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Como abrir uma empresa de marketing digital

Como abrir uma empresa de marketing digital

Por Comunicação Liguesite. Postado em 05/04/2018. Última atualização em 05/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Iniciar seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Todavia, há muitas dúvidas sobre os primeiros passos a serem dados, bem como as burocracias que precisam ser tratadas. Então, a questão é: como abrir uma empresa de marketing digital?

Ao longo do conteúdo, serão estabelecidos os principais passos: análise da viabilidade, consulta de disponibilidade de nome, pesquisa de concorrência e assim por diante. Além disso, será discutido sobre o uso da franquia de marketing digital.

Sabemos muito bem da importância do assunto, então criamos esse artigo. Nele, você vai entender como abrir uma empresa de marketing digital. Boa leitura!

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Uma visão macro do empreendedorismo no Brasil

Primeiramente, é importante ter uma visão mais macro do empreendedorismo no Brasil. Logo, será possível entender as principais ameaças e como podem ser contornadas.

O Banco Mundial divulga, anualmente, um relatório chamado “Doing Business”. Ele classifica o ambiente de negócios de 190 países, destacando aqueles onde é mais fácil empreender e crescer. No atual ano, nessa lista, o Brasil ocupa a 125ª posição — duas posições abaixo do relatório de 2017, (123ª).

 O resultado não é por menos: além do excesso de burocracia, há certa escassez de mão de obra qualificada e diversos empecilhos para quem quer começar do zero. Estima-se que seis em cada dez empresas fechem antes de completar 5 anos de atividade.

Para quem aposta no modelo de franquia, no entanto, os números são mais animadores. Em 2016, a taxa de mortalidade foi de apenas 5,1% — resultado de um suporte maior do franqueador, que oferece um modelo de negócios validado e treinamentos específicos. Com o surgimento da franquia digital, o mercado tornou-se ainda mais acessível.

Os principais passos para iniciar o negócio do zero

Avalie a viabilidade do negócio

O início de qualquer negócio depende do investimento de três principais recursos: tempo, energia e dinheiro. Como ninguém quer gastá-los sem necessidade, então o primeiro passo é avaliar a viabilidade da ideia — será que vale o esforço?

Para tanto, há uma série de técnicas úteis. A primeira é o tradicional plano de negócios: o qual avalia uma série de variáveis internas (recursos disponíveis, operações e equipe necessária) e externas (macroambiente) para chegar ao resultado final.

Outra possibilidade é criar um modelo de negócios por meio do Canvas. Assim, será possível condensar as ideias em poucas palavras. Esse modelo leva em consideração: a entrada de receitas, a proposta de valor entregue aos clientes e o perfil dos clientes.

Pesquise sobre as exigências legais e específicas

Outro ponto indispensável é considerar as exigências legais. Como se sabe, o Brasil é um país burocrático (as demandas municipais, peculiares a cada região, tornam o trabalho ainda mais difícil). Então, aqui, é preciso ter atenção dobrada!

Para iniciar um negócio do zero, é importante contar com a ajuda de um contador. Ele ficará responsável por solucionar as demandas existentes e realizar os registos junto aos órgãos responsáveis, como: prefeitura municipal, secretaria estadual e receita federal.

Determine adequadamente o nome da empresa

O nome da empresa é outra etapa crucial. Ele será útil para atrair um maior número de clientes, destacar o negócio de outros e disseminar a proposta de valor no mercado.

Para decidir o nome da empresa, é preciso ter algumas coisas em mente. Ele deve ser fácil de soletrar, curto, chamar a atenção do público-alvo e transmitir a identidade do empreendimento. Não é uma tarefa simples!

Ainda é preciso avaliar se o nome desejado está disponível ou se outra empresa o utiliza, depois fazer o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Somente assim, poderá usar o nome sem risco de plágio ou problemas futuros.

Pesquise o ponto para início das operações

A empresa de marketing digital ainda precisará de um ponto, no qual serão realizadas reuniões com os clientes, as tarefas diárias e o gerenciamento da equipe de trabalho. Com uma boa localização, será possível até atrair mais clientes.

Algumas coisas precisam ser analisadas ao definir o ponto, tais como: o fluxo de pessoas naquele local, a existência de concorrentes, o transporte público e o preço.

Há, também, demandas burocráticas. É preciso avaliar se o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) está devidamente pago, caso contrário, não poderá emitir notas fiscais. Por fim, precisará do alvará de funcionamento do corpo de bombeiros.

Os benefícios da franquia como modelo de negócios

Como observado, também existe a possibilidade de usar o modelo de franquia. Nesse caso, o modelo de negócios está construído e validado. O empreendedor também conta com o apoio do franqueador para solucionar demandas burocráticas.

Dentre as vantagens de investir em uma franquia de marketing digital, pode-se destacar:

Nome consolidado no mercado

Ao iniciar um negócio do zero, será preciso criar o portfólio de trabalho e construir a reputação da empresa. Passo a passo. Isso pode demorar bastante tempo!

No modelo de franquia, o nome é conhecido no mercado e ativo em diversos outros estados. Logo, já existe uma reputação favorável, um amplo portfólio de trabalho e o reconhecimento da organização — o que facilita a venda e a aquisição de clientes.

Filipe empreendendo em microfranquias home office

Foi o caso do Filipe Carvalho que faturou R$50 mil em um único mês.

Suporte completo do franqueador

Ao longo da “jornada” empreendedora, uma série de dúvidas surgem: como precificar corretamente, quais impostos pagar, quais registros obter etc. Uma consultoria cobra bem caro pelas informações, o franqueador oferece suporte gratuito.

Uma das principais razões pelas quais a franquia possui taxa de mortalidade muito inferior ao negócio tradicional é o suporte do franqueador. Ele já conhece o caminho, conhece as dificuldades existentes e direciona o franqueado ao sucesso.

Microfranquias: Franquias de Sucesso - Liguesite Porto Alegre

Veja o caso do Luiz Cezar que parou de vender livros e contou com todo o apoio da franqueadora faturando mais de MEIO MILHÃO.

Processos eficazes ao sucesso

Outro “gargalo” que a franquia de marketing digital pode solucionar é a dificuldades para estabelecer os processos diários.

  • Quais serviços serão oferecidos?
  • Como os descontos vão funcionar?
  • Quais os planos de pagamento?

O modelo de franquia está em funcionamento e gera lucro para outros empreendedores, logo, já existem processos sólidos e eficazes. O empreendedor não precisa criar um organograma de cada etapa, tudo está planejado e em funcionamento.

Como se pode observar, há diversos passos para iniciar um negócio do zero: desde a análise da viabilidade até a pesquisa do local adequado. Aí, no entanto, residem muitos desafios. Uma forma de minimizar os riscos e potencializar o sucesso é o modelo de franquia, que está pronto e validado por diversos outros empreendedores.

Agora entende como abrir uma empresa de marketing digital, certo? Aproveite para baixar o nosso e-book sobre como trabalhar com esse tipo de marketing. Vamos lá!

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

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