Como criar uma landing page completamente otimizada para SEO?

landing page completamente otimizada para SEO

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 19/06/2018. Última atualização em 19/06/2018.

Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

A forma como produtos e serviços são divulgados online amadureceu muito nos últimos anos, se tornando menos invasiva e mais eficaz. Coisas como anúncios nativos e marketing de conteúdo, por exemplo, facilitaram a aproximação entre leads e empresa.

Mas há um ponto onde a maior parte desses esforços se convergem, que é na sua landing page. Caso você não esteja familiarizado com o termo, ele se refere à página de entrada à qual um usuário é apresentado quando clica em um anúncio.

Se há um banner com oferta de calças jeans, por exemplo, a página à qual ele leva deve ser exatamente sobre essa oferta e seus detalhes. Para que essa página tenha um bom desempenho, você ainda precisa de um bom trabalho de SEO. Isso facilita sua aparição em pesquisas e melhora o direcionamento do público.

Se você precisa melhorar a qualidade da sua landing page ou se interessa por esse assunto, então não deixe de conferir aqui, neste post, nossas principais dicas para otimizá-la! Continue a leitura.

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Use títulos e subtítulos atraentes

O título é um dos primeiros pontos de foco para qualquer visitante em suas páginas. Por isso, o ideal é que ele seja bem desenvolvido, criativo, atraente e, claro, bem direto. Uma olhada rápida deve ser suficiente para entender qual é o conteúdo em questão e qual é seu objetivo.

Vale lembrar que os títulos e subtítulos de uma página são alguns dos pontos focais dos motores de busca. Número de palavras, presença ou não da palavra-chave, quantidade de subtítulos, entre outras coisas, são consideradas na hora de determinar se o seu anúncio é ou não compatível com a busca realizada pelo seu lead. Nunca deixe de investir um tempo para desenvolver esses tópicos.

Como aparecer no Google

Sempre destaque sua oferta de valor na Landing Page

Um dos propósitos da criação de langind page é esclarecer os detalhes da sua oferta logo antes da conversão do visitante em lead. Para isso, você deve guiar o olhar desse usuário até que ele encontre justamente o que você precisa que ele veja. É aí que entra o trabalho de design e layout para destacar sua oferta de valor.

Uma “oferta de valor” nada mais é do que o benefício que o seu cliente recebe na hora da compra, o que pode envolver mais do que apenas o produto. Quanto antes você puder esclarecer essa proposta, mais fácil tende a ser o processo de conversão em seguida.

Como criar uma landing page escolhendo sua palavra-chave com cuidado?

Os motores de busca estão ficando cada vez mais inteligentes graças à grande quantidade de informação a qual têm acesso. Porém, eles ainda não avaliam o conteúdo de um site da mesma forma que um ser humano. Eles focam em termos de busca específicos e comparam o seu significado, número de aparições e outras variáveis a um conjunto de padrões. Essencialmente, isso é o trabalho de SEO online.

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Sendo assim, é vital que você escolha os termos com melhor proporção de busca e também os mais adequados ao seu tipo de conteúdo. Fazer uma pesquisa por meio de ferramentas de analytics, por exemplo, é uma excelente prática.

Veja o vídeo sobre dicas de palavras-chave:

Otimize a URL da Landing Page

O link direto de sua landing page também é levado em consideração na hora de determinar quais e onde os anúncios são exibidos. Você provavelmente já se viu evitando entrar em sites onde a URL fosse uma sequência de números e redirecionamentos impossível de ler. Ao mesmo tempo, pode ter confiando mais em páginas cujo link é tão explicativo e direto quanto o próprio título.

Renomear suas URLs para que sejam mais curtas (ideal até 40 caracteres) e contenham também a sua palavra-chave já melhora bastante a sua classificação em diversas pesquisas, além da confiabilidade aos olhos do público. Consequentemente, sua página tende a receber mais visitas ao longo do tempo.

Não se esqueça da metadescrição das imagens

Reforço visual é uma maneira simples e eficiente de orientar a visão, destacar informações e, claro, chamar a atenção de seus potenciais clientes. Por isso imagens são bem comuns em diversas formas de marketing, tanto tradicional quanto digital. Porém, os motores de busca também não conseguem olhar para uma foto e reconhecer exatamente o que ela significa.

Para resolver isso, eles leem a metadescrição da imagem. Um pequeno conjunto de palavras que descreve qual é seu conteúdo, seu significado e como ela deve ser priorizada em uma ferramenta de busca. Inserir sua palavra-chave principal nessa metadescrição, junto a algumas auxiliares, a torna mais fácil de achar e melhora o SEO da sua página.

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Tenha sempre um formulário ao fim do processo

Parte do desempenho de SEO em uma landing page vem do tipo de atitude que o usuário toma dentro do site.

Se ele sai imediatamente, aquilo é registrado como “rejeição”, ou seja, ele não encontrou o que queria. Se ele continua por um tempo e interage com o conteúdo, então a página atingiu seu objetivo e os motores de busca a reconhecem melhor.

Um link direcionado a um formulário de cadastro pode te ajudar de várias formas aqui.

  • primeiro, o click já garante o registro da interação;
  • segundo, os dados coletados dessa forma podem ser utilizados para reforçar suas campanhas e tornar seus próximos modelos de página ainda mais atrativos.

Tenha sempre em mente em se comunicar com os leads capturados através de um e-mail profissional, ou seja seu-email@nome-da-sua-empresa.com.br, nada de usar contas do tipo hotmail, yahoo ou gmail.

Faça testes para saber o que funciona em sua Landing Page

Falando em informações, é quase impossível definir quais conjuntos de palavras-chave, conteúdo e imagens são mais efetivos. Mesmo que você já adote as melhores práticas de SEO, isso não significa que essas visitas vão necessariamente se converter em leads e depois em vendas. O processo é mais longo.

Uma forma de descobrir quais combinações são mais eficazes é realizar testes A/B, mas como isso funciona?

Lance duas ou três landing pages para a mesma campanha, use diferentes formatos, alterando apenas pequenas variáveis, como uma imagem, ou a cor, ou o texto dos botões de cadastro, e veja como isso impacta no seu desempenho.

A partir desses dados, você pode tirar conclusões que facilitam a elaboração de novas campanhas no futuro, sem comprometer sua otimização de SEO.

Agora que você entende como criar uma landing page mais eficaz com um bom trabalho de SEO, é hora de colocar algumas dessas atitudes em prática agora mesmo. Se achar que precisa de mais ajuda para isso, então dê uma olhada na Liguesite e conheça nosso serviço de criação de landing pages.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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