Nos dias atuais é importante você e sua empresa se comunicar bem com seus clientes, isso traz autoridade além de fidelizar seus público, aprenda aqui Como criar um Blog, quais as melhores estratégias, que ferramentas podem ser utilizadas e muitas outras dicas de Como criar um Blog de sucesso.

Esse conteúdo está voltado para ajudar pessoas que precisam saber Como criar um Blog para ampliar sua presença digital, e fazer seu negócio conquistar melhores resultados através da internet.

Neste artigo em especial, vamos abordar a importância e as vantagens para você saber Como criar um Blog  e o que um blog pode representar para os negócios e Como criar um Blog integrado ao seu site ou loja virtual.

Isso mesmo, produzir e publicar conteúdo relevante é a tendência mais forte do marketing dos últimos tempos e parece que vai se manter por um longo tempo.

As novas gerações de consumidores estão sempre em busca de saber mais. Não basta mais oferecer informações técnicas sobre os produtos ou divulgar promoções.

A seguir, aprenda tudo sobre Como criar um Blog, vantagens que esta estratégia pode trazer para sua empresa e todas as dicas de Como criar um Blog incrível.

Boa leitura!



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Programas para criar um blog

Existem muitas alternativas de Como criar um Blog, vamos listar as principais:

Veja a seguir, como criar um blog utilizando as plataformas mais populares disponíveis atualmente.

Como criar um blog com o WIX

O WIX é uma plataforma de criação de sites, lojas virtuais e blogs bastante utilizada. Ele possibilita inclusive que tudo seja feito gratuitamente e por isso chama a atenção de muitas pessoas.

Trata-se de uma boa ferramenta, e tudo pode ser feito através da internet, sem precisar falar com ninguém ou baixar nenhum programa.

A desvantagem é que criar um blog do zero através do WIX pode ser um pouco complicado para quem não tem muita afinidade com as ferramentas da internet, e ainda precisa levar em consideração o seu foco, pois tempo é dinheiro né?

Mas o pior problema é com relação a exclusividade.

Todos os blogs criados a partir do WIX ficam muito parecidos, já que a empresa oferece poucas opções de templates e layouts. Com isso, passa uma imagem pouco profissional para o conteúdo, o que não é muito positivo para uma empresa.

Como criar um Blog com WordPress

O WordPress é sem dúvida a ferramenta mais utilizada no mundo para a criação de blog, ele foi criado em sua essência para fazer blogs. Possibilita a criação gratuita, siga as instruções do site ou algum manual da internet.

A quantidade de recursos dessa ferramenta com a instalação de plugins é algo acima da média e essa é a principal vantagem deste programa.

Infelizmente como criar um blog em WordPress está longe de ser uma tarefa simples. É preciso ter um bom conhecimento das ferramentas e até uma boa noção de linguagens de programação.

E isso pode levar muito tempo, o que é bastante escasso na vida de um gestor ou empreendedor.

Há sempre a possibilidade de contratar uma agência ou um profissional freelance. As agências de marketing digital cobram um bom montante para criar um blog nesta plataforma e se você for fazer com freelances lembre-se que há riscos envolvendo a contratação com profissionais autônomos.

Mas tirando a complexidade essa é uma excelente opção!

Como criar um Blog com o Blogspot

o Blogspot já foi uma ferramenta muito conhecida e utilizada para criar um blog, o problema que sua concepção de ter tudo em seu domínio trouxe uma decadência com a popularização dos buscadores de busca.

Eem 2016 o Google anunciou que iria remover de suas buscas os blogs com esse domínio o que gerou ainda mais uma incerteza de usar essa ferramenta. Felizmente isso não aconteceu, mas pouco a pouco a pouco essa foi uma opção sendo deixada de lado.

Como criar um Blog com Ferramenta LS

Com uma rede de franquias de marketing digital espalhada por todo o Brasil, os franqueados utilizam-se de treinamentos especializados e um programa para criar blog exclusivo chamado Ferramenta LS.

O Grande diferencial de criar um blog com esta ferramenta é que você não precisará investir semanas ou meses para aprender, conceitos, design e o próprio programa, pois com um preço acessível o franqueado faz tudo para você.

E você terá um gerenciador para as postagens dos artigos.

Além disso para que quiser essa ferramenta conta com funcionalidades como:

  • Classificados
  • Guia
  • E venda de espaço para anúncios

Isso lhe dará a condição de gerar além de autoridade e fidelização uma receita para o seu blog.

Além disso ao criar um blog com a Ferramenta LS, seu blog será totalmente exclusivo e voltado para atender as necessidades específicas de cada projeto.

cta 50 tipos de posts para o seu blog

Criar um blog ou gerar conteúdo, o que é mais caro?

Depende. Se você optar por uma boa plataforma de criação de blog e resolver contratar uma agência ou profissional para o seu desenvolvimento, a criação dele pode ficar mais cara que a produção de conteúdo. Principalmente se resolver desenvolver os textos por contra própria.

Mas o blog em si pode sair super em conta, e o conteúdo ser mais caro se você optar por contratar um funcionário exclusivo para gerar o conteúdo.

Todas as estratégias são boas, tudo vai depender da verba disponível e de como consegue dar continuidade para o projeto.

Só tenha em mente que o mais importante de um blog é o seu conteúdo e que ele precisa ser de alta qualidade e relevância para garantir os melhores resultados a longo prazo.

Meu programa para criar um blog aceita integração com meu site?

Se você já tem um site ou uma loja virtual e deseja simplesmente inserir o blog dentro do mesmo espaço, precisa verificar com sua plataforma ou empresa que desenvolveu para descobrir se há a possibilidade de integrar mais esta funcionalidade.

Lembre-se de solicitar um gerenciador de conteúdo. Assim, você consegue fazer as atualizações e inserir novas postagens a hora que quiser, sem precisar ter que solicitar para o profissional sempre que precisar.

Se ainda não possui loja virtual ou site institucional, coloque a possibilidade de ter um blog dentro do planejamento. Provavelmente não terá muita dificuldade de inserir no projeto, tudo vai depender do tipo de plataforma que está utilizando.

Muita informação? Não se preocupe podemos ajudar você e criar um blog, conte conosco.


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A seguir, veja ainda algumas respostas às dúvidas mais comuns de empresários e gestores de negócio que desejam saber como criar um blog.

Porque ter um blog

Um blog nada mais é do que uma ferramenta para a publicação e divulgação de conteúdo. Eles fazem muito sucesso há anos, desde os primórdios da internet.

Foram os blogs que possibilitaram uma verdadeira revolução na comunicação. Afinal, qualquer pessoa, empresa ou profissional pode abrir um espaço exclusivo para compartilhar informações, dividir opiniões e disseminar conhecimento.

Assim, o poder da informação, passa das mãos das poderosas empresas de mídia para qualquer pessoa que tenha a coragem de criar algo diferenciado.

E a parte mais interessante disso tudo é que as pessoas em geral, estão cada vez mais interessadas em ler este tipo de conteúdo. Principalmente quando se trata de assuntos específicos, voltados a um assunto de nicho e que não é tão facilmente encontrado em outros canais.

Porque disponibilizar informações em meu blog?

Para os consumidores dos dias atuais, não basta ir à loja e adquirir um produto ou um serviço. Eles querem e esperam mais das marcas e empresas.

Desejam conhecer formas de utilizar melhor os produtos, dicas de como descartar e acessórios que podem melhorar a experiência de consumo. Querem saber quais são as motivações da empresa, um pouco sobre sua história, o que têm feito para a sociedade.

E é aí que sua empresa pode conseguir excelentes resultados ao criar um blog. Afinal, você já atua na área de negócio e tem uma boa experiência sobre o assunto.

Por isso, provavelmente pode oferecer conhecimento e conteúdo relevante, atraindo a atenção de futuros clientes e mantendo os atuais sempre por perto.

Estas aliás, são as principais razões pelas quais vale tanto a pena ter um blog e mantê-lo sempre atualizado. O conteúdo irá chamar a atenção de novos consumidores, aumentando o tráfego do visitantes em seu site e trazendo novas oportunidades de vendas.

Um blog influenciará nas pesquisas dos buscadores?

Lembre-se que os buscadores, como o Google, Bing, Yahoo e outros, funcionam basicamente a partir de palavras-chave. E quanto mais conteúdo relevante com palavras-chave relacionadas aos conteúdos que tem a ver com seus produtos e serviços, melhor.

O blog ainda mantém o interesse de seus consumidores atuais sempre em alta e é capaz de desenvolver uma relação mais duradoura e fiel, resultando em mais lucratividade.

Resumindo, criar um blog pode trazer resultados inesperados e fazer seu negócio decolar muito mais rápido do que você imagina.

Ficou interessado em criar um blog para chamar de seu? Então coloque em prática agora mesmo e conquiste resultados nunca antes vistos.

Vamos lá, para mais dicas importantes!

Quantas notícias devo postar

Na verdade não há uma resposta certa para esta pergunta. Tudo vai depender do tipo de mercado onde sua empresa atua e as preferências do seu público-alvo.

Se o seu mercado for bastante ativo e as novidades estiverem saindo a toda hora, aproveite para publicar estas notícias na mesma velocidade com a qual saem. Evitando, é claro, exagerar na quantidade de posts, que pode acabar sendo um erro.

Mas veja bem. É importante manter seu blog sempre atualizado.

É recomendado atualizar as notícias de seu blog pelo menos duas vez por semana, coloque novidades por lá, se for possível faça um artigo relevante todos os dias.

Nesse caso o quanto mais melhor!

Então, se pretende realmente criar um blog em seu site, prepare-se para separar um tempo qualificado para a pesquisa e produção deste conteúdo.

Um detalhe muito importante é fazer e testar, pois uma grande vantagem do mundo digital é que podemos mensurar tudo.

Teste dia, horário, frequência, enfie a ordem do dia é testar.

De quanto em quanto tempo devo atualizar meu Blog

O ideal é perceber como o seu público se comporta com relação ao seu site, suas páginas nas redes sociais e claro, o blog em si, então mensure as seguintes perguntas:

  • Quantas vezes seus clientes costumam interagir com você?
  • Com que frequência acessam o blog?
  • Como é o ritmo de novidades do seu mercado de atuação?
  • Sempre pergunte para o seu publico, você irá se surpreender positivamente!

Descobrir tudo isso pode levar algum tempo, mas é fundamental.

Portanto, se você ainda está começando a se arriscar na internet, opte por postar em seu blog pelo menos duas vez por semana. Assim, com o tempo, vai descobrindo aos poucos qual a melhor forma de conquistar um público maior.

Mas mais do que cuidar da frequência de postagens em si, tenha uma atenção total ao conteúdo. A qualidade de todas as suas postagens deve ser sua prioridade número um. É a relevância que mais importa.

E se você realmente se esforçar e conseguir postar informações realmente relevantes, pode se tornar uma referência em sua área de atuação, deixando a concorrência lá para traz.

Dicas para postar conteúdo de qualidade em meu Blog

Antes de mais nada você precisa ser realmente um especialista em sua área de negócio. Se você ainda está aprendendo, procure ler e se desenvolver o tempo todo.

Fique de olho em todas as novidades do setor. Converse com fornecedores, acompanhe as novas tecnologias desenvolvidas e crie alertas para receber todas as notícias referentes ao seus produtos e serviços.

Lembre-se também, que algumas informações periféricas podem não parecer estar totalmente relacionados com seu produto em si, mas fazem parte do mesmo universo. Ficou complicado?

Imagine por exemplo que você vende em seu site, sapatos e roupas femininas das mais diversas marcas. O ideal é que publique conteúdos referente à moda, a desfiles que estão ocorrendo no mundo, tendências que estão para chegar nas próximas estações e por aí vai.

Você ainda poderá abordar assuntos como as roupas que famosos estão utilizando em novos filmes, novelas e em eventos espalhados pelo mundo todo.

E pode ser ainda mais criativo, dando dicas por exemplo, de como se manter em forma e escolher o tipo de roupa e sapato que mais combina com cada tipo de corpo.

O segredo do conteúdo

Ou seja, o segredo não é falar somente do que você vende ou das novidades que está trazendo para seus clientes. Mas sim, abordar assuntos que de alguma forma, estejam relacionados com o seu produto e podem chamar a atenção de um número cada vez maior de pessoas.

Evite ao máximo copiar ou somente replicar textos que encontrou em outros canais. Crie seu próprio conteúdo, focando na linguagem que mais se aproxima do seu público-alvo de forma criativa.

E tome cuidado com plágios e direitos autorais.

Coloque sempre a fonte das informações que está divulgando e procure publicar imagens e vídeos de autoria própria ou que tenham a distribuição e divulgação livre.

Não fique mudo

Fique atento e responda todos os usuários do Blog, seja uma dúvida, sugestão ou uma crítica. Se alguém te escrever no blog não fique mudo com aquele usuário isso é horrível.

Qual o tamanho das notícias

Avalie seu projeto, mercado, público e outras variáveis, mas principalmente mensure o tempo de permanecia em seu blog, isso é possível ser feito com uma ferramenta gratuita chamada Google Analytics.

Mas de forma geral, postagens com 500 palavras podem ser o suficiente.

É claro pode existir variações de artigos maiores, como este que você está lendo que é para um tema mais especializado.

Estudos apontam que a partir de 350 palavras o Google já irá indexar seu post, o problema é que um conteúdo com 500 palavras já não se explica quase nada, imagine com 350 palavras.

Inclua também imagens, infográficos ou vídeos sempre que puder. Este tipo de conteúdo é sempre relevante para qualquer tipo de público.

Apesar do vídeo e imagem em si não indexar no Google o conteúdo será relevante ao usuário e isso é o que mais deve importar para você.

Lembre-se sempre realize seu projeto de blog pensando no público e não no Google.

Já falamos a respeito da qualidade do conteúdo, mas não custa repetir, mais do que a quantidade de texto, é a relevância que deve ser o foco principal de todas as suas publicações.

Atente-se para o bom uso das palavras-chave e de técnicas de SEO que proporcionam um bom ranqueamento para seu site nos buscadores e espere para ver os resultados positivos.

O blog fica dentro do site ou é algo separado

Muitas empresas optam por ter um blog em uma página separada do site, e isso vai depender de sua estratégia.

Se você deseja gerar trafego para o seu site, ou se você quer ter um canal exclusivo para a comunicação com seus clientes.

Se você desejar trazer mais tráfego para seu site ou sua loja e aumentar as suas vendas, inclua um /blog ao final do seu site ou loja, isso ajudará e muito nessa estratégia.

Normalmente criamos o blog dentro do site da sua empresa – divulgue o link em páginas diferentes. Coloque sempre este tipo de conteúdo em um local de destaque, com ênfase para novas postagens tanto na página inicial, quanto nas dos produtos.

Algo assim www.site.com.br/blog ou www.site.com/blog, se puder comprar as duas extensões site com e também site com br, será o melhor dos mundos.

Não se esqueça de colocar os links para a loja virtual (caso tenha uma) e páginas institucionais também no blog.

Com isso você tem mais chances de que pessoas que visitaram seu site descubram o blog, e que quem chegou à página devido o conteúdo consiga acessar a seu site ou sua loja facilmente.

Também no seu site institucional ou loja virtual solicite para seus usuários acessarem seu blog.

Quais resultados meu blog pode trazer?

Como são muitas informações ao mesmo tempo, vamos resumir em poucas palavras quais os resultados ao criar um blog pode trazer para o seu negócio:

  • Aumenta o tráfego de novos clientes
  • Aumenta a visibilidade de sua marca
  • Possibilita o compartilhamento de seu conteúdo para outras pessoas
  • Melhora a imagem perante o mercado
  • Melhora o posicionamento no ranking dos buscadores
  • Aumenta a fidelidade dos clientes

Mas atenção! O resultado positivo de um blog não surge de um dia para o outro. Trata-se de um trabalho a médio e longo prazo, que precisa de cuidado constante para garantir bons frutos.

Especialistas julgam pelo menos de 3 a 6 meses para iniciar qualquer tipo de resultado.

Cuidado se alguém lhe der 100% de garantias de sucesso no ranqueamento da primeira página do Google, fuja, pois isso não é possível garantir, o Google avalia mais de 200 variáveis para te colocar em destaque ou não.

Como criar um Blog de sucesso

O maior segredo do sucesso de um blog é a qualidade de seu conteúdo.

Portanto, para que seu blog dê resultados positivos para seu negócio, aposte na criação de postagens relevantes para seu público-alvo.

Além do conteúdo e da qualidade dos textos, sempre há formas de buscar um número de visitas cada vez maior.

A seguir, acompanhe algumas dicas infalíveis para tirar o máximo de proveito de seu blog.

Como gerar notícias para meu blog

Você vai precisar ficar constantemente procurando informações. A boa notícia é que na internet tudo fica muito mais fácil e pode ser conseguido em tempo real.

Uma boa forma de estar sempre por dentro das novidades, é criar alertas para os assuntos e termos que deseja publicar e esperar os resultados.

Veja algumas ferramentas para isso:

  • Google Alerts

O Google tem um bom serviço para isso, o Google Alerts, é uma ferramenta gratuita, simples e fácil de usar e poderá lhe enviar relatórios no seu email.

Você pode incluir quantos assuntos quiser e escolher se deseja receber os alertas no seu e-mail diariamente, semanalmente ou até uma vez por mês.

  • SEMRush

Apesar de paga é uma excelente opção, sempre atualizada, e com recursos muito dinâmicos, sem contar com a facilidade de uso e suporte por e-mail.

SEMRush é sem dúvida uma das ferramentas queridinhas dos profissionais de marketing digital.

  • SocialMention

Também pode ser usada gratuitamente, e essa ferramenta é focada para blogs, redes sociais e vídeos.

É só procurar na SocialMention por uma palavra-chave, termo ou empresa, e ela te mostrará o que está sendo dito sobre aquele assunto.

Bem agora é só analisar as noticias e reescrever os conteúdos publicando com as novidades no seu site.

Há ainda a possibilidade de você criar notícias, contando as novidades que estão acontecendo em sua empresa, que produtos estão para chegar e como aproveitar ao máximo a experiência com as soluções que seu negócio oferece.

Algumas empresas ainda contratam personalidades, pessoas chave e reconhecidas para o público para postar novidades de tempos em tempos e oferecer reviews sobre os produtos.

Construir títulos das notícias

Os títulos possuem um grande peso dentro do blog e acertar neles é uma das formas mais eficazes de melhorar o ranqueamento.

O ideal é acertar em cheio, optando palavras-chave.

Por isso, seja sempre direto e coloque o assunto principal no título, sem enrolações.

Pense em como seu público-alvo procuraria por este conteúdo no Google por exemplo e replique este pensamento para o título de suas notícias no blog.

Além disso, seja conciso. Títulos mais curtos facilitam a busca, chamam mais a atenção e ainda podem ser compartilhados por completo nas redes sociais.

E se possível utilize a palavra-chave no título para que melhore seu ranqueamento, só não force a barra, ok!

Você poderá utilizar a ferramenta SEMRush que falamos acima ou uma ferramenta do próprio Google – Planejador de palavras chave, para pesquisar palavras-chave relevantes.

Esse é um tema amplo veja o dizemos dele no nosso artigo sobre Otimização de Sites.

Como organizar o meu blog

Tente deixar as postagens de seu blog de forma mais profissional. Portanto, separe os conteúdos por assunto, coloque palavras-chave interessantes para fazer o link entre eles e siga uma forma para suas postagens.

Atente-se sempre para manter uma linguagem semelhante, utilizando os mesmos termos e a mesma linha de pensamento, levando em consideração o posicionamento de sua marca, a missão e a visão da empresa.

Lembre-se que ninguém gosta de perder tempo procurando por algo.

Facilite a navegabilidade de seu visitante

Coloque menus laterais com os conteúdos anteriores, optando sempre por publicar os títulos de cada um deles e deixe tudo à mão.

Algumas empresas dificultam a leitura das postagens, fazendo com que o usuário tenha que clicar diversas vezes até ter acesso ao conteúdo completo. Não faça isso.

Coloque os textos completos, a opção de inserir comentários e os links laterais de forma visível e bem organizada. Assim, vai ficar mais fácil navegar pelos conteúdos e o usuário passará mais tempo em sua página.

Se for possível mantenha até 20 palavras por parágrafos, e de espaçamento entre os parágrafos, isso facilita a leitura.

Mas lembre-se nunca force a barra, escreva sempre pensando em dar o melhor conteúdo para seu púbico.

Organização no tipo de postagem

Seu cliente precisa sentir que há uma uniformização no que você diz. Por isso, mantenha sempre a mesma forma de fazer postagens.

Isso não significa que precisa sempre seguir a mesma estrutura, mas sim, a mesma linha de raciocínio.

Postagens com linguagens ou formatos muito diferentes entre si, passam uma imagem pouco profissional para seu blog.

Cores do marketing para utilizar no meu blog

As cores possuem um incrível poder sobre nossas sensações, desejos e impulsos. Você pode aproveitar este tipo de conhecimento em seu blog.

Mas tenha sempre bom senso. O ideal é manter a mesma identidade visual que nas outras páginas, para que seu cliente tenha uma sensação de profissionalismo e seriedade.

Evite cores muito fortes e chamativas no fundo, porque isso dificulta a leitura.

Abra mão de títulos coloridos, muitos enfeites e gifs que piscam.

Aposte sempre em um visual mais limpo, dinâmico, que facilite a navegabilidade e proporcione uma boa leitura durante um longo tempo.

Tome cuidado com as cores das fontes. Se optar pelo velho e bom fundo branco, aposte em fonte preta, azul escuro ou tonalidades que consigam um bom contraste.

Assim, você garante que qualquer pessoa tenha facilidade de ler o seu conteúdo.

Como criar um Blog com ótimo Layout

Há uma certa unanimidade quando se trata de layouts de blogs.

Basta uma boa pesquisa na internet para verificar que os blogs mais conhecidos e visitados possuem uma estrutura semelhante.

Os blogs costumam ser bastante limpos, com poucos elementos visuais.

O conteúdo das páginas geralmente é separado em 2 ou 3 colunas.

Na primeira, você pode colocar os links para outras sessões do site, com as categorias de produtos, institucionais e afins.

Na segunda e mais larga, coloca-se o conteúdo das postagens, em um fundo bastante neutro.

Eles também costumam seguir um visual semelhante.

Vê-se o título de cada texto em destaque, pode ter uma chamada em seguida e o restante do conteúdo, seguido ou não pelos comentários.

Na terceira coluna, geralmente se coloca um menu com postagens anteriores do blog, com ou sem imagens, a escolha de cada um.

Se o blog ficar dentro do site da empresa, ainda pode manter o rodapé e o cabeçalho como nas outras páginas, tudo de acordo com a escolha de cada um.

Criar um Blog substitui um Site?

Nada disso. Trata-se de conceitos completamente distintos e que devem trabalhar em conjunto.

Um blog é uma ferramenta voltada para a criação de conteúdo e por isso, tem um propósito completamente diferente de um site.

Um blog é extremamente importante e garante um aumento do tráfego, melhora a visibilidade e ainda proporciona melhores posições no ranqueamento dos buscadores. Isto é, o blog é um auxílio para melhorar as vendas e o número de visitas em um site, mas não funciona sozinho.

Podemos encontrar facilmente exemplos de pessoas que tem um blog, e não um site. Mas este tipo de estratégia só é válido para pessoas físicas ou até consultores. Jamais para negócios ou empreendimentos comerciais que esperam crescer e se desenvolver no mercado.

Uma empresa que não possui um site, mas somente apresenta um blog, acaba passando uma imagem negativa e nada profissional, o que acaba gerando desconfiança e diminui a quantidade de vendas.

Então ter um site é importante?

Empresas e negócios que não possuem um site profissional na internet não existem para o mundo online.

Aliás, podem até perder vendas na loja física, já que antes de tomar qualquer decisão de compra, os novos consumidores procuram primeiro pela internet.

Dados recentes afirmam que mais de 100 milhões de brasileiros já estão conectados, e este número tende a crescer rapidamente nos próximos anos, indicando que empresas que ficarem fora da internet, podem ficar fora do mercado.

Um site apresenta a empresa para novos mercados, fornecedores e parceiros e abre possibilidades de novos e diferentes negócios.

Criação de sites é algo muito importante para todos os negócios.

Um site é a presença de uma empresa ou marca na internet e por isso, garante que pessoas de todas as partes do mundo possam ter conhecimento de sua existência e das soluções que oferece.

Ainda com dúvidas sobre criação de sites? Veja detalhadamente sobre Criação de Sites.

Como criar um Blog junto com minha Loja Virtual

Em um cenário ideal, uma empresa possui um site completo, com direito à área institucional, loja virtual e ainda conta com um blog.

Assim, o cliente e o prospect conseguem encontrar tudo que precisam em um só lugar, aumentando a boa impressão e possibilitando mais vendas.

Isso porque, quando o site é construído desta forma, os visitantes conseguem conhecer a empresa, visualizar todas as soluções e produtos oferecidos e ainda podem ficar informados a respeito dos assuntos que mais lhes interessam.

Ou seja, cada uma das ferramentas age em favor da outra, de forma complementar, sempre com foco no aumento das vendas e em uma maior lucratividade.

Por isso o blog não pode estar em um endereço separado do restante do site. O ideal é estar sempre vinculado no mesmo endereço da loja virtual, próximo aos produtos.

O Blog pode proporcionar um número muito maior de vendas. Afinal, o conteúdo gerado através de suas postagens é capaz de aumentar o tráfego no site e aumentar a visibilidade da loja, trazendo consumidores que de outra forma, talvez não tivessem a possibilidade de chegar até este canal.

Empresas que são consideradas autoridades em suas áreas de atuação, se tornam referência em seu mercado e por isso, são sempre consideradas como a primeira opção na hora da decisão de compra. Tudo que um gestor ou empresário sempre desejou.

Aposte em um blog juntamente com sua loja virtual e deixe seus concorrentes para trás.

loja virtual
https://www.youtube.com/playlist?list=PLNM2uRa2r7E4FhHlIrzYLLoPCvOxz48Ri

Como criar um Blog e aparecer nos Buscadores?

Existem duas maneiras através do resultado orgânico dos buscadores ou dos links patrocinados.

SEO técnicas e boas práticas

Como falamos anteriormente, uma boa forma de melhorar a visibilidade e as chances de ser encontrado na internet, é abusar das técnicas de SEO em seu blog. Tudo com o intuito de melhorar o ranqueamento orgânico nos buscadores.

Tráfego Orgânico para o seu Blog

O resultado orgânico, é aquele que aparece naturalmente, todas as vezes que procuramos por algo em um buscador, como no Google, no Bing ou Yahoo, por exemplo.

Pesquisas recentes indicam que a grande maioria dos usuários se atenta somente para os primeiros resultados apresentados, poucos passam para as próximas páginas. Por isso, aparecer na primeira página é essencial para o sucesso do Blog.

Mas para fazer parte deste seleto grupo de resultados, é preciso trabalhar duro e lançar mão do SEO.

O SEO quer dizer Search Engine Optimization, ele reúne técnicas para melhorar o posicionamento, é parte integrante do marketing digital, essencial para qualquer negócio nos dias de hoje, e engloba diversas ações:

  • Estratégia de palavras-chave
  • Experiência para o usuário:
    • Facilidade na navegação
    • Responsividade – abre em qualquer dispositivo (pc, tablet e smartphone)
    • Conteúdo relevante – em geral espalhado por todo o blog e site
  • Tempo gasto no blog
  • Títulos dos produtos e páginas
  • Nomenclaturas da imagens, arquivos e vídeos
  • Disponibilização de conteúdo em vídeos, infográficos
  • E mais umas 200 variáveis analisadas pelo Google, que é hoje o maior buscador do planeta

Ao criar um blog de sucesso, é uma estratégia muito importante para qualquer empresa na internet e age diretamente no ranqueamento dos buscadores.

Como criar um Blog e incrementar vendas e lucro do seu negócio

O blog é conteúdo puro, cheio de títulos com palavras-chave e termos que serão utilizados pelos usuários para realizar buscas.

Se seu site tiver um blog recheado com os termos certos, com certeza irá ser melhor posicionado nos buscadores, aparecendo sempre nas primeiras posições.

Com isso, o blog, site ou loja virtual serão encontrados mais facilmente pelo seu público-alvo e terá maior tráfego e chances de aumentar as vendas.

Tudo na internet é baseado em palavras-chave e ranqueamento. Inclusive o Google AdWords, uma das ferramentas de divulgação de sites mais eficaz disponível hoje em dia.

Links Patrocinados com AdWords – a melhor forma de anunciar seu Blog

O Google AdWords é uma ferramenta poderosa de links patrocinados criada e disponibilizada pelo Google.

Ele apresenta seus anúncios toda vez que alguém fizer uma busca sobre o assunto referente.

Trata-se daqueles links que aparecem antes do resultado orgânico ou ao lado das buscas, com uma imagem escrita Anúncio, veja abaixo um exemplo:

link patrocinado

Anunciar no Google AdWords é uma excelente estratégia. Além de agilizar um bom posicionamento da busca orgânica, que costuma ser um trabalho lento e a médio ou longo prazo, também traz resultados extraordinários nas vendas.

Isso sem falar na rapidez e no baixo custo. Investir em anúncios no Google AdWords é muito mais barato que qualquer outro meio de divulgação tradicional disponível nos dias de hoje, e o resultado pode ser visto em apenas algumas horas.

Você ainda pode acompanhar todo o andamento das campanhas em tempo real, corrigindo, alterando e incluindo novos temos e palavras-chave a cada um dos anúncios.

google analytics

Como criar um Blog e integrar com o Facebook

As redes sociais apresentam um importante papel no universo do marketing digital.

Basta uma simples pesquisa na internet para ver que praticamente todo mundo está utilizando alguma rede social para se comunicar, buscar informações e trocar experiências.

E como as relações de consumo fazem parte do cotidiano das pessoas, elas também compartilham suas impressões sobre marcas, produtos e lojas.

Entre as redes socais mais utilizadas, está o Facebook, a maior de todas no mundo todo.

Por isso, as empresas e negócios que estão por dentro das novidades, também estão por lá, com perfis e fanpages especiais.

Mas não basta simplesmente estar presente no Facebook para garantir uma boa relação de qualidade com os consumidores. Mais uma vez, é preciso compartilhar conteúdo relevante e de qualidade. É aí que o blog se faz tão presente novamente e possibilita uma troca de informações entre o blog e o Facebook.

Redes Sociais: Porque utilizar seu blog no Facebook

Ao invés de publicar informações diretamente no Facebook, o ideal é apostar em compartilhar os títulos e assuntos que foram postados no blog.

Assim, os consumidores presentes na rede social, irão acessar seu blog para saber mais sobre o assunto e serão levados para sua página. E quem sabe, poderão ainda dar uma boa pesquisada no site como um todo, encontrando seus produtos e serviços disponíveis para venda.

Isso sem falar que você pode conquistar um público cada vez maior. Se o conteúdo que estiver no seu blog for realmente interessante, ele poderá ser compartilhado por um grande número de pessoas, alcançando um público que estava fora de seus planos.

Afinal, toda vez que alguém compartilha, curte ou comenta em alguma postagem publicada no Facebook, o conteúdo é replicado para todos os seus amigos.

Assim, vai conquistar ainda mais visitas para seu blog, que por sua vez estará dentro de seu site e bem próximo aos produtos vendidos em sua loja virtual.

Não é à toa que as maiores marcas, empresas e lojas do mundo todo, apostam no Facebook como uma das ferramentas mais interessantes de impulsionar vendas e estreitar relacionamentos com clientes.

Como compartilhar seu blog no Facebook

É preciso compartilhar corretamente para conseguir um bom resultado. Antes de mais nada, certifique-se que o conteúdo é realmente interessante para seu público.

Depois, escolha ou produza uma boa imagem referente ao assunto. O Facebook é uma rede social que prioriza as imagens e elas chamam muito mais a atenção das pessoas. Se possível faça vídeos é o momento deles!

Por último, coloque em destaque um bom título e quem sabe um pequeno trecho do conteúdo do texto. Fazendo com que seus visitantes tenham vontade de acessar o conteúdo que estará disponibilizado no blog.

Jamais coloque o texto inteiro, mas sim publique o link para que as pessoas sejam levadas ao seu site ou loja. Evite também postar em horários com pouco movimento de pessoas.

Não se esqueça também de apostar no Facebook Ads, ferramenta de links patrocinados e anúncios da maior rede social do mundo.

facebook ads

Como criar um Blog para fidelizar seus clientes

O blog, assim como as redes sociais e todo conteúdo que conecte seu consumidor são recursos para aumentar a fidelização de clientes.

E fidelizar clientes é das formas mais inteligentes de aumentar a lucratividade dos negócios.

O custo de fidelização é muito menor do que investir alto em divulgação e trabalhos de criação da sua imagem para conquistar novos clientes.

Mantenha os clientes sempre por perto

O bom resultado do blog, se dá pela publicação de conteúdo relevante, pela imagem de autoridade e liderança que consegue transmitir e da relação que constrói durante o passar do tempo, e isso manterá seus clientes sempre por perto.

Mas há outras formas também efetivas para aumentar a fidelidade e estreitar os laços com os clientes, como investir em um bom serviço agregado, diferenciais na entrega dos produtos e um bom pós-venda. Até aí, nenhuma novidade.

A boa notícia é que você pode se diferenciar ainda mais neste quesito e aproveitar a tecnologia para manter seus clientes sempre satisfeitos e por perto.

Trata-se do FideliZii, uma ferramenta revolucionária desenvolvida para garantir um relacionamento mais interessante e inteligente entre o seu público-alvo e seu negócio.

Conheça o FideliZii

O FideliZii é a união de tudo que há de mais moderno na área de fidelização de clientes. E o melhor é que tudo acontece de forma prática, clara e segura.

Além disso, o FideliZii ainda possibilita uma gestão muito mais inteligente pois tem um sistema de CRM integrado.

Perfeito para qualquer empreendedor e gestor que quer ver sua empresa alcançar o sucesso de forma inimaginável.

 

marketing de relacionamento

Agora que você já aprendeu o quanto ter um blog integrado ao seu Facebook, site ou loja virtual pode ser benéfico para a lucratividade de seu negócio, chegou a hora de colocar todo este conhecimento em prática.

Curta nosso Facebook para acessar outros materiais que publicaremos exclusivamente para você e para seu negócio.

Sabemos que são muitas informações e detalhes de uma só vez.

Por isso se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de Blog ou Marketing Digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!


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Até logo.

 

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