Comunicação Visual

: 5 motivos para investir e atrair mais clientes
Comunicação Visual: 5 motivos para investir e atrair mais clientes

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 7 minutos.

Se você usa a internet para vender seu produto ou serviço, sabe que ela é um ambiente democrático e cruel ao mesmo tempo.

Qualquer pessoa ou empresa tem seu espaço garantido, mas isso também significa muita competição para atrair a atenção do público.

Por essa razão, é preciso muito cuidado na hora de elaborar uma estratégia de marketing on-line, incluir nesse planejamento uma comunicação visual mais atraente é essencial para se destacar.

Para que você entenda melhor como e por que fazer esse investimento, nós listamos 5 motivos de como a comunicação visual te ajudará a atrair mais clientes!

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O conceito de comunicação visual

Quando falamos de comunicação visual, estamos nos referindo a qualquer meio de comunicação que use elementos visuais para conversar com o público (imagens, vídeos e gráficos, por exemplo).

O ser humano comprovadamente responde a um estímulo visual mais rápido do que qualquer outro, por isso, é tão importante tê-la incluída em seu planejamento de marketing. Mas por que ela é tão importante assim?

Razões para investir na comunicação visual

1. Te ajudará a fisgar mais clientes

"Fisgar" é a palavra perfeita para definir a captação de clientes por meio da internet. As opções são tantas que o consumidor on-line demora muito pouco tempo para decidir se entra no seu site ou pula para o próximo. Você terá menos de um segundo antes que ele escape do seu anzol.

A comunicação visual é a ferramenta ideal para conferir velocidade na hora de fisgar a atenção do público. Uma imagem atraente, um vídeo cativante e um gráfico eficiente são elementos que convidam o seu possível cliente a ficar um pouco mais, conhecer melhor o seu produto ou serviço e efetuar uma compra. Investir nisso é garantir imediatamente mais visibilidade.

2. Fortalecerá a imagem do seu negócio

Se os peixes não têm muita memória, os consumidores on-line também não. Um dos maiores desafios de qualquer empresa na internet, grande ou pequena, é se manter na mente deles, mesmo que novas opções apareçam a todo o tempo.

Uma comunicação visual mais atraente fortalece a sua marca. As imagens impactantes ou interessantes ficarão gravadas e criarão uma unidade em torno da identidade visual do seu negócio, a ponto de, no futuro, o cliente precisar de menos tempo ainda para te reconhecer e ser convencido a voltar a realizar uma nova compra. Seu investimento garantirá não só maior atração como maior fidelização do público.

3. Ajudará na atuação em todos os tipos de mídias

Apesar de o texto publicitário ainda ser muito importante na tomada de decisões de um consumidor, hoje, é impossível conseguir usar apenas palavras para atrair um cliente. O ideal de uma boa comunicação visual é conseguir sintetizar todo o conceito do seu produto ou serviço, em elementos que passem sua mensagem de forma mais rápida e tão eficiente quanto uma chamada ou manchete.

Invista em imagens atraentes e chamativas, vídeos que expliquem seu produto de forma lúdica ou até pequenos videogames publicitários. Assim, o seu negócio atingirá o público-alvo de todas as formas possíveis. Tão importante quanto atingi-lo rapidamente, é abordá-lo de formas diferentes para instigar a sua curiosidade.

4. Terá um grande benefício por um baixo custo

Dependendo da forma como a sua comunicação visual for planejada, você terá um grande ganho na atração dos clientes com menos recursos. Uma imagem que cause curiosidade, um vídeo simples, mas adequado ao seu público-alvo, são muitas vezes o que você precisa para alavancar o seu negócio. Acertar nessa hora também ajuda qualquer empresa a diminuir seu custo de divulgação, deixando que sua base de clientes faça isso por você.

5. Fará a divulgação instantaneamente

Basta uma olhada rápida em qualquer rede social para perceber que esses tipos de conteúdos são os mais visualizados. Os sites mais usados pelas pessoas são feitos para compartilhar vídeos, fotos e outros tipos de imagem. Com o uso desse tipo de comunicação, seu negócio tem mais chances de viralizar, ser compartilhado exponencialmente para centenas de milhares ou talvez milhões de pessoas.

Não há nada mais eficiente como propaganda de um negócio do que viralizar na internet. Você chegará aos seus potenciais clientes como uma indicação de um conhecido, a melhor forma que existe para gerar conversão, sem pagar nada a mais por isso.

A implementação de um planejamento de comunicação visual

Agora que você conhece os motivos para investir, é hora de pensar em como essa comunicação pode ajudar no seu caso em específico. Aqui estão alguns exemplos práticos de como implementar esse planejamento em sua estratégia de marketing digital:

Banners e outros tipos de propaganda fixa

Os banners eram onipresentes até poucos anos atrás. Apesar de perderem espaço, ainda são uma forma interessante e eficiente de atrair o público. O segredo deles é ter imagens que atraiam a atenção sem serem invasivos ou irritantes para o usuário.

Propaganda no YouTube

O YouTube é hoje uma das principais ferramentas de publicidade on-line. Geralmente, só é permitido ao usuário pular a propaganda após três segundos. Parece pouco tempo, mas é aí que uma boa comunicação visual brilha. Os três segundos são mais do que suficientes para um bom vídeo chamar a atenção do possível cliente.

Posts no Facebook e Instagram

Esse é o tipo de implementação mais comum nas estratégias de marketing digital. Pela própria natureza do uso dessas redes sociais, a comunicação visual é importantíssima para captar novos clientes. Os posts com imagens interessantes e atraentes são muito mais compartilhados, aumentando o alcance da sua estratégia de marketing.

Não existe fórmula para atrair clientes na internet, mas uma comunicação visual mais atraente é, com certeza, um passo importante para uma divulgação on-line mais eficaz.

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