Como divulgar meu site?

Como divulgar meu site?

Por Comunicação Liguesite. Postado em 15/11/2017. Última atualização em 15/11/2017.

Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

Estar presente na internet é fundamental para qualquer negócio.

Os benefícios do meio online para o varejo são enormes, incluindo maior alcance de leads, mais facilidade para realizar vendas e maior presença da marca no mercado.

Muitos profissionais do varejo já focam seus investimentos em uma página na web, mas uma dúvida comum que ainda surge é: como divulgar meu site?

Essa é uma questão bem abrangente e que possui muitas respostas — afinal, existe mais de uma forma de divulgar qualquer conteúdo.

No meio virtual, as formas de divulgação costumam se encaixar em duas categorias principais: orgânica e paga.

Cada uma possui suas vantagens e desvantagens, sendo importante entender quando priorizar uma ou outra e, é claro, como trabalhar melhor seus métodos.

Para ajudar você com esta tarefa, trouxemos aqui alguns exemplos de técnicas de divulgação orgânica e paga para guiar seus investimentos.

Acompanhe e ótima leitura!

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Como divulgar meu site com estratégias orgânicas?

Se você já viu as estatísticas de qualquer página, já deve ter lido o termo “orgânico” nesse contexto.

Explicando de forma simples, ele reflete todo o tráfego, audiência e acessos adquiridos pela sua marca sem que os anúncios tenham sido patrocinados.

É o alcance “natural” da sua marca.

A vantagem desse tipo de alcance é que ele possui baixo custo, pois a audiência vem por conta própria.

Porém, não é fácil construir essa base sólida rapidamente.

Ela é resultado de um trabalho de longo prazo.

Se fosse pensar em como divulgar meu site organicamente, consideraria as seguintes opções:

Aplique as técnicas de SEO

Search Engine Optimization, abreviado como SEO, trata-se de um conjunto de práticas que melhoram o posicionamento da sua página em relação aos motores de busca, principalmente o Google.

Dessa forma, o conteúdo do seu site será encontrado mais facilmente pelo usuário ao buscar palavras-chave relacionadas a você.

Por exemplo: sua loja vende equipamentos de jardinagem e você monta uma página com “regadores” como sua palavra-chave principal.

Para melhorar o seu SEO, você coloca esta palavra no hiperlink, no nome de arquivo das imagens usadas e no texto de descrição do produto.

Dessa forma, a máquina terá mais certeza de que seu site é relevante para o usuário, o que te colocará mais próximo do topo nas listas de pesquisa.

Se sua loja é física, você pode utilizar de técnicas de SEO Local para sua divulgação online atrair clientes para seu negócio físico.

Faça uso de Link Building

Esta é uma prática comum, especialmente no desenvolvimento de blogs.

Faça conteúdo relevante para seus consumidores, e outros blogs e sites farão referencias do seu conteúdo.

Insira links dentro do conteúdo da página, os quais levam para outros conteúdos relacionados, tanto em sites externos quanto páginas internas.

Essas técnicas de direcionamento geram um triplo efeito positivo:

  • Primeiro, haverá mais links apontando para suas páginas, o que melhora seu SEO;
  • Segundo, seus leitores navegarão mais pelo seu site, encontrando mais conteúdos e se aproximando da marca;
  • Terceiro, mesmo que o link aponte para um conteúdo externo, você ainda estará embasando suas afirmações, o que melhora a credibilidade do seu site.

Crie interação com as redes sociais

Interatividade é outro fator muito forte na construção de uma marca.

Cada vez mais, comprar é menos uma ação e mais uma experiência.

Seus clientes não apenas devem reconhecer a qualidade do seu produto, mas também devem confiar na sua empresa.

Nesse sentido, as redes sociais são plataformas ideais para promover isso.

Com elas, você pode criar enquetes, fazer pesquisas de opinião e redirecionar sua audiência para o seu site.

Tudo isso facilitará seu trabalho de divulgação orgânica, além de oferecer uma segunda plataforma de captação de leads.

Como usar as técnicas pagas para divulgar meu site?

Se o alcance orgânico pode ser definido como “gratuito”, o alcance “pago” é simplesmente seu oposto.

Da mesma forma que você pode pagar para anunciar na televisão ou em um outdoor, também é possível comprar um espaço na internet onde mais pessoas possam ver sua marca.

As vantagens e desvantagens aqui também são invertidas.

Você consegue um grande alcance em pouco tempo, mas seus efeitos acabam quando o investimento é interrompido.

A taxa de conversão, nesse caso, é menor.

Por isso é necessário se planejar bastante para tirar o maior proveito possível destes métodos.

Ao pensar em como divulgar meu site e gerar mais negócios por meios pagos, as dicas seriam:

Patrocine campanhas com o AdWords

Esta é a principal ferramenta de divulgação paga disponível hoje em dia.

Os motores de busca do Google trabalham com palavras-chave, que são inseridas nas pesquisas.

Com base em todos os seus acessos, são criadas várias estatísticas que determinam o “valor” daquela palavra.

Quanto maior a procura por um termo, maior é seu valor.

Baseado nisso, você pode conseguir divulgação paga com base nas palavras-chave que você usa.

O ideal é fazer uma boa pesquisa dos principais termos usados pelo seu público e avaliar os valores relacionados.

Utilize o alcance do Facebook Ads

De forma semelhante, o Facebook permite que você divulgue suas postagens e sua página para uma audiência maior.

Isso inclui, também, um sistema de estatísticas e palavras-chave, mas também pode levar em conta outros fatores, como perfil geográfico, faixa etária, tipos de conteúdo acessados anteriormente etc.

Se for usado corretamente, este método pode transformar uma postagem comum em uma verdadeira mobilização.

Participe de grupos do Facebook que estão relacionados ao seu negócio - mesmo os grupos fechados, e divulgue os artigos do seu blog neles, isso ajudará bastante.

Promova banners em outros sites

Um dos métodos mais tradicionais de marketing é encontrar algum produtor de conteúdo que atraia o seu público-alvo e fazer anúncios no canal dele.

É o caso dos comerciais de TV, rádio e das mensagens de patrocínio nos trailers de cinema.

Da mesma forma, você pode fazer anúncios assim na internet.

Ao encontrar um site de conteúdo relacionado ao seu produto, como um blog ou canal de vídeos, você pode pagar para inserir pequenos banners e anúncios da sua loja.

Dessa forma, um grupo mais interessado no que você tem a oferecer poderá encontrar sua empresa com mais facilidade.

Considerando todos os métodos citados de como divulgar meu site, é bom lembrar que nenhum deles proporciona resultados fáceis.

Todos exigem tempo, investimento e muito estudo.

Por isso, o melhor a ser feito é buscar ajuda especializada, te dando mais tempo para focar no seu core business, sem perder a qualidade no trabalho.

Entre em contato com a Liguesite para conhecer mais sobre essa opção.

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