Como vender online com um site?

Como vender online com um site?

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

Especialistas consideram que um negócio que não esteja na internet simplesmente não existe.

Devido ao alto nível de conectividade com o qual a maior parte da população está envolvida não estar presente na rede seria como ter uma loja sem endereço e contato.

A solução para esse problema está na criação de um site e na sua correta manutenção.

Um site é fundamental para que sua empresa ou projeto tenha mais visibilidade e conquiste mais clientes.

Imagine que ele seja como uma vitrine de uma loja: os produtos e demais interesses serão exibidos ali com o grande privilégio de funcionar 24 horas por dia.

Além de trazer mais visibilidade para o negócio o site também funciona como ferramenta para o relacionamento e atendimento ao cliente.

Quando ele decide entrar em contanto com a empresa ou a pessoa por trás do negócio geralmente é porque já tem uma decisão tomada uma vez que seus principais dilemas e dúvidas foram esclarecidos via internet (site).

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Como vender online mais com um site

Escolha correta das cores

Um dos elementos mais importantes em um site são as cores escolhidas.

Elas podem fazer toda a diferença atraindo ou repelindo os usuários. E nesse sentido temos algo chamado psicologia das cores que estuda a forma como o cérebro humano identifica e assimila as tonalidades com sensações.

No processo de desenvolvimento e composição do layout do site as cores, quando bem aplicadas, podem se tornar um atrativo a mais e dar ainda mais valor ao conteúdo.

Por exemplo, sites do ramo de alimentação geralmente optam por combinações de cores quentes como laranja, amarelo e vermelho uma vez que são dinâmicas e estimulantes.

Uso adequado do Call To Action

O Call to Action (CTA) é o termo em inglês para ‘chamada para ação’.

A principal finalidade do CTA é indicar ao usuário qual seria sua próxima ação, o próximo passo.

Por exemplo, no final de um post poderá ser inserido um CTA que convide o usuário a se inscrever na newsletter.

Podemos dividir a importância de um CTA bem feito em três aspectos: atrair, engajar e educar.

Há outras finalidades, mas estas são as mais usadas. Ao inserir um call to action em seu site com o objetivo de aumentar as vendas vários cuidados precisam ser tomados para que essa ferramenta traga os efeitos desejados:

  • o CTA deve ter uma linguagem atrativa, urgente e ativa. Ou seja, algo que induza o usuário a clicar;
  • estar posicionado no local certo e em destaque. Assim, o usuário verá o botão com mais atenção e sem distrações;
  • ter atenção na cor. Em determinadas situações é recomendado até mesmo o uso de cores alternativas para que o CTA se destaque dos outros elementos do site;
  • dimensões. Quanto maior for o botão mais facilmente ele será notado. Mas é preciso ter bom senso para evitar exageros;
  • estar em todas as páginas aumenta as chances de o usuário clicar e ser direcionado a uma página de vendas, por exemplo.

Criar uma landing Page

Em linhas gerais uma landing page é uma página de destino para um CTA, email, anúncio ou qualquer tipo de divulgação. Ou seja, uma landing page é a página para onde o usuário é direcionado após realizar alguma ação.

Com uma landing page em um site é possível receber as visitas de usuários que podem ser geradas por meio de links patrocinados, banners, emails ou uma simples busca na internet.

Com isso, é possível gerar mais dados relacionados ao visitante (preferências, interesses, necessidades e até sugestões) uma vez que essa ferramenta permite que obtenhamos informações adicionais.

Vale ressaltar que antes de criar uma landing page é preciso ter toda uma atenção especial: o objetivo, realizar testes de eficiência e não fugir da proposta para não confundir o usuário.

Compra facilitada

Atualmente podemos contar com uma série de facilidades em termos de compra e venda na internet.

Para ajudar o usuário na sua tomada de decisão e facilitar o processo para o fechamento do negócio podemos nos concentrar em três pontos principais:

  1. Tenha uma navegação simples, básica e com recursos fáceis de serem seguidos e compreendidos.
  2. O telefone de contato e email para eventuais dúvidas precisa estar disponível em local de fácil identificação, tanto na página de vendas quanto em todo o resto do site.
  3. É importante ter links com as perguntas mais frequentes relacionadas ao processo de compra como, por exemplo, formas de pagamento aceitas, prazo para a entrega do produto ou o que fazer caso alguma eventualidade aconteça.

Site responsivo

Um site responsivo não é a mesma coisa que ter um site adaptado para dispositivos móveis, a exemplo dos smartphones.

Sites responsivos são desenvolvidos de forma inteligente para poderem se adaptar a qualquer tipo de resolução. Ou seja, em qualquer situação ele não será prejudicado apresentando distorções.

Quando o site tem um design responsivo ele é capaz de analisar as dimensões de cada dispositivo e identificar o espaço disponível para definir qual a melhor maneira de aproveitar esse espaço.

Além disso, ele ajusta o tamanho de fontes, imagens e todos os outros elementos da página de forma que fiquem todos proporcionais.

Se o site fosse desenvolvido apenas para ser exibido em computadores e dispositivos móveis com certeza não teríamos todas vantagens que destacamos acima.

No mais, é importante lembrar que a cada ano o percentual de compras feitas via smartphones e tablets tem aumentado significativamente.

Então, se o foco for o sucesso das vendas é necessário considerar o quanto antes a situação apontada.

Garantias

Assim como um em negócio convencional as vendas na internet precisam oferecer garantias.

Sem isso dificilmente os usuários se sentirão a vontade para efetuar a compra.

Afinal, que certeza eles terão de que receberão o que foi pedido?

É preciso manter certo nível de transparência nos processos para que isso possa ser evitado.

Acompanhar as etapas de compra, devolução, dinheiro de volta são alguns dos aspectos que fazem toda a diferença. Analisar cada situação é o ponto-chave para tomar a melhor decisão sobre como passar isso para o cliente.

Cases de sucesso e depoimentos

Inserir no site cases de sucesso e depoimentos dos clientes é mais um fator que agrega conteúdo relevante que poderá induzir o usuário a se decidir pela compra.

Aliás, boa parte das compras online são fechadas com base na experiência de outros usuários.

Testes

Para finalizar, é muito importante que testes sejam feitos com certa regularidade em tudo o que envolva o site e os agregados.

Podemos fazer testes A/B para os emails para analisar a taxa de abertura, mudar os títulos das páginas e emails enviados para avaliar quais trazem mais resultados, avaliar o desempenho dos CTA’s, entre outros. Pode ser um pouco trabalhoso fazer isso, mas é essencial para não perder dinheiro em investimentos errados.

Seja estratégico, conecte-se.

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