Franquias Home Based

Franquias Home Based

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 08/02/2017. Última atualização em 13/06/2018.

Tempo estimado de leitura: 34 minutos.

O sonho de todo empreendedor é ser o proprietário de um negócio altamente lucrativo, com custos reduzidos e que lhe ofereça tempo livre para aproveitar a vida. Você pensa em melhorar as suas finanças e ter um trabalho que o permita ficar mais próximo da sua família? As franquias home based, ou seja, para montar em casa, são um caminho para alcançar esse objetivo.

No mercado de franchising, a maioria das franquias home based está no setor das microfranquias, em que o valor de investimento é de até R$ 90 mil reais, sendo uma alternativa mais acessível para pequenos investidores, além de fornecer lucros altos.

Embora dê ao franqueado a oportunidade de trabalhar em casa, comandar a sua atividade e trazer bons rendimentos, é preciso deixar claro que existem desafios para os interessados nesta modalidade e, se eles não forem superados, tudo pode desandar, tornando-se um pesadelo.

Confira, abaixo, algumas dicas para ter sucesso. Faremos um comparativo das melhores opções de franquias home based para quem quer ganhar dinheiro no conforto do seu lar!

CONTINUAR LENDO

Conceito de franquias home based

Como o próprio nome diz, estamos falando de uma oportunidade de abrir um negócio já estabelecido pela empresa franqueadora na sua própria casa.

Isso descarta a necessidade de um espaço para montá-la ou de adquirir uma estrutura grandiosa — fator que encarece o processo de abertura de uma empresa e faz muitas pessoas desistirem de empreender.

Como funciona as franquias home based?

Essa modalidade de empreendimento se assemelha a uma franquia tradicional, diferenciando-se apenas pelo local em que fica sediada.

Os procedimentos legais para ter uma home based seguem os mesmos padrões de uma empresa comum.

Como é de pequeno porte, o número de funcionários para gerir esse negócio geralmente é pequeno. Na maioria das vezes, é a própria família quem cuida da parte administrativa e operacional. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a rotina doméstica não atrapalhe a do trabalho, conforme veremos a seguir.

Distinção entre ambiente de casa e de trabalho

O primeiro passo para quem vai abrir uma franquia no seu lar é determinar o horário comercial — o período do dia reservado, exclusivamente, para atender os clientes. Nesse tempo, apenas as atividades referentes ao trabalho devem ser executadas.

O empreendedor tem que se esforçar para dedicar-se aos afazeres de casa e familiares após o expediente. Do contrário, a sua produtividade será afetada.

Se essa regra for quebrada uma vez sequer, o franqueado estará abrindo precedente para que isso ocorra sempre, de modo a perder o seu foco e não conseguir cumprir as metas.

Além disso, embora o negócio seja instalado em casa, é indicado contar com uma pequena estrutura para tornar a atividade mais profissional, como dispor de um escritório ou espaço para receber o cliente — quando o serviço exigir — e uma linha telefônica somente para chamadas profissionais.

Conscientização dos familiares e amigos para respeitarem o horário de trabalho

Em muitos dos casos, a esposa, esposo, filho(s), filha(s), pais ou demais pessoas de seu círculo social não entendem que agora o trabalho está dentro de casa e que você precisa ser “esquecido” nos horários em que estiver desempenhando as suas atividades na franquia home based.

O conselho é esclarecer esse fator antes e praticar diariamente até que todos entendam como essa conscientização é importante para o seu sucesso. Eles compreenderão que isso está diretamente relacionado à sua alegria na vida pessoal também.

Execução de atividades externas para consolidação de franquias home based

Todo o negócio que começa do zero tem o desafio da consolidação, e isso não é diferente em uma franquia montada em sua residência.

É importante entender que, por se tratar de uma franquia home based, não significa que o empresário pode cruzar os braços e aguardar os resultados caírem do céu. Pelo contrário, as atividades de ofertas, propagandas e vendas externas devem ser desempenhadas, para que existam resultados positivos, e a filial avance até chegar às metas pretendidas.

Só é possível sentar e esperar os clientes procurarem pelo seu negócio se os investimentos em marketing e publicidades forem agressivos. Em números próximos aos exatos, estamos falando sobre valores que ultrapassam os dois dígitos por mês e, mesmo assim, existem riscos.

Planejamento financeiro

Ainda que seja um investimento de baixo custo, você não pode relaxar e deixar de prestar atenção ao seu caixa. É de fundamental importância ter um planejamento financeiro que lhe permita trabalhar com folga, evitando inadimplência com os fornecedores, e isso no início das atividades é fundamental — quando ainda não há certeza dos valores que serão recebidos por mês, mas devemos tomar cuidado com o fluxo de caixa o tempo todo.

Para ter capacidade financeira e manter o empreendimento durante o seu processo de estabilização, o ideal é dispor de uma reserva financeira para suprir os custos operacionais, como aquisição e reposição de material, pagamento de taxas, fornecedores e outras despesas.

Baixe nosso e-book de Planejamento financeiro

Gestão do tempo

Caso você decida tirar alguns dias para descansar ou estender um feriado com a família e amigos, coloque tudo em ordem antes, ou tudo em ordem depois.

Trabalhar a mais será preciso nesses casos. Você pode deixar tudo organizado de forma adiantada, ou seja, trabalhando com antecedência aos dias de descanso ou no retorno, para colocar o serviço em ordem.

Isso deixa claro que abrir uma franquia home based não fará você trabalhar menos, mas lhe dará uma flexibilidade de tempo, seja em horas ou dias, ao atuar em seu negócio.

Sabemos que, no mundo das franquias, existem muitos conceitos que precisam ser conhecidos antes de ingressar nessa área. Pensando nisso, preparamos um treinamento em vídeo sobre Franquias para você. E o melhor: é gratuito!!!

Treinamento franquias de sucesso

E, a seguir, vamos trazer informações sempre necessárias para os futuros empresários e empreendedores desta modalidade de franquias home based:

Motivos para investir em franquias home based e não abrir um negócio do zero home based?

Você poderá ter sucesso criando um negócio próprio, mas uma franquia home based lhe oferecerá processos, tecnologia, know-how e treinamento específicos, e isso com certeza foi colhido em anos de interação com o mercado. Assim, há mais agilidade no seu aprendizado como empresário e os riscos de quebra no negócio são minimizados.

Existe uma estimativa do Sebrae em que 40% dos negócios que abrem no Brasil encerram as atividades até o 3º ano. A cada 10 franquias novas, 8 prosperam e se mantém com vida. O principal fator para esse sucesso na modalidade de microfranquias está diretamente ligado à força da marca e know-how transmitido pelo franqueador ao franqueado.

Microfranquias Liguesite: Saiba como um ex-vendedor de livros faturou MEIO MILHÃO

Vale ressaltar que, mesmo optando por abrir uma franquia home based, é preciso analisar bem qual marca escolher, pois os desafios são iguais para todos. Entretanto, uma franqueadora deve oferecer ao franqueado apoio nos momentos de adversidade e condições suficientes para o trabalho ser executado com qualidade e excelência.

Escolher uma franquia home based não é a garantia de sucesso, mas aumenta significativamente as probabilidades de ser bem-sucedido no ramo do empreendedorismo.

Você tem perfil para comprar franquias home based

Será que eu tenho perfil para uma franquia home based? Você sabia que um franqueado dessa categoria não é nem funcionário nem sócio da franqueadora? Parecem estranhos esses conceitos para você? Mas é a realidade: esse empreendedor precisa ter um perfil híbrido.

O que é Perfil híbrido

Vamos falar de algumas características do perfil híbrido que o franqueado deve ter:

Todas as franquias precisam apresentar um documento chamado COF (Circular de Ofertas de Franquias), que, entre outras coisas, tem o perfil que elas buscam para selecionar os seus franqueados. É aconselhável bater um papo com o time de expansão da franqueadora para sanar todas as dúvidas.

No caso do perfil híbrido, significa que o franqueado deve reunir diversas habilidades, uma vez que ele será o principal responsável por comandar sua franquia. Sendo assim, é importante estar a par das suas qualidades antes de adquirir a sua franquia.

Você pode fazer uma reflexão e avaliar seus pontos fortes e características mais marcantes. Uma dica interessante é conversar com pessoas que estão no seu dia a dia, pois nada melhor do que quem o acompanha frequentemente para lhe auxiliar nesse processo. Solicite sinceridade e reflita sobre o que elas falarem, avaliando interiormente o que pode ser melhorado.

É muito importante ter muita motivação, uma vez que todos os dias será preciso lidar com obstáculos a serem superados, gestão de inúmeros projetos. Além disso, conviver em equipe será parte do seu cotidiano. Muitas vezes, você terá que motivar quem está trabalhando ao seu lado.

Se você tem experiência na área comercial, isso lhe dará uma grande vantagem. Afinal, como franqueado, você precisará fazer prospecções, captações, vendas e, ainda, trabalhar para manter os clientes. Lembre-se: a área comercial é o "pulmão" que gira qualquer negócio, e as franquias home based não são diferentes.

Para aqueles que se consideram bons gestores, o benefício está em ter facilidade para gerir as atividades do negócio e a sua equipe.

Você se enquadra nesse dia a dia para abrir uma franquia home based?

Uma franquia home based funciona mais ou menos nessa ordem:

  1. faça a captação de clientes todos os dias;
  2. após captar o cliente, dê a ele uma experiência inesquecível com a entrega do serviço ou com o produto vendido;
  3. o fato de cumprir prazos é importante tanto para serviços quanto para produtos. Atente-se a isso;
  4. a qualidade não precisaria nem ser mencionada aqui — ela é fundamental;
  5. o tempo de atendimento é fundamental. Por isso, esteja sempre disponível;
  6. tenha qualidade na sua operação;
  7. a expectativa entre o comercializado e o que será entregue proporcionará uma excelente experiência e, consequentemente, ótimos resultados;
  8. depois de conquistar seu cliente, você precisa ter um bom relacionamento interpessoal para fidelizá-los ao seu negócio;
  9. relacione-se de forma amigável e inteligente com os fornecedores homologados e com a franqueadora;
  10. considere três itens da área financeira que são essenciais:
    • organização;
    • equilíbrio;
    • disciplina;
  11. toda franqueadora tem um software de gestão. Portanto, utilize-o fazendo corretamente os lançamentos para não perder dinheiro esquecendo de realizar as cobranças e os controles.
  12. monitore os números e resultados de sua franquia home based;
  13. siga os padrões, as orientações e as regras que a franqueadora transmitir, pois ela já passou por muitos cenários e obstáculos. Aproveite isso;
  14. seja persistente: essa é uma característica de todos os empreendedores de sucesso;
  15. seja organizado e disciplinado com seus horários, pois você precisará:
    • estudar, praticar e aprender sobre os produtos e serviços comercializados;
    • efetuar as visitas ou atendimentos;
    • produzir serviços ou comprar produtos;
    • ir ao banco;
    • realizar reuniões, priorizando sempre o horário comercial para as prospecções, a captação e a manutenção de clientes.

Franquia é a replicação de um modelo de negócio. O interesse é mutuo, ou seja, o sucesso da rede é o sucesso do franqueado e, por conseguinte, quanto mais bem-sucedido ele for, melhores rendimentos e renome a rede terá.

Deixamos uma breve reflexão que cabe a todos, desde atuais empreendedores até os futuros empreendedores: esforço sem talento sempre vai ganhar de talento sem esforço.

Essas são algumas dicas para você começar com sucesso em sua franquia. E, se tiver alguma dúvida, fale com um especialista em franquias home based.

Análise do plano de negócios

Basta dar uma pesquisada no mercado de franquias para se deparar com excelentes alternativas para quem dispõe de pouco capital para investir. Contudo, é necessário atentar-se para todas as variáveis do negócio a fim de alcançar o sucesso.

Para fugir de encrenca na hora de escolher a marca, é essencial analisar a proposta da franqueadora, dando atenção para os seguintes pontos:

  • Há demanda para os serviços ou produtos oferecidos pela franqueadora?
  • A atividade é rentável o suficiente para ser a sua principal renda?
  • Qual é o prazo de retorno do investimento?
  • Que tipo de suporte a empresa dará?

O estudo desses quesitos é indispensável para concluir se a franqueadora disponibiliza um plano de negócios interessante para o que você procura.

Busca de informações com franqueados da marca

Conversar com os franqueados da rede do seu interesse é uma atitude simples, mas que pode lhe deixar livre de transtornos futuros. Mesmo depois de avaliar a proposta da franqueadora, converse com quem já atua na área para conhecer mais sobre ela e tirar todas as suas dúvidas.

Como isso, o empreendedor em potencial pode entender melhor o cenário da atividade, identificando quais são os pontos negativos e positivos do sistema. Desse modo, é possível formar a sua opinião e concluir se vale a pena seguir com o processo de investimento.

Construção de uma boa rede de relacionamentos

Não é porque o seu trabalho será em casa que você ficará em regime de reclusão. Isso se torna ainda mais importante quando o assunto é franquia.

Antes de qualquer coisa, descubra quem vai ser o seu público-alvo. Em geral, as opções de home based estão relacionadas ao networking do franqueado, que começa no relacionamento entre empreendedor e cliente de forma presencial ou por mídias gratuitas, como as redes sociais.

Esteja sempre em contato com a empresa franqueadora e os consumidores do serviço, além de ficar atento ao que os demais franqueados estão fazendo. Assim, você aprende com os erros e acertos dos seus concorrentes, podendo promover melhorias na sua unidade franqueada.

Planejamento do atendimento aos clientes

Dependendo da área de franquia que você escolher, pode haver a necessidade de atender os clientes de forma presencial. Esteja ciente de que, mesmo sem ter um ponto comercial, você pode oferecer um atendimento mais personalizado.

A maior parte dos franqueadores deixa claras as formas adequadas para prestar atendimento ao consumidor do seu serviço. Porém, mesmo não havendo instruções específicas, há alternativas apropriadas para cada variedade de negócio.

Em atividades de caráter mais informal não há nenhuma restrição em receber o cliente em casa. Mas, se for algo mais formal, indica-se agendar reuniões diretamente nos escritórios dos contratantes, em cafés e outros locais públicos. Outro recurso é a utilização dos espaços de coworking, que permitem a locação de salas para reuniões eventuais.

Preparação para se tornar um franqueado

Qualquer mercado tem o seu grau de competitividade. Por isso, é preciso se preparar para ser um franqueado de sucesso, munindo-se de informações e conhecimentos que o ajudem na gestão do negócio.

Portanto, comece estudando os seus concorrentes e o que eles fazem, além do comportamento dos consumidores do local em que o empreendimento será fixado.

Todo empreendedor, mesmo de uma franquia de pequeno porte, tem que entender de gestão administrativa, financeira e operacional. Ainda que a rede franqueadora dê suporte nessas tarefas, treinamento de equipe e apoio para o uso das ferramentas de gestão, o ideal é que o gestor conheça os meandros da franquia e saiba como executá-los na prática.

Breve comparativo das melhores opções de franquias home based

A busca por franquias home based vem crescendo todos os anos, pois, além de  contar com investimentos iniciais menores em comparação a outras franquias, na maioria dos casos, você conta ainda com custos fixos baixos por poder trabalhar e ganhar dinheiro em casa.

Essa alternativa de atividade requer muita dedicação e tempo investido para ter resultado e uma boa lucratividade, como qualquer outra empresa. Se bem operadas, elas podem ser lucrativas. Lembre-se também de que lucratividade é diferente de faturamento. Então, quanto menores os custos, melhor — e essa modalidade tem custos bem reduzidos.

Franquias têm os menores riscos para investir no Brasil. Segundo o Sebrae e a ABF (Associação Brasileira de Franquias), o risco de abrir uma franquia é menor do que começar um negócio do zero. Outro ponto muito vantajoso é a variedade de preços, segmentos e regiões.

Nosso país é gigante. Então, pesquise para saber se na cidade em que a franquia será aberta há um público-alvo interessante para o serviço que será prestado. Uma filial de manicure deve ser instalada em um local com muitas mulheres e, de preferência, com poucos salões de beleza e demais concorrentes, por exemplo.

Quando abrimos uma franquia, temos a vantagem de oferecer serviços ou produtos com uma marca mais conhecida, possibilitando mais aceitação dos clientes. Isso diminui o tempo de consolidação do negócio.

Veja um comparativo dos principais segmentos das melhores franquias home based para se investir e perceba qual mais se encaixa no seu perfil:

Franquias Home Based em Marketing Digital

 

Um ponto muito interessante nesse segmento é a possibilidade de receita mensal recorrente, a partir de serviços como hospedagem das lojas virtuais, sites e blogs, sistemas de fidelização, produção de conteúdo, criação de campanhas publicitárias no Google AdWords.

Como esse segmento é de prestação de serviços, se você tiver uma veia comercial forte, a possibilidade de se dar bem é grande, pois o programa de criar sites, unindo treinamentos do tipo presencial e EAD, traz tudo o que você precisa para elaborar páginas e lojas virtuais sem conhecer profundamente sobre programação.

O segmento de criação sites, lojas, blogs, portais, campanhas de Google AdWords vem se expandindo no Brasil. O site Pequenas Empresas Grandes Negócios afirma que a criação de um website é o primeiro passo para o marketing digital, pois 90% de todas as compras começam da internet. Segundo o SPC Brasil, é um mercado quente para se investir.

O início desse negócio se deu em 2002. O investimento para comprar uma franquia nesse setor é de aproximadamente 35.000,00 reais, com um faturamento mensal estimado em 15.000,00. Existem franquias faturando 50.000,00 reais mensais.

Descubra como uma Microfranquia Home Office faturou R$50 mil em um único mês!

O retorno do investimento está previsto entre 9° e 18° meses da abertura. Há possibilidade de comprar uma franquia nesse segmento em qualquer região brasileira, tirando as mais de cem franquias já instaladas.

Franquias Home Based de Cuidadores

Franquias Home Based de Cuidadores

Nesse modelo, o franqueado oferece serviços para cuidar de idosos ou pessoas que necessitem de cuidados especiais. O investimento aproxima-se de 20.000,00 reais, com faturamento projetado de 75.000,00 reais mensais.

O retorno do investimento está previsto entre o 9° e 18° meses da abertura, segundo informado. Já existem empresas nesse segmento desde 2008 e com possibilidade de expansão para todo o país.

Franquias Home Based em Finanças

Franquias Home Based em Finanças

Nessa modalidade, existe tanto o modelo de planejamento financeiro pessoal quanto o planejamento empresarial e recuperação de impostos.

Existem negócios desde 2007 nesse segmento. Para investir em uma franquia dessa área, você precisa de aproximados 30.000,00 reais, com faturamento médio mensal de 20.000,00 reais, tendo um retorno sobre o investimento previsto para acontecer nos primeiros 14 meses da abertura. A tendência é que o negócio seja expandido por todo o país.

Franquias Home Based de Manicures

Franquias Home Based de Manicures

Esse segmento está em alta, pois as franquias home based de manicures têm um investimento acessível, atendendo preferencialmente o público feminino e já entrando no masculino. Esse segmento foi criado em 2007 e é um modelo de negócio que tem se expandido por todo o território nacional.

O valor de investimento nesse modelo é de cerca de 15.000,00 reais, com faturamento médio de até 13.000,00 reais por mês. A recuperação do valor investido fica em torno de 6 meses após a abertura da franquia.

Franquias Home Based de Vendas de sapatos

Franquias Home Based de Vendas de sapatos

A comercialização de sapatos, agora de forma personalizada e levando à casa do cliente, permite que os consumidores escolham os seus modelos preferidos de forma prática e rápida.

O investimento é de aproximados 6.000,00 reais, e a previsão do faturamento mensal é de 12.000,00 reais, com o retorno de investimento previsto entre 3 e 11 meses da abertura. O negócio começou em 2009, e existe a possibilidade de expansão para todo o Brasil.

Franquias Home Based de RH

Franquias Home Based de RH

A franquia de RH trabalha como uma agência de empregos atendendo pessoas físicas e jurídicas. Já existem franquias nesse segmento desde 2007. O franqueado administra a unidade pela internet, realizando todas as operações pertinentes à sua atividade.

Com um investimento de aproximados 25.000,00 reais e com um faturamento em torno de 30.000,00 reais mensais, o retorno do investimento se dá entre 2 e 6 meses após a abertura.

Franquias Home Based de limpeza

Franquias Home Based de limpeza

Nesse segmento o franqueado oferecerá serviços de limpeza de residências ou comércios.

Para as franquias home based de limpeza, é necessário um investimento de 8.000,00 reais e o faturamento médio é de 5.000,00 reais mensais, com a previsão de recuperação do capital de 12 a 18 meses após a abertura da franquia.

Já existem empresas nesse segmento desde 1991. Por isso, é um setor já bem consolidado. Há a possibilidade de investir em uma franquia nesse segmento em todo o país.

Franquias Home Based de Manutenção de Computadores e Periféricos

Franquias Home Based de Manutenção de Computadores e Periféricos

Com a utilização da informática abriu-se uma oportunidade das franquias home based de Manutenção de Computadores e Periféricos.

Com um investimento de aproximados 15.000,00 reais, e um faturamento em torno de 12.000,00 reais mensais. O retorno de investimento é de até 6 meses após a sua abertura. Já existem franquias nesse segmento desde 2009, levando as suas atividades para todas as regiões do país.

Franquias Home Based para reparos

Franquias Home Based para reparos

Achar profissionais para realizar reformas ou reparos em casa ou na empresa não é tarefa fácil, pensando nisso surgiram as franquias home based para reparos, conhecidas também como “maridos de aluguel”.

Com um investimento que varia entre 15.000,00 e 35.000,00 reais, e um faturamento em torno de 50.000,00 reais mensais. A previsão de retorno sobre o investimento é previsto para entre 6 e 12 meses depois do início da atividade.

Tenha em mente a necessidade de formar e manter equipes de trabalhos motivadas e treinadas, isso é um grande desafio mesmo com todo o suporte da franqueadora.

Já existem franquias nesse segmento desde 2008. Você encontra franqueadoras com a expansão pelas regiões sul, centro-oeste e sudeste brasileiro.

Franquias Home Based em estética

Franquias Home Based em estética

O Franqueado oferecerá serviços de depilação. Existem franquias desde 2010 nesse segmento.

O setor de estética e beleza movimenta bastante o país, e pesquisas o consideram como uma forte tendência de crescimento e possui pouca sazonalidade.

Para comprar uma franquia nessa área, você investirá aproximados 10.000,00 reais. O retorno do investimento está previsto para acontecer entre 12 e 18 meses após a abertura. Com a possibilidade de investir em uma franquia nesse segmento em todo o país.

Os valores de referência acima são apenas da taxa de franquia. Existem negócios que necessitam de equipamentos e até algumas adaptações. Por isso, é importante estudar cuidadosamente a COF, contrato e plano de negócios.

Conheça as franquias de beleza mais populares no Brasil!Se você gostou do artigo e acha que ele pode ajudar outras pessoas a entenderem o que é uma franquia home based, deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos, ou então acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ ou no YouTube!

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.