Como fazer um bom planejamento de Marketing Digital?

Como fazer um bom planejamento de Marketing Digital?

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 26/09/2017. Última atualização em 26/09/2017.

Tempo estimado de leitura: 13 minutos.

Ao pesquisar por maneiras de vendas mais com um orçamento restrito, muitos empresários encontram no planejamento de Marketing Digital uma opção com excelente custo-benefício.

As estratégias de Marketing Digital têm possibilitado vantagens principalmente para profissionais que trabalham com vendas online.

Mas você sabe o que é preciso para colocar essa estratégia em prática?

Ter um bom site, utilizar os canais corretos para atrair clientes e destacar-se da concorrência são apenas alguns dos aspectos mais importantes nesse meio.

Quer saber mais sobre o planejamento de Marketing Digital? Nós contamos tudo que você precisa saber a seguir:

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Por que o Marketing Digital é indispensável para uma empresa de sucesso?

Inicialmente, é necessário compreender quais as vantagens proporcionadas pelo Marketing Digital e porque ele se tornou indispensável para uma empresa de sucesso.

O Marketing Digital consiste no conjunto de processos que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que sejam do interesse dos clientes utilizando os canais digitais para isso, tais como site, redes sociais, anúncios, e-mail etc.

A importância de se investir em Marketing Digital está no fato de que mais de 50% da população no Brasil já possui acesso à internet.

Outra informação relevante é que 90% dos usuários pesquisam na internet antes de realizarem uma compra.

Veja o e-book que preparamos para você: Marketing digital em 6 passos!

Marketing Digital vs. Marketing Tradicional

A principal diferença entre Marketing Digital e o Marketing Tradicional consiste nas abordagens do público.

As estratégias na internet são segmentadas e objetivam impactar um público que demonstrou interesse prévio na oferta.

O Marketing Tradicional, ou Outbound Marketing, utiliza-se de ações mais invasivas e genéricas, como uma publicidade em revista, que pode atingir públicos diversos e não necessariamente o que a marca pretendia impactar.

Há diferenças expressivas em relação ao investimento, também.

No Marketing Digital, todas as ações podem ser monitoradas constantemente, com relocação de orçamento conforme os resultados obtidos.

No Tradicional, o investimento realizado depende mais do canal em que foi veiculado do que da empresa em si.

Segundo uma pesquisa da Demand Metric, por exemplo, a criação de conteúdo na internet pode gerar três vezes mais contatos qualificados para a empresa do que o Marketing Tradicional, tendo um custo 62% menor.

O que deve constar no planejamento de Marketing Digital?

Já vimos a importância de adotar estratégias online para aumentar as vendas do negócio, mas para que a solução seja eficiente, o planejamento de Marketing Digital deve ser realizado de forma adequada.

No planejamento estratégico, devem constar todas as informações relacionadas à atuação online da empresa.

Ele será um norteador do que tem sido feito e do que pode ser melhorado.

Veja alguns tópicos essenciais:

Definir objetivos

O primeiro passo para quem deseja iniciar uma atuação digital é definir quais os objetivos do negócio com esse investimento.

Muitas marcas, por exemplo, desejam aumentar as vendas.

Mas esse objetivo pode estar acompanhado de objetivos secundários que permitam alcançar esse crescimento.

Por exemplo, a marca pode almejar tornar-se mais conhecida entre o público-alvo, melhorar a retenção de clientes, aumentar o ticket médio das vendas etc.

Além dos objetivos, devem ser estipuladas metas que permitam que a empresa identifique se está indo no caminho traçado.

Definir um tempo para o cumprimento das metas e dos objetivos também permite focar melhor as estratégias.

Conhecer o mercado

Para que seja possível investir em Marketing Digital de forma eficiente, é necessário conhecer o mercado no qual pretende-se atuar.

Realize uma pesquisa sobre o segmento no qual atua e analise também como a concorrência está divulgando.

Ao conhecer as estratégias usadas pelos concorrentes, pode-se identificar algumas ações positivas para a empresa e, também, conhecer erros que estão sendo cometidos, evitando-os na estratégia que será adotada.

Pesquisar e definir o público-alvo

Para que qualquer estratégia de marketing tenha sucesso, é necessário definir qual o público-alvo que será impactado pelas ações.

Conhecer o público permitirá definir uma linguagem mais adequada, os melhores canais de atração e relacionamento, as oportunidades da marca etc.

É possível utilizar dados de indicadores de mercado e associações para verificar quem mais consome o que a empresa tem a oferecer, além de considerar o histórico de vendas do próprio negócio.

Posteriormente, ferramentas digitais como Google Trends, Google AdWords e Facebook Audience Insights podem ajudar a saber como é o comportamento desses consumidores na internet.

Definir quais canais serão utilizados

Ao conhecer bem quais os objetivos e qual o público-alvo do negócio, é possível definir com mais assertividade quais serão os canais utilizados para atrair mais clientes.

Por exemplo, para quem deseja melhorar a fidelização de clientes, somar uma estratégia de redes sociais à prática do e-mail marketing permite alcançar esse objetivo. Se a intenção é aumentar as vendas em pouco tempo, uma solução de links patrocinados pode atender melhor às demandas da marca etc.

Abaixo um vídeo com dicas sobre alguns tipos de campanhas utilizando Google Adwords:

Delimitar um orçamento de Marketing Digital

A delimitação do orçamento de Marketing Digital proporciona benefícios diversos à empresa.

Inicialmente, permite que haja uma expansão nas ações de atração de clientes, mas levando em consideração o caixa atual da empresa, para que não haja desequilíbrios financeiros.

O orçamento também ajuda a direcionar quais canais serão contemplados na estratégia e com qual intensidade.

No caso de contratar uma agência especializada, o orçamento poderá ser destinado a um pacote de ações, por exemplo.

Dessa forma, a agência auxiliaria no direcionamento do investimento entre as estratégias de maior relevância para a marca.

Planejar o monitoramento das ações

Para que os objetivos e as metas possam ser atingidos, é necessário saber quais as melhores métricas a serem monitoradas em cada uma das ações.

Assim, o empresário poderá identificar quais práticas têm gerado mais retorno para ele.

Um benefício do Marketing Digital é que quase todas as estratégias podem ser quantificadas utilizando as ferramentas de cada plataforma.

Dessa forma, poderá existir um controle rígido do orçamento, permitindo que haja um retorno real para a empresa.

Como dar início à estratégia de Marketing Digital?

Como mostrado anteriormente, o primeiro passo para iniciar uma atuação digital consistente é fazer o planejamento de Marketing Digital seguindo os tópicos indicados.

Entretanto, para dar início à estratégia, é necessário:

Ter um site bem-feito

Principalmente para quem deseja trabalhar com vendas online de forma segura e profissional, investir em um site bem-feito, com planejamento adequado e criado de acordo com as necessidades da empresa, é essencial. O site será a porta de entrada para uma atuação na internet que transmita confiança e credibilidade ao consumidor, portanto ele deve seguir as boas práticas de um site.

Algumas delas são:

  • ser responsivo para dispositivos móveis;
  • ter conteúdo atualizado periodicamente;
  • realizar boas práticas de SEO (otimização para mecanismos de busca);
  • ter informações de contato da empresa;
  • ter uma manutenção de site preventiva.

Essas garantias fazem com que o site seja mais seguro tanto para o vendedor quanto para os consumidores.

Pesquisar sobre empresas especializadas

Por fim, o empresário deve definir se vai planejar e executar as estratégias de Marketing Digital internamente ou se pretende terceirizá-las para uma empresa especializada, que já tenha o know how necessário para a realização de um planejamento eficiente e condizente com a realidade do negócio.

Ao realizar as estratégias iniciais de forma profissional e com a assistência necessária, garante-se mais segurança no investimento e um melhor retorno a longo prazo.

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Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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