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como calcular o lucro

do seu negócio!
Como calcular lucro

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 28/02/2018. Última atualização em 06/05/2019.

Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

Lucro é uma das palavras mais importantes em um negócio. Afinal, ela significa aquilo que você realmente recebe, isto é, o saldo positivo da franquia e, quanto maior ele for, mais saudável estará o negócio e maiores serão os seus ganhos.

Também é importante entender o lucro, pois é ele quem determina seus ganhos, o quanto poderá reinvestir no negócio e ajuda você a entender os riscos e acertos com os quais precisa lidar. 

Mesmo sabendo disso, muitos empresários e franqueados têm dúvidas sobre como calcular lucro e como estabelecer uma margem de lucro que seja condizente com o negócio e com as expectativas de quem o gerencia.

Por falar em margem de lucro, ela ajuda a delimitar onde você quer chegar e a definir um plano de ação. E esse conhecimento é mais que importante não só para saber como gerir as despesas e as receitas, mas também para evitar possíveis problemas na hora de projetar o futuro da franquia. 

Se você está começando um negócio ou já gerencia uma franquia e precisa entender melhor esses detalhes, a seguir explicaremos melhor como calcular lucro.

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O que é e como calcular lucro?

Lucro é o resultado positivo que a sua empresa deve contabilizar no fim de um período.

Isso significa que ele vai ser a diferença entre o capital que você investiu, as despesas e as demais receitas, ou seja, é o que sobra depois de descontar todos os gastos e investimentos que você fez.

Funciona assim: imagine que você tenha investido R$30.000 na compra de um produto e que as vendas resultaram em R$80.000.

Isso significa que você teve R$50.000 de lucro, certo?

Você não pode esquecer, no entanto, que existe uma taxação, que há impostos incidindo sobre esses produtos.

Imagine que você precise pagar R$15.000 em impostos. Portanto, seu lucro será 50.000 - 15.000 = 35.000.

Quando são descontadas todas as despesas que a franquia tem, todos os pagamentos feitos a funcionários e impostos, como exemplificamos acima, temos o lucro líquido, isto é, temos um valor que você efetivamente recebeu por todo o trabalho, que, por sua vez, pode ser reinvestido na franquia.

É possível estabelecer uma margem de lucro?

Em alguns países do mundo, como os Estados Unidos, evita-se falar nessa história de margem de lucro. Mas, aqui no Brasil, não só é possível estabelecê-la, como é essencial para manter a saúde da franquia e projetar uma movimentação que esteja de acordo com as suas expectativas ao gerir o negócio.

O grande lance é entender como funcionam suas despesas e ter todas elas anotadas e registradas para que você saiba exatamente quanto dinheiro sai da empresa e quanto entra.

Verifique qual o valor gasto com aluguel, com folha de pagamento, com recursos que utiliza no dia a dia, com produtos, entre outros.

Há as despesas variáveis e as fixas.

As variáveis são aquelas que se modificam mês a mês, como a matéria-prima, as comissões sobre vendas de produtos, entre outros.

Já as fixas são aquelas que você espera pagar todo mês sem grandes alterações, como o aluguel, o salário dos funcionários, entre outros.

Aliás, quanto menor a operação, menores os custos. Por isso as franquias on-line são sempre uma ótima opção de negócio.

Em seguida, depois de analisar todo esse dinheiro que entra e que sai, estabeleça uma margem de lucro que gostaria de receber sobre cada produto.

Suponha que você projete um lucro de 20%. Se o seu produto custa R$30 + 20% de lucro significa que será preciso cobrar R$36 por ele.

Para definir a porcentagem de lucro que você quer ter, é importante conhecer bem o mercado em que está atuando, o perfil dos clientes e seus concorrentes.

Vale a pena fazer previsão de caixa?

Não só vale, como é de extrema importância para que você consiga identificar o que pode estar prejudicando a sua margem esperada de lucro.

Já explicamos como você pode calcular o lucro que espera receber por produto vendido, certo?

Agora, pense: os produtos que costumam ter boa saída, ou seja, vendem muito bem, podem ter uma margem menor de lucro, já que você ganha no montante.

Os produtos que demoram mais tempo para serem vendidos podem ter uma porcentagem maior.

Mas, para definir os preços de cada produto e modificá-los, se preciso, é importante que você saiba muito bem quais são os que não param na prateleira do seu e-commerce e quais demoram mais tempo para sair.

Qual a diferença entre lucro líquido e lucro bruto?

Se o lucro líquido é aquele que realmente é positivo para a empresa, isto é, é o que sobra depois de subtraídos todos os investimentos, despesas e receitas.

O lucro bruto é o valor que sobra somados aos custos variáveis, que fazem parte da produção. Por exemplo, a matéria-prima.

Quer saber como calcular lucro bruto? Veja:

Lucro bruto = o total das vendas de um período - custo das mercadorias. Fácil, não é mesmo?

E o lucro líquido? Veja:

Lucro líquido = lucro bruto - despesas (todas elas, fixas e variáveis).

Você pode estar se perguntando: por que é importante conhecer o lucro bruto, se o que importa mesmo é o lucro líquido? 

O lucro bruto ajuda você a entender qual a rentabilidade da franquia e do negócio como um todo e a traçar metas para o próximo período.

Ele é um indicador que o ajuda a acompanhar, mês a mês, a movimentação da franquia, confrontar com a dos seus concorrentes e estabelecer quanto você está faturando com o negócio.

Como você pode ver, saber como calcular lucro da sua franquia é de extrema importância para que você não só entenda de sua movimentação financeira, mas consiga projetar uma margem de lucro que combine com as suas expectativas.

Aliás, nada mais importante do que conhecer bem o negócio que você gerencia, certo?

Por falar nisso, agora que você sabe como calcular lucro da franquia, vale a pena conhecer outros tipos de lucro que o negócio oferece.

Além do lucro líquido e do lucro bruto, existem diversos outros que você precisa conhecer. Quer saber mais sobre isso? Então leia o nosso post sobre o que é lucro e fique por dentro!

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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