Franquias de Sucesso e o uso de Tecnologia da Informação

Franquias de Sucesso

Por Comunicação Liguesite. Postado em 11/08/2017 em Franquias

Franquias são um dos melhores exemplos de modelos de negócio que se beneficiam do poder da tecnologia da informação e dos sistemas de informação para otimizar processos operacionais e a gestão dos empreendimentos.

Isso acontece porque, normalmente, franqueados e franqueadores precisam de muita agilidade para administrar toda a cadeia produtiva do negócio, que vai desde a compra de insumos ao processo de venda ao consumidor final - e esse processo normalmente é baseado em práticas e acertos contratuais que espelham a identidade institucional da marca e dos produtos ou serviços licenciados.

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A importância da informação disponível e correta

Uma das grandes fontes de expectativa no processo de franchising é justamente o processo de alinhamento de informações básicas entre franqueadores e franqueados - como se sabe, é usual o contrato de uma franquia convencional ou de negócios online  conter uma cláusula que indica os royalties.

O recebimento de royalties é um direito do dono da franquia cujo componente principal normalmente é o percentual sobre o faturamento.

Sendo assim, ter uma ferramenta de gestão financeira e contábil que disponibilize essas informações é o primeiro passo para evitar dores de cabeça e erros que atrapalham a relação entre os empreendedores e podem ferir o negócio.

Saúde Financeira: informação que é boa para todos os lados

Ter uma noção clara de como anda a saúde financeira dos franqueados é importantíssimo para qualquer franquia: lembre-se, além de você a marca torce muito para que seu negócio dê certo.

Afinal, ele recebe uma recompensa por isso uma cadeia de franqueados grande permite mais desenvolvimento e domínio de mercados cada vez mais vastos.

Não se assuste com as exigências de informações sobre o faturamento e a contabilidade, além de ser perfeitamente condizente com a natureza do negócio o compartilhamento de informações isso faz com que a parceria se solidifique: a rede ou marca se fortalece e pode ajudar os seus franqueados tendo como base informações sobre faturamento, margem de lucro, e despesas operacionais.

Aquisições: Contratos, Compras e Estoque

Uma das operações mais facilitadas pela adoção de sistemas de informação é a manutenção do estoque e também o processo de compra para as franquias de alimentação por exemplo.

De material de limpeza à aquisição de móveis e todo tipo de insumo, tudo pode ser rastreado e registrado.

Assim como a gestão de contratos e o controle do faturamento das receitas recorrentes para as franquias de prestação de serviços.

Se você ainda não usa um sistema de gestão empresarial para sua franquia, procure também um que permita a realização de cotações - dessa forma você poderá sempre buscar melhores preços e manter para si o registro de variações dos custos ao longo do tempo.

Vendas: TI é o principal aliado

Vender é a parte mais importante no que tange à área de marketing: é a métrica definitiva para qualquer negócio.

Poder realizar orçamentos de produtos e serviços para os clientes e disponibilizá-los de forma rápida e organizada é um diferencial porque nem toda empresa está preparada para este fluxo e sequer, guarda o nome e o telefone ou email de quem liga e pede um orçamento.

Isso é um sinal de amadorismo, falta de vontade ou falta de preparação para converter oportunidades em vendas: não conte com a sorte, recebeu um pedido de orçamento?

Trate como uma venda em potencial! A operação de sistema PDV ou frente de loja também é beneficiada por sistemas especializados ou sistemas de gestão ou automação comercial: esse módulo é importante porque você não deve perder tempo divagando ou navegando por um sistema, todo minuto conta e quando o processo demora, aumentam as chances de perder a venda.

Outro recurso muito útil é o uso de sistemas CRM (Customers Relationship Management): estes sistemas ajudam a mapear oportunidades, leads para prospecção e apoiam o seu processo de venda.

Nos dias da era do Marketing Digital sua franquia precisa contar com um sistema para nutrição de leads, isso deixará seu funil de vendas mais efetivo e com menores custos.

A maioria das franquias online são de negócios muito ágeis e que atendem necessidades de grandes públicos, muitas vezes com produtos digitais como cursos, software ou criação de sites, para os quais poder não existir demarcações territoriais de atuação.

Por isso, gerar leads e acompanhar as abordagens e o relacionamento é extremamente importante.

Vários relógios: apenas uma hora certa

Mesmo havendo sistemas especializados para cada tipo de atividade, a maioria dos negócios pode ser atendidos por sistemas integrados de gestão comercial (ou ERP): estes sistemas possuem módulos que integram todos os principais processos empresariais, da venda ao controle de estoque.

Isso é muito importante porque mesmo cada área de uma franquia (seja na loja do franqueado ou no business do franqueador) tem sua visão da realidade.

Para o setor de comprar o importante é conseguir bons preços e registrar as aquisições, para o setor de controle de estoque é guardar as quantidades e o inventário de produtos (além dos movimentos), para o caixa é manter as entradas e saídas de dinheiro em ordem, etc.

No final, a conta tem que bater - e essa é a grande vantagem do uso de sistemas integrados de gestão: a estrutura do sistema garante que, mesmo havendo várias visões, os números batem!

Custo-benefício

Neste ponto, você deve estar se perguntando quanto custa ter um sistema ERP - e deve imaginar que é um investimento alto demais para seu negócio.

Isso era verdade até alguns atrás, quando as plataformas de nuvem apareceram e baratearam o armazenamento de sistemas e dados na Internet e as velocidades de conexão aumentaram (e o preço caiu).

Hoje, com investimentos mensais relativamente baixos é possível ter acesso à sistemas online que fazem um excelente trabalho e garantem disponibilidade  altíssima (provavelmente maior do que a do seu computador, esses sistemas não param mais de 8 horas por ano) e muita segurança em relação ao armazenamento de suas informações.

Se sua franquia ou negócio ainda não tem um sistema de gestão próprio, você pode querer experimentar um?

Teste o sistema de gestão para pequenas empresa como o GestãoClick, depois nos diga o que achou!

Agora se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se!

Autora: Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick

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