Como montar seu próprio negócio

Como montar seu próprio negócio

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

Ao contrário de algumas décadas atrás, nas quais o grande sonho da maioria dos brasileiros era conseguir aprovação em um concurso público para obter a tão desejada estabilidade financeira, hoje em dia o desejo da maioria dos brasileiros é possuir um negócio próprio, e muitas pessoas estão conseguindo.

De acordo com dados da pesquisa GEM realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) em 2015, 4 em cada 10 brasileiros possuem um negócio próprio.

Isso significa que o Brasil é um dos países com a maior taxa de empreendedores de todo o mundo, algo surpreendente especialmente se considerarmos a alta carga tributária e a burocracia sem fim das instituições públicas brasileiras.

No entanto, quem deseja possuir um negócio próprio deve ter em mente que não se trata de uma empreitada simples.

Pelo contrário, muito planejamento é necessário para responder à pergunta sobre como montar seu próprio negócio próprio, e são aspectos desse planejamento, que inclui uma série de tarefas a serem realizadas, que veremos na sequência.

CONTINUAR LENDO

Dicas de como montar seu próprio negócio:

Na sequência, você verá quais são as principais tarefas, estudos e reflexões que precisam ser feitas para entender como montar seu negócio próprio.

Viabilidade da ideia

Muitas pessoas têm ideias brilhantes e inovadoras para um negócio próprio.

No entanto, as estatísticas mostram que mais da metade das empresas criadas no Brasil fecham antes de completarem dois anos.

Uma das principais razões para isso está na inviabilidade da ideia.

Antes de tudo, é necessário considerar se realmente existe um público para o serviço ou produto que você deseja oferecer, se o custo do mesmo será competitivo no mercado, se ele irá satisfazer uma real necessidade ou desejo, dentre inúmeros outros fatores.

Uma ferramenta fundamental nessa etapa é o plano de negócios, que define o negócio em seus mais variados aspectos, servindo como uma ferramenta estratégica.

Levante: investimentos, despesas fixas e variáveis do negócio

Se sua ideia realmente é viável, está na hora de analisar aspectos práticos da mesma.

O primeiro deles diz respeito ao investimento necessário para colocar o negócio em funcionamento, isto é, o capital que deve ser aportado para que seja possível realizar a compra de equipamentos, contratação de mão de obra, insumos e matérias-primas, dentre outros.

No entanto, para continuar funcionamento o negócio também precisa de investimento, manifesto através dos custos fixos, que são aqueles que não variam conforme o volume de produção, e dos custos variáveis, que oscilam conforme o volume da produção, a exemplo dos impostos.

Defina o capital inicial e capital de giro

Nos primeiros meses de funcionamento, o negócio irá dar despesas que não serão compensadas pelo lucro, que será baixo.

Por isso é fundamental ter uma reserva financeira (capital inicial) para cobrir os custos nesse período.

Além disso, deve-se reservar o capital de giro para garantir que o negócio continue funcionando, voltado a compra de matéria-prima, compensação das compras realizadas a prazo, dentre outros.

Documentos, taxas, licenças e autorizações necessárias

Os documentos obrigatórios para a abertura de uma empresa incluem o contrato social, que define a participação dos sócios (caso haja mais de um) na empresa, as atividades desenvolvidas e seu funcionamento.

Também é necessário realizar o registro na Junta Comercial de seu estado, pois é através dessa inscrição que o número do CNPJ é gerado.

Junto às autoridades municipais, devem ser conseguidos os alvarás de funcionamento e de localização, que atestam que a empresa tem todos os requisitos necessários para operar.

Além disso, os bombeiros devem realizar uma vistoria para verificar se a empresa se adéqua às normas de segurança.

Dependendo do tipo de atividade, pode ser necessária a obtenção de licença sanitária e ambiental.

Os valores para as inscrições e licenças variam conforme a região geográfica e o tipo de negócio a ser instalado.

Que tipo de empresa abrir

Esse é um dos questionamentos mais comuns quando falamos em como montar seu próprio negócio.

Basicamente, existem seis tipos de empresas pelas quais se pode optar no momento da abertura:

  • Sociedade empresarial limitada;
  • Sociedade simples limitada;
  • Sociedade anônima;
  • Empresa individual de responsabilidade limitada;
  • Empresário individual;
  • Microempreendedor individual.

Já foi dito, mas vale reforçar que essa é uma questão-chave no momento de pensar em como montar seu próprio negócio, pois terá impacto direto na forma de tributação, que pode ser tanto uma fonte de gastos como uma fonte de vantagens competitivas.

Nossa recomendação é que você conte com um bom contador para te auxiliar nessa tarefa, pois somente um profissional com expertise em tributação saberá escolher o tipo de empresa mais adequado a seus objetivos.

Você pode querer empreender em um modelo de negócio mais robusto e com mais auxilio, então as franquias podem ser uma boa opção.

Quanto custa para abrir uma empresa

O preço para abrir uma empresa varia muito conforme a região geográfica e tipo de empresa escolhida.

De acordo com levantamento da Firjan, o preço médio gira em torno de R$ 2.038,00, mas pode apresentar até 274% de acordo com o município.

Assim, a melhor opção é pesquisar antes de tomar a decisão de qual lugar fixar seu negócio.

Porque contar com o modelo de franquias digitais é uma ótima opção

Como é possível deduzir depois de tudo o que foi dito até aqui, a resposta para a pergunta como montar seu próprio negócio é tudo menos simples.

Diversos aspectos devem ser levados em consideração, o que requer tempo e investimento de risco, pois a possibilidade do negócio fracassar devido à instabilidade da economia é considerável.

Portanto, se você deseja possuir um negócio próprio, um ótimo caminho é investir em uma franquia digital.

Esse negócio é vantajoso, pois une as facilidades de uma franquia com um mercado em plena expansão.

Ao investir em uma franquia, você garante mais segurança e facilidade de operacionalização, pois o modelo de negócio já foi testado e aprovado, e na rotina do trabalho estão inclusos treinamentos, sistemas prontos, padrões de qualidade previamente definidos e mesmo a possibilidade do empreendedor trabalhar de sua casa, remotamente.

Soma-se a isso o fato de estar atuando no promissor mercado digital, que somente em publicidade cresceu 26% de 2015 para 2016, representando investimento de R$ 11,8 bilhões e você tem a resposta perfeita para como montar seu próprio negócio, com segurança, maior certeza do retorno do investimento, autonomia e independência que você sempre desejou.

Esperamos que esse artigo ajude você a entender como montar seu próprio negócio.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.