Email marketing

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Email marketing

Por Comunicação Liguesite. Postado em 21/08/2017. Última atualização em 21/08/2017.

Tempo estimado de leitura: 28 minutos.

Com o surgimento das redes sociais, muitos “profetas” afirmavam que seria o fim do email e também do email marketing.

Erraram feio!!! A cada dia essa ferramenta se consolida como umas das principais estratégias do Marketing Digital.

Claro, por muito tempo e ainda hoje em dia o email marketing é julgado como sinônimo de spam e mensagens de email intrusivas e abusivas.

Mas se você usar essa estratégia de maneira correta, com ferramentas e automações certas, o email marketing se torna um aliado para seu time de vendas e relacionamento com os clientes.

Hoje em dia é bem possível enviar e entregar email certos, para as pessoas que querem receber e na hora certa.

Acredite muito próximo de 100% das pessoas conectadas tem um ou mais contas de email, e elas são usadas diariamente por mais de 50% das pessoas.

Se você ainda não conhece muito sobre o assunto, ou se quer melhorar sua estratégia, você está no lugar certo, leia esse artigo até o final e colha várias dicas.

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O que é email marketing?

Podemos dizer que o email marketing é uma comunicação via email entre duas ou mais partes.

O nosso estudo de hoje será entre sua empresa e seus clientes, atuais, ou futuros.

Você pode utilizar o email marketing para os clientes atuais para informações, promoções e estreitar o relacionamento.

Já para clientes futuros o email marketing é muito utilizado para nutrir os interessados e afastar os desinteressados, e assim, ter uma jornada de compra mais assertiva.

Independentemente de como você for utilizar a estratégia de email marketing, siga sempre duas recomendações:

1) Não compre listas de emails, monte a sua – veremos adiante como fazer.

2) Sempre dê a opção para o cliente realizar o descadastramento de forma simples e automática.

Você sabe porque utilizar o email marketing?

Já vimos no início deste artigo que utilização da ferramenta de email é gigante, certo?

porque utilizar o email marketing

O que talvez você ainda não tem conhecimento, é que segundo a Direct Marketing Association – DMA o email marketing tinha um ROI médio de 122%, isso é equivalente a 4 vezes mais do que outros formatos de marketing, incluindo redes sociais, mala direta e pesquisas paga.

Além disso você poderá gerenciar o ciclo de toda a jornada de compra dos consumidores online, imagine enviar um email na hora certa, e nutrir seus consumidores com informações relevantes, personalizadas para cada destinatário.

Mesmo que você não iniciou sua estratégia de email marketing, faça relacionamento por email, interaja, solicite opiniões, veja como seus clientes estão sendo atendidos, e como eles enxergam sua empresa e produtos.

Conheça aqui algumas das melhores ferramentas de email do mercado.

Convide seus usuários a retomar a compra

Envie mensagens automaticamente aos consumidores que não concluíram uma compra em um determinado período de tempo.

Uso do email marketing para fidelizar clientes

Após a realização de uma compra, você poderá manter os consumidores envolvidos, e isso de forma simples, apenas enviando mensagens personalizadas com informações relevantes e preparadas para incentivar os clientes a não esquecer a marca e fazerem novas compras.

Além disso utilizar email marketing para realizar promoções, dar um desconto para uma nova compra assim que o cliente comprar algo e muitas outras possibilidades.

Se você tiver um negócio físico ou um negócio virtual, utilize a ferramenta email e faça bons negócios.

Como fazer email marketing

Se você ainda não trabalha com um software de email marketing, vamos falar sobre algumas opções.

Uma das ferramentas mais utilizadas para quem está começando é o Mailchimp.

Mailchimp tem uma versão gratuita, e é bem fácil de utilizar.

A Brasileira RD Station, é uma ferramenta muito completa e vai além do email marketing, ela é considerada uma plataforma de automação de marketing.

Na lista podemos citar a E-GOI que é uma ferramenta de email marketing portuguesa, e está conquistando muitos simpatizantes no Brasil.

A GetResponse já foi considerada a ferramenta mais fácil de usar do mundo do email marketing.

Como construir suas listas para o email marketing?

Já falamos mas vamos repetir, não caia na tentação de comprar listas prontas de email.

Ferramentas como a RD Station nem permite que você utilize listas de email compradas.

criar lista de email marketing

É simples, dá trabalho, mas monte sua lista de email, é a melhor forma.

Você pode montar uma lista usando algumas estratégias, como:

1) Faça conteúdos ricos como Blog, Ebooks e vídeos e solicite o email e outros dados para fazer o download.

2) Crie uma Landing Page própria para capturar os emails.

3) Ao criar um site, tenha uma oferta de Newsletter para capturar os emails.

4) Nas redes sociais crie campanhas solicitando o preenchimento de formulários.

5) Quando você efetuar uma venda, envie um email pedindo autorização para enviar conteúdos relevantes para o usuário.

6) Crie um relacionamento duradouro com conteúdo relevante, isso vai evitar descadastramentos.

Assim que um cadastro for realizado faça sempre a dupla checagem, da seguinte forma:

1) Envie um email de confirmação para o email que foi cadastrado.

2) Só inicie uma campanha de email marketing para emails que efetivaram essa confirmação.

Dê um passo de cada vez, mas comece sua estratégia de criar listas agora mesmo.

Tipos de emails marketing

Vamos abordar 3 tipos para você utilizar na sua estratégia de email marketing:

1) Emails de transações

São os email de comunicação com os clientes informando o status de suas transações, como por exemplo:

  • Confirmando uma compra, um cadastro, senhas ou um pagamento
  • Notificações de envio ou entrega de mercadorias
  • Envio de mensagens do suporte
  • Envio de confirmação de um download

Esse tipo de email tem uma taxa de abertura até 8 vezes maior do que outros tipos de email, isso porque normalmente é um email que a pessoa já está esperando.

Aproveite para enviar informações relevantes, por exemplo em um email de confirmação de cadastro, envie os canais de suporte.

Em um email de confirmação de uma compra, aproveite e de um cupom de desconto, caso o cliente faça uma nova compra em x dias.

2) Emails de relação

Como o nome sugere, esse tipo de email ajudará no relacionamento da sua empresa com os clientes, vejamos alguns bons exemplos:

  • Boas vindas
  • Envio de informações relevantes do seu blog
  • Convite para um treinamento gratuito
  • Novidades
  • Pesquisa de opinião

Esse relacionamento é bem importante, quando uma pessoa abre um email ela está com o foco 100% nele.

3) Emails de promoção

Acredito que esse tipo de email seja o mais conhecido, e também o que deixou o email marketing conhecido como um vilão de spam.

Mas lembre-se, se sua estratégia for bem montada, esse tipo de email poderá trazer ótimos resultados, vejamos alguns exemplos de uso:

  • Ofertas e promoções
  • Lançamentos de produtos, serviços ou materiais com conteúdo rico
  • Ofertas para Upgrades

Utilize os tipos de email para se comunicar bem com seus consumidores, promova sua marca, gere leads, fidelize seus clientes, trabalhe o engajamento e faça nutrição, e o que todos querem faça muitas vendas.

Para quem enviar os emails

Parece obvio, mas não envie sempre todos os email o tempo todo, faça grupos de email por interesse.

Segmente seus disparos por localização, área de atuação, cargo e interesses.

Colete essas informações nas suas Landing Pages e consiga enviar campanhas segmentadas.

Quando enviar os emails

A frequência de envios dependerá do seu público e qual a relação você já tem estabelecida com eles.

Então a ordem é testar, envie um email marketing por semana, dois, depois teste a cada 15 dias, a cada 30 dias e avalie como foi a campanha. Não envie email de menos nem de mais, por isso teste, avalie e ajuste.

A avaliação pode ter 3 métricas:

  • Quantas novas leads você recebeu
  • Quantas novas oportunidades reais de negócio teve
  • Quanto de receita foi gerado

Emails bem escritos dão resultados

O verdadeiro objetivo da comunicação por email é convencer alguém de fazer alguma coisa, certo? Pode ser seguir no Instagram, no Facebook, ou fazer uma compra mesmo.

Quando você for escrever um email, responda as seguintes perguntas:

Porque?

Porque você está enviando o email? É uma novidade, algo exclusivo ou limitado, ou é uma promoção? É necessário existir um porquê.

Alguém se importa com o seu email?

Quem será mais afetado por essa venda? Ou quem tem o desejo de fazer esse download? Uma pessoa com interesse em carros, pode não querer saber sobre flores.

O que isso vai mudar para a pessoa?

Em que o seu email irá impactar e trazer algo relevante e de transformação para a pessoa que ler o email? Por exemplo quando você disponibiliza um ebook, a pessoa que recebe vai ganhar um conhecimento, e não pagará nada por isso, entende?

O seu produto tem um valor comprovado?

Como você pode comprovar valores daquilo que você está abordando? Por exemplo, se você baixar e ler esse ebook você terá os seguintes conhecimentos... Ou você pode enviar junto alguns depoimentos de quem já usou aquele produto.

Então termine o email comprovando os valores do seu produto.

Assunto do email é fundamental

Você já ouviu falar sobre CTA ou Call to Action, dê uma pausa nesse conteúdo e leia nosso artigo sobre o tema, você vai precisar para chamar a atenção nos assuntos dos emails.

O assunto do email é o que vai fazer o consumidor abrir ou apagar o seu email, então capriche.

Você pode variar a escrita, como:

  • Mostre curiosidade ou mistério
    • Só abra esse email se você gosta do Facebook
    • 101 mil pessoas devem estar certas
  • Seja direto
    • Seja certificado em ISO 9000
    • Aprenda tudo sobre Email Marketing
  • Algo urgente ou contenha escassez
    • Ainda dá tempo. Participe do treinamento xxxx
    • [SÓ HOJE] Desconto de 27% para compra de Tênis Nike XXXX
  • Mostre evidencias ou resultados
    • Mais de 3000 pessoas aprenderam sobre o assunto XXX
    • Como alcançamos o primeiro lugar em xxxxx

Mais uma vez, faça variações sempre para não enjoar seu público e teste o que dá mais resultado para o seu negócio.

Textos curtos para o corpo do email é a melhor opção

Segundo estudos de neurociência, você terá em média 3 segundos para chamar a atenção do consumidor, e 8 segundos você terá a atenção exclusiva, depois ou vem o delete, ou você capturou a atenção do consumidor.

Sabendo disso objetividade e clareza são dois pontos fundamentais.

Revisar seu email e tirar o que não é extremamente necessário é importante. Uma base para um bom email:

  • Cumprimentar seu consumidor
  • Faça uma introdução e fale porque você está enviando esse email
  • Fale porque o consumidor deve acreditar no que você está falando
    • Aqui mostre credibilidade e o que o consumidor alcançará ao terminar de ler o email
  • Liste os benefícios, ou seja, como o produto vai ajudar o consumidor
  • Faça o CTA bem claro e incentive o clique
  • Faça uma despedida

Existem técnicas de copywriting que ajudam você a entender melhor isso tudo, então tire um tempo para ler nosso artigo sobre copywriting.

Use uma linguagem adequada

Se você ainda não definiu sua buyer persona, veja nosso artigo pois isso será bem importante agora.

Quando escrever seu email, pense nos leitores, ou seja, como a buyer persona entenderá esse conteúdo.

Com isso em mente determine os tipos de expressões e jargões, se usa ou não gírias (recomendamos evitar), se é mais formal ou jovial.

Dicas para CTA Call to Action

O que você quer que a pessoa faça? Baixar um material, ler um artigo, fazer uma inscrição, comprar um produto ou serviço, fazer uma reserva? Você pode utilizar 4 tipos de CTAs:

  • Botão
    • Utilize um botão com um texto dentro
  • Texto
    • Ao utilizar apenas o texto, você pode variar o tamanho do texto, a cor, o alinhamento
  • Imagem
    • Uma imagem normalmente maior que um botão que tem um texto dentro, indicando o que a pessoa deve fazer
  • Links
    • Podem estar espalhados pelo meio do texto, muito utilizado em Blogs

Qual usar? Mais uma vez você deve testar, pois isso varia para seu buyer persona, produto ou serviço, o que der mais resultado, adote como padrão, mas não pare de fazer variações.

Não utilize muitos CTAs no seu email, utilize no mínimo um e no máximo quatro CTAs por email.

Assim como no assunto do email, você pode utilizar algumas estratégias de CTAs no corpo do email, como:

  • Mostre curiosidade ou mistério
  • Seja direto
  • Algo urgente ou contenha escassez
  • Mostre evidencias ou resultados

Dicas práticas para email marketing

Agora vamos falar de algumas dicas práticas

Taxa de abertura

Entre 20 a 40% é um bom número para começar, se você estiver fora disso, então realize ajustes e acompanhe novamente.

Como melhorar minha taxa de abertura

Os melhores horários de envio são entre 9 a 11h da manhã e depois entre 14 a 19h, antes das 9h muitos ainda nem chegaram no trabalho, e depois das 19h as pessoas estão em casa, fica ruim incomodar.

Os melhores dias são de segunda a sexta-feira.

O email precisa ser nominal, ou seja, utilize um email real de uma pessoa.

Utilize uma foto sua ou um logo da empresa, isso estabelece a marca e sua presença na caixa de entrada.

Seja bem especifico, não use aproximadamente 10mil pessoas, é melhor utilizar, 9580 pessoas, entende?

O assunto precisa ser curto, pois alguns aplicativos como o Outlook, cortam os assuntos longos.

Máximo 47 caracteres. Você pode utilizar a ferramenta online: https://codepen.io/awoodall/full/XbpMbo Considere se para sua audiência (jovem ou estudante) é possível usar Emojis, veja uma ferramenta de apoio: https://getemoji.com/

Taxa de clique

Entre 2 a 5% é um bom número, se você estiver fora disso, então realize ajustes e acompanhe novamente.

Como melhorar minha taxa de clique

Otimize as imagens – qualidade, atributo Alt da imagem (o que a imagem quer dizer), e inserir um link na imagem.

Utilize os CTAs já vimos anteriormente.

Utilize nos pontos marcantes textos com negrito, itálico, sublinhado.

Parágrafos curtos ajuda bastante.

  • Use Bullet points, é essa bolinha que está no início desta frase.

Varie emails com imagens, textos e ambos.

Utilize modelos complexos e modelos simples.

Sempre otimize para celulares.

Personalize, o inicio pode ser: Olá, Fulano de Tal.

Faça testes

teste e monitoramento do email marketing

Algumas ferramentas tem um teste A/B por padrão, mas se não tiver funciona assim:

1) Faça dois ou três modelos de email variando: Assunto, Email com imagem ou sem imagem, CTAs, Horário e dia do envio.

Não faça muitas variações, senão você não conseguirá monitorar.

2) Pegue 20% dos emails cadastrados e divida entre as variações dos modelos acima para enviar. Aguarde aproximadamente uma ou duas horas.

3) Verifique qual modelo foi mais aberto e clicado.

4) Envie os outros 80% dos emails com o modelo vencedor para sua lista de emails.

Se sua ferramenta não tem essa opção se prepare, é bem trabalhoso.

Teste apenas uma variável por vez.

Suas listas de testes precisam ser do mesmo tamanho.

Escolha uma métrica de sucesso, como taxa de abertura ou de clique.

Documente os resultados, pode ser em uma planilha do Excel.

Defina um objetivo, algo como: Aumentar a abertura dos emails em 7% até dia 30/02.

Monitoramento

Em campanhas de email marketing existem várias métricas que precisam ser acompanhadas, vamos ver as principais.

Quanto a lista de email está crescendo

Não tem um número definido, o importante é saber se sua lista está crescendo ou não.

Se não está crescendo, reavalie sua estratégia.

Taxa de abertura e taxa de clique

De todos os email que você enviou, monitore quantas pessoas abriram seus email, e quantas clicaram em algum link ou CTA.

Taxa de descadastro

De todos os email que você enviou, monitore quantas pessoas pediram para cancelar o recebimento dos seus email.

Reclamações de SPAM

De todos os email que você enviou, quantas pessoas marcaram como SPAM.

Tome muito cuidado com essa taxa. Quanto maior a taxa de SPAM, menor será sua entrega para outros usuários.

Para diminuir isso, avalie a quantidade de envios e o conteúdo.

Crescimento

Analise as métricas acima para os resultados de todos os email que você enviou, porém em um período maior, algo como, anual, semestral e trimestral.

Identifique padrões, datas comemorativas.

Estabeleça metas para os próximos períodos e busque alcançá-las.

Também é recomendado avaliar semanalmente todas as métricas acima, mensalmente avaliar horários de envio, tópicos e os tipos de emails enviados, e trimestralmente avaliar a segmentação.

Avalie o que deu certo, o que não deu certo, e é claro, melhore sempre. Isso ajudará você gerar bons negócios.

Faça algumas limpezas

Liste quais usuários não abriram seus e-mails em 90 dias, e faça uma faxina, mas antes, que tal fazer uma última tentativa de reativação? Envie um email como:

E-mail 1 – Contato Reativado (Abriu ou Clicou?), já reengajou

Assunto: Estamos com saudades

Corpo: Cumprimente seu usuário, Mostre uns 3 ou 4 assuntos bem relevantes que o usuário deixou de ver, mostre interesse nele (isso precisa ser real), se despeça com um tom de saudades.

E-mail 2 - Contato Reativado (Abriu ou Clicou?), já reengajou

Assunto: Este é o melhor e-mail para te contatar?

Corpo: Cumprimente seu usuário, seja educado e peça desculpas pelo incômodo, mas pergunte se esse é realmente o email de contato, mostre como ele pode atualizar o endereço de contato, mostre o que ele perdeu com mais uns 3 ou 4 assuntos bem relevantes, se despeça.

E-mail 3 - Contato Reativado (Abriu ou Clicou?), já reengajou

Assunto: Siga Liguesite nas redes sociais!

Corpo: Cumprimente seu usuário, e dê a opção de se cadastrar em outros lugares como o Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ ou YouTube, se despeça.

E-mail 4 - Contato Reativado (Abriu ou Clicou?), já reengajou, se o usuário não abriu nenhum email, exclua da lista, mas antes envie um email de despedida.

Assunto: Acho que chegou a hora da despedida...

Corpo: Cumprimente seu usuário, dê uma última oportunidade, mostrando seu real interesse nele (isso precisa ser real), se despeça mas mantenha a possibilidade para ele voltar a se cadastrar.

Resultado esperado de reativação: 3% a 5% é um bom número.

Bem, o assunto email marketing é riquíssimo, espero que você tenha gostado do conteúdo, se gostou compartilhe para seus amigos nas redes sociais.

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer bons negócios, fique à vontade para falar conosco.

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