Conheça 6 técnicas de vendas essenciais para conquistar mais clientes

Conheça 6 técnicas de vendas essenciais para conquistar mais clientes

Por Artigo de João Cesar. Postado em 23/05/2017. Última atualização em 23/05/2017.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Para que qualquer empresa possa crescer, conquistar clientes é fundamental.

Entretanto, devido à grande concorrência do mercado e às mudanças no comportamento dos consumidores, isso tem se tornado um desafio cada vez maior.

Nesse contexto, torna-se necessário investir em técnicas de vendas modernas, eficientes e estratégicas para que sua empresa possa se destacar em meio aos concorrentes, atrair o público-alvo e conquistar cada vez mais clientes.

Quer ficar por dentro do assunto? A seguir, mostramos as 6 melhores técnicas de vendas que não podem faltar na sua empresa.

Continue a leitura, fique de olho e prepare-se para o sucesso!

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1. Ajudar o cliente a entender o que ele precisa

Quando o cliente chega até você, é porque ele acredita que você pode ter o que ele precisa.

Mas o que é isso exatamente? Pode ser que ele mesmo ainda não saiba totalmente: muitas vezes, o cliente tem uma ideia geral do que quer e do que deseja alcançar com isso, mas não sabe a fundo o que fazer ou adquirir para chegar até lá.

Portanto, cabe a você mostrar o caminho para ele e, mais ainda, provar por que a sua empresa é a melhor para ajudá-lo com essa demanda.

Para tanto, você deve escutar o cliente quanto a seus objetivos, recursos, prazos, etc., de acordo com os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Assim, você terá as informações necessárias para oferecer ao cliente exatamente aquilo de que ele precisa. Ele, por sua vez, se sentirá satisfeito por ter sido compreendido e atendido à altura de suas expectativas.

2. Estabelecer uma relação de confiança com o cliente

Para que o cliente lhe conte suas necessidades, dúvidas e problemas relacionados ao que ele procura na sua empresa, é fundamental que vocês estabeleçam uma relação de confiança.

Dessa maneira, ele perceberá que você realmente tem interesse em oferecer algo que será útil para ele, e não apenas vender qualquer coisa em nome do lucro.

Você deve ser sincero, sem prometer soluções milagrosas ou, por exemplo, oferecer um produto não alinhado ao que ele busca apenas para divulgar uma novidade da empresa.

3. Identificar os entraves ao fechamento da compra

Quando o cliente se mostra hesitante para fechar a compra, é necessário ter tanto know-how quanto feeling para identificar os possíveis entraves.

Ele parecia estar caminhando rumo à compra antes de você dizer o preço? Ficou em dúvida depois de perguntar sobre um contratempo ou lacuna do produto? Parecia esperar mais do que o produto oferece? Está em dúvida sobre essa ser mesmo a solução para o problema?

Ao descobrir o que está impedindo o cliente de sentir-se totalmente satisfeito e confiante para fechar negócio, você pode oferecer soluções.

Isso pode ser um desconto ou forma de pagamento diferenciada, uma orientação extra para que ele aprenda a usar o produto, ou mesmo uma explicação detalhada sobre o motivo daquela ser a melhor alternativa.

Se você já tiver trabalhado na conquista da confiança do cliente, como sugerimos no tópico anterior, isso se tornará mais fácil e intuitivo ainda.

Ao escutar o cliente com atenção e dar espaço para que ele se pronuncie, ele mostrará mais e mais sinais quanto ao que o agrada ou não. Assim, você pode ir guiando a negociação com base nisso.

4. Investir no Google AdWords

Aplicar técnicas de vendas para conquistar mais clientes também implica em tornar sua marca conhecida para um número crescente de pessoas.

Dessa maneira, seu público-alvo conseguirá encontrar sua empresa com mais facilidade, criando as oportunidades necessárias para que você possa fidelizá-los.

Nesse sentido, o Google AdWords releva-se uma tática certeira.

Tratam-se dos links patrocinados do Google, que aparecem logo acima dos resultados nas pesquisas realizadas através do buscador.

Ou seja, um lugar de enorme destaque!

Cada vez que alguém pesquisar pela palavra-chave do seu link patrocinado, você tem chances de aparecer de imediato para o usuário.

Dependendo do valor pago pelo anúncio e da relevância do post para a palavra-chave, maiores são suas chances de aparecer e se destacar.

As compras pela internet crescem cada vez mais e, mesmo que o cliente prefira comprar pessoalmente na empresa, ele provavelmente vai pesquisar na internet antes de definir a marca e a empresa.

Portanto, destacar-se na internet é imprescindível para conquistar mais clientes.

Preparamos um e-book especial para você Marketing digital em 6 passos.

5. Aproveitar o Facebook e as redes sociais para vender

Saber usar o Facebook e outras redes sociais estrategicamente também é uma característica muito importante para as empresas que querem crescer em clientela e sucesso.

Em quais redes seu público-alvo marca presença? Descubra e esteja lá! Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Pinterest e LinkedIn: cada mídia social tem seu perfil e, de acordo com isso e com o perfil de seus clientes, você pode desenvolver formas de otimizar sua presença digital e de aproveitar as redes sociais para vender.

Promoções exclusivas para os seguidores, descontos especiais e até mesmo vendas pelas próprias redes sociais podem ser formas excelentes de atrair mais público e divulgar o nome e os produtos da sua empresa.

Para tanto, certifique-se de manter uma presença forte na internet, respondendo aos comentários e dúvidas dos clientes e não deixando as mensagens sem resposta por muito tempo. Afinal, a internet requer dinamismo e rapidez.

Veja nossas dicas no e-book: Crie sua Persona e aprenda sobre o Funil de Vendas com AIDA.

6. Aplicar táticas de SEO

Como mencionamos, por meio do Google AdWords os seus links patrocinados ganham destaque no Google. Entretanto, também é possível conseguir esse lugar especialmente para seu site e suas postagens de maneira gratuita e, assim, aparecer nas primeiras posições dos resultados do buscador.

Isso é alcançado através do SEO, sigla para Search Engine Optimization — ou Otimização dos Mecanismos de Busca.

O SEO é um conjunto de técnicas para fazer com que seu site seja melhor ranqueado, ou seja, ganhe destaque no Google.

Assim, você conquista tráfego orgânico para seu site e maiores chances de alcançar as metas desejadas.

Além da qualidade e da relevância do conteúdo de acordo com a palavra-chave pesquisada pelo usuário, o Google também considera o tamanho do post, o uso de imagens e vídeos, a escaneabilidade (facilidade/dinamismo da leitura), entre outras características.

Tudo isso para decidir quais posts têm mais chances de oferecer para o usuário do Google exatamente aquilo que ele está procurando.

E então, pronto para colocar em prática essas técnicas de vendas imperdíveis?

Então compartilhe este post nas suas redes sociais e divida nossas dicas com seus amigos e colegas!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Palestrante e pós graduado em tecnologia, vem empreendendo há 20 anos em diversos segmentos do mercado, atualmente participa como voluntário do ITFB e ICM, é conselheiro da rede de Franquias Liguesite.

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