Controle de estoque em Franquias: Porque você deve cuidar desse indicador?

Controle de estoque em Franquias

Por Comunicação Liguesite. Postado em 12/05/2018. Última atualização em 12/05/2018.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Já pensou em ter o seu próprio negócio? Essa ideia está, cada vez mais, presente na vida das pessoas. Afinal, quem não deseja ter a sua independência financeira, realização profissional trabalhando em algo que realmente goste e com mais flexibilidade de horários?

Porém, ao começar um negócio do zero é possível que existam muitos riscos. Isso porque você vai abrir uma empresa oferecendo um produto ou serviço novo e a aceitação do público é um mistério até colocar a sua ideia de empreendimento em prática.

Claro que ao estudar o mercado consumidor no qual você vai atuar, a concorrência e o que mais é necessário conhecer muito bem, os riscos são menores, mas não inexistentes. E se ao invés desse cenário de incertezas você investisse em algo que já foi testado e aprovado?

CONTINUAR LENDO

Ou seja, investir em uma franquia, o que significa que por trás dela já existe uma marca consolidada, conhecida, com público alvo definido e com clientes fiéis, que já consomem o seu produto ou serviço. Não parece ser muito mais seguro e atrativo para você empreender?

No entanto, essa é apenas uma das tantas vantagens que o investimento em franquias proporciona. Além disso, existem franquias que são ainda mais benéficas para quem deseja investir nesse setor porque não contam com estoque, facilitando em muito a sua gestão.

Microfranquias: Saiba como um ex-vendedor de livros faturou MEIO MILHÃO

E quer saber porque isso é tão vantajoso? Confira nos tópicos a seguir deste artigo tudo sobre controle de estoque em franquias: porque você deve cuidar desse indicador?

  • Porque a importância de cuidar do estoque
  • Como controlar estoque em franquias
  • Quais as vantagens de não ter estoque
  • Como gerir a sua franquia com sucesso

Porque a importância de cuidar do estoque

Imagine que o cliente queira comprar um produto na sua loja, mas quando você vai conferir o estoque percebe que ele está em falta. O que você acha que isso significa? Que o controle de estoque da sua empresa não é muito bom, mas em especial, que você perdeu uma venda.

Afinal, uma mercadoria que poderia ter sido vendida, não vai. E pior, o seu negócio pode até mesmo perder o cliente, uma vez que ele pode acreditar que foi apenas uma grande perda de tempo querer comprar o seu produto. Assim, não quer correr o risco de acontecer de novo.

Essa é a explicação mais básica para responder à pergunta sobre o porquê de cuidar do estoque. No entanto, não é a única. Quando uma empresa trabalha com estoque, é preciso ter uma série de mecanismos não só para não faltar nada como ainda para ter somente o necessário.

Como ter o controle de estoque em franquias

Quando existem produtos a mais no estoque, que não são comercializados, significa que o seu negócio está com dinheiro parado, o qual poderia estar sendo usado em outras atividades, gerando lucros. Se esses artigos não forem vendidos, então, é prejuízo para a sua empresa.

Por isso, é preciso ficar atento a gestão do estoque, o que deve ser feito através do registro de todos os itens que entram e que saem do setor. Além disso, é necessário que existam funcionários treinados, capacitados e dedicados a fazer só essa tarefa, todos os dias.

Afinal, qualquer erro no registro do estoque pode causar problemas futuros. O controle do setor exige ainda avaliações constantes par saber quando comprar mais produtos, bem como negociar com fornecedores os prazos de entrega, etc., etc., etc.

Mesmo com todas as facilidades de investirem uma franquia, o estoque deve ser controlado de perto. E conforme as regras da franqueadora, você pode perder dinheiro se a gestão do estoque for de exclusividade do franqueado.

Microfranquias faturam R$50 mil em um único mês

Quais as vantagens de não ter estoque

Em meio a tantas tarefas que devem ser realizadas ao investir em uma franquia, não ter que se preocupar com o estoque, portanto, é uma vantagem das marcas que não trabalham com esse setor. É o caso das franquias de marketing digital.

Além de não ter que controlar o estoque, porque ele simplesmente não existe, esse tipo de negócio funciona principalmente online, o que facilita ainda mais a sua operação. O marketing digital conta ainda com a vantagem de ser um serviço com procura em crescimento.

Isto é, os profissionais e os empresários, hoje em dia, já sabem que o seu marketing não pode ser feito de qualquer maneira, por amadores. É imprescindível contar com o profissionalismo de quem sabe criar ações de publicidade online e outras campanhas realmente eficientes.

Aprenda como trabalhar com marketing digital

Diferente de muitas outras redes de franquias, nas quais é preciso comprar com periodicidade mercadorias para as suas lojas, estar sempre atento à demanda do mercado e ser rigoroso na gestão do estoque, as franquias de marketing digital têm outras preocupações.

Entre elas, ter um home office para trabalhar de sua casa, com total flexibilidade e do jeito que você sempre quis. Esses modelos de franquias também oferecem aos novos franqueados todo o suporte necessário para darem o pontapé inicial na sua empresa franqueada.

E mais, as franquias que centralizam as suas operações na internet costumam exigir um investimento total inicial muito menor em relação a outras marcas. Dessa forma, torna-se mais simples você finalmente ganhar dinheiro como sempre quis, com prazer e segurança. 

Como gerir a sua franquia com sucesso

Embora não seja preciso controlar o estoque da sua franquia de marketing digital, é necessário seguir os procedimentos como qualquer outra empesa. Nisso está incluso o controle financeiro do seu negócio, a gestão da sua equipe, as estratégias de vendas e marketing e muito mais.

Com a diferença que é possível contar com o suporte da franqueadora. Faz parte da rotina ainda emitir nota fiscal, cadastrar clientes, obter relatórios para basear as suas decisões, etc.

Tudo isso e muito mais podem ser executados de maneira dinâmica, inclusive, se você investir na ferramenta tecnológica adequada para você e a sua equipe, como um software ERP online. Ele é um sistema de gestão empresarial útil a empresas, inclusive, para as que operam com o modelo de franquia, independente do seu porte e segmento de mercado.

Para tanto, informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos do seu negócio. Por exemplo o GestãoClick que é um software ERP e você pode contar com outras funcionalidades.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Se você precisar de ajuda para abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, ou simplesmente deseja para escolher a melhor franquia para investir, fique à vontade para falar conosco.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Autora: Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.