Entenda a importância de criar sites com design responsivo se quiser conquistar clientes!

criar sites com design responsivo

Por Comunicação Liguesite. Postado em 18/05/2018. Última atualização em 18/05/2018.

Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

O design responsivo não é uma novidade, mas vem chamando muita atenção devido ao seu crescimento no mercado e nos aparelhos móveis, como celulares, tablets e até TVs com suas resoluções diferentes.

Isso se deve por sua ótima abordagem para a experiência dos navegantes em todos os dispositivos, pois, a projetação de sites que se adaptam aos diversos aparelhos existentes e que ainda contam com um potente design é o que anda atraindo o interesse dos usuários.

Deseja saber mais sobre o design responsivo e o que ele tem a oferecer? Basta continuar lendo o nosso post!

CONTINUAR LENDO

O que é design responsivo?

No contexto atual dos navegadores, o design responsivo aparece como uma evolução do design para sites.

Antes, a internet era acessada em grande parte por navegadores com resoluções muito próximas, bastava um site que funcionasse no Explorer com a resolução em até 1024 x 768 que estava tudo resolvido. Porém, os dias são outros e temos, atualmente, TVs de várias polegadas que acessam internet, tablets e celulares com telas de 2 até 14 polegadas.

design responsivo

Muitos sites precisam se adaptar a esses novos modelos, e a criação de páginas para que se adéquem a tantos formatos vira uma tarefa difícil.

Diante dessa realidade, a qual os usuários precisam utilizar telas de diferentes tamanhos, foi preciso realizar mudanças — nascendo o design responsivo, que é quando um layout de algum site se adapta aos dispositivos diversos utilizados, sem precisar criar outras páginas para isso.

É isso que o nome “design responsivo” quer dizer: o design responde aos aparelhos usados, fazendo com que o site seja responsivo.

Existem diversos tipos de design para sites, e você precisa saber diferenciá-los!

Qual a diferença do design responsivo para o design adaptativo?

O design adaptativo e o responsivo podem até parecer a mesma coisa, mas não são.

O responsivo flui conforme o dispositivo usado e o adaptativo é a antiga forma de trabalhar com aparelhos móveis, em que o conteúdo aguarda o navegador utilizado para expandir.

Ademais, no adaptativo, existe um código para cada dispositivo e versão dos sites, como um para monitores e outro para smartphones. O responsivo não necessita dessa ferramenta.

Além dessas citadas, eles também se diferenciam em outros pontos mais específicos e técnicos, que um profissional da área de design pode dar conta!

Como aplicá-lo?

Depois da descoberta do design responsivo, você normalmente fica empolgado em pôr em prática esse método. Mas você sabe por onde começar?

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas de como aplicar o design responsivo e, provavelmente, você terá que reconstruir grande parte do seu site. Saiba:

Mantenha um layout limpo

Essa dica pode parecer clichê, mas diversos desenvolvedores criam seus sites com códigos sujos e poluídos, muitos até gerados automaticamente por software de iniciantes e outros gratuitos.

É essencial que nessa etapa você considere códigos limpos, por isso a importância de utilizar um programa feito sob-medida.

Exagerar em plugins desnecessários pode prejudicar os códigos que ficam no seu site, assim, evite sempre exageros.

Será que o programa para criar sites que você ou seu web designer usa lhe possibilita um código limpo?

Faça testes

Acesse seu site através do seu celular, tablet e notebook, e veja como ele está aparecendo para você.

  • está fácil de navegar?
  • você encontrou o que deseja?
  • as cores e fontes estão agradáveis aos olhos?

Seu site feito com design responsivo precisa ter facilidade de leitura e ser bem organizado, se isso está acontecendo você está indo pelo caminho correto para ter um site bem desenvolvido e responsivo!

Depois dessas dicas que tal conhecer a influência que o design responsivo tem no seu site quando aplicado?

Qual a influência do design responsivo para o seu site?

Atualmente, sabemos que a quantidade de aparelhos móveis novos com acesso à internet, além de notebook, TVs e desktops, é enorme, como câmeras, relógios, televisores portáteis, smartphones e entre outros.

Dessa forma, os desenvolvedores devem ter uma preocupação maior em tornar seus sites disponíveis para esses usuários. Como já foi dito, é muito importante ter um website responsivo!

Podemos afirmar ainda que, se o seu e-commerce e até o m-commerce não possui respostas para os navegantes, você vai ser passado para trás!

Toda a sua atuação está ligado a usabilidade e experiência do seu website, e se ele não agrada os navegantes por qualquer que seja o motivo, eles vão ir para próxima página sem pensar muito.

E devemos concordar, um site com uma exibição ruim e que apresenta uma má usabilidade e experiência para mobiles, definitivamente não é sinônimo de qualidade e profissionalismo.

Design responsivo e o ranqueamento nos buscadores

Se um site tem má qualidade, isso acaba também por atingir seu ranqueamento nos motores de busca, pois, se não for acessível, logo não vai ter acessos e os motores podem classificar o seu conteúdo com irrelevante para o seu segmento.

Ademais, como o design se baseia no reposicionamento dos fatores da página de acordo com cada dispositivo e sua resolução, é importante que os desenvolvedores trabalhem juntos, para priorizar a experiência dos navegadores, tendo em mente que essas mudanças no layout mudam também a percepção dos visitantes para cada uma das formas de visualização.

Testes de usabilidade, SEO, ranqueamento e planejamento são essenciais para todos sites que desejam ganhar visitantes e vendas.

Assim, para tornar a sua página em uma fonte amigável e que transmita qualidade, é essencial contar com um bom design, e o responsivo pode ser a chave!

Agora, você entende mais sobre o design responsivo, suas influências e como aplicá-lo em seu site! Está esperando o que para pôr essas novas informações em prática?

Gostou do nosso artigo? Então, que tal nos seguir no Facebook, no LinkedInYoutube e no Google+ para ficar por dentro de conteúdos semelhantes?

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é garantir que, juntos, pessoas se conectem ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.