O que é ser

empreendedor

empreendedor

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

Apesar de vivermos em uma economia fortemente globalizada, com mercados em constante interação uns com os outros, e grandes empresas multinacionais dominando diversos nichos do mercado, ainda assim as micro e pequenas empresas possuem uma importância ímpar para as economias dos mais diferentes países.

O Brasil não fica de fora dessa tendência.

Atualmente somos um dos países com as maiores taxas de empreendedorismo do mundo.

Segundo a pesquisa GEM 2015 realizada no Brasil em parceria com o Sebrae, 4 em cada 10 brasileiros estão envolvidos com a criação de um negócio próprio - um número extremamente significativo.

Além disso, de todas as empresas em atividade no Brasil, 98,5% correspondem a micro e pequenos negócios, que geram mais de 27% de todo o PIB produzido pelo Brasil e geram milhões de postos de trabalho, formais e informais, tendo por isso uma grande importância para a economia.

Esses dados ficam ainda mais significativos quando consideramos que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que muitas vezes inviabiliza diversos negócios e leva tantos outros à falência.

Isso sem contar que a relação governo-empresas é extremamente burocrática, exigindo uma grande quantidade de energia e de conhecimento dos empresários.

Mas afinal das contas, o que é ser empreendedor? Ou melhor, quais as características que definem um empresário como empreendedor? É isso que iremos discutir abaixo.

CONTINUAR LENDO

O que é ser empreendedor

Apesar de ser uma palavra extremamente comum em nosso vocabulário e no nosso dia a dia poucas pessoas conhecem o verdadeiro significado da palavra empreendedor, pois ela não significa investir determinada quantidade de dinheiro em algum negócio.

Pelo contrário, a atitude de empreender é muito mais complexa.

Empreender envolve criatividade, o que significa sonhar e utilizar a imaginação para ter boas ideias de negócio.

No entanto, essa figura não só sonha, ela também realiza.

Assim, o empreendedor é uma pessoa que é motivada pela auto relização e pelo desejo de ser independente, assumindo as responsabilidades que vêm com essa independência.

Assim, uma pessoa empreendedora é aquela que reúne cinco principais competências ou habilidades, a saber:

  • imaginação para criar inovações;
  • determinação para colocar as ideias em prática;
  • habilidade de se auto organizar e estruturar a parte prática;
  • habilidade para motivar e inspirar pessoas;
  • e habilidade para conhecer e gerir etapas e processos da produção de seu ramo de atuação, seja em produtos ou serviços.

Possuir essas habilidades é requisito básico para que uma pessoa que deseja ter um negócio próprio seja bem-sucedida.

Vale ressaltar que essas habilidades não são natas, ou seja, mesmo aquelas pessoas que não possuem nenhum conhecimento em negócios podem desenvolver essas habilidades.

Como ser um empreendedor de sucesso

Como foi possível observar pela definição acima, o que faz um empreendedor de sucesso são suas habilidades, que devem ser holísticas, ou seja, as mais gerais possíveis.

Apesar de ser necessário que ele(a) tenha profundo conhecimento sobre o ramo em que atua e das características de seus produtos ou serviços, também é necessário que possua conhecimentos, mesmo que rasos, em todas as áreas que envolvem a gestão do negócio, incluindo mas não se limitando a:

  • gestão de pessoas;
  • administração e financeiro;
  • logística e relacionamento com seus fornecedores;
  • contabilidade, em especial sobre o regime tributário adotado;
  • marketing;
  • processos operacionais de produção;
  • gestão estratégica da informação;
  • e principalmente gestão comercial.

Tipos de empreendedores

É muito importante observar que não existe um único tipo de empreendedor.

Assim como em qualquer área da vida, quanto maior a diversidade maior o proveito e benefícios gerados para todos, e com o mercado não é diferente.

O que faz com que o empreendedorismo seja interessante é justamente sua capacidade de se moldar aos mais diversos tipos de pessoas, cada uma com seus pontos fortes e fracos, mas todas com importantes contribuições a serem feitas para a atividade mercadológica.

De maneira geral, existem 4 principais tipos de empreendedores:

Empreendedor individual

Quando falamos de micro e pequenas empresas, este é o tipo de empreendedor mais comum.

É aquele que cria um negócio por si mesmo ou no máximo com a ajuda de sua(eu) parceira(a), que na grande maioria das vezes não é reconhecida(a) formalmente como sócio.

Apesar de ser o tipo mais comum, é um dos tipos mais problemáticos, pois o gestor acumula uma série de funções, muitas das quais não possui conhecimento algum, o que pode levar a uma série de erros e até mesmo na falência da empresa.

No entanto, mesmo diante disso muitas pessoas que optam pelo empreendedorismo dessa maneira conseguem ser bem-sucedidas, algo que tem estreita relação com a personalidade, pois pessoas mais centralizadoras e autoritárias tendem a se dar melhor nessa modalidade de empreendedorismo.

Empreendedor cooperado

Este tipo pode ser caracterizado como aquele que, como o próprio nome já indica, busca empreender por meio de uma cooperativa.

É bastante típico de pessoas que trabalham como produtos artesanais, como artes regionais e compotas, mas também engloba outras atividades, a exemplo da produção agrícola.

Vale chamar atenção para o fato de que as pessoas que optam pelas cooperativas para possuir um negócio próprio não possuem grandes ambições de crescimento, isto é, a atividade empresarial é geralmente voltada a questões de sobrevivência, apesar de existirem inúmeras cooperativas extremamente bem-sucedidas.

Empreendedor franqueado

Apesar de muitos considerarem equivocadamente que o franqueado não constitui um empreendedor propriamente dito, essa é uma visão errônea.

Apesar de comandar um negócio já testado, com oferta de produtos e serviços de qualidade e um público bem definido, a iniciativa de possuir uma franquia é sim um ato de empreendedorismo, uma vez que é necessário realizar a gestão do negócio.

Empreendedor digital

Este tipo de profissional geralmente trabalha sozinho ou em pequenas equipes, e sua diferenciação em relação aos demais empreendedores está nos processos de produção e comercialização que utiliza.

De maneira geral, a atividade do empreendedor digital se baseia em negócios altamente inovadores e baseados predominantemente no conhecimento.

Para que o conceito fique mais claro, na sequência iremos expor o conceito de empreendedorismo digital.

Empreendedorismo digital

Dito de maneira simples, essa forma de empreendedorismo se baseia na criação de produtos e serviços inovadores que tenham foco em preencher uma real necessidade ou desejo do público-alvo por meio de sua comercialização utilizando a internet como principal ferramenta.

Sem dúvidas é uma das modalidades de investimento que mais cresce em todo o mundo, atraindo cada vez mais pessoas interessadas.

Uma ótima forma de entrar nesse ramo correndo pouco risco é através de uma franquia de marketing digital, uma vez que trata-se de um dos ramos que mais adquire importância nos dias atuais, ou seja, é um investimento com menos riscos pois já foi previamente testado, oferecendo uma série de vantagens aos empreendedores.

Por que as pessoas estão optando pelo empreendedorismo?

Existem diversos motivos que explicam o interesse de cada vez mais pessoas optarem pelo empreendedorismo como fonte de renda e realização dos sonhos.

O primeiro deles é a questão da segurança financeira, pois no Brasil é caracterizado como um país de economia altamente instável e atualmente há uma forte ameaça sobre os direitos dos trabalhadores, mesmo para os profissionais concursados.

Quantos casos você conhece, de um amigo, familiar ou até o seu caso, que estava com metas batidas, elogios do chefe, e na sexta-feira foi mandado embora?

Assim, empreender é a mais segura dentre todas as opções.

Além disso, mesmo diante de uma carga de atividades considerável, o empreendedor certamente terá uma agenda mais flexível, o que permite que tenha mais tempo para se dedicar a sua saúde, a si mesmo e a toda sua família.

Aliás, tempo é um dos artigos mais raros na vida dos trabalhadores.

Empreender é um desafio?

Como já deve ter ficado claro neste ponto, empreender significa ser desafiado a praticamente todo o momento, assim as pessoas que se aventuram por essa atividade devem ter gosto pelos desafios, e cada conquista deve ser celebrada, o que nos leva ao ponto seguinte.

Quando o negócio é bem estruturado e bem gerido, as chances de crescimento são extremamente grandes, o que na prática significa maior faturamento, e muitas vezes mesmo que se trate de uma profissão bem remunerada, na qual o profissional adota uma carga horária semanal de 74 horas, não conseguiria ganhar.

Por fim, esse último fator permite que os sonhos possam ser realizados, e não estamos tratando apenas de sonhos de consumo, mas sim de projetos de vida, que infelizmente não podem ser executados sem que haja recursos para tanto, seja o investimento em uma poupança para que você possa viajar para lugares que sempre quis conhecer quando se aposentar, para a compra de um sítio para ter mais tranquilidade e bem-estar ou para educar seus filhos.

Próximos passos

Portanto, se você deseja se tornar um empreendedor, mas não sabe por onde começar ou quer seguir por um caminho que ao mesmo tempo oferece possibilidade de crescimento e segurança, a melhor opção é apostar na compra de uma franquia, em especial franquias digitais, que apresentam crescimento constante ano após ano e são sinônimos de menores riscos.

Depois de tudo o que foi exposto sobre o que o empreendedor precisa saber, temos total certeza que você está informado o suficiente para tomar a melhor decisão, encarar os desafios sempre com atitude positiva para que possa realizar todos os seus sonhos!

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.