Como sair do Offline para o Online

Como sair do Offline para o Online

Por Comunicação Liguesite. Postado em 11/12/2018. Última atualização em 11/12/2018.

Tempo estimado de leitura: 21 minutos.

A transição do offline para o online parece uma jornada tortuosa e as vezes impossível. É por isso que muitos empresários acabam adiando essa decisão o máximo possível.

O que muitos não sabem é que essa é uma péssima decisão e deve ser feita o quanto antes. Sabe quando é necessário puxar o band-aid com força? Vai doer um pouco no começo, mas os resultados vão fazer tudo ter valido a pena.

Para narrar esse processo vamos contar um pouco sobre a história da corretora VOI Seguros, uma empresa de Santo André que já possui um grande portfólio de clientes e muitos anos de experiência.

Eles passaram por um longo caminho até finalmente conseguir chegar onde estão hoje no mundo digital e vamos contar um pouco dos processos e como a Liguesite ajudou esse grande parceiro a finalmente começar a conquistar seu espaço na web.

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Por que a transição do offline para o online é tão importante?

Essa é a primeira pergunta que surge em uma reunião, ou uma conversa descontraída, com um profissional de marketing digital. Tudo o que os empresários querem é um bom motivo para começar a investir na Internet.

A resposta é bem simples: aumentar vendas. Todos os anúncios feitos online afetam diretamente as vendas offline. É necessário pensar nisso todas as vezes que começar qualquer tipo de planejamento.

O número de pessoas que acessam a Internet cresce cada vez mais. E essas pessoas estão aprendendo a pesquisar em fóruns, aplicativos, redes sociais e blogs antes de tomar qualquer decisão importante para evitar problemas e arrependimentos no futuro.

Todos as empresas offline que não querem ficar para trás precisam deixar os receios de lado e começar a sua longa jornada.

Ir ao banco, ao supermercado, à papelaria e até mesmo à loja de roupa ou de calçados ficou muito mais prático com a Internet.

Você só precisa saber exatamente o que quer, ou você também pode descobrir isso enquanto navega na web, para fazer o seu pedido. Seja pelo computador, um tablet ou um smartphone, essas atividades podem ser concluídas com poucos cliques.

Todos os dias surgem novas ferramentas que visam facilitar a transição entre esses dois mundos. É muito importante lembrar que o online não vai eliminar o mundo offline, ele vai apenas contribuir para aumentar as vendas e ajudar o seu negócio a ganhar mais força.

O processo da VOI Serviços do offline para o online

A VOI Seguros é uma corretora que carrega mais de 13 anos de experiência. Ao longo dessa jornada a empresa ganhou prêmios e conquistou uma carteira de clientes fiéis e de qualidade. A empresa já chegou na casa dos 5.300 clientes.

Todos os clientes conquistados pela empresa vieram de indicações feitas por clientes da corretora e por meio de prospecções offline (eventos, ligações, porta a porta, face-to-face, anúncios, ações e tudo mais).

Com o crescimento da Internet e o aumento da sua credibilidade, o CEO da empresa, Caio Ottoboni, enxergou uma grande oportunidade para expandir o negócio. Mas encontrou muitas dificuldades ao longo do caminho.

Esses problemas encontrados pelo Caio são comuns e mostram que existem muitos profissionais despreparados para começar essa transição do offline para o online. Mas para tudo existe uma solução.

Após fechar parceria com a Liguesite, a VOI Seguros conseguiu finalizar a transição para o online e finalmente começou a conquistar novos clientes e a expandir o negócio. Eles investiram na criação de um site 100% otimizado com técnicas de SEO e um conteúdo relevante e de qualidade. Além de marcarem presença nas redes sociais, criar um e-mail profissional e a investir em links patrocinados no Google Ads.

O site institucional é o cartão de visita de qualquer empresa. Pense que muitos clientes que vierem de pesquisas, sites, e-mail marketing ou anúncios patrocinados pela primeira vez precisam saber o que o seu negócio faz.

É como o Caio mesmo falou em seu depoimento:

“Seu produto deve estar na Internet assim como o meu está!”

Conheça a história da VOI Seguros

Como fazer essa mudança?

Para quem quer começar a fazer o mesmo caminho que a VOI seguros pode começar com algumas boas dicas:

Encontre seu público

Não é porque a Internet é grande e tem um público gigantesco que você precisa falar com todos eles. Encontre seu público certo para conseguir encontrar a sua voz na web. Descubra o que eles pensam: interesses, quais redes sociais eles realmente usam, quais sites eles acessam, qual o tipo de conteúdo que tem interesse de ler em blogs, quais são seus hábitos de consumo, quais os problemas que eles buscam solucionar na web e aí por diante.

Ao delimitar o seu público, a sua persona, é possível elaborar uma estratégia certa para vender o seu negócio de maneira clara, criativa e certeira. Além é claro de oferecer soluções para os problemas dos seus clientes.

Construa uma presença online

A presença online pode aumentar a visibilidade da sua empresa pequena ou média. Por isso é necessário planejar e usar toda a criatividade para estabelecer a sua identidade após estudar o mercado e o público.

Estude a possibilidade de adicionar um conteúdo relevante para o seu site e incluir informações importantes para quem quer conhecer o seu negócio.

Construa redes sociais para criar canais alternativos para contato. Compartilhe eventos, prêmios, conteúdos do blog, curiosidades e abra a comunicação com seus clientes.

É tudo isso que vai te ajudar a criar um relacionamento duradouro com quem realmente importa.

Envolva seu público

Após criar um blog para o seu site, nutrir seu site com informações do seu negócio e criar redes sociais com publicações criativas e encantadoras, pode começar a trabalhar a prospecção.

Do mesmo jeito que uma empresa “offline” trabalha para prospectar novos clientes, você precisa encontrar maneiras para divulgar o seu negócio e atrair o máximo possível de tráfego que conseguir para o seu site ou sua loja virtual.

A maneira como você conversa com seu público é a resposta para criar uma conexão forte o suficiente para fechar negócios e manter o seu cliente.

Preste atenção no comportamento do seu público, converse com ele, entenda como eles pensam e desenvolva seu projeto a partir disso.

Teste, pegue o feedback, ajuste e teste novamente. Faça esse processo até chegar na medida certa.

Lembre-se do que falamos no início do texto: Todos os anúncios feitos online afetam diretamente as vendas offline.

Sempre se atualize e se adapte

A Internet simplesmente não para! Ela se atualiza a cada instante e você precisa acompanhar todas as novidades que estão pipocando no momento.

Consuma conteúdos que falam sobre tecnologia, tendências e processos que podem facilitar a sua rotina.

Tenha a mente aberta. Adapte-se sempre que necessário e evite ser uma pessoa resistente!

Encontre fóruns online, pesquise blogs, encontre canais no youtube, procure feedback dos seus clientes, fique de olho na concorrência e nas notícias.

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