Franquia de serviços x franquia de produtos: qual escolher?

Franquia de serviços

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 24 minutos.

Recebendo cada vez mais investimentos, a franquia de serviços toma impulso na terceirização e na comodidade buscadas pelo consumidor moderno. Lavanderia, reparos e limpeza são algumas das categorias mais buscadas pelos clientes que querem mais conveniência e agilidade em suas tarefas diárias.

Está estudando a ideia de investir no setor de franquias? Então é bom ficar de olho na tendência. O franchising é uma aposta eficiente para contornar a recessão financeira que se abate sobre o país; o mercado tem crescido como um todo, mas o segmento de serviços merece destaque. As oportunidades de investimento estão em ascensão e vale apostar.

Como aproveitar essas mudanças no comportamento do público para ser um franqueado de sucesso? Aprenda em nosso guia completo sobre as franquias de serviço!

CONTINUAR LENDO

Como funciona uma franquia de serviços?

O ramo de franquia de serviços tem sucesso por conta de sua versatilidade e capacidade de adaptação aos hábitos do consumidor que surgiram recentemente. Novas necessidades, antes não urgentes, agora são o foco principal das empresas.

Alimentação fora de casa e consertos em aparelhos eletrônicos são algumas das buscas frequentes do consumidor pós-internet. No entanto, as franquias de serviço também podem crescer prestando seu trabalho a outras companhias. As atividades-meio, como limpeza e manutenção de equipamentos, são frequentemente buscadas pelas organizações e podem ser o foco do franqueado.

Até mesmo o setor de recursos humanos e a gestão de pessoas já entraram na esteira: é possível dedicar essas atividades a uma empresa-parceira. Mas surge a dúvida: será que essa alta no setor é apenas uma moda fugaz?

Uma tendência não-efêmera

Tendo em vista que as tendências são realmente um fator significativo a ser avaliado antes de fazer um investimento, o gestor pode se perguntar: o mercado de franquia de serviços não é uma escolha arriscada?

Vimos muitas ideias de investimento nascerem e morrerem nos últimos anos. Especialmente as franquias do ramo alimentício sofrem com a perenidade e com as mudanças no comportamento do consumidor.

No entanto, a terceirização de atividades não é apenas uma tendência efêmera. Podemos comprovar essa tese observando as facilities. Já ouviu falar nesse tipo de negócio?

Como o termo em inglês sugere, as facilities se referem aos serviços terceirizados que buscam simplificar a vida dos contratantes. São facilidades que os gestores buscam para terceirizar suas atividades-meio.

Empresas, indústrias, condomínios e pessoas físicas já contam com essa solução. Com a contratação de empresas terceirizadas para exercer suas atividades-meio, os gestores podem manter o foco em atividades-fim. Os clientes que são pessoas físicas, por outro lado, otimizam seu tempo no dia a dia.

Ter um contratado cuidando dessas funções representa economia de tempo e menores despesas.

A franquia de serviços atualizam esse tipo de negócio. E não fique temeroso que essa seja uma moda e só: as atividades terceirizadas sempre serão necessárias para as empresas e para as pessoas físicas e, portanto, apostar nesse franchising não é um tiro no escuro.

As mudanças nos comportamentos de consumo são determinantes para tornar essa categoria de franquia um sucesso. Com o aval do Projeto de Lei (PL) de número 4.302/1998, aprovado em março de 2017, a terceirização ganha ainda mais mercado no país.

É o momento de oferecer um serviço de qualidade ao cliente, prestando para ele serviços essenciais. Mas qual é, exatamente, a diferença entre esse modelo de franchising e as franquias tradicionais? Acompanhe!

Quais as diferenças entre uma franquia de serviços e de produtos?

Quem tem o anseio de empreender e ser o dono da própria carreira deve olhar com bons olhos para as franquias. O investimento, nesse caso, é de menor risco, já que o franqueado se beneficia de um modelo que já foi testado e aprovado pelo público.

Erra o empreendedor que pensa que o mercado de franquias envolve apenas o ramo alimentício. Para quem não quer se ocupar com controle de inventário, validades das mercadorias, transporte rodoviário e gestão do ponto de venda, as franquias de serviço são a melhor opção.

Uma nova opção de investimento

Não é só no atacado e varejo que as empresas se sustentam e, portanto, novas oportunidades surgem para os novos empreendedores que não querem trabalhar com comércio.

Como em qualquer outro ramo, a escolha por trabalhar com serviços traz seus prós e contras. Pode ser mais complicado se adaptar à venda de serviços, já que o “produto” de sua empresa não é palpável. O cliente não vai à loja e escolhe comprar sua mercadoria — quando se vende serviços, se vende eficiência.

Porém, os benefícios desse segmento prometem superar as dificuldades, se o franqueado se dedica à gestão da unidade e escolhe a melhor franqueadora na qual depositar seus investimentos.

Mas será que a ideia realmente está alinhada aos seus interesses? Para saber, é preciso conhecer profundamente as diferenças entre esse modelo de franquias e o franchising de produtos, já tradicional.

As franquias de produtos podem ser físicas ou home based. No primeiro caso, há um ponto de venda físico ao qual o cliente se dirige para comprar o que lhe interessa. Alimentação e vestuário geralmente estão na categoria.

As franquias home based já são administradas remotamente, com a ajuda da tecnologia. É uma ótima pedida para os novos investidores que buscam por comodidade e flexibilidade de horário. É uma alternativa mais segura para quem quer manter o próprio negócio sem deixar seu cargo vigente em outra empresa.

Já o terceiro dos tipos de franquia comercializa a prestação de serviços em vez da venda de mercadorias. É uma boa alternativa para quem quer uma franquia para trabalhar em casa. Seguradoras e franquias de limpeza são algumas das opções à disposição para investidores.

Por que investir em uma franquia de serviços?

Agora você conhece a diferença entre uma franquia de produtos e franquia de serviços. Mas quando investir na segunda opção?

Negócio alinhado às suas habilidades

A opção de franquia de serviços é vantajosa, em primeiro lugar, para quem almeja empreender mas não quer manter uma loja física ou depender unicamente da venda de produtos.

Saber vender também é uma habilidade essencial quando falamos em franquia de serviços e outros empreendimentos. Quem tem habilidades de vendas, mas não quer oferecer produtos ao cliente, ou manter estoques, se dá bem nessas franquias.

Sem dúvidas, é mais fácil vender um produto tangível do que um serviço. Justamente por isso, a franquia dessa categoria é uma oportunidade para extrair o máximo de suas habilidades. Coloque sua experiência com vendas em prática e elenque para o cliente todos os benefícios de seus serviços ofertados.

Há quem diga que vender com qualidade é um talento nato, arraigado no profissional. Pode ser que, de fato, alguns tenham uma vocação natural para esse cargo. No entanto, aprender a vender bem é possível com dedicação e prática.

E para isso, o processo de treinamento e especialização é uma missão da Liguesite, somado ao empenho do franqueado, o sucesso vem gradativamente.

Otimização do tempo

Quando se opta por uma franquia de serviços, certos planos de ação não são necessários. Fazer um inventário com todos os produtos, por exemplo, não é uma obrigação do gestor, a não ser que os colaboradores utilizem alguns insumos. Não é preciso gerir grandes cadeias de fornecedores e nem se preocupar com a administração do ponto de vendas.

Livrando-se desses processos, o gestor economiza tempo, que pode ser dedicado a atividades de cunho estratégico. Então, é possível focar nos planos de fidelização do consumidor, na administração financeira e na gestão da imagem da marca nas redes sociais.

Dessa maneira, você pode destinar seus esforços a planos de ação que têm um bom valor agregado.

Quais os benefícios de uma franquia de serviços?

Não é só para otimizar o tempo e gerir um negócio com a sua cara que serve o investimento em uma franquia de serviços. Conheça as maiores vantagens do modelo!

Mercado em ascensão

Investir em uma franquia de serviços significa adentrar em um mercado que está em expansão e pode ofertar ao franqueado oportunidades otimistas.

Dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising, mostram que os serviços tiveram uma expansão de 2,3% em novembro de 2017, se comparados aos índices do ano anterior. O setor foi o responsável por elevar as franquias em 8% no país, faturando mais de 163 bilhões de reais nesse período.

A ABF também estimou outro dado relevantes: entre as dez maiores redes brasileiras, quatro são franquias de serviços. Isso mostra a importância do setor para o mercado nacional como um todo.

Iniciar um negócio com foco nessa categoria de franquias promete crescimento saudável para a empresa e é uma boa maneira de se iniciar no mundo do franchising.

Versatilidade de segmentos

O setor de serviços é um dos que têm mais diversidade para investir. Se for a opção do franqueado, é possível focar em categorias específicas, segmentando sua clientela.

Temos à disposição, por exemplo, a franquia de serviços e reparos em automóveis, que incluem manutenção, limpeza e estética dos veículos. As franquias de seguros, que comercializam planos de saúde, seguros de vida e outras opções para o consumidor também não ficam de fora. Há ainda a categoria de franquia em educação, ofertando cursos profissionalizantes, aulas de idiomas e cursos de atualização.

Com tantos segmentos à disposição, o franqueado pode escolher aquele que realmente esteja alinhado aos seus gostos. Isso se transforma em mais prazer no trabalho diário e confiança no potencial do seu próprio negócio.

Alta demanda

Com a instabilidade econômica instaurada, o poder de compra do brasileiro fica drasticamente reduzido. As compras de mercadoria passam por uma baixa histórica, que dificulta o trabalho do franqueado que trabalha com a venda de produtos. No entanto, o setor de serviços nada contra a corrente, tendendo a continuar em alta.

As franquias de educação que apostam em capacitação profissional foram beneficiadas pela recessão. Com a debandada de muitos funcionários de seus empregos formais, esses profissionais se viram obrigados a investir em atualização para continuarem ativos no mercado de trabalho.

Dentre as franquias mais lucrativas estão as de marketing digital, das quais falaremos a seguir.

Baixa sazonalidade

Quem trabalha com varejo está sujeito à sazonalidade do mercado. Essa baixa nas vendas em períodos específicos do ano pode prejudicar seriamente o faturamento da franquia e até colocar o caixa da empresa no vermelho se o gestor não estiver preparado.

Marcas do ramo alimentício têm grande sujeição a esse fator. Quem vende sorvetes, por exemplo, fatura menos nos períodos de frio intenso. Essa inconstância, prejudicial aos negócios, não acontece quando se opta por uma franquia de serviços.

Independentemente do clima, da estação ou do momento político vivido, os clientes necessitam de limpeza, reparo, manutenção e vigilância. Portanto, franquias de limpeza, oficinas mecânicas e de segurança em eventos se mantêm ativas o ano todo.

Quem quer se especializar também não é tão afetado pela sazonalidade, então as franquias de cursos de idiomas continuam cheias. A vantagem competitiva nesse modelo de negócios garante tranquilidade para o franqueado.

E se pensarmos um pouco mais a fundo, todos esses negócios precisam estar na internet, e ai pode se encaixar muito bem uma franquia de serviços em marketing digital.

Menores custos iniciais e operacionais

Outro atrativo que induz cada vez mais gestores a investir em uma franquia de serviços é a oportunidade de diminuir seus custos. Tanto o investimento inicial quanto as despesas operacionais gastas no dia a dia são significativamente menores quando comparamos esses investimentos aos de uma franquia de varejo.

Quem comercializa produtos precisa manter um estoque — e isso já representa uma despesa significativa. Um espaço próprio para armazenamento, uma equipe responsável por gerir o local e os próprios insumos significam gastos expressivos no orçamento. O manuseio e o controle ainda somam mais despesas.

As franquias de serviço têm pouca preocupação com isso. Para melhorar, o setor ainda possibilita que o gestor economize com mobiliário, maquinário, layout de loja e outros itens primordiais para o franchising de produtos.

Trabalho remoto

Quem quer trabalhar de casa para ter mais flexibilidade e custos mais baixos também pode crescer o olho sobre uma franquia de serviços. Muitas redes já contam com opções de escritório home based. Não é preciso manter uma loja ou um quiosque — basta um computador conectado à internet e disponibilidade para administrar a franquia remotamente.

Podemos citar os franchisings em limpeza e conservação: o serviço pode ser oferecido como delivery, então o gestor permanece em casa divulgando seus serviços na rede, ranqueando o negócio nos buscadores e fazendo a gestão financeira; só é necessário deixar o home office quando o consumidor requisitar uma visita.

Nas franquias de consultoria, todo o trabalho pode ser feito com a ajuda da tecnologia. O franqueado e o cliente podem se comunicar por mensagens e as conferências podem ser realizadas na rede, sem a necessidade de reuniões presenciais.

O modelo de franquia se torna mais flexível assim, facilitando, inclusive, para que o empreendedor concilie sua franquia com outra atividade profissional. O home office ainda reduz os custos, dispensando a necessidade de uma filial física, aluguel de loja e espaço de estocagem.

Quais as principais franquias de serviços no mercado?

As vantagens em investir em uma franquia de serviços são muitas — a versatilidade é uma delas. Mas, diante de tantas opções, como escolher o modelo ideal para investir e ter prazer gerenciando seu negócio?

Para ajuda em sua escolha, listamos as principais franquias de serviços à disposição no mercado, em diferentes ramos. Acompanhe!

5àsec

A franquia já tem um número expressivo de unidades espalhadas pelo Brasil e uma boa popularidade. Divulgada na Web e na TV, a marca promete um bom alcance de público. É especializada na limpeza de roupas a seco e na lavagem com água. É uma boa opção para bairros residenciais de classe média, em que os moradores trabalham e querem economizar tempo nas atividades domésticas.

Sapataria do Futuro

Também já tradicional no ramo de franquia de serviços, a sapataria do futuro é especializada na limpeza, no conserto e tingimento de calçados, bolsas, roupas e malas de viagem. O investimento é baixo, girando em torno dos R$ 100 mil e o retorno também promete rapidez: 12 a 36 meses.

Eco Jardim

A rede é especializada na manutenção de jardins. O investimento é dos mais baixos, entre R$ 25 mil e R$ 28 mil, e o retorno promete vir em 6 a 12 meses.

Essa pode ser mais uma opção em franquia de serviços.

Liguesite

Com mais de 100 franqueados espalhados pelo Brasil, a Liguesite é referência em franquia de serviços. O modelo é de franquia de marketing digital. O franqueado recebe todo o treinamento necessário para oferecer a seus clientes serviços em criação de sites e blogs, e-commerce, divulgação online, mídias pagas e programas de fidelidade e outros serviços de marketing digital.

Pequenos empreendedores são os clientes potenciais da rede, que foca em expandir esses novos negócios com seus serviços de qualidade. É uma opção para quem busca abrir uma franquia de serviços em cidades pequenas.

Como escolher uma franquia de serviços?

O mercado de franquias brasileiro está ativo desde 1987 e não parou de crescer exponencialmente. Nosso país foi pioneiro na América Latina pela Lei de Franquias, que já passa das duas décadas. Esse pioneirismo levou o Brasil a desenvolver uma das mais fortes associações de franchising atuantes, em escala global.

A popularidade do modelo esteve ligada à redução nas taxas de juros, ao incentivo fiscal do Super Simples, ao aumento dos centros urbanos e à ascensão das classes sociais que antes tinham pouco poder de compra. No entanto, o empreendedor que quer se destacar precisa de mais do que só um mercado solidificado.

Para conseguir sucesso no investimento, é preciso conhecer o seu perfil de empreendedor, suas habilidades e o segmento perfeito. Para optar por um franqueador, alguns pontos devem ser observados. Veja!

Duração do contrato

Os contratos podem ou não ser renovados pelos critérios do franqueador, a depender do acordo pré-estabelecido. Na hora de escolher a empresa franqueadora, fique de olho: o prazo do contrato deve exceder o tempo de retorno do capital investido.

Taxas cobradas

Para ser membro de uma franquia, o empreendedor pagará certas taxas, como royalties e fundo de marketing. Fique atento aos custos e coloque-os na ponta do lápis. Não se esqueça de que não basta o investimento inicial — o capital de giro também precisa estar de acordo com seu orçamento.

Know-how

A metodologia só pode ser repassada se o franqueador tiver, de fato, experimentado o que sugere. Observe se seu franqueador domina o know-how e se disponibiliza manuais e treinamentos para habilitar seus franqueados.

Segmento ideal

Pesquise alguns segmentos que chamam sua atenção e avalie-os sob seu ponto de vista — mas não esqueça de analisar as perspectivas de sucesso do mercado. Busque informações sobre as franqueadoras que lhe interessam, bem como as dificuldades do mercado e o perfil do franqueado desses negócios.

Por que investir em uma franquia de marketing digital?

Com o advento da internet, o marketing online passou a se tornar não apenas um recurso utilizado esporadicamente pelas empresas, mas uma necessidade para quem quer expandir o próprio negócio.

O segmento de franquias de marketing digital é um dos ramos com mais franquias lucrativas. Já se sabe que a internet é uma ferramenta de comunicação democrática e eficiente, em que as chances de sucesso são altas se o investimento certo for feito.

As franquias em marketing digital são fáceis de administrar, permitindo que mesmo quem tem pouca experiência consiga bons resultados. É possível gerenciar toda a cadeia de franquias remotamente, com a ajuda de um software bem equipado e para iniciar os trabalhos basta escolher uma empresa franqueadora de qualidade.

A franquia desse tipo tem como objetivo oferecer soluções práticas para gerenciar as relações com o cliente-final. O marketing online é útil a empresas de qualquer setor — boa notícia para o franqueado do ramo, que sempre terá consumidores para prospectar. Mas as vantagens não param por aí!

Altos investimentos no setor

O segmento de marketing de busca movimenta anualmente 3,9 bilhões, seguido das redes sociais e dos displays. Esse investimento no setor torna-o uma aposta segura para investidores: os clientes estão interessados no serviço que você oferece.

Diante dos dados levantados, é possível perceber o alto fluxo de dinheiro e como o setor recebe investimentos, mesmo com a crise econômica. O mercado de serviços continua em crescimento constante e positivo.

Já se sabe que o Brasil é um país importante para redes sociais como o Facebook, atingindo a marca de 10 bilhões de dólares gerados para o site. Só ficamos atrás dos EUA e do Reino Unido. Boa notícia para quem quer apostar no marketing digital.

Amparo da marca

Como em qualquer outro modelo de franchising, a principal vantagem neste é o amparo da marca que já foi testada e aprovada pelo mercado. Dessa forma, o empreendedor não precisa conquistar o consumidor e desenvolver uma relação de confiança por uma nova marca — ele se aproveita do know-how da franqueadora e da popularidade que ela já conquistou.

Não é à toa que o mercado de franquias cresce significativamente no Brasil. A taxa de sucesso nesse tipo de investimento é alta e o ROI é mais rápido.

Contar com o respaldo de uma marca cultuada, na qual o cliente já acredita, é uma vantagem na hora de empreender, aumentando as chances de obter destaque mesmo nos serviços mais competitivos.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.