Você sabia que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo? E que as franquias estão em alta nos últimos 5 anos?

Uma pesquisa feita pelo SEBRAE revelou o negócio próprio está em terceiro lugar nos sonhos comuns dos brasileiros, perdendo apenas para a casa própria e a realização de viagens.

Bem, muitas vezes na vida, precisamos nos deparar com situações para as quais não estamos preparados. É o caso de uma demissão, por exemplo.

Quando ela ocorre, após o susto inicial, você precisa projetar o que vai fazer a partir daquele momento.

Até mesmo quem está empregado e quer dar um novo rumo para a sua vida, muitas vezes resolve fazer um acordo para sair e com o dinheiro da rescisão abrir um novo negócio.

Em épocas de crise, como a que vivemos atualmente, nem sempre é fácil abrir um novo negócio.

Além do dinheiro para investir, é preciso ter conhecimento de empreendedorismo, para não vir a quebrar e perder todo aquele dinheiro investido.

De acordo com o SEBRAE, apenas 7 de cada 10 empresas sobrevivem após o segundo ano de vida. Em contrapartida a abrir uma empresa sozinho, existem as opções de franquias.

No caso das franquias, apenas 3% delas quebram após o segundo ano de vida. É uma grande diferença.

Hoje iremos entrar pelo mundo das franquias no Brasil, acompanhe o artigo e ótima leitura.



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Mas você sabe o que é uma franquia?

Uma franquia, nada mais é do que você pegar um modelo de negócio pronto, já testado e de sucesso e utilizar-se desta marca e de toda a sua tecnologia.

Imagina você, ao invés de abrir uma lanchonete do zero, abrir um McDonald’s ou um Burger King? Pelo sistema de franquia isso é possível.

Quando você abre uma franquia, você está multiplicando um modelo de negócio já testado, recebendo todo o suporte e treinamento, o direito de uso desta marca e podendo distribuir seus produtos e serviços.

Em troca, você paga as taxas de franquia e os royalties, além de é claro se dedicar para o crescimento da marca.

Ao comparar com um modelo de negócio onde você começa do zero, os riscos de uma franquia são menores, afinal você trabalhará com uma marca e um sistema de negócio que já foram testados e que já deram certo.

Você não criará nada novo e sim replicará este modelo de sucesso.

Ao receber o suporte, capacitação e até mesmo os softwares de gestão, os riscos de ter que encerrar suas atividades são menores.

Em contrapartida a isso, você precisará fazer um investimento inicial.

A história das franquias

O sistema de franquias tem sua origem nos Estados Unidos por volta de 1852, com a Singer.

Na época, a empresa deu a licença de usar a sua marca para diversas lojas, comparando-se ao que conhecemos hoje do sistema de franquias.

De lá para cá, esse sistema se desenvolveu muito e se profissionalizou até chegar nos dias atuais.

Mas a grande explosão nos Estados Unidos se deu na década de 50, com a entrada de empresas como McDonald’s, Burger King e Dunkin’ Donuts neste mercado.

A entrada das Franquias no Brasil

O Brasil começa a dar seus primeiros passos na década de 60, com empresas como Yázigi e CCAA e na década de 70 com Boticário e Água de Cheiro.

Entretanto, mesmo com a entrada de grandes empresas, não havia uma legislação que pudesse colocar regras neste tipo de negócio.

A “explosão” das franquias acontece no Brasil na década de 80, muito pelo fator globalização, a partir do qual as grandes marcas começam a se expandir pelo mundo.

Quando chegamos na década de 90, vemos a busca por franquias em ritmo muito acelerado; com o advento da internet, as informações são muito mais numerosas.

Lei de Franquia

Com isso, se faz a necessidade de criar uma lei própria para isso, até que no dia 15 de dezembro de 1994 foi promulgada a Lei 8.955.

A Lei 8.955 dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências.

Esta lei da época do ex-presidente Itamar Franco é de certa forma curta, composta por apenas 11 artigos.

Na lei, é estabelecido o conceito de franquia e diz tudo que o franqueador cede ao estabelecer um contrato deste tipo, como uso da marca, distribuição de produtos e serviços e tecnologia de implantação.

A lei fala ainda sobre a Circular de Oferta de Franquia, que é o instrumento jurídico que rege o negócio.

Números sobre franquias

Não há dúvidas que se você tem o capital para investimento, a franquia é um excelente negócio.

Hoje em dia, com o advento das microfranquias, este capital é muito menor do que você possa imaginar.

Na última década, o crescimento do Brasil tem sido muito forte, o que fez com que o país atingisse a marca de 4º maior mercado de franquias no mundo, perdendo apenas para Coreia, Estados Unidos e China.

Nos últimos 10 anos o Brasil teve um aumento de 80% no mercado de franquias e a crise dos últimos anos não afetou as franquias, visto que em 2016 o setor cresceu cerca de 8%.

As 142 mil unidades distribuídas por 3.039 redes faturaram mais de 150 bilhões de reais em 2016.

No primeiro trimestre de 2017 houve um crescimento de mais 8% e no segundo trimestre deste ano de 6,8%, mostrando que franquia é um bom negócio.

Você que quer abrir uma franquia, precisa estudar o máximo de informação possível sobre este mercado e para isso pode contar com diversos órgãos que vão te auxiliar neste processo.

Uma excelente fonte de informação é a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Além dela, o SEBRAE dá todo o apoio necessário às Micro e Pequenas Empresas e quem quiser abrir uma franquia não está de fora deste público. Se esta for sua opção, entre em contato com o SEBRAE da sua região.

Também preparamos um Treinamento sobre Franchising, assista agora mesmo antes de continuar a leitura.

Feira de Franquias

Para abrir uma franquia, uma opção é buscar as inúmeras feiras de franquias espalhadas pelo país.

Nelas, você tem a oportunidade de saber o que existe de mais atual neste sistema e a grande vantagem é que os mais diferentes nichos de mercado estão presentes em um mesmo espaço físico.

Você terá acesso direto com os franqueadores, onde poderá tirar todas as dúvidas sobre o seu futuro negócio, além de estar em contato com outros franqueados, podendo assim trocar experiências e saber o que funciona e o que não funciona.

Principais feiras de franquias

Entre as principais feiras de franquias do Brasil, podemos citar a Franchising Fair, que conta com apoio do SEBRAE e que ocorreu em maio em Salvador, em agosto em Belo Horizonte e em novembro será realizada em Goiânia.

Temos também a Brasília ExpoFranquias, realizada na cidade que leva o nome da feira e que ocorreu em abril, contando com o apoio do SEBRAE e da ABF, além do próprio Governo do Estado.

Com apoio do SESC, SENAC e SEBRAE temos em Porto Alegre a FBV – Feira Brasileira do Varejo, que em julho deste ano realizou a sua 5ª edição.

A principal feira de franquias

Finalizando esta pequena lista, temos que dar um destaque mais relevante para a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias da América Latina que ocorreu em junho deste ano em São Paulo.

A feira que é realizada anualmente no Expo Center Norte, na capital paulista e já tem data para acontecer em 2018: será de 27 a 30 de junho.

Para você entender um pouco da importância de uma feira deste tipo, vamos ver alguns números desta edição de 2017 da ABF Franchising Expo.

Neste ano a feira completou sua 26ª edição e por ela passaram 65 mil visitantes empreendedores que puderam conferir as 400 marcas expositoras que mostraram o seu trabalho nos mais diferentes segmentos de franquia.

O que você encontra nas feiras de franquias

Além dos tradicionais segmentos de alimentação, moda, beleza e hotelaria, quem esteve na feira este ano conferiu as novas tendências para franquias, como marketing sensorial, recreação infantil, cuticularia, culinárias étnicas, ensino digital, entre outras novidades.

Em 2017 a feira teve participação de todas as regiões do Brasil, sendo que 83,5% desta participação foi proveniente da região Sudeste.

Além do Brasil, outros 20 países marcaram presença na feira.

O maior nicho neste ano foi o de alimentação, com 28% de toda a participação, seguido pelos setores de serviços, saúde, beleza e bem-estar e moda.

As melhores franquias para investir

Sim, nós vamos dar os nomes das franquias.

Após analisar todas estas informações, você deve estar buscando quais são aquelas franquias que são as melhores para você investir.

Antes de te dar esta resposta, vamos pensar o que será que faz uma franquia ser boa de investir? O que leva esta franquia a estar no topo deste ranking?

Afinidade com a Franquia

O fato de uma franquia ser boa, ter sucesso, possuir um grande lucro e alto grau de rentabilidade e de retorno não é o suficiente para dizer que ela é a melhor para você.

Antes mesmo de pensar no valor a ser investido ou em quanto tempo você terá este retorno, pense se você se encaixa no nicho de mercado desta franquia.

De nada adianta você iniciar um negócio na área de alimentação, se não possuir nenhuma afinidade com este negócio.

A ideia é este ser o seu trabalho por longos anos e por isso precisa fazer aquilo que gosta. Então, comece a busca por sua área de interesse.

Analise financeira do negócio

O segundo ponto a se analisar é o valor do investimento, a lucratividade e o tempo de retorno de cada negócio.

Aqui é preciso ver o quanto você está disposto a investir.

Hoje em dia existem franquias a partir de 5 mil reais até mais de 1 milhão de reais.

Uma franquia estará entre as melhores se possuir um retorno rápido, te dar o suporte necessário e possuir um bom tempo de mercado.

No dia 20/06 revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios apresentou o prêmio Melhores Franquias do Brasil 2017.

Nesta edição foram apresentadas as 60 franquias que chegaram ao nível de excelência, com nota 5 estrelas, e também foi premiada a “Franquia do Ano” e a “Melhor Microfranquia”.

A Megamatte foi a franquia do ano. A rede carioca de alimentação saudável cresceu 9% em relação ao ano anterior e ainda em 2017 vai se expandir para os Estados Unidos.

Já a “melhor microfranquia” foi a Ensina Mais, do Grupo Prepara.

Entre as 60 franquias premiadas, destacamos a Cacau Show, China in Box, iGUI, McDonald’s, O Boticário, Spoleto, Tip Top e Usaflex.

A divisão de franquias por segmento

Falamos anteriormente em ter uma afinidade com a área que você vai trabalhar.

Dentro do mercado de franquias, você pode optar por abrir um negócio em áreas como alimentação; casa e construção; tecnologia; entretenimento e lazer; hotelaria e turismo; limpeza e conservação; moda; saúde, beleza e bem-estar; serviços automotivos; serviços e outros negócios; serviços educacionais.

Franquias de alimentação

As franquias da área de alimentação estão entre as mais procuradas e também as que possuem a maior oferta de negócios.

Este alto número de franquias do ramo é a principal vantagem desta área.

Entre as desvantagens, podemos citar o cuidado maior que é preciso ter com algumas características do negócio que em outros segmentos não é tão rígido, como vigilância sanitária, limpeza do local, manuseio dos alimentos e alto número de funcionários.

A franquia Subway

A Franquia Subway já é consagrada, ela entrou no Brasil em 1994.

Porém foi em 2003 que ela voltou com força, depois de já estar consolidada em diversos países.

Em 2010 a Franquia Subway ganhou o título de maior rede de fast food do mundo.

Investir em uma Franquia Subway que já está mais do que consolidada é sinônimo de sucesso, mas é claro que isso vai depender do seu esforço e trabalho, aliado à escolha de um ponto rentável.

Franquia Subway: Investimentos

Para abri uma franquia Subway é necessário um investimento que varia de R$ 300 mil à R$ 500 mil.

Deste total, R$ 25 mil é referente à taxa de franquia, R$ 23 mil de estoque inicial, R$ 140 mil em mobílias e equipamentos e mais a reforma do local, que varia de R$ 80 a R$ 110 mil.

Também é preciso possuir aproximadamente R$ 24 mil de capital de giro.

A Franquia Subway cobra ainda 8% do faturamento líquido referente a royalties e mais 4,5% deste faturamento referente às taxas de publicidade.

Uma característica interessante para quem deseja abrir uma franquia da empresa é o fato dela não ter um perfil de loja tradicional.

Isso significa dizer que você poderá instalar seu restaurante em qualquer local, podendo ser uma loja de pequeno, médio ou grande porte.

A área da loja deve ter entre 50 e 150 m².

A previsão de retorno deste investimento varia de 24 a 36 meses, entretanto a empresa não fornece informações sobre os ganhos mensais.

O franqueado recebe da empresa todo o treinamento referente a escolha de equipamentos, materiais promocionais, método de trabalho, escolha do ponto, treinamentos dos funcionários, projeto arquitetônico do local escolhido, seleção do ponto, implantação da loja, cobrança, gestão de estoque e equipamentos de informática e internet.

A Franquia Subway é uma excelente opção de investimento.

Se você possui espírito empreendedor, que é a principal exigência da empresa, se candidate para este negócio que já está estruturado no mercado.

Hoje são 44 mil restaurantes em 112 paises, e de acordo com a própria Franquia Subway, 70% dos franqueados aplicam seus lucros na aquisição de outras franquias Subway.

Franquia Cacau Show

Se você quer investir em uma franquia de baixo custo, mas que seja uma empresa líder do segmento, sua escolha é a Franquia Cacau Show.

A empresa que está desde 1988 no mercado brasileiro está presente em 26 estados brasileiros.

No total são mais de 2.000 lojas, 53 milhões de clientes atendidos anualmente e 300 milhões de chocolates vendidos a cada ano.

Além desses excelentes números, a Franquia Cacau Show é a empresa que mais investe em mídia, no seu ramo de atividade.

Franquia Cacau Show: Investimentos

O modelo de negócio da Cacau Show possui baixo custo inicial – graças aos seus diversos formatos disponíveis.

Com um investimento de R$ 35 mil já se pode abrir a chamada Chocolateria Microfranquia ou por R$ 42 mil a Gelateria Microfranquia.

Nestes casos, os principais produtos da marca são expostos em um formato perfeito para quem deseja trabalhar dentro de galerias, faculdades ou em centros empresariais.

Com estes dois formatos você poderá colocar à venda os principais chocolates da rede, café especiais ou os gelatos italianos.

Neste caso existem dois modelos de carrinho.

As outras opções de investimento são os quiosques que podem ser colocado em pontos centrais de shopping, já que possuem um formato para atendimento em 360 graus.

E por fim, a loja Cacau Show, que é o modelo mais tradicional com o mix completo de chocolates e todos os outros serviços, como venda de waffles, gelatos e fondue.

Um quiosque custa em torno de R$ 92 mil, já as lojas possuem um investimento no valor de R$ 157 mil para a versão light ou de R$ 190 mil para a versão convencional.

Além do valor destas taxas de franquia, é recomendado um capital de giro de aproximadamente R$ 25 mil.

Para trabalhar em uma loja não é necessário investir em um grande número de funcionário, já que 2 são suficientes para tomar conta de uma loja.

Os valores dos royalties são fixados em 50% do valor dos produtos comprados e o retorno do investimento gira em torno de 18 e 24 meses.

Franquias de Casa e Construção

O mercado de construção, terrenos, imóveis, reforma é sempre uma boa opção.

A grande desvantagem diz respeito ao momento atual que vivemos no Brasil. Outra grande desvantagem é a quantidade de pessoal a ser administrado.

Em época de crise, graças ao desemprego e à redução de investimentos por parte do governo o setor sofreu uma redução em seu consumo, porém, o crédito para o setor está sempre à disposição de quem possui nome limpo.

iGUi piscinas

Entre as franquias do ramo de Casa e Construção, sem dúvidas o principal destaque é a iGui Piscinas.

De 2013 a 2017, a empresa sempre recebeu o “Selo de Excelência em Franchising” que é dado anualmente pela ABF e em 2016 recebeu o título de melhor franquia.

A iGui possui sede no estado de São Paulo e investimento inicial a partir de R$ 150 mil para o modelo mais tradicional da marca, que envolve a venda de piscinas.

A empresa possui atualmente mais de 800 franquias espalhadas em todo o mundo.

O retorno do investimento varia de 12 a 18 meses e o faturamento médio mensal é de R$ 100 mil.

A iGui piscinas é líder no segmento de fabricação e comercialização de piscinas de fibra de vidro e apenas no Brasil, fabrica cerca de 30 mil piscinas anualmente.

No total são 40 países com a presença da marca.

Para investir em uma franquia da iGui é necessário possuir um capital que varia de R$ 150 a R$ 350 mil e a empresa cobra R$ 50 mil de taxa de franquia.

Neste valor está incluso todo o tipo de treinamento, orientação, escolha de projeto arquitetônico, gestão de estoque, RH, telemarketing, enfim, todo o apoio necessário para implantar uma loja.

O valor para instalação de um novo ponto varia de R$ 75 a R$ 250 mil e também é necessário um capital de giro de cerca de R$ 50 mil.

A franquia cobra ainda 5% de taxa de propaganda e 5% de royalties, valores estes baseados nas vendas realizadas.

Novos modelos do iGUi piscinas

Além dos modelos tradicionais de franquia, nos últimos anos a iGui tem investido em duas novas opções de baixo custo.

O primeiro deles é a loja de produtos iGui Trata Bem, onde é necessário um investimento inicial de R$ 30 mil e faturamento mensal de R$ 15mil.

A outra opção é o serviço iGui Trata Bem Home Office, com foco na prestação de serviço de limpeza, manutenção de piscinas e assistência técnica.

Neste tipo de microfranquia o investimento é de R$ 18 mil e o retorno em apenas 8 meses.

Franquias de Tecnologia

A área da informática está sempre em constante crescimento e evolução.

As grandes vantagens deste ramo é que o custo de implantação de uma franquia é extremamente baixo e se bem escolhida o retorno do investimento é ótimo.

A desvantagem se dá ao fato de ter necessário um domínio da tecnologia. Mas existem franquias, como a Liguesite que dá toda estrutura necessária e conta com ferramentas próprias para criação de site, lojas, blogs, sistema de gestão da franquia e sistema de ensino EAD.

Franquias Online Liguesite

Como já citamos esta franquia, vamos falar um pouco mais a fundo sobre esta empresa que está em destaque entre as empresas do ramo de tecnologia que são classificadas como Comunicação, Informática e Eletrônicos.

Muito desse destaque se dá pelo fato da franquia possuir uma série de recursos e ferramentas para quem deseja investir na área, mesmo sem ter o conhecimento técnico necessário.

A Liguesite é a única franquia do segmento de marketing digital que possui ferramentas próprias e exclusiva para o desenvolvimento de sites, criação de lojas virtuais, blogs e até portais.

Muitas empresas ao criar um site, optam por sistemas prontos como WordPress, o que faz com que diversas empresas diferentes tenham sites com o código parecido.

No momento em que a Liguesite desenvolveu um sistema próprio para geração de sites, de ensino EAD e um software completo para a gestão das franquias, ganhou destaque no mercado de franquias.

Investimentos nas Franquias Online Liguesite

Outro ponto importante a destacar é o custo de investimento.

Você viu por aqui, franquias com investimento inicial de até meio milhão de reais, embora haja outras com custos ainda maiores.

No caso das Franquias Liguesite, é possível iniciar um negócio com investimentos iniciais de apenas R$ 25 mil da taxa inicial.

Mas como isso pode ser possível, sendo que algumas franquias possuem um custo de quase 1 milhão de reais e a Liguesite possuir um valor tão baixo de aquisição?

Isso se dá graças ao conceito de franquias digitais.

A Liguesite é a maior empresa deste meio certificada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

O ramo de tecnologia e marketing digital é o que mais cresce no Brasil.

Entretanto é preciso possuir um conhecimento técnico bastante específico, pois são muitos os recursos que uma empresa precisa dominar, como design, criação de sites e blogs, lojas virtuais, além do próprio marketing digital.

Pensando nisso, a Liguesite desenvolveu um conceito muito exclusivo, no qual ao adquirir uma microfranquia digital você será proprietário de uma agência de marketing digital.

Você prestará diversos serviços que envolvem a área do marketing digital, criando sites exclusivos, e até mesmo lojas virtuais. E o mais importante disso tudo: sem conhecer nada de programação.

Trabalhando também com Google AdWords, Facebook, Gestão de Conteúdo e um exclusivo sistema de fidelização de clientes.

Alguns dados interessantes

Você sabe quanto custa a criação de uma loja virtual?

Faça uma pesquisa rápida no Google e não encontrará valores abaixo de 5 mil reais.

A Liguesite desenvolveu um sistema onde você criará todo o conteúdo do cliente em um período muito curto, sem precisar entender de desenvolvimento.

Além disso, você não terá custo com estruturas físicas e de funcionários, pois poderá trabalhar no sistema home-office.

A Liguesite já foi tema de matéria da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, sendo destaque entre as 6 melhores ideias para se trabalhar em casa.

Veja também o que o portal administradores.com fala sobre o mercado de marketing digital e sobre a Liguesite.

Hoje a empresa possui milhares de projetos desenvolvidos, mais de 100 franquias e está presente em todos os estados do Brasil.

Além do investimento inicial de R$ 25 mil reais é necessário um capital de cerca de R$ 10 mil para aquisição de equipamentos e montagem do escritório (que pode ser até mesmo em sua residência) e mais R$ 16 mil de capital de giro.

O retorno do investimento é entre 9 e 18 meses.

Entre em contato agora mesmo para saber mais sobre essa Franquia de Sucesso.

As franquias de moda

Investir em moda é sinônimo de lucro, desde que você escolha o ponto certo.

As pessoas compram roupa e vestuário por impulso, então se você estiver longe da sua clientela, poderá amargar um bom prejuízo.

A principal vantagem é pelo fato dos produtos se venderem, já que as franquias possuem nome no mercado.

A desvantagem é o valor do investimento, que é maior do que em outros segmentos, além de você ter que ficar de olho em estoques.

Franquia Havaianas

Havaianas, todo mundo usa.

O próprio slogan da franquia Havaianas já fala um pouco sobre a popularidade do produto.

Investir em empresas novas ou que possuem produtos novos no mercado, trazem um certo risco, pois não se sabe como será a recepção do público.

A franquia Havaianas possui uma linha de produtos com preço final de venda acessível, o que a torna popular para todas as classes sociais.

Havaianas foi fundada em 1962 e possui larga experiência de mercado, sendo a mais consolidada de seu ramo de atividade, que é o de moda, no segmento de calçados.

Sobre o produto, não há muito o que se dizer, pois todos conhecem.

Segundo a própria Havaianas, seu produto é “simples, cool, intenso e democrático”.

E é bem verdade, visto que é um dos poucos produtos adaptáveis para qualquer classe social.

As sandálias são exportadas para 120 países e possuem mais de 200 modelos diferentes.

Franquia Havaianas como começou?

A Havaianas entrou no mercado de franquia no ano de 2008 e desde 2011 recebe o selo de excelência em franchising da ABF.

Atualmente a franquia Havaianas possui 434 unidades em todo o Brasil.

Quer uma franquia Havaianas? Tenha capital.

A franquia das Havaianas é uma das que possui um custo mais elevado, podendo este valor chegar a quase R$ 1 milhão de reais, embora seja possível iniciar com valores a partir de R$ 75 mil.

O retorno do investimento fica entre 6 e 36 meses.

A taxa de franquia da empresa é fixado em R$ 45 mil reais e a instalação de uma loja completa varia de 255 a 800 mil reais.

Uma das vantagens desta franquia em relação a outras, é pelo fato de não ser cobrado royalties.

A única exigência da empresa é destinar 2% de seu faturamento bruto para o marketing local de sua própria loja.

Este investimento será feito pelo proprietário do estabelecimento, não sendo recolhido nenhum valor pela franqueadora.

Caso não possua o capital para abertura de uma loja física, é possível abrir um quiosque da empresa.

O valor total deste investimento é de R$ 75 mil, já incluída taxa de franquia, instalação e capital de giro.

Franquias de Beleza

A área da beleza é uma das poucas que andam na contramão da economia brasileira.

Isso ocorre pois ela deixou de ser vista com luxo, principalmente para o público feminino e acaba se tornando uma necessidade.

A desvantagem deste nicho é o público atingido, que acaba sendo em sua grande maioria apenas o feminino, apesar do mercado da beleza e perfumaria para homens estar se aquecendo.

Franquia Hinode

Muito provavelmente você já conheça o sistema de trabalho da Franquia Hinode através do trabalho de consultores de marketing multinível.

O trabalho consiste em vender os mais diversos produtos da marca e também em formar equipes, ganhando em cima da renda de seus iniciados. Este não é o sistema de franquia Hinode.

Qualquer pessoa pode vender Hinode, bastando para isso adquirir um kit inicial.

Já o sistema de franquia Hinode é o local onde os consultores buscam realizar treinamentos e também comprar os produtos da marca a pronta entrega.

O Grupo Hinode existe desde 1988 e possui em seu catálogo mais de 300 tipos de produtos, que envolvem higiene pessoal, maquiagem, perfumaria, bem-estar e cosméticos.

O modelo de franquia Hinode são mais recentes, tendo iniciado suas atividades no ano de 2013 e já atingindo a marca de 400 franquias espalhadas em todo o Brasil.

Investimentos para uma Franquia Hinode

Se você estiver interessado em abrir uma franquia Hinode precisa se certificar se possui o capital inicial para a abertura do negócio.

O investimento inicial para a franquia Hinode é um dos mais altos do mercado do setor.

É preciso cerca de R$ 600 mil de capital.

Este alto valor se dá principalmente pelo estoque inicial, que precisa ser bem completo para suprir as necessidades dos milhares de consultores cadastros e gira em torno de R$ 100 mil.

Além disso, o investimento inicial é destinado também para a montagem da franquia Hinode, reforma, arquitetura, treinamento, suporte contábil, auditorias e todo o marketing que é disponibilizado pela empresa franqueadora.

Segundo experiências relatadas por outras franquias que já atuam ao lado da Hinode, o retorno do investimento se dá em aproximadamente 12 meses, mas a empresa não divulga oficialmente esta informação.

Antes de investir na franquia Hinode, é preciso conhecer bem o sistema de trabalho da empresa, portanto, a Franquia Hinode só permite fazer parte de seus franqueados aquelas pessoas que são consultores ativos da empresa.

Cumprida esta exigência inicial, basta se candidatar via e-mail, através do site da empresa.

Franquia Boticário

Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor da saúde, beleza e bem-estar cresceu 15% apenas no final no segundo semestre de 2016.

E seguindo no topo deste ramo, temos a Franquia Boticário.

Ao longo de seus vários anos no mercado, o grupo garantiu a credibilidade e a popularidade que atrai os mais diversos públicos, atendendo uma grande demanda existente.

A empresa foi fundada em 1977 e está entre os 8 maiores varejistas do país, considerando todos os ramos de atividade.

Números da Franquia Boticário

Quem deseja investir em uma franquia Boticário tem duas opções.

A versão mais tradicional são as lojas físicas, onde é necessário um investimento inicial de R$ 510 mil e que possui uma expectativa do faturamento de R$ 70 mil mensais.

A outra opção são os quiosques, que podem ser implantados em shoppings ou até mesmo em galerias e que possuem um investimento inicial de R$ 105 mil.

Em ambos os casos o prazo de retorno deste investimento varia de 18 a 36 meses.

Para implantar uma loja física você precisa encontrar um local que tenha pelo menos 36 m² e o número médio de funcionários são de 6 por unidade.

A grande vantagem em relação aos seus concorrentes está no fato da empresa não cobrar taxa de franquia, sendo que todo o investimento é destinado a implantação da sua estrutura física e do estoque.

No caso das lojas físicas, não é cobrado nem mesmo royalties, enquanto que para os quiosques se cobra um valor fixo de 38% sobre as compras realizadas.

Se interessou na franquia? Em primeiro lugar, além de ter o capital inicial previsto, você precisa se encaixar no perfil da empresa.

Apenas quem tiver graduação em gestão de negócios pode se candidatar.

Além disso a empresa cobra dedicação integral e exclusiva à Franquia Boticário.

E também, é claro que o futuro franqueado precisa ter identificação total com o segmento de cosméticos.

Possuindo todos estes requisitos, basta preencher o formulário de interesse disponível no site e aguardar a sua aprovação, pois iniciando suas atividades você receberá todo o treinamento da franquia Boticário.

Existe a franquia da Natura?

Talvez você tenha chegado aqui buscando informações sobre uma franquia em específico ou pode ser que você apenas queira obter mais detalhes sobre as principais franquias do mercado.

Se você está atrás de informações para abrir uma franquia Natura, o que temos para lhe passar pode te desapontar.

A Natura não possui um sistema de franquias. Pelo menos não da forma como temos visto até aqui.

A Natura foi fundada em 1969 e é uma empresa brasileira que está presente em países como Argentina, Colômbia, México, França e Estados Unidos, entre outros.

A sede da empresa fica na cidade de Cajamar, São Paulo e em 2004 a Natura abriu o seu capital na Bovespa.

Em 2014 foi a única empresa brasileira a entrar na lista das 50 marcas de cosméticos mais valiosas, do site Brand Finance.

Durante todos os seus anos de existência, a Natura trabalhou com o sistema de catálogos, onde uma consultora é cadastrada pela empresa e vende toda a linha de produtos através de revistas.

Assim, não é necessário fazer nenhum tipo de investimento em produtos ou estoque, já que os seus pedidos são realizados exclusivamente em cima do que já foi vendido, ganhando suas comissões em cima dessas vendas.

Porém, em 2016 a empresa inovou e inaugurou no Morumbi Shopping, em São Paulo, sua primeira loja física, com o objetivo de aproximar seus clientes que agora teriam um local físico para testar e conhecer os produtos da marca, além de poder adquirir estes produtos.

Mas estas lojas não estão disponíveis para abertura via sistema de franquia, sendo uma exclusividade da rede.

Então não existe a Franquia Natura?

Da forma tradicional, não.

O que a empresa oferece é o sistema de franquia digital, onde o consultor paga uma taxa de adesão no valor de R$ 60 e tem direito a um espaço digital, mediante uma pequena taxa mensal, que varia de R$ 1,99 para quem já é consultor Natura a R$ 60, para quem quiser trabalhar apenas com a plataforma online.

Neste sistema de franquia, você tem um site com todos os produtos da Natura, onde quem comprar por ele, gera comissão para você, sem preocupações com entrega ou forma de pagamento.

Tudo isso é gerenciado pela própria plataforma.

Concluindo

Você teve aqui um apanhado geral sobre como funciona uma franquia e conheceu os principais ramos de atividade em que poderá investir, além de ver as empresas mais rentáveis do Brasil em formato de franquias.

Você também conheceu o mercado das franquias digitais e viu o case de sucesso da Liguesite. Este é um ramo de atividade em franquias que será a tendência dos próximos anos e ganhará destaque nas feiras de franchising para o ano de 2018.

Agora seu papel é analisar cada uma das possibilidades mostradas, estudar muito o ramo de atividade que mais tem afinidade e optar pela sua franquia.

Já vimos que abrir uma franquia tem bem menos riscos que abrir um negócio próprio, pois você tem na sua retaguarda um modelo de negócio já testado. Mas o sucesso dependerá de sua operação e dedicação.

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdadecrescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura. Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.


Receba o contato de um especialista em Franquias Online Liguesite

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