para que você não tenha problemas e surpresas futuras.

Como reativar CNPJ baixado

Para reativação de um CNPJ é só fazer a solicitação para receita federal, mas não são todos os casos que a empresa é reativada.

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

Juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet! Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.