Entenda qual é a importância do treinamento nas redes de franquia

Entenda qual é a importância do treinamento nas redes de franquia

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 20/07/2017. Última atualização em 20/07/2017.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

O elemento fundamental no sucesso de qualquer franquia é o treinamento.

Com ele, todos os colaboradores tornam-se entendedores da filosofia da organização, além de terem melhores condições para dominar os procedimentos que fazem com que aquela marca tenha espaço no mercado.

Quer entender a importância do treinamento em franquias na prática?

Continue a leitura e confira todas as vantagens:

CONTINUAR LENDO

Evita erros prejudiciais ao negócio

A falta de experiência pode ser o grande problema que um empreendedor de primeira viagem pode enfrentar.

Sem conhecer os detalhes a respeito de questões como o mercado em que a empresa atua, o buyer persona e até mesmo as possibilidades do produto ou serviço, é natural que ele cometa erros e, assim, demore mais tempo para atingir a lucratividade esperada.

Entretanto, quando se trabalha no sistema de franquias, é possível contar com o treinamento como diferencial.

Com ele, o aprendizado se dá com especialistas que sabem como o trabalho deve ser melhor realizado, algo que garante que os procedimentos aconteçam de maneira mais segura.

Essa garantia é consequência da vivência que esses profissionais têm no mercado.

Aumenta a produtividade

Da mesma forma, você já pode começar atuando como se já tivesse experiência no segmento.

Esse é um diferencial competitivo significativo em relação a outros tipos de negócio, pois você já chega no mercado dominando os procedimentos que levaram a marca e o produto em questão à condição em que se encontra no momento.

O treinamento é o caminho para fazer com que os métodos já testados e aprovados cheguem aos franqueados de maneira que só caiba a eles dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito.

Isso é algo que não acontece em projetos novos, que passarão por um longo caminho até se posicionarem de maneira a ocupar seu espaço sem riscos ou ameaças.

Ajuda a tomar decisões melhores

No sistema de franquias é preciso que os gestores responsáveis tenham autonomia para tomar suas decisões, mas é fundamental também que elas sejam feitas de maneira compatível com a filosofia da franquia.

Sendo assim, é necessário investir em treinamento para que as decisões a serem tomadas sigam um padrão estabelecido e tido como efetivo e eficiente.

Ainda que determinada decisão envolva uma situação específica, ao ter conhecimento de uma política desenvolvida pela franquia, o gestor acaba tendo mais condições para agir diante das eventualidades sem que isso prejudique a imagem da empresa.

E por falar em tomar decisões acertadas, preparamos um e-book 4 dicas para encontrar a melhor Franquia.

Mantém a identidade da marca

Como lidar com uma série de responsáveis pela gestão de unidades de uma empresa sem que isso represente um risco à sua imagem?

A resposta está no treinamento de franquias.

Com ele, você consegue padronizar os processos nas unidades para que os procedimentos sejam sempre os mesmos, garantindo que a imagem da marca seja preservada.

Imagine uma pessoa que consome uma determinada marca e que, em uma unidade específica, não encontra o produto de sua preferência de maneira idêntica ao que está acostumado.

É nesse sentido que a identidade da marca deve ser preservada.

Com os treinamentos, é possível garantir que cada unidade trabalhe de modo a dar continuidade aos processos sem que isso coloque em risco o que a marca já construiu.

Gera mais proximidade entre os colaboradores

Treinamentos são também excelentes oportunidades para gerar proximidade entre os envolvidos com o negócio.

Afinal, eles fortalecem a relação entre as partes e fazem com que a empresa cresça, como um todo, em torno de um objetivo em comum.

Essa é a melhor maneira de manter os franqueados focados no sucesso do negócio, bem como toda a equipe envolvida.

Isso evita problemas como a falta de comprometimento e a ausência de um espírito de equipe na unidade.

Diminui a rotatividade nas unidades

A taxa de turnover, que diz respeito à rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, precisa estar sob controle para que a busca pela lucratividade não seja dificultada.

Com uma rotatividade alta, a unidade gasta dinheiro e perde tempo nos processos de seleção.

Do ponto de vista econômico, é mais vantajoso treinar do que ter de estar sempre em busca de novos colaboradores.

O treinamento contínuo motiva e dá segurança para a execução das tarefas.

Quando o colaborador tem competência no que faz e entende a importância de seu trabalho, ele tem menos motivos para sair.

Oferece benefícios aos clientes

Quando se desenvolve habilidades e competências, é possível trazer benefícios aos clientes, pois eles poderão contar com profissionais treinados para trabalhar com qualidade e agilidade no dia a dia.

Isso faz toda a diferença.

Uma equipe bem treinada atua rapidamente na solução de problemas do cliente, muito diferente de quando é preciso tempo para analisar cada necessidade em função das possibilidades do empreendimento para, somente então, agir.

Pontos que são considerados na elaboração dos treinamentos

Complexidade dos temas

É preciso que o treinamento considere a diversidade de participantes do evento.

Ainda que o conteúdo seja o mesmo, questões como a linguagem utilizada, a abordagem, as dinâmicas e o tempo por atividade precisam ser avaliadas.

Em alguns setores é possível que existam diferentes tipos de pessoas em uma mesma turma, por isso é preciso pensar em temas que contemplem cada participante.

A carga de treinamento

Quanto tempo uma pessoa precisa para assimilar uma informação?

Isso é relativo.

Entretanto, é preciso que, para cada conhecimento necessário, os franqueados tenham uma experiência mínima de cinco dias.

Além disso, é preciso considerar fases diferentes para a aplicação do treinamento como a inauguração da franquia, o momento da reciclagem, a correção de procedimentos, entre outros.

A cultura da franquia

Os benefícios da padronização surgem em consequência de um treinamento que dá aos franqueados o devido entendimento de quais são os valores que guiam o empreendimento.

Os treinamentos definem parâmetros para os franqueados que, além de garantir segurança na continuidade do negócio de maneira compatível com os interesses da franquia, também ajudam a criar uma identidade entre todos os envolvidos.

Isso ajuda a montar um time.

Presenciais ou a distância

O suporte oferecido à franquia é essencial para o sucesso do empreendimento.

As constantes novidades presentes no mercado e a mudança do comportamento do consumidor precisam sempre ser repensadas para que a unidade atue em conformidade com os interesses da franquia. Isso exige treinamentos.

Eventos presenciais exigem custos envolvendo transporte, diárias e alimentação.

Entretanto, existe a solução online.

Ferramentas que facilitam a comunicação podem ser úteis nesse sentido, o que tem favorecido os treinamentos a distância.

Quer saber mais sobre sobre Franchising? Veja um treinamento gratuito que preparamos para você.

Além da importância do treinamento, você pode saber mais sobre franquias! Acompanhe nosso trabalho no Facebook, Google+ e YouTube.

Esperamos você!

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Marketing Digital é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.