Como criar um email profissional

Como criar um email profissional

Por Comunicação Liguesite. Postado em 15/11/2018. Última atualização em 15/11/2018.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Se você abrir o Google, ou qualquer outro mecanismo de busca, e pesquisar “como criar um email profissional”, pode ter certeza que vai encontrar mais de 142 mil resultados. A maioria replica um passo a passo de como criar uma conta gratuita para economizar. Essa parece ser a alternativa mais economicamente viável. Mas acredite, é necessário investir nos pequenos detalhes do seu negócio para alcançar o sucesso, começando por seu e-mail.

CONTINUAR LENDO

O e-mail corporativo é uma ferramenta estritamente fundamental para qualquer negócio. Independente do seu tamanho, há quanto tempo está no mercado ou do produto/serviço que comercializa. O e-mail corporativo é um canal de comunicação importante internamente e também externamente.

Muitas pessoas mandam e recebem inúmeros e-mail diariamente para fechar negócio, fazer pedidos, tirar informações, marcar reuniões, fazer propaganda e até mesmo para marcar aquele cafezinho fora de expediente com o cliente.

Se você ainda está relutando para ter um e-mail corporativo, saiba que você está perdendo clientes, negócios, dinheiro e principalmente tempo, um dos bens mais valiosos dos nossos dias.

O que é um e-mail profissional?

Antes de saber como criar um email profissional, é necessário entender a diferença entre ele e um e-mail gratuito.

Digamos que não existem restrições para uma empresa usar um e-mail gratuito (os mais populares são Gmail e Outlook) como ferramenta de comunicação para o seu negócio. Mas, podemos dizer que e-mail corporativo concede um certo status, já que usa o domínio, o famoso www.nomedasuaempresa.com.br, da empresa como base.

Ao invés, por exemplo, de usar o e-mail “[email protected]”, você vai usar o e-mail “[email protected]”. Muito mais fácil, simples e é claro, profissional. Você não acha?

Quando você usa um e-mail corporativo, as pessoas percebem que o seu negócio não é amador e sim, muito mais profissional. Mesmo a sua empresa tendo apenas um dia útil de vida.

Podemos dizer que o e-mail profissional é usado para atender as necessidades do seu negócio e você não vai misturar assuntos, ao usar o seu e-mail pessoal.

Por que o e-mail profissional é a melhor opção?

Já falamos que quando a sua empresa tem um e-mail corporativo você:

- Tem mais autoridade: as pessoas não vão achar logo no primeiro contato que o seu negócio é sério.

- Você concentra tudo em um só lugar: todos os assuntos referentes ao seu negócio ficam em um único lugar, e é claro, você não vai perder aquele e-mail importante para a reunião.

Junto com esses dois grandes benefícios, existem outras grandes vantagens de usar um e-mail corporativo para o seu negócio, mesmo que seja somente um:

Facilite o primeiro contato

Praticamente todas as empresas possuem um e-mail geral para um primeiro contato. Sabe aquele “[email protected]”? Possíveis clientes mandam email por ele para solicitar orçamentos, propostas e até mesmo agendar visitas e reuniões. Desse jeito você não precisa compartilhar seu e-mail direto e evita que sua caixa de entrada encha com e-mails irrelevantes.

Divulgue a sua empresa

Como o e-mail do seu negócio usa o mesmo domínio, o e-mail pode ser também uma ferramenta de divulgação. As pessoas vão saber dar nome ao seu negócio ao mandar um e-mail para você. Não é como fazer uma campanha em rede nacional, mas os pequenos detalhes também ajudam o seu negócio a ganhar visibilidade.

Controle seu pessoal

Você tem maior controle em seu e-mail corporativo. Pode definir quem pode ou não mandar e receber mensagens, recuperar senhas, adicionar novas contas e até mesmo deletar, direcionar e-mails de pessoas que já foram desligadas sem se preocupar em perder nenhuma negociação. É você quem manda.

Evite problemas rotineiros

Sabe quando seu e-mail simplesmente para de funcionar, mas você não consegue nenhum suporte? Ou até mesmo quando você precisa mudar seu plano, mas não consegue pois o e-mail gratuito possui um limite não expansível? Existem muitos problemas que podem surgir com e-mails gratuitos. Mas com um e-mail corporativo você terá assistência sempre que necessário e não vai passar sufoco.

Agora vamos dar dicas de como criar um email profissional.

Como criar um email profissional?

Não existe muito segredo para criar um e-mail profissional para a sua empresa. Você precisa seguir um checklist bem simples:

Passo um: tenha um domínio próprio

Para quem não lembra o que é um domínio, é basicamente o endereço do seu site: "www.nomedasuaempresa.com.br". Se você ainda não tem, significa que você ainda não tem um site.

Há quem diga que empresas que não estão na Internet não existem. Por isso é fundamental você criar um site institucional para o seu negócio ganhar mais presença digital.

Passo dois: escolha o seu plano

A Liguesite oferece planos de acordo com o tamanho do seu negócio. O importante é que você tenha uma área de trabalho simples de usar, que pode ser acessada em outras plataformas que você já está acostumado a usar como o próprio Gmail e Outlook. Além de aproveitar recursos fundamentais para a rotina da empresa e também que tenha facilidade de acesso em diversas plataformas como computador, tablet e smartphone.

Passo três: configure seu e-mail e de toda a sua equipe

Como os e-mails da Liguesite podem ser acessados em outras plataformas, você pode configurar os aplicativos para tornar seu dia mais produtivo e organizado. Sempre que precisar de ajuda, basta solicitar ajuda da equipe de apoio.

Comece a usar seu email profissional!

Agora que tudo já foi devidamente configurado, você pode usar seu e-mail para conversar com seus colaboradores, clientes e parceiros! Transmita confiança, credibilidade e centralize todas as suas informações em um único espaço!

Por que um email gratuito não é a melhor opção?

Já que explicamos como criar um email profissional e porque ele é fundamental para o seu negócio, achamos importante dizer quais motivos que tornam um e-mail gratuito uma alternativa inviável para o seu negócio.

Você pode até pensar: “sou uma empresa nova ou pequena, contratar um serviço de email profissional não é prioridade no momento”. É verdade que você vai precisar investir em um bom serviço de email, mas você não precisa pagar caro por isso.

Além do lado financeiro, existem mais alguns pontos que mostram o quanto a sua empresa deve evitar emails gratuitos:

Falta de identidade

Você quer que a sua empresa seja reconhecida e respeitada, certo? Mas como você pode conseguir isso se passar para as pessoas um endereço de email comum? Pense nisso.

Não são administráveis

Existe a possibilidade de uma pessoa administrar todas as contas de email de uma empresa e saber tudo o que acontece nelas. Se o seu e-mail for gratuito, além de não ter acesso às outras contas, não pode configurar mais nada.

Falta de segurança

Os emails gratuitos podem “espionar” os materiais que você recebe e isso influencia as propagandas que você pode receber na caixa de encontrada. Além do mais, não é garantia que você vai encontrar assistência caso seu e-mail fique fora do ar ou apresente algum problema.

Gostou do nosso artigo sobre como criar um email profissional? A Liguesite trabalha com um modelo de e-mail corporativo incrível e de baixo custo. Você pode contratar planos básicos e até mesmo avançado sem precisa gastar muito dinheiro.

Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ ou no YouTube!

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.