Estratégias de vendas

para impulsionar o seu negócio
Estratégias de vendas

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 08/02/2018. Última atualização em 03/06/2019.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Abrir um negócio é algo ainda muito atrativo a várias pessoas que desejam alavancar sua renda.

Seja qual for sua área de atuação, abrir uma loja pode proporcionar uma infinidade de oportunidades para novos lucros, novos clientes e uma série de atividades atraentes, criativas e de sucesso.

E quanto mais variedade sua loja tiver em todos os sentidos, mas atiçará os gostos do consumidor e fidelizá-los.

Porém, conquistar novas vendas nem sempre é algo muito fácil.

Num mundo atual em que a concorrência aumenta gradativamente e as possibilidades de compra são infindáveis, é preciso que essas ações de venda sejam ainda mais inteligentes.

Hoje, a velha técnica de vender e comprar já não é algo tão eficiente.

As pessoas estão mais antenadas em sua relação com as marcas e como isso impacta na vida delas.

E não é à toa que as empresas passaram a se preocupar com essa questão.

Investir em vendas seguindo essa realidade é importantíssimo!

E com certeza seu negócio precisa seguir essa onda. Mas é claro, tudo de acordo com sua realidade e com o perfil dos seus consumidores.

Mesmo que você nem saiba como, vamos te dar algumas dicas de estratégias de vendas que farão seu negócio ter um impulso positivo.

Você poderá adaptá-las da maneira que desejar, porém é importante usá-las para que sua empresa saiba como atrair o público e torná-lo fiel.

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Dicas de estratégia de vendas

#1 – Crie o seu persona

Você se depara com todo tipo de cliente em sua loja. E com certeza eles possuem algumas particularidades que são bastante significativas.

E é por isso que a primeira dica é essa: conheça quem são seus clientes e monte um perfil de compra.

É muito mais fácil investir em táticas de venda para um público certo do que só anunciar suas vendas para qualquer tipo de pessoa, que nem sempre dá em resultado positivo.

Preste atenção em seu comportamento de compra, preferências, idade, perfil socioeconômico e outros detalhes que ajudarão a compor seu persona e a investir em técnicas mais incisivas para que eles se tornem clientes fiéis.

#2 – Aproxime os produtos ao cliente

Cliente quer ter experiências, e das mais marcantes.

Mas essas experiências não precisam começar só quando ele vai comprar.

Promova isso antes da compra para que ela seja realizada. Sabe o famoso Test Drive? Inclua isso em sua loja!

Isso facilita a notar o comportamento do cliente, abre o baú de criação para outras estratégias de vendas e ainda serve como ponte para venda de outros produtos de sua loja.

#3 – Personalize suas promoções

Nem sempre uma promoção é atrativa ao público porque ela não se encaixa com o perfil de atração.

Por exemplo, uma promoção para quem gasta mais de R$ 300 não é tão atrativa para um público que só pode comprar até R$ 150.

É preciso adaptá-las a fim de que elas fiquem mais fortes.

Foque nas situações que o consumidor enfrente e usar suas promoções como a solução dos seus problemas.

Isso vai deixá-lo ainda mais à vontade com sua loja e ainda irá fidelizá-lo.

#4 – Valorize a experiência e a ética!

Isso é fundamental.

Ninguém gosta de enganações ou algo que não satisfaça suas necessidades.

Sua loja precisa englobar a valorização do fornecimento de boas experiências com a ética em mostrar as vantagens de seus produtos e sua autenticidade.

Para facilitar ainda mais, pense que o cliente é seu melhor amigo e com certeza não vai querer perdê-lo.

O ponto-chave é justamente surpreendê-lo e deixá-lo à vontade para que ele faça a melhor escolha, que é comprar seu produto.

Boas experiências e a ética são armas que precisam andar lado a lado.

E acredite, os consumidores atuais notam isso muito rápido!

#5 – Invista em marketing digital

Numa sociedade onde o consumo por plataformas digitais é constante, é impossível deixar sua loja isolada.

Use o marketing digital a seu favor.

Plataformas digitais como redes sociais, blog, sites e newsletters são ferramentas muito boas para obter vendas muito mais rápido do que o marketing boca a boca.

Isso porque o tato com os produtos da sua loja é ainda mais próximo, e como estratégia de vendas, isso é muito necessário.

Crie perfis nessas redes, use fotos e vídeos para expor seus produtos, elabore conteúdos inteligentes usando sua marca para se aproximar do cliente, monitore essas ferramentas e use-as como atendimento para o consumidor.

#6 – Aposte em e-commerce

Ir até a loja física, embora ainda seja comum, tem sido uma prática menos visada por algumas pessoas.

A tendência agora é visitar a loja online.

E se você ainda não tem uma, está na hora de pôr as mãos na massa.

Ponha sua loja na internet para que mais pessoas a reconheçam, a visitem e comprem seus produtos.

Carrosséis de imagens de produtos, comentários e sugestões de uso, atendimento online e acompanhamento pré-venda e também o pós-venda são ações nessa estratégia de vendas que impulsionam seu lucro.

Não tenha medo de adentrar nesse meio, isso vai tornar sua marca ainda mais vista no mercado.

#7 – Campanhas em mecanismos de busca

Quando se fala em meio digital, a primeira ferramenta para se buscar algo na internet é composta por uma palavra: Google.

E essa poderosa ferramenta oferece espaços para divulgar sua loja e seus produtos.

O Google AdWords fornece espaços para que sua campanha esteja 24h à vista de quem tem alguma familiaridade com seus produtos.

Nessa estratégia de vendas, é importante apostar na criatividade e no otimismo.

Use formatos inteligentes, horários flexíveis para um fluxo considerável e ainda faça parceria com possíveis fornecedores para que seu negócio tenha o reconhecimento que merece.

Investir em estratégia de vendas pode parecer algo desafiador, mas é muito divertido e lucrativo.

Mas o que é mais relevante é saber como realizar essa estratégia.

Com essas constantes mudanças no comportamento de consumo, é ainda mais importante saber adaptar sua loja para essa realidade.

À medida que essas transformações vão ocorrendo, alie sua estratégia de vendas a outras que poderão potencializar seus resultados.

Isso lhe dará mais confiança e segurança em investir em táticas que realmente valem a pena.

E então, pronto para colocar em prática essas Estrategias de Vendas?

Então compartilhe este post nas suas redes sociais e divida nossas dicas com seus amigos e colegas!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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