Franquias baratas e lucrativas

Franquias baratas e lucrativas

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 27/10/2017. Última atualização em 18/06/2018.

Tempo estimado de leitura: 26 minutos.

Nosso objetivo de hoje é mostrar para você o que são as franquias baratas e lucrativas.

Bem, ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas também é um grande desafio.

Afinal, a dinâmica do mercado é complexa, e pode ser bem difícil para um novo empreendedor começar a prosperar.

É preciso calcular os riscos e custos envolvidos, conhecer muito o mercado e fazer um bom plano de negócio. Isso tudo espanta muitos empreendedores em potencial.

Felizmente, existe uma boa solução para esse problema: buscar franquias baratas e lucrativas para investir. 

Investir no modelo de franquias baratas e lucrativas tem ganhado muita força nos últimos anos.

Em vez de criar um negócio do zero, desenvolvendo todos os processos, linhas de fornecimento, identidade visual e metodologias, você investe em uma empresa maior (uma franqueadora), e ganha o direito de abrir uma franquia, uma filial da empresa que será administrada por você (um franqueado).

Assim, o empreendedor conta com todos os benefícios de já ter o mercado mapeado, produtos testados, uma rede e uma marca consolidada para dar apoio e técnicas amadurecidas, de eficácia comprovada, para trabalhar. Isso reduz consideravelmente os riscos de abrir um negócio.

Em troca, é preciso pagar o valor de royalties à franqueadora, que é uma taxa fixa ou porcentagem dos lucros. Além disso, principalmente, é necessário fazer uma ótima operação na sua franquia, já que a reputação da marca como um todo estará em jogo também.

Você tem interesse no assunto e está pensando em abrir seu próprio negócio? Então continue a leitura e confira o que são as chamadas franquias baratas e lucrativas, suas principais vantagens e quais fazem sucesso no mercado hoje!

CONTINUAR LENDO

Veja como se caracterizam as franquias baratas e lucrativas

Como o nome já indica, franquias baratas e lucrativas são aquelas que possuem uma boa rentabilidade em comparação ao investimento inicial menor. Especialmente quando comparadas a outras opções dentro do mercado.

Vamos entender um pouco melhor isso, para que não exista o conceito de negócios milagrosos.

Uma franquia de grande porte pode ter um investimento de até 2 milhões de reais, um ótimo retorno mensal de 3% equivale a 60 mil reais.

Geralmente as franquias baratas e lucrativas têm os valores de investimento em até R$ 90 mil — isso pode variar de acordo com o setor, empresa específica, condições do mercado, entre outros fatores.

Pegando o mesmo exemplo anterior, se você investir 40 mil nas franquias baratas e lucrativas, com um retorno mensal de 3%, isso equivale a 1.200,00 reais.

Vamos pegar um exemplo prático de uma franquia de marketing digital da Liguesite, que tem em média o investimento de 40 mil, e retorna 5 mil ao mês, o que equivale então a 12,5%.

Por conta disso, ela pode ser considerada uma das franquias baratas e lucrativas, pois a taxa de rentabilidade sob o investimento inicial é consideravelmente maior do que a média. Mesmo que o valor bruto seja menor do que no exemplo anterior, a proporção torna o negócio bem mais atrativo.

Além disso, as franquias baratas e lucrativas podem disponibilizar uma série de benefícios para o seu franqueado, como orientação de negócios, treinamentos, divulgação, entre outras coisas. Mas veremos os detalhes mais adiante.

franquias baratas e lucrativas com recorrência

Franquias baratas e lucrativas: veja alguns segmentos

Há vários segmentos diferentes nos quais você pode atuar como franqueado, como redes de alimentação saudável, pet shops, roupas e até franquias de marketing digital online.

Se você tem algum domínio sobre o trabalho que pretende exercer, isso significa que já possui boas chances de ter uma franquia de sucesso. Veja aqui alguns exemplos de setores nos quais você pode investir como franqueado:

Produtos personalizados

Você provavelmente já viu algumas daquelas camisetas com estampas únicas, como fotos de alguém conhecido e uma letra desenhada dizendo “parabéns!”. Bem, há muitas franquias especializadas nesse tipo de produto nas quais você pode se inserir.

O tipo específico de mercadoria pode variar de acordo com a empresa. Capachos, panos de prato, objetos de decoração, estampas de roupas etc.

A grande vantagem é que esses produtos costumam ser de baixo custo, então você pode investir bem pouco e ter um mercado relativamente amplo. Perfeito para quem precisa de um pequeno negócio com alguma segurança.

Petiscos para animais

Se você conhece alguém que tem um bichinho de estimação, sabe como essas pessoas podem mimar os animais. E petiscos são uma das formas mais comuns de fazer isso, especialmente se estiverem treinando os bichinhos.

Também não faltam franqueadoras que trabalham com receitas próprias de guloseimas para animais. Muitas delas podem ser feitas em casa. Se a ideia de fazer comida para animais te atrai, então esse é um bom ramo.

Alimentação diferenciada

Cada ser humano segue uma dieta própria no dia a dia. Porém, há pessoas que possuem cardápios mais rígidos, seja por estarem de regime, terem preferências mais específicas ou mesmo alguma restrição alimentar. É o caso de quem tem intolerância a glúten, por exemplo. Estas pessoas não podem comer em praticamente nenhum lugar público.

É um público menos explorado do que a média e que ainda possui bastante espaço para novos empreendedores. Se você quiser investir aqui, pode buscar uma franquia especializada e já contar com todos os recursos necessários.

Franquias de Marketing digital

A forma como as pessoas divulgam seus produtos mudou consideravelmente nos últimos anos. As pessoas não estão mais dispostas a terem seus conteúdos interrompidos por propagandas. Elas preferem que algo chame sua atenção de forma orgânica, sem interrompê-las.

Quando nos referimos às franquias de marketing digital, estamos falando da modalidade de marketing mais moderna e alinhada ao mercado atual.

Hoje em dia, tudo converte para a Internet, pesquisas, publicidade, vendas, entre muitos outros objetivos.

Sabendo disso, empresas de todos os portes estão separando uma parcela cada vez maior do orçamento para o marketing digital, podendo ser aplicado na criação ou melhoria do site, nas redes sociais, blogs, lojas virtuais e outros canais disponíveis para divulgar seus produtos e serviços.

É nesse ponto que o marketing digital e suas ferramentas potencializam as estratégias para as empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Uma franquia de marketing digital atua nessas áreas. A partir dela, você poderá prestar serviços como:

O melhor de tudo é que essas são atividades que funcionam perfeitamente no modelo home office. Portanto, ao optar por iniciar uma franquia de marketing digital, você terá a total liberdade de gerir o negócio dentro de casa.

Como uma Microfranquia Home Office faturou R$50 mil em um único mês!

Saiba o que é necessário para ter uma franquia de marketing digital

Como já vimos inicialmente, você não precisa de grandes investimentos para começar sua franquia de marketing digital. Porém, se você pretende atender às principais demandas do público e entregar um serviço de qualidade, é preciso investir em algumas ferramentas essenciais.

Vejamos quais são elas:

Ferramenta própria e exclusiva para criação de páginas

Contar com uma ferramenta própria, planejada e criada especificamente para desenvolver os seus trabalhos de criação de sites, lojas virtuais, blogs e portais, é, sem dúvida, uma decisão muito importante.

O mercado de marketing digital é bastante competitivo: para se destacar, é necessário ter um diferencial, criando conteúdos de destaque em páginas atrativas e condizentes tanto com as estratégias do cliente quanto com a identidade da empresa. Um trabalho bem mais difícil do que aparenta.

Busque uma franqueadora que ofereça uma ferramenta própria eficiente e robusta, que seja capaz de garantir todo o diferencial e a agilidade que você precisa para colocar seu negócio em prática.

Existem franquias de marketing digital especializadas na entrega desse tipo de serviço e que podem ser de grande auxílio, então não deixe de pesquisar antes de tomar sua decisão.

Sistema de gestão para sua franquia

É importante lembrar que, além de trabalhar e atender às demandas dos seus clientes, você também terá que cuidar da administração do seu negócio. Afinal, se sua empresa não se mantiver estável, será impossível atender a qualquer demanda.

Então, por que não simplificar as coisas usando uma ferramenta adequada? Um sistema de gestão para franquias pode se tornar um grande aliado na condução do negócio.

Além de poupar tempo (e dinheiro), essa solução evita a desorganização e fortalece os objetivos de médio e longo prazo da sua franquia. Considerando que o ideal é ter o maior retorno possível para seu investimento por vários anos, esse custo inicial acaba sendo bem trivial.

Um software desse tipo dispensa os antigos expedientes burocráticos e lentos, como o preenchimento de planilhas e documentos. Coisas que custam caro e drenam a produtividade da sua equipe para outras atividades.

Além disso softwares modernos de gestão estão em nuvem.

Assim, você não precisará se preocupar com acúmulo de papéis e poderá guardar tudo que é importante digitalmente, com total segurança. Menos custo e mais eficiência.

O software de gestão também melhora significativamente o gerenciamento das finanças da sua franquia, facilitando o controlerelacionamento com os clientes finais, e modernizando as estratégias comerciais.

Ter uma ferramenta própria é o que você precisa para facilitar a vida dos franqueados. Veja também nosso Treinamento sobre Franchising.

Vale lembrar, no entanto, que todo investimento representa algum risco e exige esforço do investidor para começar a dar lucro. Nada vai acontecer da noite para o dia, muito menos se você não tomar as devidas precauções.

Mesmo empreendendo nas franquias baratas e lucrativas, para levá-las adiante é preciso dedicação, persistência e alguns cuidados especiais.

Por isso, não pule de cabeça em um ramo sem pesquisar bastante, conhecer o mercado, e principalmente gostar daquilo que vai fazer, ok?

Conheça algumas vantagens das franquias baratas e lucrativas

Modelo Home Office

Muitas franquias, especialmente as de serviço, como marketing digital, são de baixo custo simplesmente porque os investimentos são menores. Você pode exercer sua função de casa, conduzindo um escritório do seu computador.

Geralmente, são negócios que lidam apenas com a criação de sites, lojas virtuais e SEO, ou seja, prestação de serviços que não demandam muita infraestrutura.

Além disso, essas franquias quase sempre são “empresas com poucas pessoas”, com um número reduzido de funcionários assumindo as atividades. Isso também reduz custos, dor de cabeça e aumenta a rentabilidade.

A franqueadora conta com uma equipe de background, programadores, analistas, administradores, especialistas em marketing, especialistas na área comercial, financeira e jurídica — toda essa equipe faz o planejamento e você franqueado pode se concentrar na operação, atendimento ao cliente e na qualidade do serviço.

Estoques

Não precisar de estoque para atender à demanda de seus clientes é sempre uma vantagem, especialmente pela dificuldade que novos empreendedores podem ter em administrar todos esses componentes.

Em franquias baratas e lucrativas digitais, é comum que você tenha esse benefício. Talvez você não precise de muito material para começar, ou a franqueadora possua um depósito de produtos ao qual você possa recorrer.

De qualquer forma, o que envolve estoques é mais uma variável a se preocupar. Se forem produtos perecíveis a preocupação aumenta para organizar, gerir os custos de manutenção e reposição.

Com as franquias baratas e lucrativas digitais significa que você pode, mais uma vez, focar apenas nas vendas, operação e no atendimento, minimizando seu trabalho e riscos operacionais.

Mais autonomia melhor desempenho

Um problema que muitos bons profissionais enfrentam em várias empresas de todos os portes é a falta de autonomia no dia a dia.

Mesmo aqueles que já são reconhecidos por seu desempenho e eficácia são forçados a trabalhar com a metodologia — muitas vezes antiquada e ineficiente — pregada pela companhia.

Porém, ao adotar franquias baratas e lucrativas digitais, você também encontrará muito mais espaço para exercer suas atividades. Afinal, você será o dono do negócio, e não haverá alguém controlando cada movimento seu.

Você ainda precisará cumprir certos requisitos da franqueadora, é claro, mas tudo será mais flexível do que em um trabalho fixo.

Ex-vendedor de livros faturou MEIO MILHÃO nas franquias baratas e lucrativas

Menor tempo de retorno

Como regra, investimentos de menor custo possuem uma margem de lucro mais modesta em termos de valores, não de percentual. Porém, há uma vantagem que compensa isso: o tempo de retorno.

Em vez de esperar vários anos para que o rendimento compense o seu investimento inicial, você pode estar com um caixa positivo em alguns meses.

Isso acontece principalmente por dois motivos:

  1. como o custo inicial é menor, o investimento precisa de menos tempo para ser compensado;
  2. com um negócio mais estruturado desde o início, é possível obter lucros muito mais rápido.

Início imediato

Algo que costuma afastar novos empreendedores do mundo dos negócios é a necessidade de parar de trabalhar para começar uma empresa. Nem sempre isso acontece, mas é bem provável que, em algum ponto, você precise largar tudo e pular de cabeça.

Independentemente do quão seguro você esteja, é preciso passar por um período no qual você ficará "desempregado", pelo menos até que o seu rendimento fique estável.

A vantagem das franquias baratas e lucrativas aqui é que elas permitem iniciar seus serviços com menos tempo. Mas é claro, quanto mais empenho, melhor.

Como algumas não dependem de uma estrutura física, de estoque ou mesmo de uma equipe, elas permitem que você ponha seu trabalho em prática de forma bem mais rápida. O resultado disso é que seus negócios e suas finanças começam a entrar nos eixos bem mais cedo.

Cuidados ao escolher uma franquia para investir

O preço não é tudo que importa

Esse é um hábito bem comum para pessoas que estão apenas começando a vida como empreendedores. Elas escolhem um produto, um fornecedor ou até uma franquia com base apenas no preço inicial, como se estivessem economizando na lista de compras.

Não há nada de errado em querer poupar gastos. Esse é um bom hábito. O problema acontece quando essa se torna sua única preocupação, acima da qualidade da sua aquisição e até de seus próprios objetivos.

O mais barato nem sempre é a melhor opção. Aliás, você deve sempre desconfiar de ofertas de franquia muito baixas. Se o custo inicial não parece suficiente para de fato começar um negócio, então pode ser que haja algo de errado no processo.

Pesquise o histórico da franqueadora

Ao contratar um serviço, especialmente algo bem caro, o que você faz? Imaginamos que pesquisa a reputação da empresa, peça opiniões e dê prioridade aos nomes que forem indicadores por pessoas de sua confiança.

O mesmo princípio se aplicada na hora de buscar franquias baratas e lucrativas para investir. Se você não tomar o devido cuidado no momento da sua busca, então pode acabar perdendo muito dinheiro em um negócio sem futuro.

Dedique um tempo para pensar, se informar e só depois tomar uma decisão. Pular de cabeça sem pensar direito naquilo que está fazendo é um risco desnecessário, especialmente com o amplo acesso a informação hoje em dia.

Tenha em mente seus objetivos pessoais

Primeiramente, se pergunte “eu vou gostar de trabalhar nessa empresa que estou começando?”. Acredite, muitas pessoas esquecem ou mesmo evitam essa pergunta quando estão prestes a investir em uma franquia.

Não é um custo temporário, muito menos banal. Você provavelmente passará bons anos da sua vida atuando como franqueado naquele mesmo setor. Então, se o trabalho em questão não é algo do seu interesse, talvez seja melhor buscar outras opções.

Pense também no seu estilo de vida. A franquia permite que você tenha a renda que deseja, além de manter o tempo e energia necessários para se dedicar a outras atividades? É melhor pesar tudo agora do que se arrepender depois.

Planeje seu orçamento bem antes de começar

Um erro que muitas pessoas cometem ao investir em qualquer coisa é colocar seu último centavo guardado em um negócio. É verdade que, para ter um alto retorno, pode ser necessário correr riscos. Mas quase sempre o impacto de uma falha é mais do que você poderia aguentar.

Além disso, a falta de um fundo de reserva significa que você não terá como reinvestir caso seja necessário. Vale mais a pena esperar até que você tenha alguma margem de erro do que correr esse risco.

Agora que você entende melhor o potencial das franquias baratas e lucrativas, comece a buscar uma para você mesmo.

Lembre-se: esse é um negócio como qualquer outro, e deve ser conduzido com atenção! É preciso, além de tudo, que você se identifique com a área e tenha muita força de vontade: o seu empreendimento exigirá muito empenho e dedicação.

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificar os empreendedores de nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.