Empreendedorismo feminino agora nas Franquias de Sucesso: 6 exemplos inspiradores

Empreendedorismo feminino agora nas Franquias de Sucesso: 6 exemplos inspiradores

Por Artigo de João Cesar. Postado em 27/04/2017. Última atualização em 27/04/2017.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Segundo dados de um estudo do Sebrae e divulgados pela Rede Mulher Empreendedora, o Brasil tem mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras. Ao todo, elas representam 31,1% do total de 23,5 milhões de pessoas que têm um negócio próprio. Nos últimos 13 anos, o número de mulheres que têm seu próprio empreendimento subiu 16%.

Além disso, de acordo com uma reportagem da Investopedia, mulheres investem de maneira distinta em relação aos homens, sendo mais cautelosas. Como elas fazem pesquisas mais intensas, considerando uma série de opiniões e tomando tempo para discutir, a tomada de decisões é mais assertiva.

E por se associarem tanto à palavra segurança, as mulheres arrasam no mundo das franquias de sucesso. No post de hoje, confira algumas histórias inspiradoras de empreendedorismo feminino dentro e fora do mundo do franchising!

Zica Assis e Leila Velez, da rede Beleza Natural

Há 21 anos, Zica Assis começou a misturar matérias-primas e produtos, procurando uma fórmula que trouxesse balanço e maciez aos cachos rebeldes.

Após uma série de testes (que inclusive deixaram os familiares carecas), Zica encontrou a fórmula ideal, validada mais tarde por profissionais da área de Química. Em uma salinha de 30 metros quadrados, nascia o Beleza Natural, instituto referência para o cuidado de cabelos crespos e ondulados.

Zica administrava o negócio junto de três sócios: um ex-taxista e dois ex-atendentes do McDonald's. Um desses atendentes era Leila Velez, que hoje é presidente e co-fundadora do Beleza Natural. A rede de fast-food americana inclusive inspirou a organização dos serviços no Instituto: o tratamento é dividido por etapas e cada uma delas é conduzida por um especialista!

CONTINUAR LENDO

Marisa Peraro, da Pró-Corpo Estética Avançada

Após se formar em administração, Marisa Peraro não tinha dinheiro para abrir seu próprio negócio. Por isso, ela vendeu a própria moto para abrir uma franquia de estética, a Pró-Corpo.

A ideia para o empreendimento nasceu do trabalho de conclusão de curso de administração da Unimep, que consistia em montar um plano de negócio. Pesquisando o mercado de estética, Marisa percebeu que os preços eram bastante elevados, o que atinou a ideia de oferecer o serviço com melhores condições de pagamento.

Hoje, o empreendimento conta com várias unidades e oferece um serviço conhecido como Personal Estetic, que faz avaliações do corpo da paciente e recomenda os tratamentos necessários, sendo que uma série deles são oferecidos na própria clínica de estética. Ao todo, são mais de 23 tipos de tratamentos que contemplam cuidados com gordura localizada, rugas, estrias e pelos.

O caso de Marisa nos ensina uma lição: a venda de bens materiais para abrir negócios é uma decisão repleta de riscos e que exige muito planejamento por parte da empreendedora. É importante que essa venda consiga render não somente o capital para abrir o negócio, mas também recursos para cobrir seus custos até que ele alcance o ponto de equilíbrio (quando a receita da empresa é suficiente para cobrir suas despesas).

Regina Jordão, do Instituto de Depilação Pello Menos

Em 1996, Regina Jordão largou o seu emprego como secretária para fundar o Instituto de Depilação Pello Menos, no Rio de Janeiro. A ideia surgiu após a empreendedora perceber que esse mercado era carente de profissionais capacitados e de ambientes exclusivos, que oferecessem uma grade de horários maior para quem trabalhava durante toda a semana.

Regina dispunha de uma receita de cera depilatória que ela havia herdado da família, e que mais tarde seria aprimorada por uma amiga especializada em Química. Com isso, a Pello Menos surgiu oferecendo depilação rápida, sem hora marcada e com preços acessíveis. Hoje, o Instituto de Depilação Pello Menos é uma das grandes redes de franquias do Brasil.

Sônia Hess, da Dudalina

Seu Duda tinha uma vendinha e, certo dia, acabou comprando mais tecido do que deveria. Para evitar o prejuízo, a Dona Lina descosturou uma camisa que tinha na venda para entender como a peça era produzida, contratou duas costureiras e fez três peças que foram vendidas rapidinho. Assim, em 1957, nascia a Dudalina!

Sônia Hess, filha de Dona Lina e Seu Duda, herdou o faro para negócios da mãe: ela se destacou de seus 11 irmãos homens e assumiu a presidência da camisaria montada pelos pais. Hoje, a Dudalina é a maior exportadora de camisas do país.

Sandra Costa e Janete Vaz, do Laboratório Sabin

Sandra Costa e Janete Vaz são formadas em Bioquímica, sócias e amigas. Desde criança, Janete observava a rotina de negócios do pai e da mãe, que transformou a costura em um empreendimento.

Os valores herdados pela família ajudaram a erguer o Laboratório Sabin, uma empresa referência em cultura organizacional, de acordo com um ranking da Great Place to Work Institute.

A busca pela credibilidade junto à classe médica fez com que Janete e Sandra buscassem aprimoramento constante em seus conhecimentos, o que as moveu por cursos de gestão. Hoje, o Laboratório Sabin tem mais de 200 unidades pelo Brasil, mais de 3.700 funcionários e realiza mais de 35 milhões de exames por ano.

Ana Lívia Roldan Dacar, da Liguesite

Livia é uma das franqueadas Online da Liguesite. Ela entrou na franquia em Julho de 2015, após sair de uma carreira de quatro anos como Gerente de Investimento do banco Bradesco. Buscando mais propósito para a sua rotina de trabalho, Livia resolveu mudar de área e empreender abrindo uma franquia online, atuando inicialmente no modelo Home Based.

Identificando a oportunidade de se trabalhar em um mercado promissor e que não para de crescer, o mercado de criação de sites, lojas virtuais e portais, campanhas em Google Adwords e Facebook Ads, a empreendedora foi então em busca de uma Franquia Online que tivesse uma ferramenta, fácil de usar que atendesse essa demanda, e encontrou as Franquias Online Liguesite.

Veja neste vídeo o que diz a Franqueada de Sucesso.

 

Por que o empreendedorismo feminino é tão forte no mundo das franquias de sucesso?

Gerenciar e investir em uma franquia não é necessariamente mais fácil do que começar um negócio do zero. É preciso ter todas as habilidades que um empreendimento demanda, como a empatia, a constante busca por aprimoramento, discernimento e muita garra.

De forma geral, mulheres se adaptam melhor a padrões, possuem empatia com seus colaboradores e clientes, entendem as necessidades do público e têm mais atenção às recomendações dos franqueadores.

Além disso, segundo uma pesquisa divulgada no Portal Empodera, mulheres tendem a ser mais organizadas, buscam por trabalhos que possam ser conciliados com a família e sentem afinidade pela estabilidade que o franchising traz.

É preciso lembrar que em 39,8% dos domicílios brasileiros as mulheres são a pessoa de referência, como mostra essa pesquisa do IBGE. A estimativa é que, em um ano, 1,4 milhão de mulheres passaram a exercer o papel de chefe de suas famílias. Apoiar o instinto empreendedor dessas delas é essencial!

E então, está inspirada pelas histórias de empreendedorismo feminino? Tem alguma empreendedora que você não viu por aqui e que gostaria de homenagear? Conte sua história de sucesso aqui nos comentários!

Quer saber se tem perfil para Abrir uma Franquia Online? Contate agora mesmo um especialista em Franquias de Sucesso.

Até a próxima!!!

Palestrante e pós graduado em tecnologia, vem empreendendo há 20 anos em diversos segmentos do mercado, atualmente participa como voluntário do ITFB e ICM, é conselheiro da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.