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como criar um site profissional

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como criar um site profissional

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 29/12/2017. Última atualização em 29/12/2017.

Tempo estimado de leitura: 13 minutos.

Você já parou para pensar na importância de um bom site para um empreendimento?

Segundo a pesquisa Presença Digital e Lucratividade, da ESPM Media Lab com dados do MIT, empresas com mais maturidade em relação ao universo digital alcançam um lucro 26% maior em relação às organizações que não se posicionam na internet.

Ou seja, quem não aproveita as oportunidades do mundo digital perde lucratividade.

Se você está nessa situação, saber como criar um site profissional pode ser o primeiro passo para mudar.

Um site profissional pode abrigar uma loja virtual própria, reunir telefone e e-mail para contato, um canal de relacionamento com o cliente, um blog corporativo, amostras grátis, sistema para pagamento seguro, entre muitas outras funções.

Quer criar um canal de contato consistente, influenciando o público-alvo do seu negócio e construindo autoridade para a sua marca?

É hora de aprender como criar um site profissional com as dicas que reunimos a seguir!

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Qual é a importância de ter um site profissional?

Um site profissional é essencial para construir uma presença online consistente.

Um site suporta a autoridade e a credibilidade de uma marca, reunindo informações importantes para que o cliente confira a autenticidade de sua proposta.

Aliado a estratégias de marketing digital, torna-se um portal acessível para usuários dos mais diversos canais e perfis.

Uma presença online sólida fortalece a marca, um item fundamental para o aumento do número de clientes e vendas.

É melhor ter um site ou perfis nas redes sociais?

A resposta é: ambos!

A criação de um site profissional exige conhecimentos em programação e design.

Por isso, muitas empresas pulam essa etapa e se contentam com a criação de uma fanpage no Facebook, por exemplo, centralizando suas ações na plataforma.

Embora as empresas precisem estar nas redes sociais para se aproximarem dos seus clientes, e criar um canal de comunicação extra, elas não oferecem os recursos necessários para um atendimento completo.

Por isso é importante que a empresa atue, em pelo menos, duas plataformas: site e ao menos uma rede social, como o Facebook.

As marcas mais atualizadas com as tendências de marketing também têm um blog, investindo em conteúdo de qualidade para atrair a atenção da audiência.

Os sites não são renovados com a mesma frequência das redes sociais e de um blog.

Eles servem para oferecer ao público as principais informações das empresas, explicando o funcionamento de produtos e serviços, que necessidade eles atendem, quais são os canais de contato, entre outros.

Curta a página da Liguesite e fique por dentro de todas as novidades da nossa empresa.

Como criar um site profissional?

Alguns procedimentos são essenciais para ter um bom resultado. Confira!

Crie um domínio

O domínio é o endereço do seu site, ou seja, o nome que o usuário digita na barra do navegador para encontrar a sua página. Com isso, ele será exclusivamente seu.

Domínios com a extensão .br devem ser registrados no registro.br.

Esse site oferece uma série de outras extensões, mas especialistas indicam que para a extensão .com ou outro que não termine em .br, você utilize o site GoDaddy.

Lembramos que para registrar um domínio é preciso que você pague uma taxa anual por ele — o custo é relativamente baixo, cerca de R$ 40 por ano.

Procure um bom serviço de hospedagem

A hospedagem é um serviço contratado para armazenar todo o conteúdo do seu site (arquivos, páginas e imagens).

Um bom serviço de hospedagem é um dos diferenciais para que seu site não sofra com problemas técnicos.

Especialmente para quem está dando os primeiros passos, é essencial contar com um serviço que ofereça assistência em caso de dúvidas e dificuldades.

Entre os diversos tipos de planos de hospedagem, há 3 mais comuns:

  • a hospedagem compartilhada;

  • a dedicada;

  • a hospedagem na nuvem.

A hospedagem compartilhada tem um valor mais acessível, pois você divide o espaço do servidor com outros sites — o que pode reduzir o desempenho.

Já na hospedagem dedicada, o seu site fica em um servidor próprio, porém os custos são bem altos.

A hospedagem na nuvem, por sua vez, abriga o seu site em uma rede de máquinas.

A vantagem é que seu site não estará sujeito a defeitos de hardware.

Além disso, fica mais fácil fazer adaptações caso você precise alterar a capacidade para receber mais visitantes.

A desvantagem de novo são os custos mais elevados.

Considere a experiência do usuário

Para que o site gere autoridade para a sua marca, é preciso que ofereça uma excelente experiência para o usuário, de modo que ele encontre as informações com facilidade e sinta vontade de retornar.

Com base nos objetivos do seu negócio, liste as seções do seu site.

Geralmente elas envolvem a página inicial, quem somos, portfólio (ou produtos e serviços oferecidos) e contato.

A partir disso você pode traçar um esqueleto, mapeando o tipo de conteúdo que seu usuário vai encontrar ao procurar informações na sua página.

Também é importante que seu site seja acessível pelos mais diversos dispositivos — um benefício oferecido por layouts responsivos.

Conte com uma boa ferramenta de construção de sites

Felizmente a construção de um site profissional tornou-se mais acessível.

Você pode adotar uma ferramenta como o LigueSpeed — na qual você precisa ter conhecimentos básicos para a personalização — ou contar com uma equipe especializada, que ofereça layout responsivo, recursos de gerenciamento e suporte técnico.

Considere os 5 pilares da presença digital

Sua presença digital é construída em cima de um conjunto de ações para o gerenciamento da sua marca.

É preciso mostrar-se atuante no site, nas redes sociais e em outras plataformas que você adotar.

Para estabelecer um relacionamento forte com o seu público, é preciso que você se atente aos seguintes princípios:

1. Posicionamento

O posicionamento é como você deseja que sua empresa seja reconhecida na internet.

É construído sobre o conjunto de valores, as características da marca, seus diferenciais em relação à concorrência e as características do público.

Seja fiel à essência da sua marca!

2. Conteúdo

Bons conteúdos são o principal ingrediente para uma estratégia de posicionamento.

Procure ajudar seu público na resolução de dúvidas, estabelecendo uma relação de confiança.

3. Tráfego de qualidade

Dissemine seu conteúdo entre as pessoas certas.

Segmente a sua comunicação e invista em recursos de SEO, e-mail marketing e redes sociais.

4. Relacionamento

Para que os clientes certos continuem voltando, é preciso que você crie uma boa relação com o seu público.

Aproveite o potencial das redes sociais e do seu mailing para dialogar com as pessoas.

5. Monitoramento

Com ajuda dos seus indicadores de desempenho, mensure os resultados das suas estratégias.

Verifique como anda o seu tráfego, a taxa de vendas do seu e-commerce, o retorno sobre o investimento e seu engajamento nas redes sociais.

Assim você verifica quais táticas são mais efetivas!

Para aumentar a sua abrangência, potencializar suas vendas e, portanto, sua competitividade, é preciso que o empreendimento tenha interação com o mundo virtual.

Saber como criar um site profissional é essencial para que sua empresa cresça com a confiança do público.

Quer conhecer uma maneira prática para criar um site profissional?

Confira o nosso método de 4 etapas e como ele pode atender a sua empresa com recursos fáceis de gerenciar e baixo custo!

Dica Bônus

Se você quer realmente entrar bem na internet, além de saber como criar um site profissional, invista em um e-mail profissional de verdade.

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de como criar um site profissional, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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