Franquia significado

Franquia significado

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 5 minutos.

Franquia significado, como escolher a sua franquia, e outras dicas em um só artigo.

As franquias vêm crescendo cada vez mais no país, ocupando uma parcela grande no mercado e fazendo com que pessoas comuns tenham a possibilidade de se tornar empresários, realizando o sonho do próprio negócio.

O termo surgiu da palavra francesa "franchise", que significa, em tradução literal, "concessão de privilégio ou autorização".

Esse modelo surgiu na Alta Idade Média, na região atual da França, com comércios que permitiam a troca de produtos em grandes centros comerciais.

O modelo perdurou por alguns séculos até atingir seu ápice na Revolução Industrial inglesa, onde os produtos e a forma de trabalho foram radicalmente alteradas devido ao surgimento das fábricas e dos primeiros modelos de empresa modernos.

Voltando ao presente, para que haja uma franquia precisamos de dois agentes:

  • O franqueador, detentor da marca.
  • O franqueado, que será aquele ao qual a franquia será concedida.

CONTINUAR LENDO

Franqueador

O franqueador detém todos os direitos sobre a marca, mas pode ceder seu nome e forma de trabalho para o franqueado através de uma concessão – exclusiva do setor privado.

Quando o franqueador cede sua marca, ele também dará ao franqueado o suporte necessário para que a nova empresa siga o padrão das demais lojas da franquia.

Entre os direitos concedidos ao franqueado estão o uso do nome da marca, os processos de produção e venda dos produtos, além do direito de exercer a atividade do franqueador por tempo pré-estabelecido em contrato.

Franqueado

O franqueado, utilizando da marca, irá pagar um valor em forma de royalties ao franqueador.

Os valores variam de acordo com a franquia, mas muitas utilizam um valor fixo, independente da região onde está instalada a empresa, outras um valor variável de acordo com as vendas.

Assim, ambos ganham: o franqueado pode explorar marcas já testada no mercado, que dão suporte para que suas vendas sejam mais altas desde o início, e o franqueador que, além de receber um valor por ceder sua marca, ainda divulga o nome da empresa para futuros interessados.

No Brasil o modelo de franquias é regido pela Lei de Franquia 8955.

Franquia significado explicado? Veja outras dicas

O sucesso e o retorno desse tipo de empreendimento ficam cada vez mais evidentes no país.

Apenas no segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho), o crescimento do setor de franquias cresceu 8%, gerando uma receita de R$ 74 bilhões no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising.

Os números apontam a confiança maior dos novos empreendedores em relação as franquias pela segurança em contrato, facilidade na divulgação da marca e vendas acima da média do mercado em comparação a empresas criadas de forma autônoma.

As franquias permitem a atualização e treinamento constante dos seus funcionários, alinhados com a "matriz", onde o franqueador oferece inúmeras opções ao franqueado que, em empresas que não seguem esse modelo, podem ter um custo elevado.

Há, ainda, especialistas em franquias que podem lhe auxiliar e mostrar como dar os primeiros passos nesse ramo do comércio que vem crescendo, nas pequenas, médias e grandes cidades.

Assim, podemos definir franquia como uma troca comercial de ganho duplo: Franqueado e franqueador dispõe, cada um dos seus meios, para que haja a possibilidade de lucro em ambos os casos, consolidando a marca e permitindo aumento nas vendas, capacitação de profissionais e força no segmento de mercado.

Agora que você já sabe de onde surgiu, como funciona e o que significa, o que está esperando para dar o primeiro passo na abertura de sua franquia?

Franquia significado de um sonho realizado

Segundo o SEBRAE ter um negócio próprio é o terceiro sonho mais comum dos brasileiros.

Mas é preciso estar preparado para ter sua franquia.

É um investimento inteligente, que se aproveita do nome e da experiência de uma marca estabelecida para iniciar um novo negócio.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.