Como desenvolver sua marca

Como desenvolver sua marca

Por Comunicação Liguesite. Postado em 06/11/2017. Última atualização em 06/11/2017.

Tempo estimado de leitura: 30 minutos.

Aprender como desenvolver sua marca é uma questão que vai além das burocracias cotidianas.

Não estamos falando de crescimento financeiro (ainda que essa seja uma consequência), de espaços físicos ou de qualquer coisa do tipo.

Tampouco estamos falando apenas de uma figura ou um slogan e mais nada.

O desenvolvimento de marca tem a ver com o modo como o público a percebe, e de que modo ela pode mostrar a que veio.

No mundo contemporâneo, a “cara” de uma marca (ou seja, a impressão que ela passa) é exposta por toda a internet.

Isso pode parecer assustador a princípio, mas empreendedores ao redor do mundo descobriram as melhores formas de usar esse fato ao seu favor.

O mercado digital está em constante crescimento, e é claro que a competitividade é poderosa.

Mas qualquer empresa pode se beneficiar da presença online, desde que feita corretamente. É aí que entra o momento de aprender como desenvolver sua marca.

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Como desenvolver sua marca: briefing

Você sabe o que é briefing?

Para quem não está familiarizado, este é um termo muito usado no marketing, que significa um tipo de resumo sobre as atividades que serão feitas.

No caso de como desenvolver sua marca, o briefing vai ajudar a definir os aspectos mais notórios da marca e a traçar um caminho pelo qual todos eles vão passar.

É uma etapa de planejamento e é extremamente importante!

Esses são alguns dos tópicos indispensáveis a serem debatidos na criação de uma marca.

Não dá para sair do escritório sem ter essas coisas na ponta da língua.

Missão, visão e valores

Se você já passeou pelas páginas de “Quem Somos” de outras empresas, muito provavelmente já viu essas três palavras algumas vezes.

A missão, a visão e os valores de uma empresa são pilares fundamentais para ela e para o público.

Para escolhê-las, é só responder a essas três perguntas:

  • Para que sua empresa existe?
  • Onde ela pretende chegar?
  • O que ela considera importante em sua trajetória?

Cada uma dessas respostas definirá a descrição de uma daquelas palavras.

Por exemplo, se sua empresa vender canudinhos:

Sua missão pode ser a de oferecer canudos plásticos de qualidade, sempre respeitando o meio ambiente e oferecendo os melhores preços para o cliente.

A visão pode ser a de tornar uma referência nesse mercado, ou de continuar aprimorando seus serviços.

os valores (que costumam ser aplicáveis para a maioria das áreas) devem envolver responsabilidade, ética, qualidade, preço justo, comprometimento, integridade e mais.

Busque sempre os valores que mais combinam com você, sua empresa e sua área de atuação.

Público-alvo

Agora que você já tem o básico sobre sua empresa, a melhor forma de continuar descobrindo como desenvolver sua marca é conhecendo o seu público.

É ele quem irá consumir seus produtos e serviços, portanto é com ele que a marca deve conversar de forma mais profundada.

Uma boa maneira de descobrir quem é o seu público-alvo é através de pesquisas.

Você pode realizá-la por conta própria, se tiver uma boa rede de contatos e de divulgação, ou pode trabalhar com alguma empresa de pesquisas, já que elas possuem porções gigantescas de pessoas dispostas a responder perguntas.

Você deve abordar dados gerais (como idade, gênero e classe social) e, de preferência, dados mais específicos (como hobbies, hábitos rotineiros e o que mais cercar as atividades da sua empresa).

Conceito visual

Depois de saber a proposta da empresa e ter maior conhecimento do público-alvo, o passo seguinte em como desenvolver sua marca é criar um conceito visual para ela.

Se você já tem a missão, visão e valores, essa parte fica muito mais fácil.

Resumidamente, você precisa se basear nessas informações para conceber um estilo que a empresa poderia seguir.

Não estamos falando, por enquanto, de imagens exatas nem nada do tipo.

É uma realização prévia do que sua marca virá a ser.

  • Ela quer passar um ar descontraído e jovem? Ou de seriedade e responsabilidade?
  • É mais voltado para o público feminino e quer investir na comunicação com essa fatia do mercado?

O conceito visual será definido a partir daí.

Se você já tiver uma ideia de como quer que sua marca se comunique, será muito mais simples desenvolver a comunicação em si.

Cores

Essa etapa se baseia completamente na anterior.

Com o conceito em mãos, para continuar descobrindo como desenvolver sua marca, é bom saber sobre o impacto das cores.

Cada cor representa um pensamento e emoção diferentes, e a escolha de uma, duas ou mais delas influencia na percepção geral sobre a marca - tanto por parte do público-alvo, quanto por parte do restante da população.

É por isso que clínicas médicas e outras instituições do segmento da saúde costumam trabalhar com cores claras, especialmente branco, verde e azul: são cores que transmitem calma e confiança.

Uma empresa de peças automotivas, por outro lado, pode apostar mais em composições com o vermelho, por exemplo, já que essa é uma cor que demonstra força e poder.

Um breve estudo sobre a Psicologia das Cores ajuda bastante nessa decisão.

Referências

E não é só o estudo que serve como base para pensar em algo novo.

Milhares de outras marcas fizeram um ótimo trabalho e podem muito bem servir como referências.

Isso não significa que o seu modo de como desenvolver sua marca não será original!

Quer dizer, apenas, que você conseguirá avaliar os pontos positivos e negativos de concorrentes, e aplicar na sua marca aquilo que mais fizer sentido.

Essas referências são uma inspiração e podem auxiliar quando você enfrentar aquele velho conhecido bloqueio mental.

Só tome cuidado para não se perder entre elas.

Quando estamos buscando por inspiração, é comum visitar dezenas de sites e acabar bagunçando ainda mais as ideias.

Quando estiver fazendo isso, procure se limitar a três referências.

Então você pode estudar cada uma vez com profundidade, ao invés de observar muitas outras superficialmente.

Vale lembrar que todas as etapas que tem a ver com identidade visual podem ser feitas por um alguém especializado nisso.

Agências de publicidade oferecem a criação de logotipos, imagens e afins, prontos para serem usados no marketing digital e até no tradicional.

Como desenvolver sua marca com 6 dicas matadoras!

Você já sabe os conceitos e expressões por trás de tudo isso, mas chegou a hora de entrar em ação.

As teorias são importantes, mas você precisa agir, efetivamente.

Quer saber algumas dicas práticas de como fazer isso? Confira:

1. Mostre seus diferenciais

O mar da concorrência tem correntezas fortes, seja lá qual for o setor de atuação da sua empresa.

Os clientes podem se abrir para novas opções, mas, para isso, eles precisam saber o que há de melhor nos seus serviços, que não há nos outros.

Aliás, nem sempre é nos serviços que surgirão os diferenciais, mas em muitos aspectos.

Por exemplo, você pode ter um diferencial no modo como trata seu público, na forma como entrega o produto, no material utilizado, na relação com o meio ambiente e com a comunidade, e tantas outras possibilidades.

Não hesite em pedir opiniões para avaliar melhor os seus diferenciais.

Sócios, clientes já existentes, fornecedores e outros parceiros de negócios são boas fontes.

Em primeiro lugar, não há como desenvolver sua marca eficientemente sem colaboração dos que ajudaram a construí-la.

Nunca é tarde demais para criar um diferencial e alavancar a empresa!

2. Defina bem o nome da empresa

Nesse ponto da corrida, você já deve ter um nome escolhido, ou pelo menos imaginado um para o seu negócio.

Parece algo primário, mas é negligenciado por muitos enquanto aprendem como desenvolver sua marca.

Não estou dizendo que as pessoas não decidem o nome de suas marcas - mas elas frequentemente não pensam nisso tanto quanto deveriam.

Escolha um nome que represente a missão, visão e valores da empresa, que atraia o público-alvo e dê boa sonoridade, que seja facilmente lembrado.

Além de fazer uma boa pesquisa na internet para ver se o nome já está registrado.

3. Padronização é fundamental

Quer saber um dos pontos mais importantes em como desenvolver sua marca?

A padronização.

A identidade visual não é criada por acaso: ela existe para ser usada de diversas maneiras, e para reforçar a marca para todos que tem contato com ela.

Não adianta utilizar um tipo de design e apresentação nas mídias tradicionais e outra nas digitais.

A decisão sobre todas as peças gráficas, formas de comunicação e cores deve ser feita com a consciência de que ela será definitiva para todos os âmbitos da empresa.

Isso significa clientes, parceiros, funcionários e fornecedores, tudo junto!

Isso parece dar trabalho? E dá mesmo, mas, vale a pena lutar, afinal sua marca poderá ter um grande valor.

4. Seja muito criativo

É certo que há muitas regras em como desenvolver sua marca, mas elas não vão impulsionar nada sozinhas.

Por trás de toda decisão, é preciso uma quantia razoável de criatividade.

Isso não significa que você deva ser um artista, nem que vá ter as melhores ideias o tempo todo.

Tudo bem ter ajuda nessas horas!

Uma boa dica para estimular a criatividade é o brainstorming.

Esse é o nome de uma técnica, também comum no marketing, que explora a captação de ideias através de uma “tempestade cerebral”.

Ou seja, você entra em uma espiral de pensamentos, um atrás do outro, e vai coletando ideias entre eles.

É mais produtivo ainda em grupo, já que diferentes pontos de vista resultam em mais criatividade em equipe.

Separe algum tempo com seus sócios e colaboradores para um brainstorming, e você pode se surpreender!

5. Crie uma experiência única para os seus consumidores

Um dos pontos a serem lembrados em como desenvolver sua marca é a experiência com o cliente.

Não se trata só da venda bruta, mas de tudo que o público sente ao interagir com sua marca.

Isso inclui a descoberta dos seus produtos ou serviços, o atendimento, o custo-benefício, o pós-venda, a relação nas redes sociais e mais.

Se você conseguir construir uma experiência gratificante e feliz para o consumidor, ele criará uma memória positiva do contato que teve com a empresa.

Isso facilitará a sua fidelização, além de aumentar as chances de que ele indique seu trabalho para alguém.

Não esqueça que essa experiência vivida pelos clientes faz parte, também, da imagem que você está disseminando.

6. Seja uma autoridade digital

A maior dificuldade enfrentada por empreendedores no mundo digital não é, como muitos podem pensar, a falta de tráfego. É a falta de confiança.

As pessoas precisam acreditar em uma empresa, e, para isso, ela provavelmente vai procurar por ela na internet.

Se não houver qualquer página sobre ela, as chances de que a pessoa vá fazer negócio são mínimas.

Se houver um site ou rede social, mas ele estiver malfeito, desatualizado ou pouco profissional, o resultado pode ser ainda pior.

Por isso, criar autoridade digital é um dos passos essenciais nesse trajeto.

Sua empresa vai precisar de um site atraente e funcional, de páginas nas principais redes sociais e, se for o caso, de uma loja virtual confiável.

Além de tudo isso, ela também precisará ser encontrada no Google e em outros buscadores (e para isso as páginas precisarão ser otimizadas através de SEO), e links patrocinados (como o AdWords) podem ser requeridos.

Outra sugestão é a produção de conteúdo relevante para o público-alvo, através de um blog da empresa.

Não deixe de trabalhar e investir em sua marca!

Esperamos que você saiba um pouco mais sobre como desenvolver sua marca agora, mas o caminho não acaba aqui.

Conforme os métodos usados vão dando certo, e novos são tentados, é inevitável que a marca cresça e conquiste cada vez mais espaço no mercado e entre os consumidores.

E é exatamente isso que desejamos!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

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