Divulgar Site

: aprenda as principais estratégias
Divulgar Site

Por Comunicação Liguesite. Postado em 15/02/2018. Última atualização em 15/02/2018.

Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

São muitas as razões pelas quais alguém cria um site.

Pode ser um site institucional, para vender a marca, um e-commerce, um portal de notícias, um site de moda, ou outro tipo de site.

Em qualquer caso, o proprietário de um site quer que ele seja conhecido e admirado.

Um dos maiores desafios, todavia, é a divulgação.

Esse artigo trata de como divulgar site de uma forma a conciliar de forma satisfatória investimentos e resultados.

Divulgar site não significa, necessariamente, gastar muito dinheiro, mas, sem dúvida alguma, o tamanho do investimento será proporcional ao resultado buscado em termos de tráfego e com relação ao objetivo da iniciativa. 

Para divulgar site não basta, no entanto, investimento. É preciso qualidade, profissionalismo e criatividade.

O primeiro grande passo é conhecer o comportamento do público a que ele se destina.

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O orçamento é pequeno? Não tem problema

Como dissemos, quando se trata de divulgar site, dinheiro é um grande diferencial, mas não é tudo.

Com um pouco de criatividade, disposição para trabalhar e iniciativa é possível encontrar boas alternativas para incrementar seu tráfego.

Vejamos abaixo alguns requisitos e iniciativas que certamente irão ajudar na geração de tráfego para o seu site.

1 - SEO

Otimizar o site para os mecanismos de busca é o primeiro passo. Deve ser dado de forma profissional.

O retorno de uma boa otimização não é imediato, requer paciência e persistência, mas é apenas um dos principais requisitos para gerar tráfego.

2 - Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um caso à parte e as empresas vêm explorando cada vez mais. Trata-se de uma prestação de serviço. 

Pense nos portais de notícias e nos blogs de conteúdo.

O que esses sites fazem é entregar notícia, informação, entretenimento e experiências aos usuários.

Em troca, eles desenvolvem modelos para explorar comercialmente essa relação entre o site e os usuários.

O marketing de conteúdo é uma forma eficiente de divulgar site.

Você deve oferecer conteúdo relevante, elaborado com qualidade, criando um relacionamento com os usuários.

Esse conteúdo deve estar relacionado ao seu negócio, à sua ideia e aos seus objetivos. 

Através do conteúdo, você pode gerar leads, convidando o usuário a preencher um formulário para autorizar o envio por e-mail de novos conteúdos.

Vale lembrar que para o marketing de conteúdo funcionar também é preciso fazer o SEO, com o mesmo custo em tempo e paciência para chegar aos resultados.

A boa notícia é que você pode fazer uma divulgação mais agressiva nas redes sociais.

3 - Redes sociais

As redes sociais são um terreno fértil para quem quer divulgar site.

Elas são gratuitas realmente, mas para ter um bom resultado e atingir um público certo e maior, é necessário investir nas mídias pagas.

Qualquer que seja o seu público-alvo, certamente ele estará nas redes sociais.

Construir uma página em mídias como Facebook, LinkedIn e Instagram é o primeiro passo.

Ter uma página com o conceito da sua marca é criar um canal com seu público.

Através delas, você pode incrementar as suas políticas de marketing de conteúdo, fazendo a divulgação e até impulsionando o tráfego através do Facebook Ads, que é uma ferramenta paga através da qual você anuncia o seu site e segmenta o público que deseja atingir. 

O Facebook Ads se junta ao Google AdWords como ferramenta vital para quem quer divulgar site, acelerar a conquista de tráfego.

Só é preciso ter algum orçamento para investir, mas se feito da maneira correta, o resultado vale a pensa, sobretudo por conta da segmentação.

De qualquer forma, buscar parceria com proprietários de páginas nas redes sociais que tenham relação com o seu negócio é uma iniciativa que pode dar ótimos resultados, pois é o que chamamos de "tiro certo".

Você vai falar com as pessoas que estão dentro das características daquelas a quem o que você tem a oferecer possa interessar. 

4 - Parcerias

Essa é, talvez a forma mais eficaz se você buscar os parceiros certos.

Um bom exemplo são os sites de nicho, que oferecem conteúdo sobre determinados assuntos e oferecem espaço para a divulgação de outros sites e serviços. 

Alguns exemplos são:

Blog Luz

Especializado em gestão, oferece oportunidades a geradores de conteúdo para divulgarem seus próprios negócios.

Administradores.com

Especializado em administração, também permite a divulgação gratuita de negócios.

Enjoei.com

Site de vendas para pequenos comércios, que podem cadastrar seus produtos gratuitamente e oferecer a milhões de usuários consumidores. A parceria só gera custo se o produto for vendido.

Ocioso

Site de divulgação gratuita de conteúdos diversos, basicamente curiosidades.

Essas são formas de divulgar site através de parcerias em modelos padronizados.

Não quer dizer que você deve se limitar a eles.

Uma iniciativa que pode ser bastante eficaz é a troca de divulgação.

É uma espécie de escambo. Você oferece divulgação a outros sites e marcas e esses retribuem fazendo o mesmo pelo seu site.

Usando a criatividade, é possível alavancar seu tráfego de uma forma relevante para o seu negócio, atraindo as pessoas certas sem ter que esperar muito pelos resultados.

Procure ajuda profissional

Ainda que as formas de divulgar site sejam muitas e haja muitas coisas que você pode fazer para alavancar o seu tráfego, é compreensível que haja limitações.

Nem sempre é possível ter uma estrutura de marketing com profissionais disponíveis para cuidar da divulgação do site, que é um trabalho contínuo e que exige profissionalismo.

As agências digitais são parceiros chave nessa luta para aparecer na internet.

Falar mais alto que a concorrência e atrair os clientes certos é trabalhoso e requer técnica de comunicação, além de um conjunto de conhecimentos, que vão desde as peculiaridades do marketing digital ao planejamento global de marketing, ao controle de resultados e correções de rota.

Há aspectos que precisam ser levados em consideração quando da criação de um site, como a identidade visual, o planejamento, a boa navegabilidade, o estilo e o tom a serem comunicados.

O site é o templo sagrado da sua estratégia de marketing digital.

De nada adianta atrair muito tráfego, mas não ser capaz de encantar as pessoas, fazer com que elas se sintam inclinadas a retornar.

Na hora de criar seu site, você pode desenvolver todo o conhecimento necessário para isso ou delegar essa tarefa, mesmo que em parte.

Na Liguesite, você tem a opção de solicitar a criação de um projeto de site, que será desenvolvido dentro dos mais rígidos critérios de criação, ou você mesmo criar o seu site em nossa plataforma, com o apoio da nossa equipe, pagando um valor mensal pela hospedagem e assessoria.

Dúvidas?

Não seja por isso. Entre em contato conosco. Atendemos no Brasil inteiro através de uma rede de franquias. É a nossa estratégia para prestar um atendimento personalizado e de qualidade.

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