Criar um site: aprenda quanto tempo demora e entenda do projeto até colocar no ar!

Criar um site quanto tempo demora?

Por Comunicação Liguesite. Postado em 18/12/2018. Última atualização em 18/12/2018.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Em um mundo cada vez mais baseado na tecnologia, criar um site é indispensável para oferecer seus serviços a um número maior de clientes e, consequentemente, ampliar suas vendas e lucros.

Apesar das facilidades para desenvolver a sua própria página, para ter uma plataforma eficiente, que resolva os problemas operacionais e comerciais e traga bons resultados, é imprescindível contar com a ajuda de desenvolvedores profissionais.

Você precisa de um site para a sua empresa e gostaria de que ele ficasse pronto para ontem? Na ansiedade de colocar a página no ar o mais rápido possível, muita gente acaba fazendo-a sozinha, mas o arrependimento pode vir cedo, pois, na maioria das vezes, ela fica limitada e cheia de falhas.

Por isso, ao contratar um profissional para realizar esse serviço, é preciso estar ciente do tempo que demora para ficar pronto. Basicamente, esse aspecto dependente da particularidade do projeto, pois quanto mais funcionalidades o site tiver, maior será o seu período de configuração, enquanto uma ideia simples pode ser colocada em prática com maior agilidade.

Quer saber em quantos dias a sua página estará funcionando? Confira, abaixo, todos os fatores que fazem parte do prazo de espera!

CONTINUAR LENDO

Definição do escopo do projeto para criar um site

Essa etapa é primordial para o sucesso do site, tendo como base a comunicação entre o desenvolvedor e o cliente. As duas partes sentam para definir quais serão as funcionalidades, links e seções da plataforma. É importante que o contratante deixe bem claro qual é o objetivo do projeto, a história da empresa, referências, concorrentes e demais itens que ajudem no seu desenvolvimento.

Geralmente, o cliente preenche o briefing — um tipo de formulário com informações relevantes para a criação do site. Mas também é fundamental que haja uma conversa entre você e o profissional, pois é daí que podem surgir as grandes ideias que vão atender às necessidades específicas do seu negócio.

A partir daí, já é possível registrar o domínio da página, ou seja, o endereço pelo qual ela será acessada na internet e produzir o conteúdo que será publicado em cada seção.

Como a criação de um site fez uma empresa aumentar 1500% do seu faturamento

Criação do layout

Nessa etapa, cria-se o mapa do site, também chamado de wireframe — um tipo de maquete virtual em que se sabe em que lugar cada botão, imagem e texto estarão inseridos. Esse processo é de extrema relevância, pois é por meio dele que o designer vai prosseguir e criar um site excelente.

Com base nessas escolhas e no modelo selecionado, o designer começa seu trabalho, desenvolvendo um site personalizado, de modo a misturar uma tabela de cores, textos e imagens que sejam coerentes com o objetivo do cliente.

Veja as 10 Dicas que o Google Afirma que seu site não pode deixar de ter

Criar um site envolve codificação

A primeira fase da programação prevê a codificação das funcionalidades previamente definidas, levando em consideração o wireframe e design. Assim, as imagens e layout elaborados anteriormente serão transformados em códigos capazes de serem interpretados pelos navegadores. Nesse contexto, há dois tipos de linguagens que são utilizadas: a CSS e a HTML.

Em alguns casos, empresas podem criar um site utilizando templates codificados com antecedência, mas sempre será preciso que as mudanças sejam realizadas para incorporar as funções personalizadas de cada contratante.

Com a plataforma Liguespeed tudo isso é facilitado, e é por isso que conseguimos um prazo e preço diferenciado, tirando milhares de empresas do Offline para o Online, veja o caso da VOI Seguros:

Aprovação

Uma vez que o site esteja desenhado, o desenvolvedor envia o projeto para o cliente para a visualização e aprovação. É preciso analisar se o ‘’esqueleto’’ da plataforma está transmitindo a ideia inicial. Se a sua constatação for negativa, você pode pedir para que os pontos que não estejam de acordo com o seu objetivo sejam alterados.

Assim, o projeto volta para a empresa para que as alterações sejam incluídas, e novamente você terá que visualizar e aprovar as mudanças.

Analise o projeto com atenção, pois esse é o momento de solicitar alterações, haja vista que, se outras ideias surgirem nas próximas etapas, isso poderá resultar no atraso da entrega final e em custos extras.

Desenvolvimento

Esse período consiste em colocar em ação os códigos CSS e HTML, aplicando-os com a finalidade de dar dinâmica para o site. Para que cada funcionalidade projetada possa ser concretizada, o programador trabalhará na criação e incorporação de todos os sistemas e recursos necessários.

O desenvolvimento é a fase mais demorada na criação do site. Afinal, é quando todos os detalhes saem da maquete e são convertidos em realidade — o layout, que era um modelo estático, começa a ganhar forma e a funcionar verdadeiramente até chegar à primeira versão oficial da plataforma.

Veja mais dicas de como criar um site um guia completo

Testes

Após o site estar pronto e com as funcionalidades implantadas é hora de testá-las. Esse processo é feito em parceria entre o desenvolvedor e o cliente, tendo como meta comprovar que o escopo foi seguido com sucesso. Dessa forma, será possível proporcionar uma boa experiência aos futuros usuários.

A página será testada integralmente, em diferentes navegadores e versões, simulando o acesso do público. Também é feita a verificação que constata se o site está em conformidade com os padrões de qualidade internos determinados pela empresa. Os erros que forem identificados serão enviados para correção.

Publicação

Com o conteúdo, layout, design, programação e funcionalidades prontas e funcionando corretamente é feita a publicação do site, agora é colocá-lo no ar para para que fique disponível para todas as pessoas que acessam a internet.

Depois da publicação, você já pode começar a divulgar a página para o seu público-alvo. Essa também é uma oportunidade de monitorar como as funções da plataforma se comportam recebendo acessos reais. Portanto, é recomendável ficar atento a eventuais reclamações e comentários dos usuários que possam ser usados para promover melhorias nas suas configurações.

Entenda agora mesmo como aparecer no Google

Como você pôde perceber, criar um site de nível profissional requer diversos cuidados e processos. Normalmente, em uma agência convencional essa solicitação pode levar em torno de 120 dias. Já se o seu pedido for feito em uma franquia Liguesite, a entrega final pode ser feita em até 20 dias para sites personalizados, e menos que isso quando trabalhamos com o EconoLigue, isso considerando a fila de produção, sem que você tenha que pagar a mais por isso, conferindo a agilidade que o seu negócio precisa.

Quer criar um site de qualidade e com chances de alavancar as vendas da sua empresa? Entre em contato com a Liguesite e descubra o que podemos fazer por você!

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.