Como criar um blog de sucesso

Como criar um blog de sucesso

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 17/11/2016. Última atualização em 17/11/2016.

Tempo estimado de leitura: 15 minutos.

Muitas pessoas e empresas falam sobre ser uma autoridade no mundo digital, agora como criar um blog de sucesso na prática? Vejas nossas dicas e estratégias e descubra como fazer um blog de sucesso!

Existem vários cases de empresas, famosos e desconhecidos que ficaram conhecidos compartilhando informações relevantes para a população da internet.

Se você nos acompanha tem visto em nosso blog e site muitas dicas sobre criação de sites, lojas virtuais e agora vamos ver como criar um blog de sucesso.

Já falamos sobre o site responsivo do Neymar Jr., cheio de notícias da vida de celebrity do craque, a riqueza do top site da Gisele Bündchen, que diferente do que se imagina, é tão discreto quanto a vida pessoal dela.

Nos acompanhe e veja como criar um blog de sucesso:

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Como criar um blog de sucesso

Hoje é o dia de falar como se tornar uma autoridade em um assunto utilizando o Marketing Digital, se essa não é bem a sua vibe, mas sabe que não pode estar fora do mundo digital, acompanhe algumas dicas:

Dica 1 - Criar um blog que te representa

Você sabia que mais de 100 milhões de brasileiros irão procurar saber sobre os assuntos de sua área na internet? Então sua participação na web com a criação de sites em formato de blog é fundamental.

A primeira dica para quem quer saber como criar um blog de sucesso é: não ignore a internet e seja você mesmo.

Não tenha nada no seu blog produzido para causar efeito na audiência. Até mesmo quando vai dar uma opinião sobre algum assunto polêmico, como sua orientação político-partidária, faça questão de expor que essa é uma opinião pessoal, dentre muitas variações perceptíveis da realidade.

Garanta espaço no mundo digital antes de seus concorrentes e se posicione com firmeza, mas sem causar polêmicas inúteis.

Dica 2 - Criar um blog de sucesso que fale sobre você ou seu negócio

Outra lição que podemos extrair ao criar um blog de sucesso é: fique ligado no que estão falando sobre você ou seus negócios.

Seu site dever ter um espaço para publicações em diversos meios de comunicação, como os plugins para compartilhamento fácil nas diversas redes sociais.

Você pode fazer uma seção exclusiva, que é chamada de “clipping” ou “saiu na mídia”, uma versão modernizada. E deixar um espaço de diálogo para receber elogios e até responder críticas.

Dica 3 - Comece pequeno, visando o grande

A terceira dica de como criar um blog de sucesso é: publique conteúdos sobre diversos temas. Isso poderá atrair outros blogueiros, publique entrevistas e reportagens com pessoas mais conhecidas. E não vale argumentar: “Claro, é fácil para vocês falarem já que tem uma rede de franquias virtuais com mais de 100 unidades em todo o Brasil, e eu só tenho um negócio na minha cidade”.

Quando começamos tínhamos apenas nossa franquia modelo em uma cidade de São Paulo, então tenha a garra de começar pequeno mas pensar grande esse é o lema. Inspire-se nesse exemplo para acreditar que o seu empreendimento pode fazer negócios em todo o mundo, em tempos de plena globalização.

Agora criamos sites, lojas, portais e sabemos como criar um blog de sucesso para quem já começa pensando grande. Se você ainda não está com essa fé toda pode começar criando um blog para garantir que visitantes saiba do que se trata seu negócio, mas pense sempre em como criar um blog de sucesso.

Dica 4 - Blog feito é melhor do que blog perfeito

A dica 4 é “o feito é melhor que o perfeito que nunca fica pronto”. Certamente você não terá milhares de artigos feitos por você da noite para o dia, mas não perca mais tempo e comece a movimentar seu blog e tenha seu canal de comunicação com seus clientes em formato de blog, isso é prático de atualizar e passa uma impressão de pessoalidade e intimidade.

Você pode contratar profissionais para a sua produção de conteúdo, uma estratégia que muitos estão utilizando para criar um blog de sucesso, ao optar por uma empresa de valores acessíveis e qualidade comprovada como a Liguesite.

Melhor do que ficar planejando algo perfeito, que nunca sairá da imaginação ou do papel, é investir já na criação de site ou blog que é viável para seu negócio. Faça o seu melhor, mas comece hoje!

Vejamos algumas estratégias de como criar um blog de sucesso

É certo que uma ótima experiência para os seus usuários é a melhor estratégia para criar um blog de sucesso, escreva sempre pensando neles e nunca na indexação dos buscadores, mas é importante você entender que para seus usuários terem uma boa experiência eles precisam te encontrar primeiro, e aqui entra algumas estratégias de como criar um blog de sucesso.

Qual plataforma eu vou utilizar?

Como criar um blog de sucesso não é uma coisa trivial começaremos com a estratégia de escolha da plataforma certa.

Hoje em dia existem três tipos de plataformas:

  • Gratuitas - você precisará fazer tudo sozinho, a parte boa é que se você não quiser um domínio você não pagará pela utilização, mas pagará um custo indireto de aprender a fazer tudo, um exemplo é o Wix
  • Open source - também são gratuitas mas com uma infinidade de recursos, sua robustez é algo que impressiona é o caso do WordPress, porém a complexidade também impressiona, nessa plataforma certamente você precisará ser um expert no assunto de tecnologia ou então contratar uma empresa que faça para você, o grande problema é que devido a complexidade da ferramenta os preços para fazer um blog nessa plataforma são elevados
  • LigueSpeed (LS) - é uma ferramenta criada pela Liguesite que você paga um valor bem acessível e uma franquia faz para você

Escreva um conteúdo para o seu buyer persona

Se você ainda não definiu sua buyer persona fala com urgência, isso facilitará para você escrever e ser mais assertivo.

Tudo que você escrever precisará ter um objetivo, alinhado ao buyer persona e também ao seu funil de vendas.

Escolha um tema ou assunto relevante

Chamar a atenção dos seus usuários com títulos interessantes é a primeira estratégia, e em conjunto com o assunto do seu artigo crie estratégias de otimização do seu blog.

Veja nosso e-book sobre 50 tipos de posts para o seu blog.

Planejar é preciso

Nunca faça conteúdos de forma aleatória, é preciso ter um objetivo para cada artigo criado, isso ajudará e muito atrair usuários e também em seu funil.

Estratégia de palavras-chave

Defina qual a palavra-chave principal para cada artigo, pesquise quais palavras-chave seu buyer persona utiliza nas pesquisas dos buscadores, e com isso em mãos verifique quais temas você irá criar para o seu buyer persona, lembre-se todo o conteúdo precisa ser relevante.

Utilizar imagens, infográficos ou vídeos

Atualmente estamos na era dos vídeos, então é bem interessante todas as vezes que possível criar um vídeo com conteúdo relevante para o seu blog, abaixo do vídeo escreva sempre o que o vídeo está dizendo, lembre-se que os buscadores não saberão o que tem no conteúdo dos vídeos.

Utilizar imagens e infográficos de qualidade é sempre uma boa estratégia, ler um artigo com imagens ilustrativas é ótimo, só tome cuidado para não deixar poluído ou muito carregado, lembre-se que a velocidade de carregamento é um dos principais fatores para seus usuários permanecerem conectado ao seu blog.

Atrair usuários para o seu blog é algo necessário, manter eles conectados também.

Conteúdo mínimo

Como criar um blog de sucesso com conteúdo irrelevante? Para cada objetivo um tamanho de artigo, no mínimo 500 palavras, mas recomendamos para qualquer tema um artigo de no mínimo 1.000 palavras, simples de entender, com 350 palavras você sempre ficará em uma superficialidade, e é fundamental um conteúdo relevante.

Existem blogs de sucesso que o mínimo a ser postado são 10.000 palavras é o caso do iMasters um blog que traz muitas dicas técnicas.

Esse é um tópico que poderíamos escrever milhares de palavras mas em resumo saiba o que seu buyer persona precisa resolver, quais suas necessidades, e escreva os artigos dando respostas que transformarão suas vidas e negócios, lembre-se o Brasileiro não é um amante a leitura, então, precisamos ser muito assertivos, só assim poderemos criar um blog de sucesso.

Outra estratégia é atualizar os melhores artigos aproximadamente de seis em seis meses, os usuários ficarão felizes com novas informações relevantes, e os buscadores entenderão que você está preocupado e traz sempre novidades para os seus usuários.

Como criar um blog de sucesso utilizando SEO

SEO Search Engine Optimization são boas praticas e técnicas para que seu site, loja e blog sejam encontrados por seus usuários.

Pesquise e utilize as pesquisas de palavras-chave, planeje o conteúdo, cuide com a escaneabilidade do textos, faça um título SEO chamativo além da meta descrição, ambos dizendo o que seu artigo irá abordar.

Lembre-se existem conteúdos com maior dificuldade para indexar e aparecer nas primeiras páginas, tenha paciência e siga em frente.

Integre seu blog com redes sociais

As redes sociais são ótimas para engajamento de seu buyer persona, faça seu artigo e compartilhe em seu Facebook por exemplo.

Todas as vezes que um usuário fizer algum comentário, responda o mais rápido possível, é ruim alguém falar com você e não obter nenhuma resposta.

Capturar é preciso

Tenha em mente que curtidas no Facebook é algo importante, porém o mais importante é você capturar dados de contato de seus possíveis compradores, nome, e-mail, e telefone já lhe dará condições de criar campanhas de relacionamentos.

Se relacione com seu público mas nunca faça spam.

Mensurar é fundamental

Para saber se o seu blog está tendo sucesso é preciso medir - quantos usuários encontrou seu negócio pelo blog (pergunte para eles ao atendê-los), quanto tempo seus usuários estão passando no seu blog, quais foram os melhores artigos, você já está alcançando retorno do investimento do seu blog?

Tente extrair informações do seu persona perguntando para ele o que ele quer saber de informações no seu blog, avalie se o seu persona gosta de uma linguagem mais formal ou não, se o tamanho do artigo para ele é melhor 500, 1000 ou 10.000 palavras, tudo o que você conseguir extrair de informações do seu persona ajudará no sucesso do seu blog.

Todas as vezes que você mede algo, você consegue avaliar os erros e acertos, aprender com os erros e melhorar ainda mais os acertos fará toda a diferença.

Gostou das nossas dicas de como criar um blog de sucesso? Se você precisar de ajuda para implementar um blog de sucesso, uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

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