Estratégia de Marketing de conteúdo

: por que dar atenção a ela em 2018?
Estratégia de Marketing de conteúdo

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 17/01/2018. Última atualização em 17/01/2018.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

A forma como diferentes empresas se relacionam com seus públicos evoluiu muito em 2017 e promete seguir essa tendência em 2018.

A estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, mantém sua posição como uma das mais eficazes para melhorar a taxa de conversão e captar mais leads.

Porém, como qualquer técnica, ela também deve evoluir com o tempo.

Se o seu negócio ainda não utiliza esse tipo de técnica, é mais do que hora de se adaptar ao novo momento.

Logo esta será uma exigência básica para manter o nível necessário de alcance para a sua empresa.

Melhor se adaptar rápido do que perder esta oportunidade.

Para aprofundar um pouco mais o tema, trouxemos aqui 6 pontos centrais da estratégia de marketing de conteúdo para 2018 e como estas tendências podem te ajudar.

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Mais foco em experiências personalizadas

Você já deve ter ouvido o termo “experiência do cliente”.

De forma simples, ele se refere ao conjunto de fatores que determinam se um usuário sairá satisfeito ou não da sua visita, independentemente de ter fechado negócio ou não.

Naturalmente, isso afeta suas chances de fidelizá-lo, sua reputação e suas avaliações online.

Além disso, quanto mais pessoal for a experiência do cliente, melhor.

O marketing de conteúdo já trabalha para melhorar esta experiência.

Por exemplo, ele pode oferecer mais informações sobre o produto ou serviço em questão, evitando que o cliente faça uma aquisição incorreta.

Esta questão ganhou muita força no último ano e deve continuar relevante em 2018.

Geração de conteúdo pelo usuário, como fotos, vídeos e pequenos textos, também contribuem nesse aspecto.

Afinal, dificilmente algo será mais pessoal do que aquilo que você mesmo produziu.

Adaptação à nova geração

Uma estratégia de marketing de conteúdo deve sempre ser desenvolvida pensando em um grupo específico.

Tentar diversificar demais sua base de clientes ao invés de elevar seus lucros apenas aumenta o custo de manutenção das suas ações de divulgação — e, claro, reduz sua taxa de conversão.

Portanto, vale mais a pena focar seus investimentos em um público-alvo só.

Dito isso, as gerações X e Y são cada vez mais ativas no mercado consumidor.

Em quase qualquer segmento, é necessário se adaptar para atender estes novos públicos, que são muito impacientes para os métodos tradicionais de propaganda.

Felizmente, o marketing de conteúdo se encaixa muito melhor no comportamento dessa audiência.

Em vez de obrigar o usuário a passar por produtos e notícias que não são de seu interesse, você pode manter sua atenção com algo relevante, que continuará atraindo esse público ao longo do tempo.

Essa acaba sendo uma forma muito mais eficiente de investir em marketing.

Domínio da navegação móvel

Você provavelmente já notou o fenômeno dos smartphones e tablets no mercado.

Computadores mais tradicionais, como desktops e notebooks, não são mais tão usados para consumir conteúdo: são os aparelhos móveis que dominam esta área.

Sendo assim, todo o seu material de divulgação deve estar devidamente adaptado para estes aparelhos.

Felizmente, essa não é uma tarefa difícil, já que a maioria das plataformas de desenvolvimento de sites e anúncios gera automaticamente uma versão móvel.

No entanto, se você quer que ela fique perfeita para os seus usuários, é melhor investir um pouco mais, criando um layout adequado e até algumas funcionalidades extras.

Dependendo do seu público-alvo, isso pode te render muito mais Leads.

Conteúdo de imagem e som

Outro fenômeno dos últimos anos que já deve ter afetado sua estratégia e marketing de conteúdo é a quantidade de material além de textos e anúncios (em especial, conteúdo audiovisual).

Na verdade, essa é uma das principais tendências para o tipo de conteúdo a ser utilizado nos próximos anos, considerando que a maior parte dos usuários já não tem paciência para ler um texto muito longo.

Além de serem mais fáceis de consumir, vídeos, imagens e áudios também chamam mais a atenção do grande público.

A quantidade de informação gerada diariamente na internet é impossível de acompanhar para qualquer pessoa comum.

Ao invés disso, os usuários apenas focam naquilo que mais se destaca, o que faz dos vídeos a melhor opção disponível atualmente.

Não faltam plataformas para postar seus vídeos e promovê-los.

O YouTube é certamente um dos principais, mas o Facebook, por exemplo, já possui alternativas para elevar ainda mais seu alcance.

Foco no relacionamento com o cliente

Assim como a personalização da experiência do usuário, o relacionamento do cliente também busca tornar a comunicação entre indivíduo e empresa mais pessoal.

Um vendedor não está interessado apenas em fechar aquela venda naquele dia: ele trabalha para que aquele cliente retorne na semana ou mesmo no dia seguinte, dependendo do setor.

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo pode contribuir bastante com esta tarefa, especialmente se você possui algum canal de comunicação direto com seu público.

Chat, e-mail, fóruns entre outras ferramentas, ajudam a transmitir a ideia de que o cliente está se comunicando com outra pessoa, não com uma máquina ou entidade abstrata.

Isso também se encaixa na personalização da experiência de compra que mencionamos mais cedo, o que te dá dois benefícios por um só investimento.

Divulgação localizada

Por fim, mas não menos importante, a especificidade do seu público é algo cada vez mais relevante em um mercado altamente concorrido.

Novas empresas surgiram e cresceram em 2017, prometendo manter a tendência ao longo deste ano.

Se você quer se destacar, é melhor chamar a atenção das pessoas certas.

E a melhor forma de fazer isso é através da geolocalização dos seus anúncios.

Como o nome indica, marketing localizado é aquele que foca em uma área física específica — um bairro, uma cidade ou um país, por exemplo.

Dessa forma, você pode adaptar seu material às especificidades daquela área, tornando o conteúdo ainda mais relevante e pessoal para seus leads.

Além disso, você evita pagar por anúncios para pessoas que estão fora do alcance dos seus serviços.

Agora que sabe como a estratégia de marketing de conteúdo deve evoluir, você pode se preparar para aproveitar mais oportunidades.

Acha que vai precisar de ajuda especializada? Então entre em contato com a Liguesite e veja como podemos elevar o nível do seu marketing digital!

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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