Neste artigo preparado especialmente para empreendedores e gestores, vamos continuar uma viagem pelo marketing digital e todas as estratégias para impulsionar negócios.

Todo o conteúdo que você vai encontrar aqui, foi desenvolvido com todo cuidado pelas Franquias de Sucesso Liguesite, uma franquia especialista na área de marketing digital e que vem conquistando o mercado de uma forma avassaladora. Este artigo faz parte de um conjunto de materiais que foram criados para melhorar seu entendimento sobre negócios na Internet.

Para conhecer outros materiais a respeito das estratégias de marketing digital, criação de sites e ferramentas de links patrocinados, acesse nosso blog.

Este artigo em questão possui um foco especial na ferramenta FideliZii, uma verdadeira evolução na forma como empresas criam e coordenam seus programas de fidelização de clientes.

Aprenda tudo sobre o assunto para aplicar em seu negócio.

Se ainda assim surgirem dúvidas, entre em contato com a gente. Aqui na Liguesite, ficaremos contentes em atender sua empresa e garantir o máximo em resultados.

Vamos lá!



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A importância do relacionamento para os negócios

Veja se essa situação já aconteceu com você?

A grande maioria das lojas e empresas em geral costumam atuar de forma semelhante. Principalmente quando fazem parte do mesmo ramo e área de atuação. Será que você está indo pelo mesmo caminho?

Elas investem em publicidade, preparam suas lojas virtuais ou físicas para atrair cada vez mais pessoas. Adquirem os produtos de acordo com o que acreditam ser o melhor e esperam a visita dos clientes.

Tudo dentro da estratégia do negócio costuma ser pensado e voltado para conquistar e levar o cliente para o ato da compra, desde lançamentos de produtos, treinamento de vendedores e até a participação de eventos. Não é isso?

A maioria dos negócios investe neste momento, na conquista e na aquisição de novos clientes. E o dinheiro investido em todo este processo não costuma ser pouco, todo gestor sabe muito bem disso.

Mas e depois que a compra é efetivada, o que sobra?

O cliente compra, vai embora e não volta mais. Mesmo que a necessidade ou o desejo do mesmo produto retorne.

Isso acontece porque pouquíssimo é investido para se garantir um pós venda de qualidade e muito menos para que a comunicação com este cliente se mantenha.

O que significa que de forma geral, gasta-se muito para se conquistar um cliente, mas nada ou pouco se faz para que ele se mantenha sempre por perto.

Assim, corre-se o risco de perder este cliente já impactado para algum concorrente, fazendo com que todo o montante investido para conquistá-lo escorra por água abaixo.

A questão é que todos os especialistas em negócio sabem muito bem que isso pode ser crucial para qualquer empresa. Aliás, muito pior. Trata-se de um erro que pode ser fatal.

Afinal, conquistar clientes novos custa sempre muito dinheiro e quanto mais o tempo passa, mais alto este custo se torna. Já que você sabe muito bem que outros concorrentes estão no mercado, fazendo a mesma coisa, investindo uma grande quantia de dinheiro na conquista e criando formas de capturar o cliente que está por aí.

Por incrível que pareça, manter o cliente por perto custa muito menos do que conquistá-lo. E mais do que simplesmente custar menos, ainda garante o faturamento sempre em dia e uma excelente lucratividade, já que clientes fieis tendem a não se preocupar tanto com o custo em si e consideram todo o valor agregado presente nos produtos ou serviços.

Quer aprender como conseguir fidelizar seus clientes e conquistar uma maior lucratividade? Acompanhe a seguir e descubra como conseguir resultados ainda melhores para sua empresa.

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Estratégias de Fidelização

Fidelizar os clientes pode até custar mais barato do que conquistá-los, ser algo simples, mas isso não significa que se trata de algo fácil.
Se fosse, não haveria mercado para tantas empresas diferentes, dentro do mesmo ramo, não é mesmo?

Trata-se portanto de algo extremamente importante, mas que muitas vezes é deixado de lado. Talvez seus concorrentes estejam fazendo isso agora mesmo.

Por isso, empresas que conseguem dominar o segredo da fidelização, costumam conquistar o sucesso. Aumentam sua lucratividade, melhoram a sua imagem no mercado e ficam saudáveis, fortes e independentes durante anos a fio.

As estratégias para aumentar a fidelização são muitas e elas podem mudar de acordo com o ramo de atuação de sua empresa. Mas de forma geral, algumas delas podem ser aplicadas a qualquer tipo de negócio e garantem resultados impressionantes.

Veja a seguir, coloque em prática e colha lucros cada vez mais altos.

Priorize sempre a qualidade em tudo que fizer

Sabemos quanto o preço é importante na relação de consumo. Mas negócios que focam somente em preços baixos estão em constante competição, já que haverá sempre alguém capaz de dar descontos maiores.

Com isso, a lucratividade vai por água abaixo, e sobra somente o suficiente para manter as portas abertas gastando o mínimo possível. E este definitivamente não é o sonho dos empreendedores.

Portanto, ao invés de brigar sempre por preços, invista em qualidade. Qualidade de produto, qualidade na experiência de compra, de pós venda, de atendimento e em tudo mais que conseguir.

Para se ter o máximo em qualidade em todos os pontos, é preciso investir sim dinheiro, mas principalmente tempo e dedicação. Treine bem seus funcionários, prepare seu site para ser agradável e esteja sempre preparado para oferecer o melhor atendimento possível, principalmente quando se trata de uma devolução ou pós venda.

Melhore a experiência de compra e mantenha o seu cliente sempre interessado

Transforme a experiência de comprar em sua loja em algo prazeroso. Se tiver uma loja física, aposte em atrativos, em um bom design e decoração agradável.

Se o seu negócio for focado totalmente na internet, aposte em um site bem estruturado, otimizado para vendas, que possua mais do que simplesmente uma informação técnica sobre o produto.

Possibilite diferentes formas de pagamento, segurança dos dados pessoais e cuide para que o layout seja qualificado, responsivo e que possa transmitir uma imagem profissional.

Aposte na divulgação de reviews de clientes, vídeos de como utilizar melhor os produtos ou serviços e claro, não se esqueça de inserir conteúdo relevante.

Isso pode ser conquistado com a criação de um bom site, contendo além de uma parte institucional e uma loja virtual de qualidade, um blog e conexão total com as redes sociais.

Solicite o feedback de seus clientes e mostre o quanto são importantes

Sempre que uma venda for realizada, envie pesquisas de satisfação, perguntando a respeito da experiência de compra, da navegabilidade do site, da qualidade dos produtos e do seu atendimento.

Assim, você sempre saberá onde pode melhorar e como pode deixar seu cliente cada vez mais satisfeito. Estas pesquisas podem garantir também a pontuação em programas de fidelidade.

Mantenha o contato e construa um relacionamento a longo prazo

Mantenha-se sempre por perto dos seus clientes. Para isso, uma boa ferramenta de CRM pode ser a melhor opção, já que ajuda a manter o histórico de cada cliente, seus dados de contato e automatiza o envio de e-mails e a criação de campanhas.

Envie e-mails relembrando que faz tempo que fez a última compra, parabenize pelo seu aniversário, ofereça descontos especiais em datas comemorativas, avise que tem novidades e lançamentos. Vale tudo para manter o canal de comunicação sempre aberto.

Crie programas de fidelização e colha os frutos do sucesso

Os programas de fidelização são a melhor pedida para manter o interesse dos clientes sempre em alta. Além disso, ainda são capazes de aumentar o ticket médio, melhorando consideravelmente a lucratividade de cada uma das vendas efetuadas.

Você pode desenvolver o que mais se adapta com seu negócio, levando sempre as últimas tendências do mercado em consideração como por exemplo a gamification, que abordaremos mais a seguir.

Crie formas de pontuar cada venda e bonificar com descontos ou sorteio de prêmios, crie sistemas semelhantes aos de milhagem, diversas outras formas de estabelecer vínculos e mantê-los durante anos a fio.

Desta forma, toda vez que precisar ou desejar comprar algo, ele vai preferir comprar de sua loja, que além de qualidade e uma experiência diferenciada, ainda garante vantagens e benefícios que não estão presentes em outros estabelecimentos.

programa de fidelidade

Quer saber mais sobre as vantagens de ter um Programa de Fidelidade? Veja a seguir:

7 Principais Razões para a sua empresa ter um Programa de Fidelidade

1. Clientes fidelizados gastam mais

Clientes fiéis e que possuem uma relação mais próxima com as empresas costumam comprar muito mais e não se preocupam tanto com o preço, já que percebem um valor maior do que o presente no produto em si.

2. Vender mais para um cliente existente

Além de não se importarem tanto com o valor do produto, os clientes fidelizados costumam gastar mais em uma só compra, garantindo mais lucratividade e menos gastos com logística ou armazenamento.

3. Aumentar Frequência de Visitas e ticket médio

A fidelização da clientela os mantém sempre por perto, visitando sua loja, site, blog ou até perfis nas redes sociais com mais frequência do que os demais e por isso, há um aumento significativo na compra por impulso.

Além do mais, estão sempre por dentro das novidades e tendem a adquirir mais os produtos divulgados como lançamento ou retorno ao estoque da loja.

Desta forma, manter um bom índice de fidelidade ajuda na gestão financeira do negócio como um todo, já que também aumenta de forma geral o valor do ticket médio durante todo o mês.

4. Clientes fidelizados compram mais

Clientes fidelizados compram mais de uma só vez e ainda estão sempre por perto, fazendo vendas constantes durante todo o mês. Com o tempo e com um bom programa de fidelidade conectado ao seu CRM consegue perceber estes comportamentos e investir em formas de melhorar a relação de consumo.
Ter o programa de fidelização já integrado ao CRM é fantástico.

5. Aumento na lucratividade

Conforme já abordamos anteriormente, os clientes que são impactados pelo relacionamento e por programas de fidelidade estão mais dispostos a pagar mais pelo mesmo produto, já que percebem vantagens e outros benefícios que outros concorrentes não são capazes de garantir.

Assim, juntamente com a diminuição dos gastos com publicidade, logística e até armazenamento, garantem uma lucratividade ainda maior.

6. Novos clientes custam mais

Manter um relacionamento próximo e formas de fidelização demanda tempo e dedicação, mas o custo é sempre muito mais em conta do que quanto precisa ser investido na captação de novos clientes.

Segundo dados de pesquisas recentes, todo o investimento feito para conquistar um novo cliente pode ser até 70% mais caro do que apostar na fidelização, o que dificulta os investimentos em novos mercados e até no desenvolvimento do próprio negócio.

7. Gamification

O Gamification ou Gamificação, em português é uma tendência mundial no comportamento do consumidor que veio para ficar. Trata-se do desejo de jogar o tempo todo.

As novas gerações cresceram jogando todos os dias nas mais diversas plataformas. Os aplicativos móveis como tablets e celulares deixaram este comportamento ainda mais forte e a todo momento, vemos pessoas tentando se divertir através de jogos rápidos e brincadeiras.

Por isso, o gamification aplicado à fidelização de clientes consegue um resultado tão interessante. Através de pequenos joguinhos e da troca de compras por pontos, o consumidor estabelece uma conexão positiva, divertida e lúdica e tende a se manter sempre por perto.

Aposte neste tipo de ferramenta em sua empresa e garanta resultados cada vez melhores. Quer saber como? O FideliZii pode ajudar.

Franquias de Sucesso Liguesite traz para você o FideliZii

O FideliZii é uma ferramenta inovadora que veio para revolucionar a forma como os negócios online gerenciam seus programas de fidelidade.

As Franquias de Sucesso Liguesite, que além de especialista em marketing digital, é formada por uma equipe multidisciplinar que está sempre de olho nas últimas novidades do universo online.

Utilizando as últimas tendências do mercado mundial, como o gamification e outras estratégias, o FideliZii consegue garantir o melhor na relação entre empresa e consumidor.

Optando por ter esta ferramenta em seu negócio, a lucratividade aumenta e o número de vendas fechadas também. Através de uma maneira lúdica e divertida, seu consumidor faz parte de um programa completo, que troca as compras realizadas por pontuações ou benefícios exclusivos.

Assim, o interesse por sua empresa fica sempre em alta e a decisão de compra muito mais facilitada. Além disso, o FideliZii ainda tem um CRM totalmente integrado, facilitando a gestão da carteira de clientes e deixando a comunicação ainda mais prática.

Quer saber mais sobre o FideliZii?

Entre em contato com uma de nossas Franquias de Sucesso.

Por onde começar?

Está morrendo de vontade de colocar tudo isso em prática, não é mesmo? Afinal, o sonho de todo empreendedor e gestor é ver seu negócio decolar, conquistando resultados e tendo um negócio de sucesso.
Mas antes de começar a praticar as dicas de fidelização de clientes, veja a seguir, o que mais temos a dizer sobre o assunto.

Antes de fidelizar clientes entra o processo de vendas, e nada melhor que fazer sua loja virtual

Aposto que depois de ler este artigo ficou com muita vontade de colocar em prática os ensinamentos para garantir um maior índice de fidelidade entre os consumidores.

Mas antes de partir para este ponto, é preciso garantir que você está conseguindo alcançar um bom número de pessoas. Quantas vezes você acessou a internet hoje? Seu cliente provavelmente também navegou por uma infinidades de sites no dia de hoje e pode ser que estava procurando pelo seu negócio. Será que ele encontrou?

Pesquisas recentes apontam que antes de tomar qualquer decisão, o consumidor atual faz uma boa pesquisa na internet, em busca de mais informações sobre o produto ou serviço e dos lugares mais indicados para realizar a compra.

E não basta ter somente uma página institucional, já que grande parte das pessoas preferem adquirir sem sair de casa. Isso sem falar nas compras por impulso, que são muito maiores online.

Por isso, se seu negócio não estiver disponível, há uma grande probabilidade dele optar por adquirir seu produto no seu concorrente. E isso definitivamente não é bom para os negócios.

Mais Benefícios de Criar uma Loja Virtual

Além de garantir um maior número de vendas, investir na criação de uma boa loja virtual também pode trazer infinitos benefícios.

Afinal, uma loja online não possui amarras geográficas e seu negócio será capaz de alcançar clientes em todos os cantos do Brasil, expandindo os mercados e as possibilidades de lucro. Venda além do seu bairro e conquiste clientes em qualquer lugar.

Depois disso, você pode se jogar nas estratégias de fidelização, inclusive as mais modernas, que apostam na tecnologia e em tendências mundiais para garantir os melhores resultados.

É o caso do FideliZii, que reúne tudo que você precisa em um só lugar, incluindo a gamificação, que deixa tudo ainda mais divertido e interessante para seu consumidor.

Agende aqui uma consultoria gratuita com um de nossos franqueados e saiba mais como juntos podemos criar ótimas Lojas Virtuais.

Quer saber mais sobre como criar sua loja virtual? Veja também nosso artigo sobre como montar uma Loja Virtual.

 

Criação de Sites é uma ótima forma para capturar novos clientes ou falar do seu negócio

Como você viu anteriormente, ter uma loja virtual e um site inteiro bem estruturado pode garantir mais clientes para sua empresa.

Afinal, se ele for feito da forma correta, isto é, com uma boa parte institucional, loja virtual otimizada e uma geração de conteúdo interessante, triplicam as chances de ser encontrado nos buscadores.

Você ainda pode aumentar a visibilidade de seu site, criando anúncios na internet em ferramentas como no Google Adwords ou no Facebook Ads, por exemplo. Estas aliás são consideradas pelos especialistas em marketing digital, como sendo as mais eficientes e econômicas hoje em dia.

O segredo de um bom resultado neste tipo de trabalho, está, além de um site otimizado, em uma Landing Page bem desenvolvida.

Montar uma Landing Page de captura é essencial para a finalização das vendas, afinal, este será o seu funil, a última oportunidade de conseguir que o usuário se torne um consumidor final.

O que é uma Landing Page de captura

Uma Landing Page, nada mais é do que a página na qual seu cliente chega ao seu site através de um link externo, que pode ser um anúncio, uma campanha ou uma divulgação qualquer em outra página parceira.

Muitos empreendedores erram neste ponto, colocando em qualquer lugar somente o link da página inicial. Assim, o cliente não é levado diretamente para o produto que estava procurando, e se sentindo um pouco perdido, acaba abandonando o site.

Por isso, o ideal é direcionar o máximo possível, inserindo a página final para a realização da compra. Esta Landing Page precisa também ter um bom estímulo, através de um CTA – Call to Action poderoso.

Um Call to Action é um chamado para a ação, algo que faça com que o consumidor tome uma decisão. Pode ser um botão de comprar no local certo, um texto otimizado ou uma imagem interessante. Tudo vai depender do tipo de anúncio feito.

Ainda com dúvidas? Agende uma consultoria gratuita com uma de nossas Franquias de Sucesso e saiba mais sobre o FideliZii e Criação de Sites.

Quer saber mais sobre a criação de sites otimizados? Veja aqui nosso artigo sobre Criação de sites – Tudo que o pequeno e médio empresário precisa saber para estar bem na Internet.

A melhor forma de você falar sobre seu programa de fidelização é criar um blog

Você já deve ter percebido que a internet é um oceano de conteúdos, informações e oportunidades. Milhares e milhares de pessoas acessam a rede todos os dias buscando por novidades, notícias e claro, produtos e serviços iguaizinhos ao que você vende.

E a grande maioria delas faz estas pesquisas através dos buscadores, como o Google, por exemplo, que seleciona somente os melhores resultados para aparecerem em suas primeiras páginas. E você já deve imaginar, que assim como você, ninguém costuma passar dos primeiros resultados para clicar em um site.

Ou seja, seu site precisa estar nas primeiras posições para conseguir cliques. Como conseguir isso? Através da otimização de suas páginas e da geração de conteúdo, já que o algoritmo destas ferramentas se baseia em palavras-chave.

Resumindo, ter um blog em seu site pode ser a melhor forma de garantir uma excelente posição no ranking do Google ou outros buscadores semelhantes como o Bing ou o Yahoo.

O que isso tem a ver com a fidelização de clientes?

Clientes costumam procurar por diferenciações entre uma loja e outra, por vantagens que façam com que ele tome a decisão. E como você viu anteriormente neste artigo, investir em programas de fidelização é uma das formas mais eficazes de conquistar esta tão desejada diferenciação.

Portanto, aproveitar o blog para divulgar estes programas é uma excelente estratégia de marketing digital. Não esqueça de inserir quais são os benefícios que seus clientes podem conquistar ao participar do programa, como as regras funcionam e muito mais.

Isso sem falar que um blog é um excelente espaço para melhorar o relacionamento com seus clientes e pode ser somado ao relacionamento com o FideliZii. Forneça informações relevantes a respeito de seus produtos e serviços e deixar sua imagem ainda mais positiva.

Ficou com vontade de saber mais sobre como um blog pode melhorar seus resultados? Veja aqui nosso artigo sobre como montar um blog.

Blog é uma ótima estratégia mesmo! Clique aqui e vamos conversar sobre qual a melhor estratégia para você.

Google Adwords

O Google Adwords é uma das ferramentas mais eficazes atualmente para gestores e empreendedores que buscam os melhores resultados em divulgação gastando pouco.

Com poucos reais é possível fazer campanhas eficientes e acertar em cheio no seu público-alvo, aumentando o tráfego de pessoas para seu site e garantindo mais vendas.

Tudo isso em pouco tempo e com acompanhamento total, já que as ferramentas de marketing digital proporcionam uma mensuração bastante completa e com a possibilidade de atualização em tempo real.

Até aí, não tem muita novidade, já que a cada dia, mais e mais empreendedores apostam no Google Adwords para melhorar a visibilidade de suas empresas.

Dica das Franquias de Sucesso Liguesite

Mas o que pouca gente sabe é que é possível conquistar ainda mais vantagens com a mesma ferramenta. Você pode aproveitar também uma campanha no Google Adwords para divulgar um programa de fidelização.

Assim, pode conquistar o interesse de um número muito maior de consumidores e deixar a concorrência para trás. Afinal, nos dias de hoje, os consumidores estão sempre buscando formas de conseguir mais do que um simples produto, mas sim vantagens diferenciadas ao optar por uma ou outra empresa.

Para isso, basta divulgar seu programa, quais as vantagens que os consumidores mais fieis podem conquistar ao optar sempre por sua loja e fazer anúncios focados.

Você pode ainda apostar no Google Express, que é uma ferramenta incrível para negócios locais. Para criar uma campanha lá, basta acessar o site, fazer um login e começar a fazer os anúncios.

Todo o gerenciamento também é feito por lá, e você poderá acompanhas as métricas sempre que puder, principalmente com relação às impressões e cliques.

Quer saber mais sobre como criar uma campanha no Google Adwords? Veja aqui nosso artigo Um guia completo feito pelas Franquias de Marketing Digital Liguesite.

Bastante informação? Não se preocupe podemos ajudar você e criar uma campanha no Google Adwords, fale conosco.

Facebook ADS

Neste artigo você aprendeu sobre a importância da fidelização dos clientes para os negócios e o quanto um bom relacionamento pode ser importante para a lucratividade da sua empresa.

Descobriu que conquistar clientes fiéis pode ser a melhor arma para se manter relevante no mercado por muito mais tempo e ainda ter uma lucratividade ainda maior.

Mas lembre-se que, nos dias de hoje, os consumidores buscam mais do que uma relação de compra e venda com suas marcas, eles querem mais. Os seus clientes desejam uma comunicação constante, de duas vias. Esperam uma troca de informações relevantes o tempo todo e meios de estar sempre em contato.

Ou seja, a propaganda tradicional e somente as visitas à sua loja física ou virtual não são mais o bastante. Neste sentido, participar das redes sociais é primordial.

Twitter, Instagram, Youtube, Facebook. Todas possuem suas formas de garantir uma excelente comunicação e melhorar a fidelização dos clientes, mas a última, sem dúvidas sai na frente.

O Facebook é atualmente a maior rede social do mundo, e os brasileiros são o povo que mais interage dentro da ferramenta. Portanto, empresas que não investem na criação de canais no Facebook podem estar perdendo excelentes oportunidades.

Mais do que uma página

Mas não basta somente estar presente em uma rede social para garantir o sucesso da empreitada. É preciso investir em uma fanpage otimizada, com um layout interessante e com conteúdo constante.

Dedicar tempo para a manutenção de tudo isso também é primordial para qualquer negócio, e a agilidade como tudo acontece na rede social também dita o resultado positivo.

O problema é que nem sempre é possível conseguir o máximo somente com o crescimento da popularidade orgânica no Facebook, e é aí que o Facebook Ads pode ajudar.

O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios da própria rede social e pode garantir o alcance perfeito, já que oferece uma segmentação que vai muito além do que as palavras-chave, mas que envolve também o perfil e os interesses do seu público-alvo.

Além de garantir uma maior visibilidade de sua página na própria rede social e mais tráfego para seu site, o Facebook Ads também pode ajudar na fidelização de seu público.

Para isso, utilize os anúncios também para divulgar seu programa de fidelização e todos os diferenciais que sua empresa é capaz de oferecer. Assim, você impulsiona sua campanha, divulgando e fazendo com que um número cada vez maior de clientes participe.

A ferramenta do Facebook Ads pode ajudar a conquistar resultados mais positivos localmente ou por todo o país. Não é legal?

Além disso, investir no Facebook Ads traz ainda mais vantagens. Afinal, assim como outras formas de anúncios na internet, garante uma mensuração total e em tempo real. Perfeito para quem tem pressa para conseguir alcançar os sucesso.

Quer saber muito mais sobre o Facebook ADS e aumentar sua lucratividade? Então não perca tempo, clique aqui e acesse agora mesmo nosso artigo sobre Facebook ADS: Um guia completo feito pelas Franquias de Marketing Digital Liguesite.

Fidelizar vale a pena!

Neste artigo você aprendeu tudo sobre a importância de fidelizar seus clientes. Agora sabe o quanto que apostar neste tipo de estratégia pode garantir de vantagens para seu negócio, incluindo o aumento de sua lucratividade.

Agora, chegou a hora de colocar estes conhecimentos em prática! Mas nós sabemos que há muitas informações, e que o conteúdo pode ser um pouco complexo para quem não está muito acostumado com o marketing digital.

Por isso, se ainda assim restarem dúvidas, entre em contato com uma das Franquias de Sucesso Liguesite e descubra tudo que nossa empresa pode fazer pelo seu negócio.

Até logo!

 

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