Descubra se o seu site está ultrapassado e saiba por que você precisa de um novo site!

Seu site está ultrapassado? Você precisa de um novo site?

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 20/02/2018. Última atualização em 31/01/2019.

Tempo estimado de leitura: 29 minutos.

Desde que a Internet se popularizou, a velocidade com a qual o público consome conteúdos e produtos aumentou consideravelmente.

É quase impossível encontrar um negócio que não tenha uma página em cada rede social e um site próprio, independentemente de ser um e-commerce, um blog, um fórum ou algo similar.

Porém, como qualquer estratégia, é importante atualizar o site da empresa regularmente para manter um crescimento estável, é como se você tivesse um novo site sempre. A pergunta é: quando?

Como novos recursos surgem praticamente todos os dias, pode ser um pouco difícil descobrir se ele já está obsoleto.

Afinal, nem todas as novidades que surgem acabam persistindo ou mesmo gerando qualquer impacto relevante. Porém, há vários sinais de que uma página está atrasada em relação à sua época e que é o momento de repaginá-la.

Se você tem dúvidas sobre a necessidade ou não de um novo site para o seu negócio, não se preocupe. Trouxemos aqui algumas informações que vão ajudá-lo a tomar uma boa decisão. Acompanhe.

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Em quanto tempo um site fica obsoleto?

A resposta, aqui, infelizmente, é “depende do seu contexto”.

Apesar de haver uma estimativa geral de 1 a  2 anos para qualquer página ficar ultrapassada, esse tempo pode ser alterado de acordo com diversos fatores.

Para esclarecer melhor, trouxemos alguns deles e explicaremos como afetam o tempo de vida de uma página.

Falta de responsividade

A forma como as pessoas acessam a Internet também mudou consideravelmente nos últimos anos, principalmente graças à navegação móvel através dos Smartphones.

É mais comum encontrar pessoas que abrem mão de um computador para ter um celular ou tablet.

Se um site não é responsivo às diversas plataformas mobile, sua empresa perderá uma porção considerável da sua audiência.

Investir em responsividade é fundamental para maximizar o alcance do seu site.

Caso sua página apresente algum problema quando visualizada na tela de um smartphone ou tablet, como falta de enquadramento ou problemas de interação com o toque, é um sinal forte de que você precisa se atualizar.

Vamos falar um pouco sobre esse tópico mais adiante. Por ora, basta entender que é algo importante.

Mudança de direção do negócio

Da mesma forma que você busca atualizar suas estratégias empresariais, também deve acompanhar essas mudanças ao novo site.

Em muitos casos, a identidade visual do seu negócio pode mudar ou ser segmentada de acordo com diferentes projetos, o que exige alterações dentro da sua página.

Sem isso, você pode, no mínimo, causar confusão no seu público e perder algumas vendas.

Sempre que você tiver uma mudança de foco — em relação ao público, à sua estratégia de marketing ou à administração interna da empresa, por exemplo — tenha certeza de incluir seus sites nessas mudanças. Mesmo que a alteração seja sutil, ainda pode ser muito relevante para garantir o desenvolvimento de mais leads.

Crescimento de página a ser melhorado

Obviamente, esse é um sinal de que sua página não está seguindo o caminho certo.

Se você ainda não faz nenhum investimento para refinar e promover seu site, então, é claro que ele não terá um retorno consistente. Não colocar esse tipo de estratégia em prática é, por si só, uma oportunidade perdida para o seu negócio.

Porém, se você já investe nessas áreas, então, é melhor repensar a forma como você aloca seus recursos.

Caso você não tenha uma ideia concreta da rentabilidade da sua página, o primeiro passo, aqui, é começar a medir seus indicadores de performance:

  • Número de visitas;
  • Taxa de conversão;
  • Compartilhamentos, entre outras informações, são fundamentais para administrar e promover qualquer site profissional.

Evolução do público internauta

Não é só a sua empresa que cresce ao longo do tempo.

Todo público envelhece, adquire conhecimento e acaba mudando seus interesses em algum momento.

E como o meio virtual é extremamente dinâmico, essas mudanças ocorrem ainda mais rápido.

Atualizar o site do seu negócio é vital para acompanhar essas alterações e manter a atenção desses leads no mundo digital, assim seu negócio sempre estará com um novo site.

Para isso, você deve integrar seus investimentos em marketing, atendimento e análise de concorrentes com bastante cuidado.

Colete dados sobre os hábitos de consumo dos seus clientes e avalie reclamações e sugestões para descobrir se os padrões da sua área de atuação estão evoluindo. Se esse for o caso, é melhor se adiantar a essas tendências.

Dinamismo superior à média

Diferentes áreas de trabalho lidam com diferentes frequências de atualização.

Algumas se mantêm estáveis por anos ou mesmo por décadas, sem grandes alterações em sua estrutura. Outras precisam ser flexíveis o bastante para alterar procedimentos diariamente, de acordo com a demanda e o contexto atual.

Dito isso, essas áreas precisam fazer mudanças em seus sites com muito mais frequência.

Os exemplos mais claros são as áreas voltadas para tecnologia e/ou design.

Como boa parte de seu sucesso no médio e longo prazo depende da capacidade da empresa de apresentar novas soluções antes de seus concorrentes, seus conteúdos podem ficar obsoletos muito mais rápido do que qualquer outro.

Se esse for o seu caso, fique atento para marcar a repaginação do seu site a qualquer momento.

O que é necessário para aparecer no Google?

Um dos principais critérios para atualizar o site de uma empresa é mantê-lo relevante nas pesquisas do Google. Sendo o principal motor de busca utilizado pelo grande público, você vai querer atender às exigências dessa plataforma.

Se você tem dificuldades para manter o destaque da sua página sem pagar muito por anúncios, então, é hora de fazer uma atualização na sua estrutura.

Para ajudá-lo com isso, trouxemos, aqui, algumas maneiras de melhorar sua aparição no Google. Acompanhe!

Trabalho consistente de SEO

O primeiro e mais importante passo, aqui, é garantir que o SEO de cada página do seu site esteja devidamente construído.

Não apenas em alguns conteúdos específicos e mais rentáveis, mas em todos aqueles que o seu público pode visualizar.

Algumas coisas, como a escolha da palavra-chave, a formatação, o uso de imagens e mesmo a escolha da URL, podem ter um impacto muito maior do que você imagina.

Além de iniciar esse investimento o quanto antes, você deve mantê-lo para ter um retorno consistente.

Qualquer ação de marketing digital tem como objetivo final gerar leads de forma regular ao longo do tempo. Interromper o seu planejamento sem uma boa justificativa apenas impede que você alcance o retorno necessário.

Não tente apressar o processo. Apenas tire o tempo necessário para avaliar sua situação e otimizar o trabalho de SEO na sua página. Garantir a maior rentabilidade é melhor do que investir e não recuperar seu capital.

Indexação no motor de busca

Para que qualquer link seja visualizado em uma pesquisa do Google, é necessário que o seu site esteja devidamente indexado na plataforma. Ou seja, ele deve estar na lista de páginas que o Google considera exibir em sua pesquisa. Além de ser uma extensão do trabalho de SEO, também é um dos passos mais importantes após criar um site.

Para fazer essa indexação, você deve usar o link de rastreamento do Google para enviar uma nova URL e permitir que a plataforma adicione-a ao seu índice. Dessa forma, ela poderá ser encontrada nas pesquisas. Isso também permite que suas páginas sejam encontradas mais facilmente pelos robôs de pesquisa. Sem isso, será bem mais difícil atrair novos leads ao longo do tempo.

Uso do Sitemap

Se você precisa atualizar o site da empresa com frequência, ou criar um novo site, adicionando novas páginas e ampliando seus conteúdos, então, é muito importante que use a ferramenta de Sitemap para mantê-lo devidamente atualizado.

De forma bem simples, esse é um arquivo que lista todas as URLs do seu site e do blog, com todas as postagens e diferentes páginas.

E qual seria a função desse arquivo?

Simples: facilitar o trabalho de indexação do Google.

Com um mapa completo do seu site, é mais fácil para os robôs catalogarem todas as páginas separadamente.

Isso permite que cada uma delas seja detectada mais facilmente dentro de uma pesquisa, o que amplia o alcance do seu conteúdo ao longo do tempo. Isso sem custo adicional.

Emprego do link building

Esse pode ser incluído entre os aspectos do SEO da sua página, mas seu propósito é bem mais amplo do que apenas “colocar seu site no topo das pesquisas”.

O termo pode parecer um pouco estranho, mas não se preocupe.

É um conceito muito mais simples na prática. Trata-se de inserir mais links e citações dentro da sua página, sejam eles para sites externos, sejam eles para outras páginas suas.

O primeiro motivo para fazer isso é melhorar seu SEO. O Google aprendeu que, quanto mais vezes uma página é citada, mais relevante ela costuma ser, da mesma forma que uma obra seria. E, sim, citações feitas por você mesmo para conteúdos mais antigos também contam.

O segundo motivo é que, se você redirecionar seu lead para outras páginas, poderá manter a atenção dele por mais tempo.

Pense na Wikipédia e em como alguém pode passar horas pulando de link em link. O princípio é o mesmo.

Acompanhamento das mudanças do algoritmo

Assim como seu site, o Google também deve ser atualizado regularmente para prestar um melhor serviço. E o ponto mais relevante nesse esquema é o algoritmo de pesquisa utilizado.

Caso você ainda não tenha ouvido falar do termo, o motor de busca utiliza uma mistura de regras lógicas, análise de dados e cálculos matemáticos para dizer se uma página é realmente importante para seu visitante.

Como a máquina não consegue ler e julgar um conteúdo, ela precisa seguir algum tipo de padrão. O algoritmo seria o conjunto desses padrões. Saber como ele funciona é, essencialmente, o que faz o trabalho de SEO.

Porém, esse modelo não é o mesmo para sempre.

À medida que surgem novos conteúdos e os interesses do público evoluem, a máquina também se adapta e cria novos padrões para seguir.

Uma parte desse aprendizado é gerada pelos profissionais do Google, que atualizam as regras. Outra é feita por conta própria, pela máquina. Esse processo é complexo, então, não vamos nos aprofundar. Basta saber que tudo que é pesquisado hoje afeta esses números.

Se você pretende trabalhar e vender pela Internet, tanto serviços quanto produtos, é uma boa ideia acompanhar as regras desse algoritmo e adaptar-se a elas. Todo o tempo investido aqui melhora suas chances de captar mais clientes.

Qual a importância da responsividade?

Como mencionamos anteriormente, atualizar o site da empresa para que ele seja mais compatível com plataformas móbile já é obrigatório em qualquer negócio.

Para entender melhor o quão relevante é este tópico, veja, aqui, alguns dos principais motivos para investir em responsividade, afinal todos buscam novidades e um novo site sempre traz o ar de inovação.

Facilitar a navegação

Você provavelmente já visitou páginas nas quais teve dificuldade para encontrar informações importantes, como condições do serviço, notícias, informativos, etc.

Em alguns casos, pode ter sido difícil fechar a sua compra, o que certamente é prejudicial para quem divulgou o serviço lá.

Pensando nisso, você também deve ter investido em atualizações para melhorar a navegação dentro da sua página e liberar o caminho entre o cliente e o produto.

Porém, além de trabalhar a versão de desktop do seu site, você deve lembrar dos acessos por celulares e tablets.

Muitos empreendedores esquecem esse detalhe ao desenvolverem seus sites e blogs, o que leva a uma perda considerável no número de acessos ao longo do tempo. Corrigir esses erros o quanto antes renderá bastante.

Ampliar o acesso do público

Em alguns casos, o serviço de hospedagem de sites utilizado pode comprometer sua leitura em celulares ou tablets, que já são os principais meios de acesso a esses conteúdos hoje em dia.

Dependendo do seu nicho de atuação, pode ser que seus clientes apenas acessem a Internet por meio desses aparelhos. Sem essas entradas, seu alcance é bem menor.

Levando em conta que as redes sociais são os melhores espaços para divulgar os conteúdos da sua empresa e que eles são acessados prioritariamente por meio de celulares e tablets, há mais um motivo para manter um padrão elevado de responsividade. E essa demanda independe do navegador, do sistema operacional ou de quaisquer complementos utilizados no aparelho em questão.

Melhorar a experiência do usuário

Ao atualizar o site e deixá-lo com o ar de um novo site, você não deve pensar apenas nas informações que são exibidas.

É também uma questão de melhorar a qualidade da visita do seu cliente à página. Fazer com que ele encontre o que procura mais rápido e gerar menos dúvidas no processo, por exemplo, pode render mais um cliente fidelizado.

Se um consumidor abandona seu site frustrado, sem a informação de que precisa e ainda sem entender como você presta seu serviço, então, a experiência foi ruim. Se o objetivo era a prática do autoatendimento, mas ele teve que recorrer a um telefonema, então, é melhor revisar a estrutura da sua página para torná-la mais funcional. Nesse caso, alguns aspectos a serem considerados são:

  • letras visíveis (fonte, cor, tamanho, contraste com o fundo);
  • poluição visual (excesso de cor, letras muito próximas);
  • falta de informação (dados importantes escondidos, ícones em locais inoportunos).

Aproximar a experiência móvel e em desktop

Com vários avanços na tecnologia de navegação e nos computadores de mercado, muitos desktops já podem contar com interface interativa, enquanto plataformas móbile podem interagir melhor com páginas mais detalhadas. Graças a essas mudanças, a diferença visual e funcional entre sites para computadores comuns, celulares e tablets já tende a ser bem menor. Em alguns casos, quase imperceptível.

Essa aproximação traz vários benefícios para a qualidade da navegação.

Por exemplo, um usuário que já teve acesso ao seu site via desktop não terá dificuldade em lidar com a interface em seu celular, e vice-versa.

Também não será necessário se preocupar tanto em ter dois designs diferentes e funcionais. Muito da estrutura utilizada em um poderá ser aplicada ao outro.

Ferramenta customizada: entenda a importância para o site

Diante de tudo que já mencionamos até agora, já deve estar bem clara a importância de atualizar o site da sua empresa regularmente e até mesmo fazer um novo site.

A questão que permanece é: como fazer isso da forma correta? Bem, para começar, você vai precisar de uma ferramenta de desenvolvimento de sites.

Recursos assim não são muito difíceis de achar, mas nem todas as ferramentas de criação de sites disponíveis são versáteis ou robustas o suficiente para o que você deseja fazer — especialmente se sua empresa chegou a um estágio mais avançado e você precisa de algo mais completo para alcançar seus objetivos, além disso contar com uma empresa especializada é fundamental para a criação de sites profissionais.

Ainda não sabe se esse investimento vale a pena? Então veja aqui algumas vantagens que você obtém ao atualizar o site da sua empresa com uma ferramenta customizada e deixar a sua presença digital com um novo site.

Destaque da sua identidade visual

O layout de um site é mais do que uma forma de guiar os olhos do usuário até onde você deseja. Ele também serve para reafirmar a identidade da sua companhia por meio de componentes quase invisíveis.

Um negócio mais “sóbrio”, que transmite seriedade, pode optar por cores frias, traços mais retos e foco em informação escrita. Por outro lado, uma empresa mais dinâmica e “jovem” pode usar cores mais fortes e dar mais apelo para determinados conteúdos.

Com uma ferramenta mais flexível e robusta, você pode adicionar mais detalhes ou reforçar os pontos mais importantes de cada página. Isso dará muito mais opções para desenvolver um site que melhor atenda às suas expectativas e maximize sua captação de leads.

Adaptação às demandas do seu público

O design e a estrutura de um site devem sempre ser pensados a partir da perspectiva do seu público.

Da mesma forma que suas campanhas de marketing, conteúdos, produtos e serviços são adaptados para aquilo que seus clientes consideram mais relevante, sua página deve ser flexível o suficiente para seguir os mesmos princípios.

Investindo em uma ferramenta customizada de desenvolvimento de sites, você poderá desenvolver páginas mais compatíveis com as expectativas dos seus clientes.

Adaptar certos conteúdos para o leitor, otimizar o layout para diversas plataformas, priorizar determinadas informações para cada grupo. Dedicando um pouco mais de tempo para desenvolver sua página, você terá o ambiente perfeito para atrair e fidelizar mais clientes.

Minimização do custo para a atualização do site

Como já mencionamos mais cedo, todo site fica obsoleto em certo ponto, chegando a um momento em que ele precisa ser renovado. Porém, dependendo da forma como você desenvolveu sua página inicialmente, esse processo pode ser mais difícil do que o necessário.

Algumas plataformas apresentam pouca customização, o que torna qualquer alteração futura um verdadeiro fardo para a sua equipe. Um investimento muito ruim no médio e no longo prazo.

Certas ferramentas de desenvolvimento de sites são mais flexíveis e eficientes, permitindo que você adapte seu visual ao longo do tempo sem investir tanto tempo e esforço.

Isso reduz bastante o custo de qualquer atualização na sua identidade visual, o que é sempre um benefício. Você otimiza seus futuros investimentos e consegue capitalizá-los em novas tendências de público mais rapidamente.

Acesso a mais recursos de web design

Desenvolvedores de sites frequentemente têm que lidar com as limitações de suas ferramentas. Algumas não aceitam a manipulação do código fonte da página, enquanto outras limitam o tipo de arquivo que pode ser usado sem gerar complicações em outras partes do sistema.

Com o tempo, essas limitações tendem a elevar o custo de produção, já que os profissionais precisam criar soluções menos eficientes com os recursos disponíveis.

E se você não for um profissional Web Designer perderá muito tempo e possivelmente o resultado será menor do que seu negócio merece.

Investir em uma plataforma mais robusta, com funcionalidades completas e possibilidade de expansão desses componentes, pode beneficiar muito sua empresa ao longo do tempo.

Os profissionais de marketing terão mais ferramentas para atrair e direcionar a atenção dos seus visitantes e será possível realizar mudanças em seu site com muito menos custo de tempo, mão de obra e outros recursos.

Diante de todas essas informações, você já deve entender por que é importante um novo site para sua empresa. Você terá melhor acesso aos seus leads, poderá acompanhar o passo com as mudanças dentro do seu setor, manterá seu destaque em relação aos concorrentes e facilitará o processo de atendimento, venda e pós-venda para todos os profissionais envolvidos.

Com todas essas informações e dicas, você já deve estar mais bem preparado para manter sua página sempre atualizada e relevante.

No entanto, se ainda estiver com dúvidas a respeito do tema, vale a pena contratar ajuda profissional para auxiliá-lo! Entre em contato com a Liguesite e veja como nossos serviços de marketing digital podem ajudar sua empresa a garantir um trabalho de sucesso.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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