Empreendedor de primeira viagem: dicas para administrar seu dinheiro

Empreendedor de primeira viagem: dicas para administrar seu dinheiro

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

Administrar as finanças da empresa é um dos maiores desafios de empreendedores de primeira viagem, especialmente quando eles não dominam conceitos como lucro, faturamento, ponto de equilíbrio e capital de giro.

Porém, vivemos em um sistema completamente gerenciado por fluxos financeiros, e isto significa que administrar seu dinheiro é essencial para qualquer empreendedor que deseje viabilizar os próprios projetos.

É preciso desconstruir a ideia de que falar em dinheiro é sempre desagradável, pois a saúde financeira pode sim determinar o sucesso de um negócio. Quer aprender como administrar sua verba? Siga nossas dicas!

Construindo bases para viabilizar um sonho: entenda a importância de saber administrar seu dinheiro!

O Brasil está se recuperando de um ambiente econômico hostil, mas isto não significa que é impossível reunir recursos para iniciar um empreendimento neste cenário. Quem está em busca de investidores sabe o poder de um bom pitch para dar início ao negócio.

O processo de levantar capital para iniciar ou financiar um negócio serve também para mostrar que a sua ideia é válida para o mercado. Afinal, se você conseguiu financiamento, significa que alguém tem a confiança de que você será bem-sucedido.

CONTINUAR LENDO

Consequentemente, saber gerenciar as finanças de um negócio é também lidar com a confiança que depositaram em seu empreendimento.

E já que financiar o empreendimento não é tarefa fácil, é papel do empreendedor saber administrar estes recursos com sabedoria e transparência. Desta forma, nos momentos necessários, o empreendedor pode dar esclarecimentos sobre como ele direcionou seus gastos.

9 dicas para administrar dinheiro e impulsionar seu empreendimento!

Antes de reunir fundos para seu empreendimento e pensar em gastá-los, é preciso dar uma boa olhada em seu plano de negócios. Ele é que dirá quanto de dinheiro você realmente precisa, como irá gastá-lo e quando você irá retornar este investimento.

Desta forma, fica mais fácil organizar os dados para demonstrar resultados a investidores e sócios.

Anotado? Vamos às dicas para administrar dinheiro como um mestre das finanças!

1. Comece pequeno

Quando o empreendedor começa a montar o negócio, é recorrente que ele tenha dúvidas sobre qual deve ser o tamanho da empresa. Infelizmente, também é comum que muitos pequem pelo excesso, investindo quantias maiores do que poderiam. Quando se deparam com imprevistos, não têm recursos suficientes para enfrentá-los.

A boa notícia é que você pode começar pequeno. Inicie suas operações com uma infraestrutura modesta. À medida que você conquistar maior confiança do mercado e mais investimentos, pode aumentar as possibilidades para seu negócio.

E quem disse que para ter sucesso e felicidade precisar ser gigante? Não entre em nenhum modismo, e não tenha receio de continuar pequeno!

2. Tenha uma reserva de capital

Construir um negócio envolve lidar com fatores que podem ser controlados, como a performance de suas equipes e tecnologias, e aqueles que fogem de nosso controle, como oscilações do mercado. Para não perder dinheiro e assegurar recursos em tempos difíceis, é importante ter uma reserva.

Agir com cautela ajuda o empreendedor a se preparar, financeira e emocionalmente, para cenários mais pessimistas, bem como para aproveitar boas oportunidades.

Tenha em mente que uma empresa nova sempre lida com imprevistos, seja pela inexperiência dos empreendedores, seja pelos desafios que o modelo impõe. Por isso, faça os cálculos sempre jogando os números para cima!

3. Faça registros e os organize com seriedade!

Na hora de organizar seus registros financeiros, você tem duas opções: fazê-lo você mesmo ou contratar um contador. Você também pode escolher pelas duas opções, fazendo registros próprios e contratando contadores para lidar com os registros de todo o ano e com os formulários de impostos.

Se você optar por fazer os registros por conta própria, assegure-se de contar com um software de contabilidade simples de usar. A maioria deles oferece recursos suficientes para quem tem conhecimentos básicos sobre finanças, o problema é que na maioria dos negócio você também precisará de um contador.

Se você está incerto sobre as suas habilidades financeiras, é melhor contar com um especialista que possa analisar a situação de seu negócio mensalmente e de um profissional para auditar os livros a cada trimestre.

4. Ouça a sua avó: não gaste mais do que ganha!

Algumas das melhores dicas que recebemos para a vida são um tanto óbvias, e "não gastar mais do que ganha" é uma delas. Mas com tantas ofertas de créditos, cursos e tecnologias mirabolantes, a maioria das pessoas comete os mesmos erros, repetidamente.

Criar dívidas no cartão de crédito mês após mês cria uma verdadeira bola de neve, o que acaba com a sua liberdade. Se você está nessa situação, procure regularizá-la o quão rápido possível.

Assim, você não só fica preparado para imprevistos, como também a mente fica mais livre para cuidar de suas ideias, parcerias e das burocracias que um negócio exige!

5. Cuidado com os meios de pagamento!

O mercado está competitivo e, por isso, é importante fornecer diversos meios de pagamento para seus clientes, incluindo boleto, cartão de crédito e sistemas alternativos, como o PayPal. Providenciar todas estas comodidades tem um custo, que inclui gastos com máquinas, taxas sobre transações e de contas.

Você pode escolher entre intermediadores de pagamento, gateways ou fazer uma integração direta com o adquirente (ex.: Rede ou Cielo).

Converse com colegas sobre a escolha do melhor sistema de pagamento, procurando detalhes sobre taxas de transações e custos de manutenção.

Leve em consideração também o tipo de público que você deseja alcançar. Se você quer fazer transações com pessoas de outros países, pode ser interessante oferecer pagamento via PayPal, por exemplo.

6. Estude o caminho de seus rendimentos e invista!

Que é importante guardar uma quantia para investir mensalmente, todo mundo sabe. Mas como começar? Separe um pouco do que você ganha mensalmente para investir. Com estes rendimentos, você pode garantir a expansão de seu negócio e reinvestir.

Mais uma vez, atenção ao seu plano de negócios: reveja os passos para alcançar as metas e objetivos traçados e verifique como seus investimentos podem impulsionar seu empreendimento!

7. Calcule o seu custo de vida mínimo

Especialmente nos dois primeiros anos de empresa, é importante saber quanto da renda do negócio será reservado para você. Assim, com o lucro restante, você investe no crescimento da empresa.

Não se deixe levar por gastos que não são urgentes, como viagens ou móveis de escritório caros. Espere seu negócio se estabelecer para usufruir dos lucros.

8. Invista em sua equipe

Cortes de gastos não podem ser feitos na qualificação de pessoal. Treinamentos e cursos para funcionários beneficiam o orçamento da empresa a médio e longo prazo, pois melhora a qualidade da prestação de serviços.

Além dessas dicas, é importante ressaltar que uma boa relação com fornecedores, bem como a pesquisa por linhas de crédito com juros baixos, são também essenciais para a saúde financeira do negócio. Familiarize-se com o vocabulário do mundo das finanças e conte com a consultoria de um especialista sempre que achar necessário!

9. Invista em Marketing de Resultados

É muito comum falarem de Marketing para posicionamento de marca, o famoso Branding, mas para o inicio de negócio foque seus investimento no Marketing de Resultados, atualmente recomendamos para a maioria dos negócios o Google Adwords, é o mais rápido, assertivo e de menor custo.

Com os resultados aparecendo você vai construindo pouco a pouco seu Branding.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.