Como ser um franqueado de sucesso

Como ser um franqueado de sucesso

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

Todas as estatísticas apontam para o fato de que o segmento de franquias tem crescido a cada ano e com taxas superiores ao crescimento de outros setores importantes do mercado.

Seguindo a lógica, investir nessa área é o mesmo que empreender em um negócio com grandes possibilidades de lucro.

Por outro lado, estamos tratando de negócios e o que importa mesmo é como ser um franqueado de sucesso. E não apenas isso, precisamos encontrar também uma franquia que realmente fature e traga muitos lucros.

O fato é que atualmente as franquias estão entre as melhores oportunidades de investimento e entre as principais alternativas para pessoas que querem empreender.

Nesse cenário tão amplo e de alta concorrência, saber como ser um franqueado, no sentido mais completo do termo, é o que vai dizer se os negócios terão sucesso ou não.

CONTINUAR LENDO

Como escolher a melhor franquia para você?

Vários aspectos devem ser analisados para definir qual é a melhor franquia para você. Por exemplo, um dos segmentos mais em alta são as franquias home office, que oferecem uma série de vantagens. O perfil desse empreendedor é distinto daquele que opta pela área alimentícia, por exemplo.

Para escolher a melhor franquia o empreendedor precisa avaliar uma série de pontos, entre eles:

  • Gostar do que está fazendo;
  • Capacidade de seguir padrões já estabelecidos;
  • Expectativas futuras;
  • Capital disponível para investimento;
  • Gestão;
  • Entre outros.

Nesse post, vamos tratar sobre esses e diversos outros pontos. Além disso, tentaremos esclarecer alguns dos principais aspectos para que você saiba definitivamente como ser um franqueado de sucesso. Confira!

Como ser um franqueado de sucesso amando o negócio

Um dos principais pilares para uma franquia lucrativa é o fato de que ela precisa ir de encontro (e não contra) o perfil do franqueado. Para isso, é fundamental que ele analise e pense bem sobre quais são suas habilidades pessoais e conheça até que ponto está disposto a arriscar.

Precisamos considerar que o franqueado dará muito de seu tempo para o empreendimento. E fazer isso com algo de que não gostamos pode ser a receita para o fracasso!

Um exemplo interessante é quem opta por trabalhar em casa, ou seja, o home office. Aqui o empreendedor analisou suas necessidades e viu nesse modelo de negócios o mais ideal para a sua rotina. Isso quer dizer que ele terá os benefícios desse tipo de franquia sem abrir mão de outras coisas de que gosta ou que precisa realizar.

Você gosta de seguir padrões definidos?

Podemos dizer que para ser um franqueado de sucesso o empreendedor precisa estar atento para seguir os padrões definidos pela franquia.

Em um primeiro momento isso pode parecer algo limitador. Porém, vale observar que se a rede de franquias segue um padrão, é porque já o testou e comprovou que ele traz resultados. Então, qual seria o sentido alterar aquilo que já se comprovou certo?

Os valores indicados para seus recebimentos estão dentro de sua expectativa?

Alguns empreendedores não entendem os motivos de não estarem ganhando com a franquia aquilo que esperavam. Aqui vale duas observações importantes. Uma está relacionada com o que tratamos no tópico anterior.

Ou seja, será que ele está fazendo tudo conforme indicado pela rede de franquias? Quando tem alguma dúvida ou problema ele entra em contato com a franquia, ou começa a tentar soluções por conta própria?

Se algum problema for identificado, o primeiro recurso deve ser sempre buscar o apoio e suporte do franqueador. Afinal, quem melhor do que ele para entender o que há de errado com o negócio.

O segundo ponto vem da análise e planejamento.

Alguns empreendedores acreditam que quanto mais altas são as taxas cobradas por uma franquia, mais ele ganhará com ela. Na prática isso não é bem assim. Por isso, antes de decidir qual é a melhor franquia, o ideal é avaliar todos os pormenores: capital investido, tempo de retorno, possíveis gastos posteriores, entre vários outros pontos.

Deixar isso de lado pode fazer com que no futuro o empreendedor acabe não ganhando aquilo que previa. É preciso ter cuidado e atenção para não ter as expectativas frustradas.

Como ser um franqueado de sucesso cuidando do financeiro?

Você tem todo o capital para investir e manter sua franquia?

Depois de definir a área em que se pretende investir temos que analisar a nossa situação financeira. E mais, é preciso investir conscientemente.

Para ser um franqueado de sucesso o empreendedor tem que considerar que ele precisa ter o dinheiro do investimento inicial, o destinado para o capital de giro e uma reserva financeira para que ele possa se manter até que o negócio traga resultados efetivos.

Por exemplo, se o empreendedor tem 100 mil guardados, não é nada recomendado que adquira uma franquia de 100 mil.

Como ser um franqueado de sucesso através da Resiliência?

A resiliência não é algo que pode ser adquirido da noite para o dia. E, mesmo que hoje muito se fale sobre ela, o fato é que colocá-la em prática não é tão simples. Na realidade, muitos empreendedores encontram dificuldades nisso.

Para colocar a resiliência no seu dia a dia o empreendedor precisa estar consciente de si mesmo. Ele tem que se disciplinar para se adaptar e passar pelos conflitos e situações estressantes de forma equilibrada. E isso vem com o tempo, com força de vontade e com desejo de adaptação e superação.

Nesse post especial abordamos tudo o que você precisa saber sobre resiliência e empreendedorismo, saiba mais!

Ter excelência na gestão

Ter uma gestão eficiente é fundamental para negócios de qualquer tipo. No caso das franquias, não temos nenhuma exceção. Mesmo que a franqueadora acompanhe seu franqueado com suporte, o fato é que a boa gestão dependerá do franqueado. Afinal, é ele quem estará à frente dos negócios.

Fluxo de caixa, fundo de propaganda, taxa de royalties, contas a pagar e a receber são coisas que precisam estar presentes no dia a dia do empreendedor. Se ele negligenciar algum aspecto, com certeza a excelência de sua gestão irá por água abaixo.

É uma gestão excelente que separa os negócios fracassados daqueles que conseguem faturar o primeiro milhão e continuar crescendo.

Como ser um franqueado de sucesso usando um atendimento sensacional

Atendimento ruim é um problema que pode trazer prejuízos significativos para franquia em longo prazo. Por isso, nunca é demais investir em qualificação, treinamentos e tudo o que for possível fazer para que o cliente tenha uma experiência única ao visitar a unidade do franqueado.

Vale lembrar que é de responsabilidade do franqueado as contratações e treinamentos necessários para que todos os envolvidos no negócio estejam alinhados com a marca e os valores praticados por ela. Para fazer o acompanhamento da qualidade de atendimento vale de tudo um pouco: avaliação de desempenho, coaching e feedback dos clientes.

Bom, vimos até aqui como ser um franqueado de sucesso envolve mais pontos do que apenas o desejo de empreender.

A parte boa é que há suporte e orientações para tudo o que foi abordado, basta que o franqueado queira aprender e a colocar em prática.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.