Como vender no Mercado Livre

Como vender no mercado livre

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 14 minutos.

Você está pensando em expandir o seu negócio no mundo online? Sabemos que é cada vez maior o número de consumidores que estão fazendo compras na internet devido a facilidade de encontrar o que se procura com apenas alguns cliques. Por isso, muitos negócios já têm uma loja virtual.

Nesse espaço, elas podem obter melhores resultados e alcançar um maior número de clientes de todos os cantos do mundo e também dar aos seus produtos uma visibilidade imensurável. Mas nem sempre ter um site pode ser o suficiente para o seu negócio.

É preciso estar no local onde seus possíveis clientes estão procurando produtos para fazer suas compras com frequência. E um dos principais locais onde os clientes estão é o Mercado Livre, um dos maiores sites de compra e venda do Brasil e da América Latina.

Então, que tal entender como vender no Mercado Livre?

É muito simples e fácil. Para ajudá-lo, vamos mostrar um passo a passo de como começar a anunciar no Mercado Livre. Além de dar algumas dicas de como vender mais nessa plataforma de vendas. Acompanhe!

Como vender no Mercado livre: os primeiros passos

Confira a seguir os principais passos de como vender no Mercado Livre:

Crie a sua conta

O primeiro passo é criar uma conta no site. Então, para iniciar o seu cadastro é só acessar o mercado livre. Lá, vá até a aba “Crie a sua conta” e insira seu endereço de e-mail e login. Para criar uma conta de empresa, você deve informar também o CNPJ e a razão social.  Também é possível criar uma conta pelo aplicativo Mercado Livre, disponível na Apple Store e no Google Play.

É um procedimento simples, mas que deve ser realizado com o máximo possível de atenção e cuidado. Pois as informações de seu perfil durante o cadastro devem ser preenchidas corretamente já que o Mercado Livre irá solicitar os documentos da empresa. E estes devem estar de acordo com os dados preenchidos para que suas vendas e seu cadastro sejam aceitos.

É importante também que o nome do titular que consta no documento seja o mesmo informado no cadastro como vendedor do Mercado Livre. Ou seja, o perfil não poderá ser feito com o nome de outra pessoa, evitando problemas futuros com suas vendas no site.

Antes de avançar é interessante ler o Contrato do Mercado Livre, os Termos e Condições e as Políticas de Privacidade do Mercado Livre e Mercado Pago para entender quais são seus direitos e obrigações como anunciante. Essa etapa é essencial para evitar aborrecimentos e contratempos.

Cadastre o primeiro anúncio

Após a abertura de conta, é hora de preencher corretamente todas as informações referentes ao produto que será vendido no Mercado Livre. Tão ou mais importante que os passos anteriores, é este anúncio que irá, de fato, convencer seus possíveis clientes a fecharem ou não a compra de seus produtos.

Desta maneira, cada item deve ser preenchido com o máximo de atenção e cuidado para que as informações sejam disponibilizadas àqueles que clicarem em seu anúncio e de forma que se tornem atrativas para chamar a atenção de quem entra no site.

Entre os itens que devem ser preenchidos estão o título ou nome do produto, o tipo de produto ou serviço disponibilizado, o preço, forma de entrega, entre outros detalhes. É importante ressaltar que todas as informações devem ser preenchidas com atenção para que seus produtos tenham boas chances de venda.

Cabe lembrar que cada produto diferente deve possuir um anúncio único no Mercado Livre.para serem expostos aos visitantes do site e, assim possam realizar suas compras. Pronto! Você já anunciou no Mercado Livre.

Mas é possível que seu anúncio demore um pouco para aparecer nos resultados de busca devido à baixa exposição. Caso, queira vender mais rápido é possível optar por diferentes tempos de exposição, que aumenta as suas chances de venda.

Como vender mais no Mercado Livre: 8 dicas

Aqui vamos mostrar algumas dicas que ajudarão você entender como vender mais no Mercado Livre. Confira:

Defina o público-alvo do seu negócio

Para que qualquer estratégia na Internet tenha sucesso, é necessário definir qual o público-alvo que será impactado pelas ações. Pois conhecer seu público permitirá definir uma linguagem mais adequada, os melhores canais de atração e relacionamento e as oportunidades da marca.

É possível utilizar dados de indicadores de mercado e associações para verificar quem mais consome o que a empresa tem a oferecer, além de considerar o histórico de vendas do seu próprio negócio. Lembre-se que o mercado está cheio de opções, então conheça seu público e fale de maneira correta e alcance mais resultados com menos esforços.

Conheça bem o mercado

E por falar em opções de mercado, é fundamental que pesquise e conheça o mercado no qual pretende atuar. Para isso, realize uma pesquisa sobre o segmento no qual atua e análise também como a concorrência está divulgando. Uma ferramenta que pode ajudar você nesse momento é o Google Forms.

Mas porque isso é importante? Ao conhecer as estratégias usadas pelos concorrentes é possível identificar algumas ações positivas para o seu negócio e, também, conhecer erros que estão sendo cometidos, evitando-os na estratégia que será adotada.

Escolha produtos com ampla procura

Agora que você conhece seu público e já pesquisou o mercado e a concorrência, defina quais são os produtos que você colocará no Mercado Livre. Dê preferência para aqueles que têm mais procura na própria plataforma, pois isso garante mais chance de vendas.

Como saber quais são os produtos mais vendidos no Mercado Livre? É só ficar de olho na página de tendências do Mercado Livre. É um espaço dentro do próprio site para ajudar os vendedores saberem quais são os produtos mais pesquisados e a partir dessas informações você pode ter alguma vantagem competitiva.

Utilize a publicidade paga ao seu favor

Já vimos que o próprio Mercado Livre possui uma opção de publicidade para que os seus anúncios se destaquem em meio a tantos outros.  Essa é a possibilidade de pagar para aumentar a visibilidade do produto logo após cadastrá-lo para venda. Outra forma é através da campanha product ads.

Com ele, os seus produtos aparecerão nos primeiros resultados do mecanismo de busca e em outras páginas de outros anúncios em uma posição de destaque. E você não precisa se limitar apenas ao Mercado Livre. Também pode investir em anúncios pagos no Google Ads.

Assim, seus produtos terão uma visibilidade maior no mecanismo de busca do Google, nos sites parceiros da empresa e no YouTube. Outra ótima forma para anunciar os seus produtos é nas redes sociais, principalmente no Instagram e Facebook. Então, aproveite a publicidade paga para alcançar mais clientes!

Cuidados com os preços

Cuidado para não criar uma concorrência com você mesmo. Como a definição de preço para cada canal de suas vendas é uma estratégia que precisa ser pensada, porque considera custos específicos, você pode acabar criando concorrência entre os seus vários canais de venda.

No caso do Mercado Livre, você ainda tem que considerar a comissão da própria plataforma. Outro detalhe importante na definição do preço é a concorrência. Pois a disputa nesse espaço é acirrada devido ao grande número de lojas. Então, quando precificar seus produtos pense se há possibilidade de oferecer descontos.

Ofereça um bom atendimento ao cliente

Agora que você já se planejou, e sabe como iniciar com a plataforma do Mercado Livre, é hora que pensar no atendimento. Mesmo sem contato humano, seus clientes atravessam um processo até concretizar uma compra. Na verdade, esse processo continua após a compra.

Geralmente, o consumidor entra em contato para fazer perguntas sobre a compra, (envios, garantias, estoque e devoluções) e sobre o produto (funcionalidades e medidas). Então, desenhe a experiência do seu cliente, ponha-se no lugar dele, viva essa experiência e seja honesto ao avaliá-la.

Preencha corretamente o seu perfil

A escolha do seu nome de perfil no Mercado Livre é uma escolha que deve ser feita com muita atenção, pois será um dos meios que as pessoas poderão encontrar seus produtos no site, fazendo com que possam adquirir seus produtos por meio da plataforma.

Caso o seu perfil seja de uma empresa já existente e que irá vender também por meio do Mercado Livre, o nome deve ser exatamente igual ao que é encontrado em seu site ou em outros meios, pois isso facilitará sua visibilidade.

Caso esteja iniciando suas vendas e não possua ainda uma empresa com nome cadastrado, é importante que o nome escolhido esteja de acordo com o que será oferecido aos clientes, permitindo assim que encontrem de maneira mais fácil o seu perfil como vendedor no Mercado Livre.

Nestes casos, é fundamental também que se faça uma busca preliminar para não se utilizar de algum nome que já esteja em uso, garantindo que o seu perfil seja único, ou seja, que você não terá um perfil similar com problemas de credibilidade.

Personalize a página com sua identidade visual

Seu perfil no Mercado Livre será a imagem de sua loja, de seus produtos e de seu negócio diante dos internautas, fazendo assim com que eles associam sua identidade visual à qualidade de seu empreendimento. Então, complete seu perfil com a logo de sua empresa, caso já possua uma.

Ou crie uma identidade visual para sua marca, que irá representar seus produtos nesta plataforma. Assim, além de um perfil mais completo, estará criando uma identidade visual nesta plataforma, firmando-se como um perfil sério e comprometido com suas vendas.

Vale lembrar que o template de sua página também pode ser alterado, deixando seu perfil com uma aparência mais personalizada, o que vai ajudá-lo a destacar-se da concorrência e ser mais atrativo para os usuários. Isso pode ser o diferencial para seu sucesso no Mercado Livre.

Tenha um site profissional

Estar no Mercado Livre, ter uma presença nas redes sociais, investir em anúncios pagos… tudo isso é importante e ajuda a impulsionar as vendas do seu negócio. Mas você precisa ter um canal onde possa falar dos valores da sua empresa, mostrar todos os seus produtos e criar mais um canal de comunicação.

Também ajudar a gerar mais credibilidade para o seu negócio, já que muitos usuários desconfiados costumam verificar a existência da empresa na internet com receio de fraudes. Por isso, a nossa dica é a criação de sites profissionais.

Um profissional na criação de sites já tem experiência no mercado, como facilidades de programação, registro de domínio, configuração de uma hospedagem, configuração de contas de e-mail e outros serviços essenciais. Ele também tem os recursos necessários para isso.

Comece a vender agora mesmo no Mercado Livre e turbine suas vendas

O comércio eletrônico está crescendo a cada ano, pois cada vez mais as pessoas estão comprando pela internet. Isso fez com que as empresas criassem o seu próprio site, estivesse presente nas redes sociais e ampliasse os seus canais de venda, como o Mercado Livre.

E você? Já está pronto para expandir os seus negócios na internet também? Entendeu como vender no Mercado Livre? Siga esse nosso passo a passo. Aproveite as nossas dicas, pois vão ajudá-lo a vender mais nessa plataforma.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.